03/06/2010
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:
O que é enchente e o que ela causa para as pessoas.
Atividade 1 – PREPARANDO PANFLETOS E CARTAZES
1º Momento: Inicialmente o professor deverá conversar com as crianças sobre as consequências da enchente. E combinar com elas como organizar uma campanha para ajudar as pessoas que foram atingidas pelas enchentes.
Registrar as idéias das crianças.
2º Momento: Preparar com as crianças panfletos e cartazes para pedir ajuda as famílias da escola para enviar para as pessoas necessitadas.
Atividade 2 – VISITANDO AS SALAS DOS AMIGOS
1º Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre a campanha de arrecadação de roupas, utensílios, gêneros alimentícios, etc., para a vítimas das enchentes. Depois deverá combinar com as crianças sobre a entrega dos panfletos nas salas de aula da escola, com também o período estipulado para a realização da campanha. A arrecadação deve ser realizada com toda comunidade escolar (pais, professores, funcionários e crianças).
Sugestões:
2º Momento: Organizar com a turma as caixas que serão utilizadas para arrumar os utensílios arrecadados para a campanha.
Atividade 2 – O professor deverá explicar às crianças a organização das caixas. Ao final do período determinado para receber os produtos, organizar nas caixas os utensílos arecadados e lacrá-las.
1º Momento: Inicialmente o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos. Depois deverá combinar com as crianças como cada grupo vai organizar uma das caixas.
Depois que organizarem as caixas e lacrá-las, o professor deve manter as caixas num local seguro e arejado, até o dia da entrega.
Atividade 3 –AGRADECIMENTO PELA CONTRIBUIÇÃO
1º Momento: O professor deverá discutir e organizar com as crianças uma carta agradecendo as contribuições e escrever o texto no quadro. Por exemplo:
Natal, 20 de maio de 2010
Caro amigo,
Queremos agradecer a sua contribuição para as pessoas que estão desabrigadas. Amanhã, estaremos indo visitar um grupo de pessoas que ficaram sem nada, por causa das enchentes e vamos entregar as coisas que arrecadamos. Elas vão ficar muito felizes.
Obrigada pela contribuição,
Turma ____ |
Obs: Cada criança escreve a sua carta podendo fazer alguma gravura junto ao agradecimento. Depois que as crianças terminarem de escrever e desenhar, o professor deverá tirar cópias de cada carta que as crianças escreveram e juntamente com elas distribuir nas salas que foram arrecadados os produtos para a campanha.
Atividade 4 - ENTREGA DOS PRODUTOS
1º Momento: O professor deverá organizar uma visita numa entidade carente. Agendar com antecedência a visita. Depois que todas as crianças chegarem a escola sentar na roda e traças algumas metas para a viagem. Levar as caixas de roupas lacradas .
Atividade 5 - AVALIAÇÃO DA AULA DE CAMPO
1º Momento: O professor deverá no retorno da aula de campo sentar com as crianças a avaliar:
Fazer um registro gráfico e organizar no mural da sala para que as crianças conheçam a opião dos amigos.
Avaliar se as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!