Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


OS PERÍODOS DA ENCHENTE: COMO PREVENIR?

 

13/09/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Identificar o período em que ocorrem as enchentes nas regiões do país;
  • Identificar as ações preventivas para o período das enchentes.     
  • Expressar suas idéias oralmente.
  • Ler e interpretar textos (reportagens).
  • Expressar suas idéias e criatividade no momento da construção da maquete.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Enchentes

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1.  CONVERSA COM UM METEREOLOGISTA OU AMBIENTALISTA

1º  Momento:  O professor deverá agendar com um metereologista uma conversa com as crianças sobre os fenômenos da natureza que provocam muitas chuvas e consequentemente enchentes. No momento da conversa o professor já deverá ter organizado anteriormente as questões junto às crianças, por exemplo:

  • Por que tem períodos durante o ano que  chove mais?
  •  O que provoca as chuvas?
  •  Por que as chuvas provocam enchentes?
  •  Quais os estados no Brasil que chove mais e por quê?

2º  Momento: Durante a conversa o professor deverá conduzir o diálogo e registrar todas as questões, se possível filmando. Pedir ao profissional que vai dialogar com as crianças que leve material para subsidiar sua conversa.  

Atividade 2 . IDENTIFICANDO O PERÍODO QUE OCORREM AS ENCHENTES

    

  Calamidades que provocam prejuízos.

           As enchentes são calamidades naturais ou não que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Pode ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas. Em áreas rurais ocorre com menos freqüência, pois o solo bem como a vegetação se compromete a fazer a evacuação da água pela sucção da mesma provocando menores prejuízos. Normalmente ocorre com menos força não atingindo consideráveis alturas que provocariam a perda de alimentos armazenados, de máquinas e outros objetos. Já nas áreas urbanas, ocorre com maior freqüência e força trazendo grandes prejuízos. Acontece pela interferência humana deixando assim de ser uma calamidade natural. A interferência humana ocorre em vários estágios começando pela fundação de cidades em limites de rios, pelas alterações realizadas em bacias hidrográficas, pelas construções mal projetadas de diques, bueiros e outros responsáveis pela evacuação das águas e ainda pelo depósito errôneo de lixo em vias públicas que com a força das águas são arrastados causando o entupimento dos locais de saída de água. Como se percebe, as enchentes na maioria das vezes ocorrem como conseqüência da ação humana. Das dificuldades que uma enchente provoca pode-se destacar: O abandono dos lares inundados, A perda de materiais, objetos e móveis inundados ou arrastados pela água, A contaminação da água por produtos tóxicos, A contaminação da água com agentes patológicos que provocam doenças como amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, salmonelose, teníase entre outras. A contaminação de alimentos pelos mesmos agentes patológicos acima citados. Além das atividades já citadas que colaboram com as formações de enchentes também devemos nos lembrar que as áreas urbanas são mais propícias à enchentes porque o solo dessas regiões são impedidos pelos asfaltos de absorver a água e também pela falta de vegetação ou pouca vegetação que contribui com a sucção da água. Para impedir a continuação das enchentes e que inúmeras famílias percam seus patrimônios pode-se construir barragens e reservatórios em áreas de maior risco, bueiros e diques espalhados pela cidade com sua abertura protegida para impedir a entrada de lixos e ainda a conscientização da população para que não deposite lixo nas vias públicas.

Por Gabriela Cabral

Equipe Brasil Escola

http://www.brasilescola.com/geografia/enchentes.htm 

 

1º  Momento  :  Conversar com os alunos na roda sobre o período que acontecem as chuvas e as enchentes. Depois levar os alunos a sala de vídeo para assistirem  alguns documentários sobre o assunto.

http://www.youtube.com/results?search_query=enchentes&aq=f youtube.com

2º  Momento  : Depois de conversar com as crianças sobre os vídeos que assistiram propor uma atividade, na qual as crianças vão expressar suas idéias sobre o assunto. DIALOGANDO COM AS MANCHETES.   

Fonte: Turma de alunos da professora Keila

 Levar para roda uma pesquisa feita na internet sobre o período  que acontecem as enchentes, ler as reportagens com as crianças na roda.

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/chuvas-enchentes-verao/inundacao-alagamento-cheias-prevencao-defesa-civil.shtml

 Chuvas e enchentes no verão

  1. Em qual período do ano o risco de enchentes é maior? Entre novembro e março. Para este verão, a previsão é de que as chuvas mais fortes aconteçam em dezembro e janeiro. De acordo com a previsão do instituto de meteorologia Climatempo, a maior cidade do país poderá ser muito castigada pelos temporais em janeiro, quando uma frente fria deve estacionar em São Paulo.

       2. Quando acontece uma enchente, quem é o culpado? Os culpados são tanto o governo como a população. O governo por não fazer obras preventivas ,e a população, por jogar lixo nas ruas e ocupar as encostas de forma irregular. Quando ambos, governo e população, cumprem seus deveres, as enchentes podem ser mais raras. “Alagamento sempre acontecerá. Se chover mais do que o solo agüenta, é claro que ele vai transbordar. Mas, se a população é consciente, podemos evitar um desastre”, afirma o engenheiro Hassan Barakat.     

      3. Como acontece uma inundação? Há dois tipos clássicos de inundações: as repentinas e as lentas. As inundações repentinas ocorrem geralmente em regiões de relevo montanhoso. Elas acontecem pela presença de grande quantidade de água num curto espaço de tempo. Chuvas fortes ou moderadas, mas duradouras, também podem originar inundações repentinas, quando o solo esgota sua capacidade de infiltração. Já nas inundações lentas as águas elevam-se de forma previsível, mantêm-se em situação de cheia durante algum tempo e, a seguir, escoam-se gradualmente.   

      4. Que tipo de obra pode ser feita numa região sujeita a inundações? Limpeza de bueiros e canalização obras em córregos, ampliações de galerias e muros de contenção, além dos piscinões, que recebem a água das chuvas em regiões onde o relevo é favorável às inundações.

 3º  Momento: O professor deverá explicar para às crianças que elas vão se dividir em quatro grupos, cada grupo vai ficar com uma problematização. Nos grupos as crianças vão ler as questões, depois encontrar uma forma de explicar ao restante da turma.

Obs: O professor deverá dividir os grupos  tendo o cuidado de deixar  em cada grupo  crianças alfabéticas, para que estas direcionem a leitura das problematizações. Nesse momento o professor deverá circular entre os grupos e quando necessário direcionar a leitura e discussão do grupo.

Exemplos:

  • Pode ser lendo e interpretando a questão.
  • Pode ser através de desenho.

4º  Momento: O professor deverá organizar as crianças de forma que cada grupo tenha um espaço para apresentar o seu trabalho aos colegas da sala. No momento que cada grupo for apresentar aos demais a sua problematização o professor deverá mediar cada apresentação para que todos compreendam as questões elucidadas.

Atividade 3 - REGISTRANDO COM ARTE A ENCHENTE

 1º  Momento: Após assistirem as reportagens sobre as enchentes, propor a construção de uma maquete da cidade inundada, os alunos deverão discutir sobre quais construções que irão representar na maquete: ruas, casas, prédios e carros.

  • O professor deverá lembrar que terão que discutir a proporção dos tamanhos:
  •  O prédio pode ser do mesmo tamanho que a casa?
  • O carro é menor ou maior que a casa? A maquete terá uma ou mais ruas?

Depois que decidirem quantos imóveis terá a maquete, o grupo deverá decidir que material poderá ser utilizado para a confecção.

 Sugestão: caixas de fósforos, blocos lógicos, potes de margarina, caixas de perfumes/sabonetes, tinta guache e terra molhada. A base da maquete poderá ser de papelão ou isopor.

Atividade 4  :CONSTRUÇÃO DA MAQUETE MÓVEL.

 1º  Momento: O professor deverá organizar a sala para a confecção da maquete, para tanto deverá forrar as mesas com jornal e dispor a base sobre a mesa e os matérias a serem utilizados.

1 – Passo- Desenhar e pintar a rua e as quadras.

 2 – Passo-  Pintar os objetos que irão representar os prédios e casas na maquete, por se tratar de uma maquete móvel, o grupo poderá estar modificando a disposição desses imóveis.

3 – Passo- Colocar os imóveis nas quadras e os carros que foram arrastados pela enchente.

4 – Passo-  Colocar a lama por toda a cidade.

O professor deverá deixar que as crianças discutam as disposições dos objetos, instigando a refletirem sobre o que observaram nas reportagens, um cenário de destruição.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças:   

  • Identificam o período em que ocorrem as enchentes;
  • Identificam as ações preventivas para o período das enchentes.  
  •  Expressam suas idéias oralmente.
  • Expressam suas idéias através dos desenhos.
  • Lêem e interpretam textos (reportagens).
  •  Expressam suas idéias e criatividade através da construção da maquete.   
  • Percebem as proporções nos tamanhos das caixas para representar cada cenário.
  • Organizam os espaços de forma coerente e proporcional. 
  • Discutem as disposições dos objetos refletindo sobreo que observaram nas reportagens.                                                   

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.