Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A importância do Lazer no dia-a-dia.

 

22/08/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher, Lívia Bardy

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar e definir o que é lazer;  
  • Refletir sobre a importância do lazer para a saúde física e psíquica do indivíduo;
  • Discutir sobre as diferentes formas de lazer, e sobre aquelas que não envolvem gastos financeiros.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Sugerimos que o professor inicie a aula apresentando as imagens  abaixo (Figs. 1, 2 e 3) aos alunos, perguntando-lhes o que acham delas, o que lhes vêm a mente ao vê-las. É importante que todos os alunos possam participar e fazer o comentário que acharem pertinente sobre cada uma das imagens.  

Figura 1 – Imagem de crianças e adolescentes na piscina.

Disponível em: http://www.roraimahoje.com.br/home/imagens/jornal/parque.gif Acessado em: 11 de Agosto de 2010. 

Figura 2 – Imagem de crianças e adolescentes correndo.

Disponível em: http://www.friweb.com.br/exitofriweb/imagens/noticias/amp/1967.jpg Acessado em: 11 de Agosto de 2010. 

Figura 3 – Imagem de adolescentes jogando vôlei.

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_7WUUpmqwkgk/S4-17Xma5GI/AAAAAAAAAE8/gsjmyIi93bc/s1600-h/DSC01449%5B1%5D.JPG Acessado em: 11 de Agosto de 2010. 

Observamos que as imagens poderão ser apresentadas em transparências (retroprojetor ou Data Show), ou serem impressas em número suficientes aos alunos.  

Caso nenhum aluno responda que as imagens se referem a lazer, o professor poderá perguntar-lhes sobre isto (exemplo: brincar na piscina seria uma forma de lazer?). Em seguida, o professor deverá dizer que esta aula tratará  sobre  "A Importância do Lazer no dia-a-dia”.

Atividade 1

Dando continuidade à aula, tendo como objetivo conceituar e definir o que é lazer, o professor deverá organizar os alunos em grupos de até 4 integrantes e orientá-los para que façam uma pesquisa na Internet sobre o lazer.

Com o intuito de nortear a pesquisa, sugerimos o roteiro abaixo.

Roteiro de Pesquisa:  

  • Quando surgiu o lazer?
  • Qual a definição de lazer?
  • Como se classifica o lazer?
  • O que são atividades de lazer? Quais são elas?
  • O lazer é importante? Por quê?
  • As atividades de lazer sempre fazem bem à saúde? Por quê?
  • O que leva algumas pessoas a eliminar as atividades de lazer de suas vidas?  

Sugerimos alguns sítios eletrônicos que poderão ser utilizados na pesquisa.  

http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/3305_O+ACESSO+AO+LAZER+E+UM+DIREITO+SOCIAL+  (Fig. 4)  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lazer  

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=lazer  

http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&pesquisa=1&palavra=lazer  

http://www.infoescola.com/sociologia/lazer/    

http://www.webartigos.com/articles/21881/1/O-QUE-E-O-LAZER/pagina1.html  

http://historia.abril.com.br/comportamento/lazer-aos-domingos-436075.shtml  

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1224922-5604,00-FERIAS+SERVEM+PARA+DESCANSO+E+ATIVIDADES+DE+LAZER+DIZ+PROFESSOR.html  

http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2009/12/01/orccedilamento-lazer-eacute-primeira-despesa-a-ser-cortada-por-desempregados.jhtm  

http://consciencianodiaadia.com/2009/09/20/atividades-de-lazer-estimulantes-reduzem-o-risco-da-doenca-de-alzheimer-pela-metade-revela-estudo/  

http://lista10.org/curiosidade/as-10-atividades-de-lazer-mais-praticadas-pelos-brasileiros/ 

Figura 4 – Imagem do sítio “Isto é Independente”.

Após o término das pesquisas, o professor deverá perguntar aos alunos se o lazer faz parte das suas rotinas, lembrando que este (o lazer), pode ser tanto físico (como esportes), intelectual (leituras, jogos), artístico (ouvir músicas, ir ao teatro, museu), manual (artesanato, culinária, jardinagem), social (ir a festas, sair com amigos, ir à Igreja) e turístico (viajar) (Fonte: http://www.webartigos.com/articles/21881/1/O-QUE-E-O-LAZER/pagina1.html Acessado em: 11 de Agosto de 2010). 

Atividade 2

Dando continuidade à aula, nessa atividade, que tem como objetivo discutir a importância do lazer para a saúde do adolescente, sugerimos o desenvolvimento de duas (2) dinâmicas (brincadeiras) de fácil execução e  pequena duração de tempo. A primeira dinâmica chama-se “Frase Curiosa”*. Para esta atividade, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) folhas de papel sulfite (A4) e canetas suficientes aos alunos.

Com os alunos sentados em círculo, o professor deverá orientá-los para que escrevam um nome qualquer no início da folha e a dobrem, de forma a esconder o que foi escrito para, então, passar a folha para o vizinho da direita (Fig. 5).

Nesse momento, todos deverão escrever um adjetivo, dobrar a folha da mesma forma  e passar a folha para o colega da direita.

Figura 5 - Exemplo de folha dobrada.

Fonte: do autor.

Em seguida, escreverão um verbo, dobrarão a folha e a passarão para o colega da direita. E continua dessa forma, sendo que os alunos deverão escrever um advérbio, um nome, um adjetivo – sempre dobrando a folha e passando ao colega da direita.

Quando terminarem, os alunos deverão desdobrar as folhas e ler as frases, estabelecendo a sequência (Nome, adjetivo, verbo, advérbio, nome e adjetivo).

O professor deverá perguntar a eles o que acharam da frase formada – se gostaram, se a atividade foi descontraída e como é participar de uma atividade desta natureza etc.

Prosseguindo à atividade, ainda com os alunos sentados em círculo, sugerimos a realização da segunda dinâmica “A Propósito”*.  O professor deverá sortear um aluno para começar. Esse deverá dizer uma frase com dois nomes, e os alunos seguintes deverão criar frases sempre citando a última coisa dita pelo colega.

Por exemplo: “Durante o feriado, irei ao shopping.”.

O colega à direita deverá continuar imediatamente dizendo: “A propósito de shopping, lembro-me de um restaurante.”.

O próximo à direita, deverá continuar: “A propósito de restaurante, lembro-me de comida.”. E a dinâmica continua assim até que alguém erre ou não saiba o que falar.  

*Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/1779267-sete-din%C3%A2micas-recrea%C3%A7%C3%A3o-integra%C3%A7%C3%A3o/ Acessado em: 11 de Agosto de 2010.   

Ao terminar as dinâmicas, o professor deverá perguntar aos alunos o que estes sentiram ao ter esses momentos de descontração e lúdicos como estes. Após ouvir a resposta dos alunos, o professor deverá mencionar o quão importante é para as pessoas terem momentos de lazer e descanso, principalmente em épocas de maiores tensões, como perídos de provas, vestibulares, por exemplo. Deve ser ressaltado que há formas simples e de fácil acesso para inserir o lazer em suas vidas diárias, como, por exemplo, ler um livro (não por obrigação, ou para fazer prova etc.), ouvir uma música, dançar, brincar com os amigos etc. Neste momento, sugerimos que o professor peça para os alunos mencionarem formas de lazer, sem custo financeiros, disponíveis em seus bairros.

Atividade 3

Finalizando a aula, com o intuito de discutir diferentes atividades de lazer, propomos essa atividade. Para isto, o professor deverá providenciar (trazendo ou pedindo para que os alunos tragam) cartolinas, canetas hidrográficas, cola, revistas, réguas, glitter e outros materiais para enfeitar a cartolina.

Com os alunos ainda organizados em grupos, o professor deverá sortear as seguintes categorias de lazer: intelectual, físico, turística, manual, social e artístico. Caso hajam mais de seis grupos formados na sala, dois grupos poderão utilizar a mesma categoria.  Após o sorteio das categorias de lazer, o professor deverá pedir para que os alunos façam uma propaganda de uma agência de lazer imaginária (Fig. 6), por exemplo: o grupo que estiver com lazer intelectual poderá fazer a propaganda de empréstimo de livros, ou ainda, um clube de xadrez etc.; o grupo que estiver com lazer manual poderá fazer propaganda de aulas gratuitas de pintura, um clube de jardinagem etc.;  o grupo com lazer social poderá fazer propaganda de um grupo de festeiros, entre outros.    

Os alunos poderão usar a imaginação. A regra é que as atividades sejam gratuitas ou tenham baixo custo, sendo acessíveis a todos. Os alunos deverão descrever o “produto”, quem está oferecendo,  como contatar a agência, o preço e a quem se destina tal propaganda – caso não seja ao público em geral.

Lembramos que, apesar de termos disponibilizado um exemplo para tal propaganda, os alunos poderão montá-la como preferir, não sendo necessário seguir à risca o exemplo na Figura 6.  

Figura 6 – Exemplo de Propaganda.

Fonte: do autor.

Concluídas as propagandas, o professor deverá pedir para que cada grupo compartilhe com a sala o que fez.

Nesse momento, o professor deverá chamar a atenção para o fato de que existem diversas oportunidades para praticar o lazer que não demandam gastos financeiros. E também que existem algumas atrações culturais acessíveis oferecidas pelo governo e por algumas empresas.  Dessa forma, é possível praticar o lazer no dia-a-dia.

SUGESTÃO:

1) Tendo como objetivo conceituar e definir lazer, o professor poderá entregar o texto  “Conceito de Lazer”(Fig.6) aos alunos.

Figura 7 – Imagem do Texto “Conceitos de Lazer” por Valmir José Oleias.

Adaptado de texto disponível em: http://www.cds.ufsc.br/~valmir/cl.html Acessado em: 03 de Agosto de 2010. 

Observação:  O texto pode ser apresentado em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impresso em número suficientes aos alunos.

Roteiro para Leitura e Discussão: 

  • Qual o conceito de lazer de Dumazedier?
  • Qual o conceito de lazer de Camargo?
  • Qual o conceito de lazer de Rolin?
  • Quais as principais diferenças dentre esses conceitos?
  • Defina lazer com as suas palavras.

2) Com o objetivo de falar sobre a importância do lazer no dia-a-dia das pessoas, sugerimos que o professor oriente os alunos, divididos em grupos de 5 integrantes, para que criem a letra de uma música (Fig. 8) sobre a importância do lazer.

Caso exista algum aluno que se interesse por música e quiser, poderá criar a melodia dessa música.  

Figura 8 – Exemplo de letra de música

Fonte: do autor.

Recursos Complementares

Como recurso complementar, o professor poderá utilizar os seguintes artigos sobre Lazer:  

“O que mulheres e homens fazem em suas horas de lazer”  de Maria Paim & Marlene Strey. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd92/lazer.htm Acessado em: 03 de Agosto de 2010.

“A educação e o Lazer” de Ana Marques. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/ect10_ana.htm Acessado em: 03 de Agosto de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática do Lazer. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.