20/01/2010
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Dança: Projetos de formação dos alunos |
O aluno poderá perceber e experimentar:
Não é necessário conhecimento anterior.
1º Momento
– Iniciar a aula comentando sobre como o ritmo, a dança e as letras das músicas carregam características da cultura. Fazer uma relação citando como o funk por exemplo, hoje mostra características sociais de populações com questões específicas no campo sócio economico. Também apontar como no caso do Funk, ele vem se expandindo a outros grupos sociais, o que gera uma mudança de significado cultural.
- apontar que por analogia, o mesmo ocorre com o forró. Característico do nordeste, com letras que retratam as questões sociais daquela região, hoje se expandiu pelo país.
2º Momento
Utilizar alguns trecho das letras das músicas do forró para apontar as características do nordeste ou do nordestino. Seria interessante que se trabalhsse com a letra das músicas que serão utilizadas abaixo, para realizar as danças.
Exemplo:
...só deixo meu Cariri, no último pau de Arará. Comentários: a migração nordestina em função da seca; o transporte nos caminhões "pau de arará" (empuleirados na trazeira do caminhão); o apego a sua cidade.
Fazer em seguida uma breve explanação acerca do ritmo Forró:
O forró é a febre do momento, este ritmo é tipicamente nordestino e ganha força por ser expressivo e alegre. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o forró tem uma grande variedade de estilos, com destaque para o miudinho, puladinho e pé-de-serra. Atualmente, o forró está ganhando força e vem conquistando adeptos entre os jovens e adolescentes de todo o país devido a um movimento originado nas universidades do interior de São Paulo onde passos do forró aliados à movimentos próprios do soltinho ganham popularidade embalados ao som do Xote (estilo de forró mais cadenciado). Esta procura por um ritmo que até pouco tempo, era visto com preconceito, está novamente mudando “a cara” do forró.
(No site recomendado em recursos complementares você encontra músicas para download e mais informações sobre o Forró).
Atividade 01: Vivenciando o básico
Originalmente o forró é um ritmo muito corpo a corpo, o seu básico é formado por três tempos e um contra tempo que pode ser representado por um gingado ou simplesmente uma ligeira pausa. Vamos então a sua técnica:
Deixar que os alunos vivenciem o movimento sem música e dep ois com música separad amente em velocidades de marcação diferentes (músicas lentas e rápidas).
OBS: O vídeo que mostra os movimentos ensinados pode ser encontrado no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=aIGQa4CJXVM
Atividade 02: Aproximando o forró aos giros do soltinho
Como já foi falado, uma das características marcantes do “forró universitário” é a aproximação do ritmo aos passos normalmente utilizados no rock (soltinho). Para isso o corpo a corpo do forró é temporariamente substituído por uma estrutura semelhante a do soltinho (05 tempos/03 referências), porém seguindo as marcações do forró (03 tempos e 01 contra tempo), ficando com (03 tempos, 01 contra tempo e 03 referências). Para tal a estruturação do passo só se modifica quando o “par” está frente a frente (onde se marcava 03 tempos no soltinho passa-se marcar o contra tempo da mesma forma que se marca no básico do forró). Para vivenciar essa questão o professor pode mostrar um passo bem simples: O giro da dama ida e volta:
Técnica – Após iniciar com o básico, “cavalheiro” empurra a dama para trás no momento que ele estiver marcando o contra tempo com a sua esquerda. Nesse momento (após o empurrar – comando inicial) cavalheiro vai com a esquerda para trás e dama vai com a direita para trás, afastando um do outro e preparando para o giro. Mão esquerda do cavalheiro continua segurando a direita da dama. O passo se segue com o cavalheiro girando a dama no sentido anti horário passando a mesma na sua frente (mão direita do cavalheiro trava o movimento da dama nas costas após o giro). O movimento das pernas segue a marcação indicada acima (03 tempos, 01 contra tempo e 03 referências). O movimento continua com um novo girar da dama, agora no sentido horário, passando novamente a frente do cavalheiro, que termina com as costas da mão direita nas costas da dama. A partir daí o movimento se repete quantas vezes o cavalheiro desejar e comandar. Após o giro da dama no sentido anti horário, cavalheiro pode aproveitar o afastar da dama para voltar naturalmente à marcação do básico.
OBS. Chamar a atenção dos alunos para a referência dama/cavalheiro e semelhança nas marcações de perna do soltinho para esse passo.
Deixar que os alunos vivenciem o movimento em pares sem música e depois com música em velocidades de marcação diferentes (músicas lentas e rápidas).
OBS: O vídeo que mostra os movimentos ensinados pode ser encontrado no endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=s-NY8kg6GCs
Para um melhor entendimento a cerca do rock/soltinho e seus movimentos sugiro que visite a aula “Dança comigo: Ritmo Rock – De volta aos anos 60” de autoria de Wilson Vassallo Fagun des publicada no portal no endere ço:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=15129
Atividade 03: Construindo novos giros
Usando como referência o giro trabalhado na atividade anterior e as relações com giros já vivenciados dentro do soltinho, pedir para que os alunos construam como atividade final, outras formas de girar durante o dançar no forró (girando o próprio corpo e/ou o parceiro) tentando não sair da marcação dos tempos do forró universitário (03 tempos, 01 contra tempo e 03 referências).
http://www.portaldadanca.com/home.aspx
(Textos, vídeos e músicas).
Discutir com a turma aspectos relacionados às atividades vivenciadas. Como: Quais as impressões acerca de movimentos feitos sem uma postura rígida como nos outros ritmos que também são dançados a dois? O forró é um ritmo mais solto e constituído de passos muito semelhantes aos de outros ritmos, isso o torna mais fácil de ser aprendido ou as seqüelas deixadas por outros ritmos o torna mais difícil? Justifique? Quais são os elementos que dificultam o movimentar-se dentro do ritmo? Foi difícil produzir movimentos com uma nova estrutura de marcação semelhante a do rock/soltinho? Quais os comentários e conclusões acerca das atividades e do ritmo em questão?
Verificar junto a turma, se compreenderam as manifestações culturais que integram o tema: o ritmo, a letra e a dança.
Cinco estrelas 1 classificações
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26/07/2010
Cinco estrelasÉ muito interessante trabalhar, além da dança, o caminho que as letras de músicas e os movimentos tomam - abrindo mão, por vezes de sua expressão real, de raiz - a cada espaço novo conquistado.