Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Deficiência Auditiva na escola

 

28/05/2010

Autor(es) e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Leão Doscher,Juliana Gense e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula será trabalhado o conceito de Deficiência Auditiva (DA) no contexto escolar, de forma a proporcionar a compreensão da importância de se conviver com as diferenças, sendo que a pluralidade favorece que aprendamos uns com os outros, independentemente das nossas características peculiares. Além disso, será trabalhada a Língua Brasileira de Sinais e a sua importância para os alunos com DA. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas às temáticas de deficiência Auditiva e Inclusão Escolar.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a efetuação da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Utilização do laboratório de Informática.           

Motivação:     

Sugerimos que o professor inicie a aula apresentando o vídeo “Libras os Três Porquinhos” (Fig.1), com duração de 09 minutos e 44 segundos. Este vídeo aborda o conto infantil, conhecido por muitos, dos Três Porquinhos, mas este possui um diferencial - retrata a história utilizando a linguagem de sinais, ou seja, a Libras!!   

Link do vídeo:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iRkZrz1N3Yg&feature=related Acessado em: 04 Maio de 2010.       

Figura 1: Filme  “Os três porquinhos em Libras”    

Sugestão:   

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.     

Com o intuito de abordar e explicar o conceito da Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras, o professor, ao finalizar a apresentação do vídeo, deverá promover uma discussão sobre este conceito. Desse modo, o professor poderá utilizar o roteiro disponível abaixo:   

Roteiro de Discussão   

  • Vocês já tinham ouvido falar do conto dos Três Porquinhos?
  • Vocês observaram alguma coisa diferente no vídeo apresentado em sala de aula? Por que os personagens utilizavam as mãos para contar a história?
  • Vocês conseguiram entender o que os personagens estavam dizendo com as mãos?
  • Vocês já ouviram a expressão “eles falam com as mãos”?
  • Vocês já ouviram falar de pessoas com Deficiência Auditiva (DA)?
  • O que é Deficiência Auditiva?
  • Vocês já imaginaram como as pessoas com Deficiência Auditiva (DA) fazem para se comunicar?
  • Vocês já ouviram falar sobre a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras? Por quem ela é utilizada?     

Quando os alunos terminarem de expor suas opiniões, o professor deverá perguntar se, em algum momento, eles viram o Alfabeto em forma de Sinais, ou seja, em Libras. Em seguida, o professor deverá mostrar o Alfabeto em Libras (Fig. 2) a eles.                                                

Figura 2: Alfabeto em Libras     

Disponível em: http://educacaoeaprendizagem.com.br/blogs/petsantosmsb/files/2009/09/lisud.jpg Acessado em: 04 Maio 2010.      

Observação:  

Observamos que a imagem poderá ser apresentada em transparência (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressa em número suficientes aos alunos.     

Em seguida, o professor deverá fazer duas perguntas aos alunos:

  • “Como as pessoas com Deficiência Auditiva (DA) fazem para se comunicar?”
  • “Qual parte do corpo elas utilizam para realizar esta comunicação?”     

Atividade 1

Buscando dar continuidade a aula, esta atividade possui o objetivo de proporcionar aos alunos uma maior interação com a Libras. Para isso, em um primeiro momento o professor deverá fazer, junto com os alunos, cada um dos sinais do Alfabeto em Libras. Em seguida, o professor deverá pedir para que cada aluno fale para a classe, utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais, o seu primeiro nome, como demonstra a figura 3.                   

Figura 3: Nome escrito na Linguagem Brasileira de Sinais     

Fonte: do autor

Atividade 2

Com o intuito de favorecer a  familiarização dos alunos com a Libras, o professor deverá  levá-los para a sala de informática e pedir que se organizem em duplas, de forma a utilizarem um computador por dupla. Estando os alunos com o alfabeto escrito em Libras (Fig. 3), em mãos, o professor deverá explicar que todos irão jogar um caça-palavras em  Libras (Fig.4).   

Link do Caça – palavras:

Disponível em: http://www.educarbrincando.com.br/index.php?id=60  Acessado em: 04 Maio 2010.                                        

Figura 4: Caça-palavras em Libras         

Nesta atividade o aluno terá a possibilidade de aprender como são expressas nove (9) palavras em Libras, sendo elas: estudar, força, lutar, simplicidade, sonhar, vencer, virtudes, humildade e crescer. Para tanto, com o auxílio do Alfabeto em Libras (que foi distribuído pelo professor), o aluno poderá verificar como cada letra dessas palavras é expressa em Libras, e em seguida deverá localizar no Caça-palavras. É importante que o aluno esteja atento, pois ele terá três (3) chances para localizar todas as palavras, não podendo errar mais do que três vezes.    

Desse modo, quando todos terminarem a atividade e, ainda em duplas e na sala de informática, o professor deverá fazer o seguinte questionamento:  

“ Por meio da Libras, as pessoas com Deficiência Auditiva (DA) conseguem se comunicar, conversar com amigos etc., mas como elas conseguem expressar os números?”  

Neste momento o professor estará realizando uma pequena introdução na linguagem de sinais para o Ensino da Matemática. Sendo assim, depois de ouvir as respostas de todos, o professor deverá mostrar os numerais cardinais em Libras, como demonstra a figura 4 abaixo.                    

Figura 5: Numerais em Libras     

Disponível em: http://www.institutosantateresinha.org.br/libras/numeros.jpg Acessado em: 04 Maio 2010.    

Observação:   

Observamos que a imagem poderá ser apresentada em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou ser impressas em número suficientes aos alunos.     

Atividade 3

Dando prosseguimento a aula, nesta atividade será abordado numerais em Libras. Para isto, o professor deverá, inicialmente, fazer junto com os alunos os numerais na Linguagem Brasileira dos Sinais (Libras), e depois pedir para que eles repitam o processo (os numerais em Libras).  Em seguida, o professor deverá pedir para que os alunos acessem o link da atividade - "Contando e Recontando em Libras"(Fig.6). Nesta atividade o aluno verá o número expresso em Libras e deverá escrevê-lo. 

Link da atividade:

Disponível em:  http://www.educarbrincando.com.br/index.php?id=62  Acessado em: 04 Maio 2010.                                        

Figura 6: Atividade utilizando os numerais em Libras         

Em seguida, buscando proporcionar um momento de reflexão sobre a a Linguagem Brasileira dos Sinais, o professor deverá promover uma conversa com os alunos, conforme roteiro sugerido abaixo.  

Roteiro de Perguntas:

  • O que vocês acharam de mais interessante na Linguagem Brasileira de Sinais? Qualquer pessoa pode aprender esta  Linguagem?
  • Vocês estariam dispostos a praticá-la no seu dia-a-dia? Por quê?
  • Vocês concordam que uma pessoa com Deficiência Auditiva consegue desempenhar qualquer atividade no seu cotidiano? Por quê?
  • O que poderia ser feito – na escola, por  exemplo, para ajudar estas pessoas, quando necessário?      

É importante que, quando as aulas forem finalizadas o aluno possa concluir que as pessoas com Deficiência Auditiva (DA) são tão capazes como qualquer outra pessoa para executar tarefas do cotidiano, podendo estudar, trabalhar, constituir família entre outras, sendo diferente apenas a sua forma de se comunicar.

Sugestão de Atividades   

Sugestão 1   

Nesta atividade, sugerimos que o professor apresente para a classe o vídeo “Informática na Educação - Números em Libras” (Fig.7), o qual  possui 2 minutos e 13 segundos de duração.

Link do Vídeo:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=T5T-qKTfFo4&feature=related Acessado em: 05 Maio 2010.    

Figura 7: Vídeo "Informática na Educação: Números em Libras"

Minutos antes de iniciar o vídeo, o professor deverá pedir para que cada aluno escolha um número de 0 a 9 e preste atenção na forma em que este número será expresso neste (no vídeo). Quando todos terminarem de assistir o vídeo, o professor deverá pedir que os alunos mostrem para a classe como é expresso, em Libras, o número por ele escolhido.

Sugestão 2   

Buscando trabalhar com os alunos como algumas palavras são expressas em Libras, o professor poderá propor uma atividade na qual os alunos pesquisem, em dicionários eletrônicos de Libras, como determinadas palavras são expressas nesta linguagem.  

Sugestões de palavras:   

  • Amor
  • Carinho
  • Família
  • Escola
  • Amizade
  • Inclusão
  • Amigos
  • Professor     

Sugestões de Dicionários eletrônicos e Links para pesquisa:

Língua Brasileira de Sinais. AJA - Associação do Jovem Aprendiz.

http://www.libras.org.br  

Legislação referente a Língua Brasileira de Sinais.

http://www.libras.org.br/leilibras.htm  

Dicionário LIBRAS.

http://www.dicionariolibras.com.br/website/index.asp  

Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe da Língua de Sinais Brasileira.

http://integracao.fgvsp.br/ano4/8/noticias.htm  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam o que é Deficiência Auditiva (DA), o tipo de linguagem utilizada por estas pessoas para se comunicarem. Destacamos que o professor deverá avaliar como os alunos participam das discussões, realizam as atividades durante o decorrer da aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sonia ferreira, Portal educação , Minas Gerais - disse:
    sousacidinha1@hotmail.com

    24/04/2012

    Quatro estrelas

    A aula é bastante enriquecedora para cursistas de libras, pois contem atividades de fixação e entretenimento.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.