07/12/2010
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1: COMO SE ORGANIZA UMA VOTAÇÃO
1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre a organização de uma eleição. Nesse momento o professor deve registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos.
ATIVIDADE 2: CONVERSANDO COM UM FUCIONÁRIO DO TRIBUNAL EEITORAL
1º Momento: O(a) professor (a) juntamente com as crianças pensarão algumas questões que farão ao funcionário do tribunal eleitoral, acerca de uma votação.
2º Momento: O(a) professor (a) poderá convidar um funcionário do Tribunal Eleitoral ou organizar uma visita ao tribunal. Obs.: Se o professor optar pela visita a escola. Entrar em contato com o tribunal e convidar um funcionário para uma conversa com as crianças na sala de aula. Se optar pela visita ao tribunal organizar a aula de estudo, solicitar o transporte e pedir autorização aos pais para a saída das crianças da escola.
3º momento: O (a) professor (a) antes de sair para a aula de estudo deverá conversar com as crianças sobre a visita ao tribunal, relembrar os combinados de como se comportar fora da escola. E combinar quais as questões que irão fazer. Esse momento deverá ser registrado com fotos, gravador. Se não puder filmar, gravar o (a) professor (a) deverá registrar a conversa com o funcionário.
Obs.: O (a) professor (a) deverá pedir ao funcionário do tribunal uma cópia do título de eleitor virgem.
http://repassandoatividades2.blogspot.com/2010/09/desenho-da-urna-eleicoes-para-pintar.html
ATIVIDADE 3 – ORGANIZANDO OS CONHECIMENTOS
1º Momento: O professor deverá inicialmente ler para as crianças os registros da aula de estudo para discutir com elas as questões que foram elucidadas. As questões e respostas deverão ser escritas em cartolinas e fixadas no mural.
2º Momento: O (a) professor (a) deverá mostrar as crianças o seu título de eleitor, ler para elas todas as informações do titulo
http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/simulacao2010.html explicando cada uma delas.
Por exemplo, que a seção é de acordo com o endereço da pessoa. Que no dia da eleição cada pessoa deverá comparecer a seção do seu titulo. Após explicar cada detalhe do título mostrar a cópia do titulo em branco e combinar com as crianças qual o nº darão para a seção, qual a numeração dos títulos. Depois de numerar e escrever a seção nos títulos o professor deverá entregar a cada criança um titulo com o seu nome e pedir que elas assinem o seu titulo. Depois que todas as crianças assinarem o professor deverá plastificar os títulos com papel contato.
Fonte das fotos - NEI-UFRN
ATIVIDADE 4 – VIVENCIANDO UMA ELEIÇÃO
1º Momento: O professor deverá inicialmente levar a crianças a sala de multimídia para assistirem uma eleição. Nesse momento o professor deverá explicar as crianças cada etapa da eleição (entrega dos documentos – título, identidade – assinatura, votação, recebimento do comprovante de votação e documentos.
2º Momento: O (a) professor (a) deverá conversar com as crianças sobre os lideres que se candidataram (aula “A estrutura do Governo Escolar) e dizer que estes serão os candidatos da eleição. As crianças deverão analisar as propostas dos candidatos e irão vivenciar a votação.
OBS: O(a) professor (a) deverá organizar a cabine de votação, a urna e as cédulas de votação
Fonte das fotos - NEI - UFRN
3º Momento: O (a) professor (a) deverá realizar com as crianças a apuração dos votos e refletir sobre o resultado da eleição, ressaltando que aquele que venceu representará a turma.
http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/simulacao2010.html
http://cilaschulman.wordpress.com/2008/07/24/como-organizar-uma-campanha-eleitoral-iv/
Avaliar se a criança:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!