Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CAMPANHA: COMO POSSO AJUDAR AS VITIMAS DAS ENCHENTES.

 

03/06/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderão aprender com esta aula:

  • Desenvolver atitudes de conscientização para prevenir as enchentes;
  • Elaborar panfletos para a campanha de doações para as vítimas das enchentes;
  • Desenvolver atitudes de cooperação e respeito com as vítimas das  enchentes;
  • Participar das atividades com envolvimento.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximadamente de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que é enchente e o que ela causa para as pessoas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –  PREPARANDO PANFLETOS E CARTAZES

1º  Momento: Inicialmente o professor deverá conversar com as crianças  sobre as consequências da enchente. E combinar com elas como organizar uma campanha para ajudar as pessoas que foram atingidas pelas enchentes.

Registrar as idéias das crianças.

2º  Momento: Preparar com as crianças panfletos e cartazes para pedir ajuda as famílias da escola para enviar para as pessoas necessitadas.

Atividade  2 –  VISITANDO AS SALAS DOS AMIGOS

1º  Momento: O professor deverá conversar com as crianças sobre a campanha de arrecadação de roupas, utensílios, gêneros alimentícios, etc., para a vítimas das enchentes. Depois deverá combinar com as crianças sobre a entrega dos panfletos nas salas de aula da escola, com também o período estipulado para a realização da campanha. A arrecadação deve ser realizada com toda comunidade escolar (pais, professores, funcionários e crianças).

Sugestões:      

  •  Recolher roupas, sapatos usados.    
  •  Lençóis, utensílio, etc.      
  • Generos alimentícios não perecíveis.

2º  Momento: Organizar com a turma as caixas que serão utilizadas para arrumar os utensílios arrecadados para a campanha.

 Atividade 2 –  O professor deverá explicar às crianças a organização das caixas. Ao final do período determinado para receber os produtos, organizar nas caixas  os utensílos arecadados e lacrá-las.

1º Momento: Inicialmente o professor deverá dividir a turma em pequenos grupos. Depois deverá combinar com as crianças como cada grupo vai organizar uma das caixas.

  • CAIXA DE ROUPAS INFANTIS.
  • CAIXA DE  ROUPAS ADULTAS.
  • CAIXA DE SAPATOS.
  • CAIXA DE MANTIMENTOS.
  • CAIXA DE OUTROS.             

Depois que organizarem as caixas e lacrá-las, o professor deve manter as caixas num local seguro e arejado, até o dia da entrega.

Atividade 3 –AGRADECIMENTO PELA CONTRIBUIÇÃO

 1º Momento: O professor deverá discutir e organizar com as crianças uma carta agradecendo as contribuições e escrever o texto no quadro. Por exemplo:

          Natal, 20 de maio de 2010

Caro amigo,

             Queremos agradecer a sua contribuição para as pessoas que estão desabrigadas.

             Amanhã, estaremos indo visitar um grupo de pessoas que ficaram sem nada, por causa das enchentes e vamos entregar as coisas que arrecadamos.

             Elas vão ficar muito felizes.

                                      Obrigada pela contribuição,

                                       Turma ____

Obs: Cada criança escreve a sua carta podendo fazer alguma gravura junto ao agradecimento. Depois que as crianças terminarem de escrever e desenhar, o professor deverá tirar cópias de cada carta que as crianças escreveram e juntamente com elas distribuir nas salas que foram arrecadados os produtos para a campanha.

Atividade 4 - ENTREGA DOS PRODUTOS

1º Momento:  O professor deverá organizar uma visita numa entidade carente. Agendar com antecedência a visita.  Depois que todas as crianças chegarem a escola sentar na roda e traças algumas metas para a viagem. Levar as caixas  de roupas lacradas .

  •  O professor deverá localizar com antecedência a Entidade que vão entregar os produtos.
  • Pedir autorização dos pais para a aula de campo e solicitar o transporte.
  • Quando chegar ao local deixar que as crianças entreguem as caixas.

Atividade 5 - AVALIAÇÃO DA AULA DE CAMPO

1º Momento: O professor deverá no retorno da aula de campo sentar com as crianças a avaliar:

  •  Como foi a entrega.
  •  Como elas se sentiram tomando essa atitude de colaboração.
  • O que mais gostaram.
  • O que menos gostaram.

          Fazer um registro gráfico e organizar no mural da sala para que as crianças conheçam a opião dos amigos.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Desenvolveram atitudes de conscientização para prevenir as enchentes;
  • Elaboraram panfletos para a campanha de doações para as vítimas das enchentes;
  •  Desenvolveram atitudes de cooperação e respeito com as vítimas das enchentes
  • Participaram das atividades com envolvimento.  
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.