Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Por que os adolescentes fumam?

 

22/09/2010

Autor e Coautor(es)
Estela Calderaro Pontinha Leite
imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Riscos por acidentes e uso indevido de drogas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Discutir os efeitos do tabaco no organismo físico e aparelho psíquico de um adolescente, e o que faz com que adolescentes fumem cigarros (ansiedade, desejo de ser diferente ou de pertecência etc.), e o que fazer para deixar de fumar;
  • Confeccionar um material informativo do tipo panfleto a ser distribuído pela escola, de forma a compartilhar o conhecimento adquirido.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para a realização da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:   

Estando os alunos organizados em duplas, o professor deverá  apresentar aos alunos a reportagem “Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia na Indonésia, diz família” (Fig. 1), de acordo com o link abaixo, e perguntar o que eles acham desta.

Link da Reportagem “Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia na Indonésia, diz família”: 

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/menino-de-2-anos-fuma-40-cigarros-por-dia-na-indonesia-diz-familia.html Acessado em: 30 de Agosto de 2010. 

Observação: 

Observamos que a reportagem poderá ser apresentada em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.

Feitas as leituras, os alunos deverão dizer o que acharam da reportagem em questão - o que chamou atenção etc.

Figura 1 – Imagem da reportagem “Menino de 2 anos fuma 40 cigarros por dia na Indonésia, diz família”.

Após ouvir os alunos, o professor deverá pedir para que eles procurem no dicionário (eletrônico ou impresso) o significado da palavra “cigarro”. Caso prefira,  poderá pedir para que um aluno faça a procura e leia em voz alta a resposta à  toda sala.

Cigarro

1. Pequena porção de tabaco picado e enrolado em papel fino ou palha de milho, para se fumar.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=cigarro Acessado em 30 de Agosto de 2010. 

Neste momento, o professor poderá dizer que a aula será sobre  “Por que os adolescentes fumam?”.

Atividade 1       

Dando continuidade à aula, tendo como objetivo discutir os efeitos causados pelo cigarro no organismo de uma pessoa, sugerimos que o professor apresente a imagem “Cigarro e sua composição”(Fig. 2), de acordo com o link abaixo, aos alunos.

Link da Imagem “Cigarro e sua composição”: 

http://static.hsw.com.br/gif/compostos-cigarro.gif Acessado em: 30 de Agosto de 2010.  

Figura 2 – Imagem “Cigarro e sua composição”.

**Observamos que a  figura poderá ser apresentada em transparências (retroprojetos ou Data Show), ou ser impressa em número suficiente aos alunos.

O professor deverá apontar que o cigarro industrializado, diferente da definição, possui mais do que apenas tabaco, tendo em sua composição vários elementos químicos altamente nocivos à saúde e vida humana. Além disso, que o cigarro é a primeira causa de morte evitável do mundo de acordo com a OMS. E dessa forma, além da dependência, ele causa diversas doenças, inclusive o câncer.   

Neste contexto, o professor deverá organizar os alunos em grupos de até quatro (4) pessoas - junção de duas duplas, e orientá-los para que façam uma pesquisa na Internet, livros e revistas sobre o cigarro e o efeito que este causa na vida das pessoas.

Tendo como objetivo nortear esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.

Roteiro para Pesquisa: 

  • O que é cigarro?
  • De que o cigarro é composto?
  • Quais doenças físicas são causadas pelo cigarro?
  • Quais doenças psíquicas são causadas pelo cigarro?
  • Dependência causada pelo cigarro e efeitos de abstinência.
  • Como uma pessoa deve fazer para parar de fumar?

http://www.meionorte.com/blogdoamigao,substancias-toxicas-do-cigarro,119266.html    

http://saude.hsw.uol.com.br/compostos-cigarro.htm    

http://www.brasilescola.com/drogas/cigarro.htm    

http://super.abril.com.br/superarquivo/2001/conteudo_204469.shtml    

http://super.abril.com.br/tecnologia/novo-cigarro-447541.shtml    

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI121180-17777,00-RESTOS+DO+CIGARRO+TAMBEM+FAZEM+MAL+AFIRMA+ESTUDO.html    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cigarro    

http://www.consciencia.net/2004/mes/01/sobreofumo.html    

http://psicoativas.ufcspa.edu.br/cigarro.html (Fig. 3)    

http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/399/fraude-corrupcao-e-mentiras    

http://www.grupoescolar.com/materia/doencas_causadas_pelo_cigarro.html    

http://www.orientacoesmedicas.com.br/apagueocigarro.asp                    

http://www.saude.sc.gov.br/cidadao/de_olho_na_saude/outros/fumo/cigarro.htm    

http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=parar&link=metodos.htm 

Figura 3 – Imagem do sítio eletrônico Psicoativas “Cigarro”.

Terminada a pesquisa, os alunos deverão discutir, em aula aberta, os efeitos causados pelo cigarro e a dependência psicológica causada por este. O professor deverá propor um momento de reflexão sobre este vício, que está presente cada vez mais precocemente na vida das pessoas.

Com o objetivo de nortear esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.

Roteiro para Discussão:

  • Quais são os efeitos causados pelo cigarro?
  • Quais as dependências causadas pelo cigarro?
  • Quando as pessoas começam a fumar? Por quê?
  • Fumar é popular entre os adolescentes? Por quê?

Atividade 2   

Dando continuidade à aula, nessa atividade, que tem como objetivo discutir o que faz com que adolescentes fumem cigarros, sugerimos que o professor apresente aos alunos o vídeo “Filme Campanha Tabagismo - Ministério da Saúde ” (Fig. 4), de 33 segundos, de acordo com o link abaixo.

Link do vídeo “Filme Campanha Tabagismo - Ministério da Saúde: 

http://www.youtube.com/watch?v=-WUPUsWGIN0 Acessado em: 29 de Agosto de 2010.  

Figura 4 – Imagem do vídeo “Filme Campanha Tabagismo – Ministério da Saúde”.

Após assistirem ao vídeo, o professor deverá pedir para que eles discutam as seguintes afirmações:

“A maioria dos fumantes experimenta o cigarro na adolescência (época em que é comum sentir-se inseguro, feio, ter medo, estar ansioso, querer imitar os amigos, pertencer a um grupo), e, apesar de se sentir mal pela primeira vez, o jovem insiste nesse comportamento, pois acredita que irá ganhar muito fumando. E a expectativa positiva quanto à este, criada pela mídia, facilita para que o cigarro conquiste muitos jovens. Afinal, o cigarro é capaz de provocar sensação prazerosa, aplacando o mal-estar que é característico nesse período da vida.” 

Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/dependencia-psicologica-cigarro.htm Acessado em: 30 de Agosto de 2010. 

Os alunos, primeiramente em grupo e depois em aula aberta com todos, deverão dizer se concordam ou não com tais afirmações e por quê. Além disso, deverão dizer quais outros possíveis motivos que faz com os adolescentes fumem, e o que fazer para evitar o vício e como interrompê-lo.

Dando prosseguimento à aula, sugerimos a próxima atividade.

Atividade 3

Ainda organizados em grupos, os alunos deverão pensar em situações que podem ser o início do vício pelo cigarro para serem encenadas.

Por exemplo:

1) Adolescente oferecendo cigarro a um amigo;

2) Adolescente vendo artista famoso fumando cigarro;

3) Adolescente ouvindo pessoa do sexo oposto dizer que acha muito legal quem fuma;

4) Grupo de adolescentes dizendo que só pode entrar no grupo, se a pessoa for “legal” e fumar.

É importante que cada grupo pense em pelo menos uma situação diferente, para que todos os grupos tenham oportunidade de encenar as situações. Os grupos terão um período de aproximadamente 20 minutos para discutir e escrever o roteiro desta encenação, sob orientação e supervisão do professor.   

Os grupos deverão organizar as encenações de forma que todos os grupos possam assistir a todas as encenações.

Após os grupos fazerem as dramatizações, o professor deverá perguntar a eles o que acharam: como se sentiram, se foi difícil pensar e realizar tal situação, se já haviam passado por uma situação parecida etc.

Atividade 4   

Neste momento, os alunos deverão discutir as encenações feitas na atividade anterior – se concordam ou não, por quê etc., de forma a esclarecer preconceitos e conceitos errônios. Após a discussão, os alunos deverão eleger uma das situações para representar para os demais alunos da escola.   

O roteiro da situação deverá ser complementado por todos, sob a supervisão do professor, de forma que todos os alunos participem da elaboração do roteiro. Caso desejem, os alunos poderão adicionar outras situações a escolhida para criar uma pequena história para apresentar à todos os alunos da escola.

Sugestão   

Tendo com objetivo compartilhar o conhecimento adquirido, sugerimos que o professor oriente os alunos para que façam um material informativo, do tipo panfleto(Fig. 5). Os alunos poderão fazer este  utilizando cartolinas, lápis de cor e canetas hidrograficas, ou ainda, pelo computador, com a ajuda do professor de informática.

É importante que nesse panfleto, os alunos descrevam o cigarro e sua composição, o porquê as pessoas começam a beber, doenças que o cigarro pode causar e como parar de fumar.

Figura 5 – Exemplo de panfleto informativo.

Fonte: do autor.   

O professor deverá auxiliar os alunos andando pela sala, corrigindo possíveis conceitos errôneos. Os panfletos deverão ser distribuídos pela escola após a apresentação da situação montada pela sala de aula e pela comunidade na qual os jovens estão inseridos.

Recursos Complementares

Como recurso complementar, o professor poderá utilizar o filme “Fumando Espero”. Fonte: http://www.fumandoespero.com.br/ Acessado em: 30 de Agosto de 2010. O INCA oferece um panfleto que pode ser impresso, caso o professor deseje, ele pode usá-lo em sala de aula. Fonte: http://www.inca.gov.br/tabagismo/folder/index.html Acesado em: 30 de Agosto de 2010.   

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos na temática discutida em aula. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria, EE Marechal Candido Rondon , Mato Grosso - disse:
    cidaday@yahoo.com.br

    31/08/2015

    Cinco estrelas

    Parabéns, muito bom seu plano de aula, se me permte gostaria de trabalhar em sala de aula com meus alunos.


  • Lucilia, Escola Estadual José Vicente Barbosa , Minas Gerais - disse:
    luciliarsilva@hotmail.com

    10/12/2012

    Cinco estrelas

    Este site é riquíssimo em informações, basta sabermos utilizá-las que teremos uma grande arma de prevenção contra ás drogas. Parabéns!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.