12/12/2009
Simone Alencastre e Glória Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
• Aprimorar a produção textual;
• Conhecer os usos e funções sociais da escrita
• Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas;
• Planejar a escrita considerando o tema central;
Ser leitor e escritor iniciante.
Converse com as crianças sobre o Natal. Nos sites abaixo você encontrará informações e histórias que poderão ilustrar o assunto.
http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm
http://www.contos.poesias.nom.br/umahistoriadenatal/umahistoriadenatal.htm
http://www.presentedenatal.com.br/historia_natal.htm
Também indicamos o livro abaixo para uma abordagem inicial:
http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/136202/
Dessa conversa inicial deve-se concluir que o espírito natalino está ligado ao amor ao próximo, a solidariedade e a caridade.
Proponha a brincadeira do amigo oculto, sendo que, ao invés de distribuir presentes materiais, serão trocados cartões onde poderão escrever mensagens natalinas.
Realize a troca de papeizinhos entre os alunos. Converse sobre as características desse tipo de mensagem. Apresente alguns modelos. Os sites abaixo possuem várias sugestões:
http://www.belasmensagens.com.br/natal.php
http://www.mensagenscomamor.com/mensagens_de_natal.htm
Distribua entre eles, leiam outras. Destaque termos chaves, tais como: felicitações, próspero, repleto de... Chame atenção para a disposição do parágrafos e das ilustrações. Lembre-os que mesmo conhecendo as palavras mais utilizadas nesses textos, deve-se pensar no amigo, em suas características e nas coisas que, de fato, você deseja para ele.
Proponha a construção da primeira versão e circule entre as mesas fazendo as intervenções e tirando dúvidas. Aproveite para levantar quais os erros de escrita mais comuns, para em outro momento, em outra atividade complementar abordar tais aspectos. O jogo dos sete erros é muito adequado para iniciar a reflexão sobre as convenções gráficas.
Depois distribua papel ofício colorido dobrado ao meio e oriente-os quanto ao local da escrita, onde deverão copiar a 1ª versão revisada e onde deverão construir a capa.
Disponibilize purpurina, lantejoula, fitas coloridas, lápis de cor, canetinha, algodão, etc. para que a capa seja elaborada de forma criativa e cuidadosa.
Havendo tempo, a brincadeira pode ser feita no mesmo dia ou no dia posterior. Quem receber o cartão deve ler para os colegas a mensagem recebida.
Caso haja uma árvore de natal da sala, sugira que deixemos cartões na árvore, até o ultimo dia de aula.
Sites:
http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm
http://www.contos.poesias.nom.br/umahistoriadenatal/umahistoriadenatal.htm
http://www.presentedenatal.com.br/historia_natal.htm
http://publifolha.folha.com.br/catalogo/livros/136202/
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!