23/02/2011
Mary Grace Martins (Coordenação)
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Orientações didáticas
Contar causos faz parte de nossa tradição oral resgatar essas histórias e trazer para o universo escolar aproxima a vida e a educação.
Uma boa roda de causos, pode ser muito divertida!
Um grande representante da figura do contador de causos foi Amacio Mazzaropi com suas canções levou para as telas de cinema a riqueza da figura do brasileiro.
A proposta desta seqüência de aulas é criar um Áudio-livro com histórias de Pedro Malasartes, um personagem imortalizado nas telas pelo próprio Mazzaropi.
Bom trabalho!
Sequência didática
Uma boa roda de causo, pede um clima propício, prepare a sala com uma fogueira improvisada, pode ser uma montagem com uma lanterna dentro, peça para neste dia cada aluno trazer uma almofada de casa. Traga uma a mais para aqueles que por ventura esquecerem da tarefa. Coloque uma música com uma melodia que lembre natureza. Toda a preparação deve ser feita antes dos alunos entrarem para a sala. Assim, quando o fizerem já perceberão que ocorrerá algo bem bacana.
Deixe um chapéu no meio da roda. Como elemento surpresa. Você pode colocar algumas balas para surpreender os alunos.
Depois que todos se acomodarem inicie com uma brincadeira, o telefone sem fio, diga que irá dizer um nome de uma figura importante do cinema brasileiro e que o último deve repetir o nome que ouviu. Sussurre no ouvido de um aluno o nome Amacio Mazzaropi. Indique que os outros devem repetir exatamente o que ouviram até chegar ao último aluno.
Assim que ocorrer veja se eles conseguiram.
Leve uma foto do Mazzaropi e mostre para todos, questione se algum aluno já o conhecia.
Fale um pouco sobre ele e a importância de sua figura para o cinema.
Questione também se já ouviram falar sobre o Jeca Tatu e o Pedro Malasartes, e que você irá contar uma história de esperteza em forma de poesia de Pedro Bandeira.
É importante que na leitura, o professor interprete o texto, se houver a possibilidade de um estagiário ou inspetor de alunos participar da leitura, com certeza ela ficará mais dinâmica.
Leia o texto o passaro Lapão de Pedro Bandeira disponível no Google Docs, neste endereço http://docs.google.com/Doc?id=dg75fkj3_6cb7brqct
O Google Docs é uma ótima ferramenta para publicação de documentos para ser compartilhada, você publica e disponibiliza o link para os alunos. E ainda há a possibilidade de trabalhar colaborativamente no texto.
Após a leitura, converse com os alunos sobre o que chamou atenção na história, à respeito da esperteza do personagem, pergunte por palavras desconhecidas, se necessário peça para uma aluno procurar no dicionário e esclarecer o significado para a classe, e identifique se todos entenderam a essência da história. Finalmente vá para a surpresa, o Chapéu no centro da roda, será a caatinga da mulinha, como conta a história? Abra o chapéu e distribua as balas.
Na seqüência da atividade peça, utilize o Portal do Professor que tem dois curta metragens sobre Mazzaropi.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resource.Page.action?start=60&limit=10#busca
Se for possível traga um filme do Próprio Mazzaropi para a turma assistir, também há uma homenagem feita a Mazzaropi, o filme Tapete Vermelho, no qual Mateus Nachtergaele faz uma belíssima homenagem a esse representante da história do Cinema Brasileiro.
Convide os alunos a montarem um Áudio-Livro em homenagem a Mazzaropi, para tal sugerimos utilizar as histórias e de esperteza de Pedro Malasartes.
Divida a classe em grupos. Peça para lerem na Internet a pesquisa prévia sobre contos de Pedro Malasartes e cada grupo deverá escolher uma história para Narrar e sonorizar.
Indicações de sites com contos de Pedro Malasartes
http://www.jangadabrasil.com.br/colaboracoes/08.htm
http://www.mauxhomepage.com/cantinhoinfantil/contosinfantis/infantis.htm
http://www.botucatu.sp.gov.br/Eventos/2007/contHistorias/bauhistorias/Pedro%20Malasartes.pdf
http://www.aletria.com.br/historias.asp?id=239
Assim que cada grupo escolher a história que irão trabalhar, proponha jogos teatrais, cada equipe deve tentar encenar a história, esse exercício ajudará no processo de narração e sonorização da história. Neste momento, incentive os alunos a utilizarem a voz, objetos para fazerem sons diferentes e se necessário músicas de fundo.
Dando prosseguimento, ensine-os a utilizarem o Programa Audacity.
Audacity é um editor de áudio de código aberto (disponível para diversos sistemas operacionais). Um dos mais populares downloads do site SourceForge.net, foi desenvolvido para edição de áudio digital e possui recursos como gravação, execução, importação e exportação dos mais populares formatos de arquivos de áudio - incluindo MP3, Ogg, WAV, FLAC e AIFF - e suporte a edição de áudio multi-canal.
O programa pode ser usado para:
• Converter discos em LP e fitas cassete para gravações digitais ou CDs de áudio;
• Gravar áudio ao vivo de diversos tipos de fontes, em até 16 canais simultaneamente (com dispositivos compatíveis);
• Mixagem e edição de faixas de áudio, sem limites para o número de faixas, em diversos formatos de compressão, com suporte a edição em copiar-e-colar e sem limite para o comando desfazer;
• Aplicação de efeitos de eco, distorção, equalização, remoção de ruídos, velocidade e tom de voz.
Além disso, o Audacity pode ser expandido com a utilização de plugins e oferece a possibilidade de se criar efeitos novos com uma linguagem de programação incluída no programa.
Fonte: http://superdownloads.uol.com.br/download/127/audacity/#
Neste link, você encontrará um tutorial para utilizar o audacity
http://www.youtube.com/watch?v=7jlgFvxTH5E
No processo de sonorização das histórias, o professor deverá criar com os alunos um roteiro, o storyboard.
Peça para os grupos dividirem a história em cenas, depois quem irá fazer cada parte da narração, que sons eles precisarão pesquisar ou gravar. Esta é uma fase mais elaborada, mas valerá a pena quando os alunos alcançarem o resultado final.
Com as histórias gravas, compartilhe o resultado com todos os grupos, coletivamente escrevam uma abertura e dediquem o áudio-livro ao Mazzaropi. Gravem em um Cd-rom, façam uma capa coletivamente e depois a classe pode enviar um exemplar para o museu do Mazzaropi, eles podem até publicar a produção dos alunos.
http://www.museumazzaropi.com.br/
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!