Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cartões de Natal – Trocas de gentilezas e construção de aprendizagens

 

12/12/2009

Autor e Coautor(es)
Soymara Vieira Emiliao
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone Alencastre e Glória Maria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aprimorar a produção textual;
• Conhecer os usos e funções sociais da escrita
• Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas;
• Planejar a escrita considerando o tema central;

Duração das atividades
1 aula - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ser leitor e escritor iniciante.

Estratégias e recursos da aula

Converse com as crianças sobre o Natal. Nos sites abaixo você encontrará informações e histórias que poderão ilustrar o assunto.
http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm


http://www.contos.poesias.nom.br/umahistoriadenatal/umahistoriadenatal.htm


http://www.presentedenatal.com.br/historia_natal.htm


Também indicamos o livro abaixo para uma abordagem inicial:


http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/136202/


Dessa conversa inicial deve-se concluir que o espírito natalino está ligado ao amor ao próximo, a solidariedade e a caridade.


Proponha a brincadeira do amigo oculto, sendo que, ao invés de distribuir presentes materiais, serão trocados cartões onde poderão escrever mensagens natalinas.


Realize a troca de papeizinhos entre os alunos. Converse sobre as características desse tipo de mensagem. Apresente alguns modelos. Os sites abaixo possuem várias sugestões:


http://www.belasmensagens.com.br/natal.php


http://www.mensagenscomamor.com/mensagens_de_natal.htm


Distribua entre eles, leiam outras. Destaque termos chaves, tais como: felicitações, próspero, repleto de... Chame atenção para a disposição do parágrafos e das ilustrações. Lembre-os que mesmo conhecendo as palavras mais utilizadas nesses textos, deve-se pensar no amigo, em suas características e nas coisas que, de fato, você deseja para ele.


Proponha a construção da primeira versão e circule entre as mesas fazendo as intervenções e tirando dúvidas. Aproveite para levantar quais os erros de escrita mais comuns, para em outro momento, em outra atividade complementar abordar tais aspectos. O jogo dos sete erros é muito adequado para iniciar a reflexão sobre as convenções gráficas.


Depois distribua papel ofício colorido dobrado ao meio e oriente-os quanto ao local da escrita, onde deverão copiar a 1ª versão revisada e onde deverão construir a capa.


Disponibilize purpurina, lantejoula, fitas coloridas, lápis de cor, canetinha, algodão, etc. para que a capa seja elaborada de forma criativa e cuidadosa.


Havendo tempo, a brincadeira pode ser feita no mesmo dia ou no dia posterior. Quem receber o cartão deve ler para os colegas a mensagem recebida.


Caso haja uma árvore de natal da sala, sugira que deixemos cartões na árvore, até o ultimo dia de aula.

Recursos Complementares
Avaliação
Durante a execução da atividade o professor poderá avaliar os avanços das interpretações que os alunos fizerem sobre o texto. Também durante a produção textual será possivel acompanhar as evoluções quanto a coerência e coesão, assim como a consolidação das regras gramaticais.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.