02/10/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Dramatização;
- Uso do Laboratório de Informática.
Para iniciar a aula, sugerimos que o professor escreva na lousa as seguintes frases (Fig. 1):
“Fale um pouco de você.”
“Quais são os seus pontos fortes?”
“Quais são os seus pontos fracos?”
“Fale um pouco sobre sua experiência.”
“Por que quer trabalhar aqui?”
Figura 1 – Lousa com perguntas.
Fonte: do autor.
O professor deverá perguntar aos alunos se eles sabem em que situação essas frases costumam ser apresentadas para uma pessoa.
Após ouvir as respostas dos alunos, caso estes não tenham citado “entrevista de emprego”, o professor deverá dizer que essas frases se referem a uma entrevista de emprego e que essa aula abordará como agir em uma entrevista de emprego.
Dando continuidade à aula, tendo como objetivo discutir os erros mais comuns nas entrevistas de emprego, sugerimos que o professor apresente a tirinha (Fig. 2) abaixo aos alunos.
Figura 2 – Tirinha de adolescente procurando emprego.
Fonte: http://blogmaneiro.com/wp-content/uploads/2009/11/tirinha-emprego_gerente.jpg Acessado em: 28 de Agosto de 2010.
Observação: A imagem poderá ser apresentada em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.
Apresentada a figura, o professor deverá perguntar aos alunos se eles acham que o personagem da tirinha (o que está de boné) se comportou corretamente na entrevista de emprego.
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá pedir para que eles se organizem em grupos de quatro (4) componentes e, estando no laboratório de informática, pedir para que eles pesquisem na Internet alguns erros comuns de candidatos em entrevistas de emprego.
Com o intuito de nortear este momento, sugerimos que os alunos, em suas pesquisas, respondam as perguntas do roteiro abaixo.
Roteiro para Pesquisa:
De modo a facilitar a pesquisa, sugerimos alguns sítios eletrônicos que poderão ser utlizados para essa pesquisa.
http://www.universia.com.br/carreira/materia.jsp?materia=15265 (Fig. 3)
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/emprego/entrevista-emprego-o-que-nao-fazer/
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2687983-EI4802,00.html
http://www.minhavida.com.br/conteudo/10985-10-erros-cometidos-em-uma-entrevista-de-emprego.htm
http://www.psicotecnicos.com.pt/jtpsite/items/Portuguese_PT/1/Tip.aspx?itemID=7
http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/tropecos-recrutamento-538946.shtml
Figura 3 – Imagem do sítio eletrônico “Universia – Veja os 10 erros fatais em uma entrevista de emprego”.
Terminada a pesquisa, os grupos, com a supervisão do professor, deverão conversar sobre os erros encontrados e discutir maneiras de evitá-los.
Dando prosseguimento à aula, ainda em grupos, o professor deverá pedir para que os alunos formulem perguntas a serem feitas por um entrevistador a um candidato a uma vaga de emprego e escrevam-nas em uma folha de caderno (Fig. 4).
O professor poderá relembrar os alunos das perguntas apresentadas no início da aula para facilitar. É importante que o professor supervisione esse momento, andando pela sala, sanando possíveis dúvidas e corrigindo conceitos errôneos.
Sugestão:
Os alunos poderão escolher hipoteticamente um cargo a ser preenchido e discriminar quais características são importantes para o preenchimento da vaga em questão. Desta forma, poderão experienciar como uma entrevista é pensada e estruturada pelo entrevistador.
Figura 4 – Exemplo de lista de perguntas feitas em entrevistas.
Fonte: do autor.
Formuladas as perguntas, os grupos deverão eleger as 15 melhores (que deverão ser escritas na lousa), as quais serão utilizadas na próxima atividade.
Dando continuidade à atividade anterior, o professor deverá pedir para que dois (2) alunos se voluntariem para participar da atividade. Escolhidos os dois alunos, o professor deverá explicar que eles dramatizarão uma entrevista de emprego (Fig. 5), enquanto os outros alunos serão a plateia.
A plateia deverá escolher o tipo de empresa onde será feita a entrevista (empresa do setor alimentício, textil, automobilistico etc.). Enquanto os alunos escolhidos terão 1 minuto para decidir quem será o candidato e quem será o entrevistador.
Terminado esse 1 minuto, a plateia contará aos escolhidos qual a empresa que foi escolhida. Utilizando as perguntas escritas na lousa (escritas na atividade anterior), o entrevistador deverá perguntar ao candidato, o qual deverá responder como se realmente estivesse em uma entrevista de verdade.
Figura 5 – Imagem de alunos imitando entrevistador e candidato a emprego.
Fonte: http://www.isledegrande.com/midsch/images/jobsearch12-11-04-c.jpg Acessado em: 28 de Agosto de 2010.
Terminada a entrevista, a plateia deverá dizer o que achou da entrevista, o que o candidato poderia ter feito para ter um melhor desempenho e em quais momentos ele teve um bom desempenho.
Em seguida, tendo como objetivo discutir formas de se preparar para uma entrevista, sugerimos a próxima atividade.
Nesse momento, o professor deverá entregar o texto “Saiba como se preparar para uma entrevista de emprego.“(Fig 6) de acordo com o link abaixo.
Link do texto “ Saiba como se preparar para uma entrevista de emprego”:
http://noticias.uol.com.br/empregos/dicas/entrevista.jhtm Acessado em: 28 de Agosto de 2010.
Figura 6 – Imagem do Texto “Saiba como se preparar para uma entrevista de emprego.
Os alunos deverão ler e discutir o texto.
Com o intuito de nortear esse momento, sugerimos um Roteiro.
Roteiro de Discussão:
Discutido o texto, os alunos escolhidos “entrevistador e candidato” deverão refazer a cena de entrevista – desta vez, o candidato deverá seguir as dicas descritas no texto, preparando-se para a esta. Ele poderá coletar informações sobre a empresa imaginária antes do início da dramatização (o que não foi permitido anteriormente).
Após a dramatização, os escolhidos deverão dizer o que acharam desta, e qual foi melhor (a primeira ou a segunda - quando tiveram oportunidade de se preparar). O professor deverá, nesse momento, pedir a opinião de todos os alunos, perguntar o que acharam das duas dramatizações e pedir para que comentem sobre a diferença de uma entrevista quando a pessoa está preparada para ela.
Sugestão: Caso os alunos tenham interesse, eles poderão fazer diferentes duplas para treinar para entrevistas de emprego.
Tendo como objetivo trabalhar a interdisciplinariedade da temática com a matéria de Inglês, o professor poderá utilizar a aula “Job Interwiew – como participar de uma entrevista de emprego!“ juntamente com o professor de Inglês. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9497 Acessado em: 28 de Agosto de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam os conceitos envolvidos na temática. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/12/2013
Quatro estrelasGostei muito, demonstra a aplicabilidade da linguagem oral e escrita.
20/12/2011
Quatro estrelas- Simples e objetivo. Bom !