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A Revolução Verde e a fome no mundo

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
Rosângela Nasser Ganimi
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o processo de modernização da agricultura, a partir da Revolução Verde.

  • Perceber os impactos causados pela Revolução Verde no espaço geográfico brasileiro e mundial.
  • Conhecer a relação entre a geopolítica e a agricultura.
  • Discutir acerca da modernização da agricultura no Brasil, atentando para a ação dos atores sociais – Estado, capital estrangeiro e grandes proprietários de terras.
  • Relacionar as intenções da Revolução Verde com a fome no mundo.
Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O aluno deve ter compreendido a configuração espacial das atividades agrícolas ao longo da história.
  • As condições socioeconômicas, os aspectos físicos e ambientais, além dos diferentes hábitos de consumo que interferem nessa configuração espacial.
  • A estrutura fundiária e as relações de trabalho no campo (no mundo, de modo geral, e no Brasil, especificamente).
  • Os principais sistemas agrícolas.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

O professor deverá iniciar a aula com alguns questionamentos:   

  1. Quais são as finalidades essenciais da agricultura?
  2. Vocês acreditam que a fome no mundo é decorrente da falta de alimentos?
  3. Por que, mesmo com a diminuição do contingente populacional no meio rural, nas últimas décadas, houve um aumento expressivo na produção de alimentos?

Com o objetivo de oferecer mais subsídios para a discussão, o professor poderá ler e refletir com os alunos os seguintes fragmentos:

"Apesar do grande desenvolvimento industrial e da expansão urbana, a agricultura representa papel fundamental no mundo hoje. O desenvolvimento científico e tecnológico vem alterando os seus padrões tradicionais, porém ela continua responsável pela alimentação da humanidade." (DINIZ, José A. F. Geografia da agricultura. São Paulo: Difel, 1984)

A modernização da agricultura é necessária e importante, pois o contingente de pessoas a serem alimentadas é muito grande e continua crescendo.

"Quando ocorreu a grande crise do capitalismo nos anos de 1870 a 1896, a agricultura passou a ser subordinada definitivamente à indústria e, em seguida, também ao capital financeiro." (ZAMBERLAM, Jurandir e FRONCHETI, Alceu. Agricultura ecológica: preservação do pequeno agricultor e o meio ambiente. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 13.)

A revolução na agricultura

A fome é um problema mundial, pois atinge milhões de pessoas diariamente, mais precisamente nos países pobres. Nas décadas de 50 e 60 os países mais industrializados realizaram experiências no ramo de produção de alimentos, tendo como finalidade amenizar a fome no mundo, acreditava-se no momento que o simples fato de aumentar a oferta de alimentos resolveria a problemática da fome.

A chamada Revolução Verde corresponde ao método de promover um significativo aumento na produção de cereais básicos à alimentação (arroz, milho e trigo), os processos e experimentos foram realizados em centros de pesquisas nos Estados Unidos. A idéia primordial do aumento da produtividade tem como intenção o crescimento da produção sem atingir a estrutura fundiária.

No decorrer da década de 60, foram introduzidas culturas como o trigo e o arroz de novas variedades, fato que proporcionou a multiplicação da produção dessas culturas, no entanto, esse progresso produtivo tinha como base a necessidade de emprego de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas e inseticidas), além da irrigação, que geralmente os países subdesenvolvidos não possuem. Essa evolução atingiu praticamente as áreas já avançadas, pois nas regiões pobres o cultivo ainda é tradicional e com baixa produtividade.

Disponível em: http://www.meuartigo.brasilescola.com/geografia/revolucao-verde.htm (Acesso em 16/10/2010) 

A partir das leituras e reflexões feitas, o professor deverá conduzir a formação de grupos de discussões. Cada aluno deverá fazer análises sobre o aumento da produtividade proporcionado pela Revolução Verde e a continuidade da fome no mundo.

O professor deverá pedir aos alunos (aos grupos anteriormente formados) que realizem uma pesquisa com as seguintes orientações:

O que é a Revolução Verde?

Quando ela ocorreu?

De forma ela aconteceu em países com diferentes graus de desenvolvimento econômico?

O que é um pacote tecnológico? Qual a relação desses pacotes com a Revolução Verde?

Quais as principais empresas interessadas na continuidade dessa Revolução?

Como foi a entrada da Revolução Verde no Brasil?

Quais as principais consequências da Revolução para a terra e para o homem?

Quais as relações entre a Revolução Verde e a diminuição da fome no mundo? Essa diminuição de fato ocorreu? O problema da fome está na produção de alimentos?

O trabalho poderá ser ilustrado com gráficos sobre a produtividade agrícola no mundo e a distribuição de alimentos.

Aula 2 

O resultado da pesquisa deverá ser apresentado pelos grupos na turma e, depois, o professor deve promover um debate. Visando a participação de todos, o docente deve organizar a sala em círculo, de modo que todos possam se ver. Feito isso, com as orientações dadas para a pesquisa e os resultados encontrados pelos grupos o debate acontecerá com a intermediação do professor.

Recursos Complementares

Recursos

- Fragmentos de textos apresentados;

- Internet.   

Referências bibliográficas 

DINIZ, José A. F. Geografia da agricultura. São Paulo: Difel, 1984  

ZAMBERLAM, Jurandir e FRONCHETI, Alceu. Agricultura ecológica: preservação do pequeno agricultor e o meio ambiente. Petrópolis: Vozes, 2001.

  

Sites para consulta

www.ibge.gov.br 

http://www.meuartigo.brasilescola.com/geografia/revolucao-verde.htm 

https://www.fao.org.br/ 

Avaliação

Ao final da primeira aula: os alunos deverão ser avaliados pela sua organização, participação e envolvimento nas discussões.  

Ao final da segunda aula: a avaliação será feita a partir do trabalho escrito e das participações durante as apresentações e o debate. O respeito por ideias divergentes deve ser observado.

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