Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A verdade sobre as drogas.

 

22/09/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Saúde Riscos por acidentes e uso indevido de drogas
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir sobre as mentiras que são difundidas a respeito das drogas pelas pessoas que buscam novos usuários.
  • Utilizar dramatizações para discutir sobre as formas que os adolescentes passam a ser usuários de drogas, e a verdadeira realidade vivida por esses.
  • Discutir os diferentes tipos de drogas e seus efeitos colaterais; sobre os motivos que levam adolescentes a usarem drogas; o que fazer e como interromper o vício.  
  • Confeccionar um material informativo do tipo panfleto a ser distribuído pela escola, de forma a compartilhar o conhecimento adquirido pela aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do laboratório de informática.

Motivação:   

Para iniciar a aula, sugerimos que o professor apresente o vídeo “Sinval conversa com Danilo sobre drogas”(Fig.1).   

Link do vídeo “Sinval conversa com Danilo sobre drogas”:

http://www.youtube.com/watch?v=8C76loIvK8o Acessado em: 30 de Agosto de 2010. 

Figura 1 – Imagem do vídeo.

Após a exibição do vídeo, o professor deverá fazer algumas perguntas sobre este para os alunos, tais como:

“O que acharam do vídeo?”  

“Por que Danilo não quer conversar com Sinval?”

“Esse vídeo mostra uma mentira? Por quê?”

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ressaltar nessa aula falarão sobre as drogas: as mentiras que são contadas e a realidade sobre elas.

Atividade 1   

Dando continuidade à aula, tendo como objetivo discutir os diferentes tipos de drogas e seus efeitos colaterais, motivos que levam adolescentes a usarem drogas e o que fazer para interromper o vício, sugerimos que os alunos, estando organizados em grupos de até 4 pessoas no laboratório de informática, façam uma pesquisa na Internet sobre estes assuntos.

Cada grupo deverá pesquisar utilizando apenas 3 perguntas do roteiro, como o exemplo abaixo.

Exemplo:

Grupo 1: pesquisar 1, 2 e 3;

Grupo 2: pesquisar 2, 3 e 4;

Grupo 3: pesquisar 3, 4 e 5;

Grupo 4: pesquisar 4, 5 e 6.

E assim sucessivamente.

Para isso, sugerimos que os grupos utilizem o roteiro postado abaixo, de forma a nortear esta atividade.

Roteiro para Pesquisa: 

  1. O que significa droga?
  2. Quais são os tipos de droga existentes? E seus efeitos colaterais?
  3. Quais motivos levam adolescentes a usarem drogas?
  4. Quais prejuízos sociais e para a saúde física e psíquica que as drogas causam?
  5. O que fazer se estiver viciado? Quem procurar?
  6. Como interromper o vício?

De forma a facilitar a pesquisa, sugerimos alguns sítios eletrônicos que poderão ser utilizados.

http://www.brasilescola.com/drogas/    

http://www.antidrogas.com.br/oquedrogas.php    

http://www.infoescola.com/drogas/    

http://www.psicologia.com.pt/instrumentos/drogas/    

http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_112951.shtml    

http://www.obid.senad.gov.br/portais/mundojovem/    

http://www.contradrogas.org.br/v3/paginas/entrada.aspx    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Droga    

http://www.semdrogas.org.br/8933/index.html (Fig. 2)    

http://www.unifesp.br/dpsicobio/drogas/drogas.htm 

Figura 2 – Imagem do sítio eletrônico “Portal sem Drogas”.     

Terminada a pesquisa, através de uma conversa sobre cada item pesquisado, os grupos deverão compartilhar as informações coletadas entre si.  Aqueles que pesquisaram sobre o mesmo assunto, poderão contruibuir não apenas completando, mas também, confrontando a interpretação quanto esta divergir da que está sendo socializada.

Desta forma, o professor deverá mediar este momento, de forma a estimular a participação de todos, bem como esclarecer dúvidas e conceitos errôneos que acaso surjam.

Atividade 2   

Dando continuidade à aula, com o objetivo de discutir as mentiras que as pessoas contam para conseguir novos usuários de drogas, o professor deverá apresentar o quadrinho (Fig. 3) abaixo aos alunos.

Link do quadrinho “Uma história que precisa ter fim”:

http://www.monica.com.br/institut/drogas/pag4.htm Acessado em: 29 de Agosto de 2010. 

Figura 3 -  Quadrinho da Turma da Mônica “Uma história que precisa ter fim”.

Nesse momento, o professor poderá perguntar aos alunos:

“Zélio ( o personagem que está usando óculos de Sol) está contando a verdade à turma? Por quê?“  

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá orientá-los para que pensem em mentiras que traficantes e drogadictos contam para convencer e conquistar novos usuários de drogas e, também, nas situações em que estes são conquistados.

Os alunos deverão ser organizados em dois grandes grupos. Um grupo deverá dramatizar situações em que traficantes e drogadictos convencem jovens e adolescentes a entrar no mundo das drogas; enquanto o outro grupo deverá dramatizar a realidade vivida por esses novos usuários de  drogas.

Tendo como objetivo nortear esse momento, sugerimos algumas situações.

  • Traficante conversando com estudante na porta da escola sobre uma droga que tem um efeito que ele irá gostar;
  • Drogadicto oferecendo droga a amigo em uma festa;
  • Traficante ameaçando dogradicto de morte, caso este não pague sua conta;
  • Um drogadicto que interrompeu os estudos e perdeu amigos por conta do vício;
  • Um drogadicto tendo crise de abstinência;
  • Um usuário de drogas que rouba artigos de sua casa para trocar por drogas.

Ressaltamos que é importante que os grupos façam, sob supervisão do professor, um roteiro para dramatizarem a situação proposta ou escolhida.

Terminada as dramatizações, e estando os alunos sentados em círculo e sob a supervisão do professor, eles deverão discutir as cenas interpretadas – no que se basearam para interpretar, como se sentiram, o que acharam da interpretação dos outros etc. É importante que as organizações dos grupos sejam feitas de forma que todos os alunos possam assistir a todas encenações.

Atividade 3   

Finalizando à aula, tendo como objetivo sintetizar os conceitos da temática discutida em aula, o professor deverá orientar os alunos para que façam um material informativo, do tipo panfleto (Fig. 4), com as informações pesquisadas e discutidas na aula.

Figura 4 – Exemplo de panfleto.

Fonte: do autor.   

Faz-se necessário que informações como o significado da droga, alguns tipos de drogas, efeitos e  como evitar e interromper o vício façam parte deste panfleto. O planfeto poderá ser feito à mão, utilizando cartolinas, canetas hidrográficas e imagens de revistas, como poderá ser feito em um editor de texto no computador. É importante que o professor supervisione e acompanhe a produção dos alunos.     

Após a confecção do material informativo, este deverá ser distribuído na escola e na comunidade em que está inserida.

Recursos Complementares
  • Caso o professor deseje discutir o tráfico de drogas com os alunos, ele poderá basear-se no artigo disponível no sítio eletrônico “Como tudo funciona”.

Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/trafico-de-drogas.htm Acessado em: 30 de Agosto de 2010.  

  • O professor poderá também utilizar as reportagens da Veja sobre Drogas.  

Fonte: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/drogas/index.html Acessado em: 31 de Agosto de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática das drogas. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.