22/09/2010
Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Riscos por acidentes e uso indevido de drogas |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do laboratório de informática.
Motivação:
Para iniciar a aula, sugerimos que o professor apresente o vídeo “Sinval conversa com Danilo sobre drogas”(Fig.1).
Link do vídeo “Sinval conversa com Danilo sobre drogas”:
http://www.youtube.com/watch?v=8C76loIvK8o Acessado em: 30 de Agosto de 2010.
Figura 1 – Imagem do vídeo.
Após a exibição do vídeo, o professor deverá fazer algumas perguntas sobre este para os alunos, tais como:
“O que acharam do vídeo?”
“Por que Danilo não quer conversar com Sinval?”
“Esse vídeo mostra uma mentira? Por quê?”
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ressaltar nessa aula falarão sobre as drogas: as mentiras que são contadas e a realidade sobre elas.
Dando continuidade à aula, tendo como objetivo discutir os diferentes tipos de drogas e seus efeitos colaterais, motivos que levam adolescentes a usarem drogas e o que fazer para interromper o vício, sugerimos que os alunos, estando organizados em grupos de até 4 pessoas no laboratório de informática, façam uma pesquisa na Internet sobre estes assuntos.
Cada grupo deverá pesquisar utilizando apenas 3 perguntas do roteiro, como o exemplo abaixo.
Exemplo:
Grupo 1: pesquisar 1, 2 e 3;
Grupo 2: pesquisar 2, 3 e 4;
Grupo 3: pesquisar 3, 4 e 5;
Grupo 4: pesquisar 4, 5 e 6.
E assim sucessivamente.
Para isso, sugerimos que os grupos utilizem o roteiro postado abaixo, de forma a nortear esta atividade.
Roteiro para Pesquisa:
De forma a facilitar a pesquisa, sugerimos alguns sítios eletrônicos que poderão ser utilizados.
http://www.brasilescola.com/drogas/
http://www.antidrogas.com.br/oquedrogas.php
http://www.infoescola.com/drogas/
http://www.psicologia.com.pt/instrumentos/drogas/
http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_112951.shtml
http://www.obid.senad.gov.br/portais/mundojovem/
http://www.contradrogas.org.br/v3/paginas/entrada.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Droga
http://www.semdrogas.org.br/8933/index.html (Fig. 2)
http://www.unifesp.br/dpsicobio/drogas/drogas.htm
Figura 2 – Imagem do sítio eletrônico “Portal sem Drogas”.
Terminada a pesquisa, através de uma conversa sobre cada item pesquisado, os grupos deverão compartilhar as informações coletadas entre si. Aqueles que pesquisaram sobre o mesmo assunto, poderão contruibuir não apenas completando, mas também, confrontando a interpretação quanto esta divergir da que está sendo socializada.
Desta forma, o professor deverá mediar este momento, de forma a estimular a participação de todos, bem como esclarecer dúvidas e conceitos errôneos que acaso surjam.
Dando continuidade à aula, com o objetivo de discutir as mentiras que as pessoas contam para conseguir novos usuários de drogas, o professor deverá apresentar o quadrinho (Fig. 3) abaixo aos alunos.
Link do quadrinho “Uma história que precisa ter fim”:
http://www.monica.com.br/institut/drogas/pag4.htm Acessado em: 29 de Agosto de 2010.
Figura 3 - Quadrinho da Turma da Mônica “Uma história que precisa ter fim”.
Nesse momento, o professor poderá perguntar aos alunos:
“Zélio ( o personagem que está usando óculos de Sol) está contando a verdade à turma? Por quê?“
Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá orientá-los para que pensem em mentiras que traficantes e drogadictos contam para convencer e conquistar novos usuários de drogas e, também, nas situações em que estes são conquistados.
Os alunos deverão ser organizados em dois grandes grupos. Um grupo deverá dramatizar situações em que traficantes e drogadictos convencem jovens e adolescentes a entrar no mundo das drogas; enquanto o outro grupo deverá dramatizar a realidade vivida por esses novos usuários de drogas.
Tendo como objetivo nortear esse momento, sugerimos algumas situações.
Ressaltamos que é importante que os grupos façam, sob supervisão do professor, um roteiro para dramatizarem a situação proposta ou escolhida.
Terminada as dramatizações, e estando os alunos sentados em círculo e sob a supervisão do professor, eles deverão discutir as cenas interpretadas – no que se basearam para interpretar, como se sentiram, o que acharam da interpretação dos outros etc. É importante que as organizações dos grupos sejam feitas de forma que todos os alunos possam assistir a todas encenações.
Finalizando à aula, tendo como objetivo sintetizar os conceitos da temática discutida em aula, o professor deverá orientar os alunos para que façam um material informativo, do tipo panfleto (Fig. 4), com as informações pesquisadas e discutidas na aula.
Figura 4 – Exemplo de panfleto.
Fonte: do autor.
Faz-se necessário que informações como o significado da droga, alguns tipos de drogas, efeitos e como evitar e interromper o vício façam parte deste panfleto. O planfeto poderá ser feito à mão, utilizando cartolinas, canetas hidrográficas e imagens de revistas, como poderá ser feito em um editor de texto no computador. É importante que o professor supervisione e acompanhe a produção dos alunos.
Após a confecção do material informativo, este deverá ser distribuído na escola e na comunidade em que está inserida.
Fonte: http://pessoas.hsw.uol.com.br/trafico-de-drogas.htm Acessado em: 30 de Agosto de 2010.
Fonte: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/drogas/index.html Acessado em: 31 de Agosto de 2010.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática das drogas. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/04/2014
Cinco estrelasExcelente
05/05/2013
Cinco estrelasGostei demais dessas aulas,vou aplicar com meus alunos,eles precisâo muito desse tipo de trabalho.
07/06/2011
Cinco estrelasachei ótimo as atividades propostas. estava mesmo precisando de uma ajuda.