Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O jogo/lazer e o esporte Futebol: As diferenças existentes

 

01/12/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Diferenciar os objetivos do jogo/lazer e do esporte utilizando como referência o esporte Futebol;

Duração das atividades
3 aulas / 150 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Reunir os alunos e pedir que observem os dois vídeos abaixo:

VÍDEO 1: http://www.youtube.com/watch?v=ifYmiR8x-hI (acesso em 11/08/10) 

VÍDEO 2: http://www.youtube.com/watch?v=9uoelizuD74 (acesso em 11/08/10) 

Em seguida, questioná-los:

- O que foi exibido nestes dois vídeos? Eles apresentam a mesma atividade? Por quê?

Com o auxílio de um quadro, o professor criará uma tabela onde será assinalada as diferenças do vídeo 1 e do vídeo 2 ditas pelos alunos sobre as seguintes perguntas:

- As atividades exibidas têm períodos de tempo definidos?

- Qual o material e local exigidos para a sua prática?

- As regras são definidas por quem?

- Qual o “prêmio” para cada jogador ao final da prática?

Realizada a construção da tabela, e após apreciação dos alunos, o professor conceituará:  

- o vídeo 1 como ESPORTE por apresentar em sua dinâmica um jogo orientado a comparar um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos regido por um conjunto de regras regulamentada por organizações (FIFA) que procuram dar aos adversários iguais condições para vencer;

- o vídeo 2 como LAZER envolvendo um JOGO por apresentar uma prática livre, que pode ter seu conjunto de regras alterado a qualquer momento pelos seus integrantes e tem como principal característica o prazer dos seus praticantes.

Atividade 2:

http://farm2.static.flickr.com/1251/1396909987_0bca4cbf11.jpg?v=0  (acesso em 11/08/10)  

O professor irá propor uma atividade onde a turma será dividida em 3 grandes grupos e cada um deles receberá materiais diferentes:

GRUPO 1: Bola de futebol, giz e dois cones;

GRUPO 2: Bola de futebol e duas balizas de pequenas dimensões;

GRUPO 3: Bola de futebol

Cada grupo ficará responsável por elaborar uma atividade que remeta ao futebol. Ao final de um determinado tempo, trocam-se os materiais (criando um rodízio dos mesmos) entre os grupos. As atividades não precisam, necessariamente, ser as mesmas do grupo anterior; podem ser recriadas outras práticas. No final do rodízio, o professor reunirá a turma e pedirá que cada grupo apresente aos demais a atividade construída com cada conjunto de materiais.

Atividade 3:

http://memoriavirtual.net/wp-content/uploads/euro-p.jpg  (acesso em 11/08/10)  

O professor irá propor um mini campeonato de futebol (que deverá ser realizado em, no máximo, duas aulas) onde os alunos deverão organizá-lo atendendo às seguintes características (o professor auxiliará em todo o processo):

- o esporte será o futebol;

- determinar o tempo e as regras claras que não possam ser alteradas;

- a arbitragem será responsabilidade da organização;

- estipular um prêmio para as equipes masculinas, femininas ou mistas que ficarem em primeiro lugar;

- a inscrição prévia é obrigatória e deve ocorrer antes da data do evento.

Depois de concluída a competição, o professor questionará junto aos alunos:

- Como os competidores se sentiram diante da realidade competitiva?

- Qual sua opinião quanto à clareza das regras e às possíveis injustiças cometidas pela arbitragem?

- E os alunos que não quiseram participar?

- Como se sentiram as equipes que não foram premiadas e de que forma gostariam que fosse a premiação?

Após esta conversa, propor aos alunos a montagem de um painel com o retrato escrito da competição, descrevendo, em duas colunas distintas, quais foram os fatos positivos e negativos que ficaram claros para o grupo.

Recursos Complementares

Para saber mais:

http://www.cdcc.sc.usp.br/julianoneto/profissoes/esporte.html (acesso em 11/08/10) 

www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/02n2/2n2_ART05.pdf - requer programa de leitura de arquivos PDF instalado (acesso em 11/08/10) 

Avaliação

Em uma folha, pedir aos alunos que conceitue JOGO relacionando-o com o LAZER.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.