Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A leitura de folhetos informativos

 

17/08/2010

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno:

  • Aprenda estratégias de leitura que visam ampliar as possibilidades de compreensão de textos.
  • Compreenda as características centrais do gênero textual ‘folheto informativo’.
Duração das atividades
As atividades terão duração de 05 a 06 aulas de 40 a 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa sequência didática é indicada para as crianças que compreendem as diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas, conhecem as letras do alfabeto e o modo de grafá-las. Não é preciso que os alunos dominem o sistema alfabético para a realização da atividade.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Lendo folhetos informativos

Objetivos:

  • Analisar o gênero textual: folheto informativo.
  • Prever os conteúdos a serem lidos a partir da análise do suporte e do gênero textual.
  • Identificar a ideia central do texto

As atividades aqui propostas foram feitas a partir de um folheto informativo sobre a Gripe H1N1, retirado do site: http://memoriavirtual.net/wp-content/uploads/Gripe-Info-e-cuidados.PNG  

Entretanto, elas podem ser desenvolvidas a partir da leitura de outros folhetos que circulam em seu bairro ou em sua cidade.

Sugerimos três intervenções para a leitura do folheto informativo:

1.Identificar a função social do folheto informativo e as características desse gênero textual. Explore com os alunos esse material por meio das perguntas:

- “Que tipo de texto vocês têm em mãos?”

- “Sobre qual assunto o folheto informativo fala? Como foi possível saber o tema tratado pelo folheto?

- “Por que o folheto tem muitos desenhos e não é feito somente com palavras escritas?”( Nesse momento, é importante explorar a função das ilustrações em um folheto informativo.)

- “Para que esse texto serve?”

- “Como as pessoas recebem os folhetos?”

-  “Quem será que o produziu?”

Definição do gênero textual folheto: “Texto publicitário curto, impresso em folha avulsa, com distribuição corpo a corpo feita em locais de grande circulação” (COSTA, 2008, p. 146) COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica. 2008.

2. Prever os conteúdos do texto por meio da análise do seu suporte. Peça aos alunos que indiquem onde está escrito o título do texto e que observem as ilustrações. A partir da análise desses elementos, as crianças levantarão hipóteses sobre o conteúdo do folheto. Registre essas hipóteses no quadro. Leia o folheto, estimulando os alunos a acompanharem a leitura. Esclareça o significado de palavras que podem ser desconhecidas pelas crianças e dialogue sobre cada instrução dada pelo texto. Retome as hipóteses levantadas pela turma e peça que verifique se elas se confirmam. Peça também que avaliem se as ilustrações correspondem ao assunto tratado.

3.Compreender a ideia central do texto. Pergunte aos alunos qual a principal ideia do texto. Estimule-os a construírem uma frase que resuma essa ideia. Para isso, as crianças deverão se basear nas informações obtidas pela leitura do texto e nas ilustrações trazidas pelo folheto. Saber resumir a ideia central de um texto também é uma habilidade importante para a formação do leitor.

Atividade 2: Trabalhando com os folhetos

Objetivos:

  • Reconhecer globalmente as palavras
  • Avançar no domínio das relações entre letras (grafemas) e fonemas (sons)

Caro professor, você pode utilizar esse folheto para possibilitar aos alunos aprenderem a ler reconhecendo globalmente as palavras e avançarem no processo de compreensão das relações entre grafemas e fonemas. Sugerimos as intervenções abaixo:

1. Diga aos alunos o nome do título do texto e peça que o identifiquem. Discuta sobre o modo como o título do texto está escrito no folheto, perguntando aos aprendizes porque ele é redigido em letras grandes, porque está colorido etc.

2. Leia cada informação dada pelo texto e peça aos aprendizes que as identifiquem, sublinhando-as. Para essa atividade, os alunos não precisarão ler toda a frase ditada. Eles poderão utilizar as informações que já possuem sobre o conteúdo e as ilustrações do folheto para atenderem às instruções.

3. Selecione algumas palavras centrais do texto e peça aos alunos que as montem com letras móveis e separe-as em sílabas. Além de possibilitar a reflexão sobre as relações entre grafemas e fonemas, esta atividade auxiliará os aprendizes a fixarem a grafia de algumas palavras que poderão ser utilizadas como fonte de consulta em outras atividades de alfabetização.

4. Escreva as palavras trabalhadas em fichas de cartolina e mostre-as à turma. Os alunos deverão ler cada palavra. Essa estratégia auxilia as crianças a lerem as palavras sem se deterem em cada sílaba ou fonema. Assim, poderão ter acesso mais direto ao seu significado.

Atividade 3: Reconstruindo o folheto informativo

Objetivo:

  • Ampliar os conhecimentos sobre o modo de organização do folheto informativo            

Divida a sala em duplas e deixe alguns folhetos fixados na sala. Distribua a cada dupla um folheto com suas partes desmembradas. Os alunos deverão reconstituí-lo. Se necessitarem, poderão consultar o folheto que estiver fixado perto deles. Ao final da atividade, selecione algumas crianças para apresentarem o folheto ao restante da turma. Elas deverão ler o nome do folheto e as principais instruções dadas. É importante explorar com a turma o modo de organização do folheto informativo. Questione os aprendizes em relação aos aspectos:

- Tamanho das letras no título e em outras partes do texto

- Função das cores e das imagens usadas

-Quantidade de informações trazidas pelo folheto etc.

Atividade 4: Sistematizando nossos conhecimentos sobre os folhetos informativos  

Objetivo:

  • Analisar dois folhetos informativos, identificando as principais características desse gênero textual

As atividades 1 e 2 possibilitaram aos alunos conhecer e analisar um folheto informativo. Nesta atividade, propomos que você solicite às crianças que comparem dois folhetos informativos. Assim, poderão perceber os elementos comuns desse gênero textual nos textos analisados. Para isso, apresente à turma os seguintes folhetos:

Folheto retirado do site: http://www.carlosfran.com/wp-content/uploads/2008/03/dagua.jpg  

 

Folheto retirado do site: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/raiva_folheto2007_1271441478.jpg  

Solicite aos alunos que observem os folhetos, o modo como eles são organizados e as suas ilustrações. Você pode orientá-los na conversa com perguntas como:

- “O que vocês estão vendo no primeiro folheto? E no segundo?”

- “Onde fica localizado o título do primeiro folheto? E do segundo?”

- “Observando as ilustrações e os títulos do primeiro e do segundo folheto, qual deve ser o assunto de cada um?” (Registre no quadro as hipóteses levantadas pelas crianças)

Leia os folhetos para as crianças e peça que verifiquem se suas hipóteses se confirmaram. Em seguida, pergunte à turma:

- “Para que serve cada um desses folhetos? Por que é importante que as pessoas o leiam?”

 A partir dessa conversa, convide os alunos a construírem um quadro com as características relacionadas ao gênero textual: folheto informativo. O objetivo dessa atividade é que as crianças percebam que esse gênero deve obedecer a certos padrões, independente do assunto que aborda.  Você pode orientá-las por meio das seguintes questões:

 - “Os textos que nós lemos ocupam apenas uma folha ou são escritos em muitas folhas?”

- “Os textos lidos servem para nos instruir a como agir em relação à determinada questão ou servem para a gente se divertir?”

- “Como são organizadas as instruções dos textos?”

- “Por que esses textos usam ilustrações?”

À medida que os aprendizes dizerem as características do folheto informativo, anote-as em um cartaz e deixe-o fixado na sala. Abaixo um exemplo:

                                                                                         FOLHETOS INFORMATIVOS

OS TEXTOS SÃO CURTOS

SERVEM PARA INSTRUIR AS PESSOAS SOBRE O MODO DE AGIR EM RELAÇÃO À DETERMINADA QUESTÃO

AS INFORMAÇÕES SÃO ORGANIZADAS EM TÓPICOS

GERALMENTE, SÃO USADAS ILUSTRAÇÕES PARA QUE AS PESSOAS TENHAM INFORMAÇÕES, DE FORMA MAIS RÁPIDA, SOBRE O ASSUNTO TRATADO.

Após a finalização do quadro, leia-o para a turma e peça que as crianças verifiquem se as informações estão completas ou se desejam acrescentar algo. Em seguida, os alunos deverão copiar o quadro no caderno. Nesse momento, você poderá discutir com a turma sobre a importância de prestar atenção no espaçamento que deve ser dado entre as palavras.

Atividade 5: Folhetos da comunidade

Objetivos:

  • Conhecer diversos folhetos informativos que circulam no bairro ou na cidade               
  • Avaliar se as informações trazidas pelos folhetos são relevantes para o público escolar   

Faça a proposta aos alunos de trazerem para a sala de aula os folhetos que circulam na comunidade. É importante que você também leve para sala diversos folhetos.  

Combine com os alunos de adotar o seguinte procedimento: a cada início de aula que algum aprendiz trazer um folheto informativo, a professora o lerá. Se a turma decidir que o texto traz informações importantes para todos os alunos, o folheto será fixado no mural da escola.

 No momento da leitura do texto, você poderá se orientar pelas instruções dadas na atividade 1. Além disso, é importante retomar o quadro construído na atividade 4 e pedir às crianças que verifiquem se os folhetos trazidos possuem as caratecrísticas listadas. Esta atividade possibilitará que os alunos construam maior intimidade com esse tipo de texto e reflitam sobre o seu papel em nossa sociedade.

Como sugestão, o site abaixo traz um folheto informativo sobre a dengue:

http://www.crfrj.org.br/crf/arquivos/200703_Pag35_xo_dengue_cartaz.jpg 

Recursos Complementares

Sugerimos, para a leitura do professor, o livro: "Estratégias de Leitura", da autora Izabel Solé. Editora Artmed

Avaliação

Para avaliar se os alunos avançaram na aprendizagem das estratégias de leitura e na compreensão das características centrais do gênero textual folheto informativo, sugerimos as atividades abaixo:

- Reproduza um folheto em uma folha e entregue às crianças. Os alunos deverão dizer que tipo de texto é esse e fazer um levantamento oral das características desse gênero textual.

- Peça aos aprendizes que digam o conteúdo do folheto a partir da análise do título e das imagens. Após a sua leitura, as crianças deverão verificar se as hipóteses se confirmam e destacar qual a ideia principal do texto.

Por meio dessas atividades, você poderá perceber o que foi aprendido pelos alunos e o que ainda necessita ser trabalhado.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Vera Lucia Souza Oliveira, E.E. Profª Helena L. Rossi , São Paulo - disse:
    viva_re@hotmail.com

    14/08/2012

    Cinco estrelas

    Gostei da forma como a aula foi elaborada. Torna-se mais fácil para ser aplicada em sala de aula. Com certeza, o aprendizado será plenamente satisfatório.


  • Cida Menezes, Escola Nossa Senhora Aparecida , Pernambuco - disse:
    cidamenezes18@gmail.com

    29/04/2011

    Cinco estrelas

    Genial!!! Me ajudou muito no trabalho com o gênero. Parabéns!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y aporta para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bien recibidas.