17/11/2010
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Já ter certo conhecimento acerca das propriedades do som.
Atividade 1:
Para que as crianças conheçam alguns instrumentos musicais, o professor pode propor uma visita a uma Escola de Música ou Conservatório, assim como deve convidar para a sua sala de aula alguns músicos com seus respectivos instrumentos. Para estas visitas as crianças poderão fazer um roteiro de entrevista, no qual perguntarão um pouco sobre o instrumento (aspectos históricos e físicos), que músicos famosos o tocavam, que músicas foram criadas para serem tocadas naquele determinado instrumento, por que o convidado escolheu ser músico e tocar aquele instrumento etc. É interessante que sejam exploradas as características físicas de cada instrumento e que as crianças vejam e experimentem como produzir sons nesses instrumentos (tem que soprar, dedilhar teclas ou cordas, bater para que o som seja percutido etc).
Visita das crianças à Escola de Música da UFRN. Fonte: arquivos da autora.
Visita de pais músicos à sala de aula. Fonte: arquivos da autora.
Após estas visitas, as crianças poderão escolher alguns instrumentos para conhecerem melhor a história de sua origem e evolução.
Fotos de instrumentos musicais:
Atividade 2:
Uma vez que as crianças já tiveram um contato com alguns instrumentos, o professor poderá pedir-lhes que tragam de casa alguns de brinquedo, assim como deverá providenciar os que forem possíveis. Com os instrumentos disponíveis na sala, as crianças terão um tempo para explorá-los livremente.
Crianças experimentando diferentes instrumentos musicais.Fonte: arquivos da autora.
Num segundo momento poderá propor a brincadeira de adivinhar através da escuta e do tato, qual é o instrumento. Dividir a turma em duplas, e dispor todos os instrumentos numa mesa ou no chão. Um dos membros da dupla terá os seus olhos vendados e sentará numa cadeira, enquanto o companheiro escolherá um dos instrumentos para tocar. O que está de olhos vendados terá que adivinhar qual é o instrumento e caso não consiga, terá a chance de fazê-lo através do tato (manusear o instrumento sem tocá-lo). Depois a dupla troca de lugar e passa para a seguinte.
Fonte: arquivos da autora
Após esta vivência, as crianças poderão organizar os isntrumentos de acordo com a forma que o som é produzido: instrumentos de sopro, de percussão, de corda, eletrônicos. Esta atividade poderá ser registrada com desenhos e escrita das crianças.
Atividade 3:
O professor poderá levar para a sala de aula uma coletânea de músicas instrumentais para serem apreciadas pelas crianças de modo que identifiquem que instrumentos estão sendo tocados. Numa folha de papel madeira poderá fazer o registro coletivo de tal identificação:
Música:_______________________________________
Instrumentos que escutamos: _______________________________
_______________________________
Site com sugestões de músicas instrumentais:
http://es.israel-music.com/browse/music/jewish/instrumental/
Atividade 4:
O professor poderá pedir para que os alunos tragam material de sucata como: garrafa plástica e latinhas de refrigerante, cabos de vassouras, tampas de garrafa, canos plásticos de diâmetros variados, latas de tinta etc, para a construção de alguns instrumentos musicais. Com a orientação do professor as crianças confeccionarão os instrumentos e depois poderão escolher aglumas músicas para serem cantadas com acompanhamento dos instrumentos.
Site com vídeos e materiais para a confecção de instrumentos com sucatas:
http://sempreeraumavez.blogspot.com/2008/06/confeco-de-instrumentos-musicais-com.html
Os Instrumentos: classificação e breve história
http://www.google.com/search?q=os+instrumentos%3A+classifica%C3%A7%C3%A3o+e+breve+historia&rls=com.microsoft:es:IE-SearchBox&ie=UTF-8&oe=UTF-8&sourceid=ie7&rlz=1I7GZAZ_pt-BR www.movimento.com/.../instrumentos/Historiadosinstrumentos.doc
As crianças serão avaliadas de acordo com sua participação e desempenho nas atividades propostas. Será avaliado o conhecimento adquirido acerca dos instrumetnos musicais, a capacidade de identificar, nomear e saber a forma que o som é produzido.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/09/2014
Quatro estrelasmuito legal
19/02/2014
Quatro estrelasmuito bom
21/03/2012
Cinco estrelasExcelente !
30/11/2010
Cinco estrelasMuito bom eu sou o flautista da primeira foto um abraço.