Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Finalizando o planejamento da Ginástica Rítmica

 

31/01/2011

Autor y Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar movimentos com todos os elementos da Ginástica Rítmica, a partir dos movimentos aprendidos nas aulas anteriores.

Utilizar a criatividade para construir uma coreografia com todos os elementos da Ginástica Rítmica.

Respeitar os limites dos colegas, sabendo ajudar a superá-los de acordo com as necessidades.

Duração das atividades
50 minutos/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, inicie a aula conversando com a turma sobre tudo o planejamento apresentado na unidade de Ginástica Rítmica. Explique aos alunos que esta aula está dividida em 4 etapas, a saber: primeiro momento -  haverá uma experimentação de todos os elementos da Ginástica Rítmica; no segundo momento - ocorrerá um tempo para que os grupos separem o material e treinem um pouco mais cada coreografia, sem a música escolhida; no terceiro momento haverá a apresentação final dos grupos e, por último, o professor fará uma avaliação junto com os alunos da coreografia e do planejamento como um todo.

Um dos principais objetivos desta aula é dar oportunidade aos grupos de criarem uma coreografia com alguns conteúdos que foram trabalhados com a turma durante o planejamento. Assim, exercitando a criatividade, a ludicidade e a criação coletiva, todas as coreografias deverão ser inclusivas, não havendo discriminação por gênero ou mesmo por habilidade técnica.

OBS: Professor, sugiro que convide para essa aula o professor de música da turma que pode participar indicando músicas e temas para serem desenvolvidos nas coreografias. Esse professor poderá participar do processo de avalaição dos grupos.

 

DICA: Sugestão de endereçõs das aulas do planejamento de GRD:

Título - Percebendo os movimentos de deslocamentos utilizados nas coreografias da Ginástica Rítmica.

 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20081

 

Título - Criando uma coreografia com o elemento arco da Ginástica Rítmica (aula 3)

 

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19702

 

 

Ginástica Rítmica na escola

Fonte: http://www.araras.sp.gov.br/im/images/2010/marco/ginastica_ritmica.jpg.JPG

 

ATIVIDADE 1

 

Professor, encaminhe-se para a quadra de esportes junto com seus alunos, peça que organizem-se em seus grupos (5 grupos) e, nesse primeiro momento os grupos serão divididos em cinco estações. A cada sinal do professor eles deverão trocar de estação no sentido horário:

 

  • Estação 1: Exercícios de manipulação, lançamento e recepção com a corda.

 

GRD cordas

Fonte: http://marcela.hdfree.com.br/bginrit.jpg

 

 

  • Estação 2: Exercícios de manipulação, lançamento e recepção com a bola.

 

 

GRD bolas

Fonte: http://marcela.hdfree.com.br/bginrit.jpg

 

 

  • Estação 3: Exercícios de manipulação, lançamento e recepção com o arco.

 

GRD arcos

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_JRRFy6DBLOA/SL8xnDXF7MI/AAAAAAAAAac/tqiVIODoVL4/s320/oo.jpg

 

 

  • Estação 4: Exercícios de manipulação, lançamento e recepção com a fita.

GRD fitas

Fonte:http://4.bp.blogspot.com/_-AZoFyNURRw/S7yCPxCy3eI/AAAAAAAAACA/eY6ON3DOiIc/s1600/Fita.jpg

 

 

  • Estação 5: Exercícios de deslocamentos da ginátisca rítmica.

 

 

ATIVIDADE 2

No segundo momento, os alunos terão um tempo para separar o material que utilizarão e ensaiar as coreografias, sem colocar a música.

Em seguida, o professor fará um sorteio com os ritmos que deverão ser desenvolvidos: samba, funk, rock, música eletrônica e outros ritmos. Esse sorteio contribuirá para estipular a ordem de apresentação. Em seguida, o professor deverá distribuir cinco fichas de avaliação para o professor de música convidado e, quatro para cada grupo. Essas fichas conterão alguns critérios a serem observados e avaliados.

Para a execução da coreografia cada grupo terá um tempo de três a cinco minutos de apresentação.

 

 

ATIVIDADE 3

Para finalizar a aula, o professor reunirá a turma e comentará, junto com o professor de música convidado, as apresentações dos grupos. Em seguida o professor recolherá todas as fichas de avaliação e fará uma média com as notas de todos os grupos.

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação para essa aula, foi criado uma ficha de avaliação com alguns critérios a serem observados pelo professor e pelos alunos da turma. Antes de entregar essa ficha aos alunos o professor explicará a importância e a seriedade de fazer parte de uma avaliação. Todos os grupos avaliarão e serão avaliados nessa aula. Veja a seguir o modelo da ficha:

FICHA DE AVALIAÇÃO

 Questões a avaliar

Bom

Muito Bom

Regular

Ruim

Ritmo utilizado na coreografia  

 

 

 

 

 Movimentos utilizados (manipulação, lançamento, recepção e deslocamento)

 

 

 

 

Criatividade do Grupo

 

 

 

 

Inclusão da Turma (sem discriminar habilidades ou sexo)

 

 

 

 

Participação da turma na atividade

 

 

 

 

Escala de valores:

Muito bom: 2,0 pontos

Bom: 1,5 pontos

Regular: 1,0 pontos

Ruim: 0,5 pontos

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.