Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A ELEIÇÃO NA CIDADE NATAL.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Elaborar uma proposta para candidatar-se;
  • Participar de debates com outros candidatos;
  • Vivenciar uma eleição.
  • Refletir sobre as funções dos candidatos.
Duração das atividades
4 AULAS COM 30 MINUTOS.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: COMO SE ORGANIZA UMA VOTAÇÃO

1º Momento: O professor durante a roda deverá instigar as crianças a responderem algumas questões sobre a organização de uma eleição. Nesse momento o professor deve registrar as hipóteses das crianças para que posteriormente elas reflitam sobre as mesmas e elaborem novos conhecimentos.

ATIVIDADE 2: CONVERSANDO COM UM FUCIONÁRIO DO TRIBUNAL EEITORAL 

1º Momento: O(a) professor (a)  juntamente com as crianças pensarão algumas questões que farão ao funcionário do tribunal eleitoral, acerca de uma votação.

  •  Como acontece a votação?       
  •  Como são feitos os votos?        
  •  Quem elabora os votos?         
  •  Quem organiza as urnas?         
  •  Quem instala as urnas nos locais da votação?
  •  Quais os documentos necessários para votar nas eleições?
  • Como são computados os votos?   

2º Momento: O(a) professor (a)  poderá convidar um funcionário do Tribunal Eleitoral ou organizar uma visita ao tribunal. Obs.: Se o professor optar pela visita a escola. Entrar em contato com o tribunal e convidar um funcionário para uma conversa com as crianças na sala de aula. Se optar pela visita ao tribunal organizar a aula de estudo, solicitar o transporte e pedir autorização aos pais para a saída das crianças da escola.

 3º momento: O (a) professor (a) antes de sair para a aula de estudo deverá conversar com as crianças sobre a visita ao tribunal, relembrar os combinados de como se comportar fora da escola. E combinar quais as questões que irão fazer. Esse momento deverá ser registrado com fotos, gravador. Se não puder filmar, gravar o (a) professor (a) deverá registrar a conversa com o funcionário.

 Obs.: O (a) professor (a) deverá pedir ao funcionário do tribunal uma cópia do título de eleitor virgem.

http://repassandoatividades2.blogspot.com/2010/09/desenho-da-urna-eleicoes-para-pintar.html 

ATIVIDADE 3 – ORGANIZANDO OS CONHECIMENTOS

 1º  Momento: O professor deverá inicialmente ler para as crianças os registros da aula de estudo para discutir com elas as questões que foram elucidadas. As questões e respostas deverão ser escritas em cartolinas e fixadas no mural.

2º Momento: O (a) professor (a) deverá mostrar as crianças o seu título de eleitor, ler para elas todas as informações do titulo

http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/simulacao2010.html explicando cada uma delas.  

Por exemplo, que a seção é de acordo com o endereço da pessoa. Que no dia da eleição cada pessoa deverá comparecer a seção do seu titulo. Após explicar cada detalhe do título mostrar a cópia do titulo em branco e combinar com as crianças qual o nº darão para a seção, qual a numeração dos títulos. Depois de numerar e escrever a seção nos títulos o professor deverá entregar a cada criança um titulo com o seu nome e pedir que elas assinem o seu titulo. Depois que todas as crianças assinarem o professor deverá plastificar os títulos com papel contato.

Fonte das fotos - NEI-UFRN

ATIVIDADE 4 – VIVENCIANDO UMA ELEIÇÃO 

1º  Momento: O professor deverá inicialmente levar a crianças a sala de multimídia para assistirem uma eleição.  Nesse momento o professor deverá explicar as crianças cada etapa da eleição (entrega dos documentos – título, identidade – assinatura, votação, recebimento do comprovante de votação e documentos.

2º Momento: O (a) professor (a) deverá conversar com as crianças sobre os lideres que se candidataram (aula “A estrutura do Governo Escolar) e dizer que estes serão os candidatos da eleição. As crianças deverão analisar as propostas dos candidatos e irão vivenciar a votação.

OBS: O(a) professor (a) deverá organizar a cabine de votação, a urna e as cédulas de votação

.

Fonte das fotos - NEI - UFRN

3º Momento: O (a) professor (a) deverá realizar com as crianças a apuração dos votos e refletir sobre o resultado da eleição, ressaltando que aquele que venceu representará a turma.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se a criança:     

  • Compreendeu as propostas dos candidatos;
  •  Participou dos debates com os candidatos;
  •  Refletiu sobre as funções e propostas dos candidatos;
  •  Participou das atividades com envolvimento.    
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.