Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Heroína causa dependência e leva a morte

 

24/05/2010

Autor e Coautor(es)
MARCELO CESAR RIBEIRO
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Demonstrar os riscos e efeitos que a Heroína é capaz de causar nas pessoas, tanto na forma  imediata como a longo prazo.

Duração das atividades
2 Aulas de 50 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Química Orgânica:

- Compostos Orgânicos em geral.

Estratégias e recursos da aula

Momento 01-

Professor inicie esta aula questionando os alunos sobre o que eles sabem sobre a dependência que a heroína causa nas pessoas, e consequentemente os leva a morte. Faça uma mesa redonda aonde todos os alunos possam opinar e fazer seus questionamentos referentes a este tipo de entorpecente. Logo após o debate, proponha que utilizem um dos software de apresentação sugerido logo abaixo e elaborem cartazes colorido ilustrando tudo sobre a heroína. A partir desta atividade será possível levantar que conhecimentos possuem sobre o tema.

Sugerimos os software de apresentação abaixo:

Impress: que é um software livre e gratuito para KOffice (é um conjunto de aplicativos integrados para escritório). No link a seguir, está disponivel um pequeno tutorial de utilização.

Link: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress 

PowerPoint que é o software de apresentações criado e comercializado pela Microsoft Office.

Após a prática social inicial realize uma problematização trabalhando a seguinte questão com os alunos:

A heroína pode desenvolver a dependência e tolerância de forma bastante rápida? A duração dos seus efeitos seria de aproximadamente de quantos minutos ou podendo chegar até horas?

Professor, para contextualizar a aula, sugerimos a leitura do seguinte texto:

Explicando

                    Na verdade a heroína é uma descendente direta da morfina, ao entrar em contato com a nossa corrente sanguínea e ao ser processada pelo fígado, é transformada em morfina. Esse tipo de droga tem a sua origem da papoila, planta que é extraído o ópio. Logo após processado, o ópio produz a chamada morfina, que em seguida do processo é transformada em heroína. A papoila pode ser empregada na produção da droga que é cultivada principalmente no México, Turquia, China e em outros países chamados de triângulo dourado,Birmânia, Laos e Tailândia.

                    A heroína é considerada uma substância depressora do Sistema Nervoso Central que é capaz de alteras as sensações de prazer e de grande dor. Na sua forma pura, é encontrada como um pó de cor branca facilmente dissolvida em água. O grande objetivo dos seus usuários é de aumentar a sua auto-estima e diminuir o desânimo, os opioides em geral são utilizados para diminuir sensações como a dor e a ansiedade. Esse tipo de droga pode ser utilizada na sua forma injetada, inalada ou fumada, uma injeção intravenosa provoca maior intensidade e início de euforia mais rápido, chegando de sete a oito segundos, enquanto a injeção intramuscular causa a sensação mais lentamente, chegando a cinco a oito minutos.

                    A partir do momento que ela é inalada ou fumada, o pico do efeito é atingido em dez a quinze minutos, qualquer tipo de uso dessa substância causa dependência e tolerância ao seu usuário. A associação da heroína com outros tipos de drogas depressoras do Sistema Nervoso Central, como álcool e calmantes, tem seu efeito potencializado. Uma pequena dose de heroína utilizada, pode rapidamente produzir os mesmos efeitos de uma dose elevada , se for combinada com outras drogas, ou até chegar ao que chamamos de overdose.

Na sala de aula, solicite aos alunos que desenvolvam uma produção textual em que estejam presentes as questões relacionadas ao consumo da Heroína. Será significativo para os alunos pois o tema é emergente e necessário se faz compreender como a química está presente na composição desta substância. Para tanto, solicite aos alunos que se organizem em equipes de no máximo 3 pessoas acessem o recurso “Heroína” que está disponível no endereço abaixo:  

              Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10802   

Imagem

a) Heroína em Pó.

Fonte: http://www2.fpce.ul.pt/pessoal/ulfpcost/alunos/drogas/images/heroina.jpg acessado 04/05/2010 

b) Heroína na forma Injetável

Fonte: http://www.oarquivo.com.br/portal/images/stories/geral2/heroina.jpg acessado 04/05/2010 

Na sala de aula, separe os alunos em quatro grupos iguais, e faça quatro cartazes colorido explicando sobre a heroína em pó e a heroína na forma injetável, utilizando como parâmetro as fotos apresentadas acima. É muito importante que todos os alunos tenham consciência do perigo de fazer o uso deste tipo de substância. Depois de terminado todo o trabalho, cole os quatro cartazes no mural da escola, para que todo os alunos do colégio possam ver realmente o perigo de ser usuário deste tipo de droga.

Momento - 02

Os efeitos imediatos causados pela Heroína

                     A euforia são necessária maiores doses do que antes para causar analgesia. Como se fosse estar no chamado paraíso, a euforia dura aproximadamente dez minutos, logo após é substituída pela disforia, um estado de ansiedade desagradável e de mal-estar. Toda essa euforia causa no usuários uma depressão e uma ansiedade logo após passarem seus efeitos. Os batimentos cardíacos e a respiração aceleram, causando uma sensação de calor, surdez, cegueira e inflamações nas válvulas cardíacas, o dependente de heroína também pode ter problemas sociais e familiares.

                     Ele torna-se apático, desanimado, perdendo o interesse por sua vida profissional e familiar. Os seus efeitos, quando fumado, são sentidos quase imediatamente cerca de três a oito segundos, perda do controle humorístico, ou seja, o famoso humor bipolar. Ao ser usada, a droga pode acarretar a mudança de humor bipolar, em um momento o usuário está irritado, um pequeno período de tempo depois, ele se torna uma pessoa alegre.

Os efeitos causados a longo prazo pela Heroína

                     Em apenas três dias de consumo continuado desta substância para que, na sua ausência, comecem a sentir os grandes efeitos da ressaca, que significa que o organismo em três dias apenas se habitua de tal forma à presença desta substância, que quando se deixa de administrar o organismo entra num estado de desequilíbrio tal, que o usuário vê-se obrigado de uma forma frenética a satisfazer os pedidos do seu próprio organismo, aumentando a sua dose de consumo.

                     A ressaca pode ser notada por corrimento lacrimal e nasal, seguida de má disposição a nível estomacal e intestinal, suores frios e afrontamentos, grandes dores de rins, e na sua fase final na ausência de consumo, espasmos musculares e câimbras em todo o corpo. Passada várias horas o usuário necessita de uma nova dose para evitar a síndrome de abstinência provocada por ela, desenvolve tolerância em relação aos efeitos de euforia, de depressão respiratória, analgesia, sedação, vômitos e alterações hormonais.

Saiba Mais

Em um pequeno quadro, podemos resumir os efeitos da heroína em efeitos depressivos e estimulantes:

Fonte: http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0405/heroina/efeitos.htm acessado 04/05/2010 

1)Professor, após a leitura do texto poderá ser trabalhado as seguintes questões:

        a) Os efeitos depressivos causados pela Heroína são constantes?

        b) Os efeitos estimulantes causados pela Heroína podem levar a morte?

Professor você pode criar um blog contendo várias informações sobre o tema. A ideia é divulgar para que os alunos possam colaborar com comentários. Nesta atividade fica a critério do professor de criar junto a seus alunos seus próprios Blogs para registrar a atividade. Veja abaixo um exemplo de Blog.

             Link: http://aheronacausadependnciaelevaamorte.blogspot.com/2010/05/heroina-causa-dependencia-e-leva-morte.html 

Assista o Vídeo abaixo que demonstra uma das formas de uso da Heroína através de seringas, faça um breve resumo no quadro-negro dos tópicos mais importantes encontrados na matéria. Debata com seus alunos o que você achou de mais importante, e o que poderia servir de lição para toda a sua vida. Caso haja algum tipo de artigos produzidos pelos estudantes, que sejam divulgados no edital da escola.

                               Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gNlHwND21xQ acessado 04/05/2010 

Faça cartazes com seus alunos a respeito do uso da Heroína, pontuando suas principais dependências causadas pelo uso ao longo e a curto prazo. E cole no pátio do seu colégio, aonde haja o maior fluxo de alunos possíveis, para que todos possam ler as informações contidas nos mesmo. Os cartazes devem possuir uma linguagem simples e clara, para que fique claro qual é o intuíto principal desse material.

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Editora Ática, 2º Edição 1999

LEMBO; Química Reali dade e Contexto. São Paulo: Editora Ática, 1º Edicação / 6º Impressão 2004

Atkins, P.; Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio amb iente. Editora Bookman, 2001.

Sítios

O que é...Heroína

Fonte: http://psicoativas.ufcspa.edu.br/heroina.html acessado 04/05/2010 

 Psicologia

Fonte: http://www.psicologia.com.pt/instrumentos/drogas/ver_ficha.php?cod=heroina acessado 04/05/2010 

Vida e Saúde

Fonte: http://www.terra.com.br/saude/especiais/drogas/drogas_heroina.htm acessado 04/05/2010

Recursos Complementares

1) Neste Vídeo você poderá ver algumas explicações sobre as seguintes Drogas: Cocaína, Heroína e Inalantes. A decisão é de cada um.

            a) Professor levante algumas questões junto a seus alunos logo após assistirem o vídeo abaixo, tais como:

                                 - Qual a diferença básica entre cada uma delas.

                                 - Qual delas é a mais utilizada pelos usuários.

                                 - O que leva os jovens a fazer uso dessas drogas.

                       Fonte: Youtube http://www.youtube.com/watch?v=0u5EBaIEHxY&feature=related acessado 04/05/2010 

Anote no quadro-negro todos os tipos de comentários e observações feitos pelos alunos, de maneira que fique bem claro a opinião de cada um deles. E no final de todos os questionamentos apresentados, dê a sua opinião profissional sobre o vídeo apresentado.

Avaliação

Para desenvolver o processo avaliativo, organize a turma em equipes e leve-os ao laboratório de informática,  solicite que utilizem um editor de textos e produzam um jornal contendo os conteúdos trabalhados nas aulas ou seja os seguintes tópicos:

 -  O que leva os jovens a fazer uso deste tipo de droga

 - Que dependência ela é capaz de causar nas pessoas que as consomem

 - Que método de consumo da Heroína é mais utilizado pelos usuários

 Para a avaliação o professor deverá considerar os seguintes critérios: questionou o professor e contribuiu com informações junto aos parceiros da sala de aula; explorou e manuseou corretamente os recursos tecnológicos; socializou informações e participou ativamente nas interações a partir do desenvolvimento propostas às equipes e elaborou os textos observando as regras da língua portuguesa.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.