Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os instrumentos musicais: uma diversidade de sons.

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
Teresa Régia Araújo de Medeiros
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explorar e conhecer as características externas dos instrumentos musicais.
  • Perceber de que forma o som é produzido nos diferentes instrumentos.
  • Classificar os instrumentos de acordo com o modo de produção sonora: sopro, corda, percussão, eletrônico etc.

Duração das atividades
De 30 à 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Já ter certo conhecimento acerca das propriedades do som.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Para que as crianças conheçam alguns instrumentos musicais, o professor pode propor uma visita a uma Escola de Música ou Conservatório, assim como deve convidar para a sua sala de aula alguns músicos com seus respectivos instrumentos. Para estas visitas as crianças poderão fazer um roteiro de entrevista, no qual perguntarão um pouco sobre o instrumento (aspectos históricos e físicos), que músicos famosos o tocavam, que músicas foram criadas para serem tocadas naquele determinado instrumento, por que o convidado escolheu ser músico e tocar aquele instrumento etc. É interessante que sejam exploradas as características físicas de cada instrumento e que as crianças vejam e experimentem como produzir sons nesses instrumentos (tem que soprar, dedilhar teclas ou cordas, bater para que o som seja percutido etc).

Visita das crianças à Escola de Música da UFRN. Fonte: arquivos da autora.

Visita de pais músicos à sala de aula. Fonte: arquivos da autora.

Após estas visitas, as crianças poderão escolher alguns instrumentos para conhecerem melhor a história de sua origem e evolução.

Fotos de instrumentos musicais:

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=es&biw=1419&bih=706&tbs=isch%3A1&sa=1&q=fotos+de+instrumentos+musicais&btnG=Buscar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

Atividade 2:

Uma vez que as crianças já tiveram um contato com alguns instrumentos, o professor poderá pedir-lhes que tragam de casa alguns de brinquedo, assim como  deverá providenciar os que forem possíveis. Com os instrumentos disponíveis na sala, as crianças terão um tempo para explorá-los livremente.

Crianças experimentando diferentes instrumentos musicais.Fonte: arquivos da autora.

Num segundo momento poderá propor a brincadeira de adivinhar através da escuta e do tato, qual é o instrumento. Dividir a turma em duplas, e dispor todos os instrumentos numa mesa ou no chão. Um dos membros da dupla terá os seus olhos vendados e sentará numa cadeira, enquanto o companheiro escolherá um dos instrumentos para tocar. O que está de olhos vendados terá que adivinhar qual é o instrumento e caso não consiga, terá a chance de fazê-lo através do tato (manusear o instrumento sem tocá-lo). Depois a dupla troca de lugar e passa para a seguinte.

Fonte: arquivos da autora

Após esta vivência, as crianças poderão organizar os isntrumentos de acordo com a forma que o som é produzido: instrumentos de sopro, de percussão, de corda, eletrônicos. Esta atividade poderá ser registrada com desenhos e escrita das crianças.

Atividade 3:

O professor poderá levar para a sala de aula uma coletânea de músicas instrumentais para serem apreciadas pelas crianças de modo que identifiquem que instrumentos estão sendo tocados. Numa folha de papel madeira poderá fazer o registro coletivo de tal identificação:

                                                              Música:_______________________________________

                                                              Instrumentos que escutamos: _______________________________

                                                                                                         _______________________________

  Site com sugestões de músicas instrumentais:

http://es.israel-music.com/browse/music/jewish/instrumental/ 

                               

Atividade 4:

O professor poderá pedir para que os alunos tragam material de sucata como: garrafa plástica e latinhas de refrigerante, cabos de vassouras, tampas de garrafa, canos plásticos de diâmetros variados, latas de tinta etc, para a construção de alguns instrumentos musicais. Com a orientação do professor as crianças confeccionarão os instrumentos e depois poderão escolher aglumas músicas para serem cantadas com acompanhamento dos instrumentos.

Site com vídeos e materiais para a confecção de instrumentos com sucatas:

http://sempreeraumavez.blogspot.com/2008/06/confeco-de-instrumentos-musicais-com.html 

Recursos Complementares
Avaliação

As crianças serão avaliadas de acordo com sua participação e desempenho nas atividades propostas. Será avaliado o conhecimento adquirido acerca dos instrumetnos musicais, a capacidade de identificar, nomear e saber a forma que o som é produzido.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.