Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Ensino da Ilha de Calor, com a realização de um trabalho de campo

 

25/02/2010

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá reconhecer quais as características do meio físico e biótico interferem na temperatura em sua cidade no mesmo intervalo de tempo, representando através de gráficos para mostrar essas diferenças térmicas.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter o conhecimento da elaboração de gráficos e interpretá-los. Ter conhecimento sobre conceitos  básicos de climatologia, saber que ilha de calor que é  um fenômeno típico de grandes aglomerações urbanas. Ter aprendido anteriormente também sobre os diferentes processos de urbanização e seus impactos no meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Para realização desta atividade, é necessário termômetros para medição de temperatura atmosférica, folha em branco, lápis, borracha e prancheta.

1º aula: Inicialmente o professor deverá realizar as seguintes atividades:

- utilizando os termômetros que serão usados no trabalho de campo o professor deverá ensinar aos alunos como fazer as medições (mostrar que o termometro é formado de um tubo com líquido, geralmente mercúrio, e uma graduação de números que representam as temperaturas. Mostrar também que com o aumento da temperatura o líquido  se expande e alcança a graduação com as maiores temperaturas);

- deverá passar as informações de como escolher o local onde serão localizados os termômetros, de modo que eles não deverão sofrer influência direta do contato com as pessoas, escapamentos de veículos ou outras fontes de calor, causando alterações nos resultados (outro exemplo de fonte de calor que poderá interferir na medição é por exemplo, o aluno instalar o termometro em cima de veículo, já que ele é formado de um material que é um bom condutor de calor irá provocar um aumento grande na temperatura e não representa a realidade da atmosfera).

- Em um segundo momento o professor deverá sortear os grupos que trabalharão em cada ponto;

- Finalmente o professor deverá descrever os pontos de observação, destacando as informações de como se deu a ocupação do local (ordenada ou desordenada), a quanto tempo estas áreas foram ocupadas (se é uma ocupação antiga ou nova, se é formada por prédios ou casas) e também as principais características do meio físico (se tem muita modificação da paisagem, se é uma área que tem muitos morros, se é uma área mis alta ou mais baixa da cidade, se passa algum rio ou córrego) e biótico ( se tem vegetação, no caso de haver vegetação se ela é arbustiva ou formada por árvores altas, se há a presença de pássaros) de cada local.

2° e 3º aulas: Dividir a turma em 3 grandes grupos, onde será realizado um trabalho de campo, e esses grupos serão divididos em três pontos do município, sendo: ponto 1 (área central), ponto 2 (periferia, um bairro da cidade) e o ponto 3 (área rural).

Os alunos deverão realizar as seguintes atividades:

- elaborar uma tabela com três colunas, uma com o horário e  as outras com as medições de temperatura e cobertura de nuvens;

- cada grupo irá se organizar de maneira que de 30 em 30 minutos irão conferir a temperatura local no termômetro de medição, assim como a cobertura de nuvens no local (o grupo deverá delimitar imaginariamente uma área do céu e classificá-la de acordo com a presença de nuvens como aberto, parcialmente coberto ou totalmente coberto)  e anotar tudo na tabela construída pelo próprio aluno.

- deverão fotografar e realizar a sua descrição das características do meio físico  e biótico do local em que estão realizando as medições  (no início do trabalho de campo, durante o trabalho de campo e no final do trabalho de campo). Deverá contar também por três vezes o número de veículos que passaram pelo local durante um minuto.

4º e 5º aulas

1º Passo

-  Cada grupo deverá organizar os dados coletados em campo e elaborar gráficos, com ajuda de uma folha de papel quadriculado, representando as diferentes temperaturas registradas;

-  Deverão fazer uma média do número de veículos que passaram pelo local;

-  Deverão avaliar os dados coletados sobre a cobertura de nuvens e anotar a condição predominante, por exemplo, se das três vezes que o grupo avaliou, duas foram de céu aberto e uma com céu parcialmente, a condição predominante será céu aberto

2º Passo

- Cada grupo deverá colar sua parte com as informações em um cartaz que apresentará as informações dos três pontos;

- o grupo deverá imprimir as fotografias que foram tiradas das principais características que interferem na temperatura e também representar com desenhos a descrição que eles fizeram anteriormente.

- deverão representar também o fluxo de veículos através de gráficos

- Coladas às informações no cartaz o professor deverá apresentar as informações e pedir para os alunos identificarem os local com maior temperatura e posteriormente o professor dever explicar baseando-se nas demais informações coletadas pelos os grupos a variação da temperatura. O professor deverá chamar a atenção para as fotografias e os desenhos dos alunos dando enfoque aos aspectos geográficos que exercem maior influência na variação da temperatura. 

As expectativas do professor quanto os resultados serão as seguintes:

1 - as maiores temperaturas deverão ser encontradas na área mais central, com maior alteração da paisagem natural, maior fluxo de pessoas e veículos, etc.

2- as diferenças na temperatura são graduais em relação ao centro e as áreas mais periféricas;

Existem casos em que  estas expectativas não poderão ser alcançadas como nos exemplos a seguir:

1 - não haver muita diferença na temperatura entre os pontos de coleta: (este fato não anula o trabalho) isto poderá acontecer em cidades pequenas, ou que não apresentam muita diferença na urbanização entre o centro e a periferia -  professor deverá explicar que o resultado não está errado caso este fato tenha ocorrido e comparar sua cidade com cidades de grande porte como São Paulo, por exemplo.

2- haver algum ponto da periferia com temperatura muito maior que o centro: o professor deverá perguntar aos alunos se eles não colocaram o termômetro perto de alguma fonte de calor ou se houve alguma situação extraordinária que levou a este aumento na temperatura - o professor deverá destacar neste caso o quanto as características do ambiente interferem na temperatura.

Recursos Complementares

O professor obter mais informações sobre o tema e poderá pedir aos alunos que tragam figuras que representam as ilhas de calor para ilustrar o cartaz que será elaborado no final da 5º aula. O professor poderá indicar a utilização da sala de informática para consulta nos seguintes sites:

www.alunosonline.com.br/geografia/ilha-de-calor/

www.mundoeducacao.com.br

Avaliação

O professor deverá avaliar os alunos quanto a dedicação e interesse durante o trabalho de campo. Deverá avaliar se no final da aula, quando o professor deverá pedir que avaliem o cartaz contendo as informações de todos os grupos, se todos compreenderam a variação espacial da temperatura e sua causa.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.