Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Livro de literatura: possibilitando a criação de novas ideias

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler, com desenvoltura, as imagens contidas no livro.
  • Recontar a história oralmente, a partir das gravuras.
  • Saber ouvir a ideia do colega com atenção e respeito.
  • Identificar e valorizar a importância do trabalho em grupo.
  • Produzir um outro final para a história, elaborando novas ideias sobre o assunto.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

a) Como atividade preparatória para a apresentação do livro, a professora proporá que os alunos se dividam em grupos. Depois, entregará para um dos alunos de cada grupo uma folha de papel dobrada em diversas partes, como uma sanfona. Pedirá que cada criança escreva uma ideia numa parte da sanfona, dobrando-a antes de passar para o colega, que não poderá ler o que está escrito. Quando todos tiverem escrito suas ideias, o grupo abrirá a folha e fará a leitura das ideias escritas, tentando formar um texto harmonioso.

b) Explicar aos alunos que o livro que será trabalhado tem como título: Nicolau tinha uma ideia.

Perguntar aos alunos o que esse título sugere. Deixar que exponham suas opiniões.

c) Apresentar a capa do livro e explorar: autora, ilustradora, editora e a imagem.

Disponível em:

http://www.martinsfontespaulista.com.br/site/Imagens/Produtos/Detalhe/5663.jpg 

d) Fazer a leitura do livro, explorando as ilustrações.

e) Pedir aos alunos que recontem, oralmente, a história, verificando se compreenderam, conseguindo apresentar claramente as ideias.

f) Numa folha de papel cortada ao meio, os alunos farão o registro de sua ideia sobre o livro: se gostaram, o que aprenderam sobre o trabalho em equipe.

2ª aula:

a) Retomar a atividade da aula anterior, solicitando que cada aluno apresente o registro que fez.

b) Conversar sobre a importância do trabalho em grupo e sobre as descobertas que fazemos juntos.

c) Propor que os alunos discutam em grupos o que podem fazer para contribuir para a diminuição do lixo em nossa escola. Cada aluno deverá expor a sua opinião. Depois, em uma folha de papel pardo ou cartolina, o grupo fará o registro das ideias que tiveram.

d) Cada grupo fará a apresentação para o restante da turma e os trabalhos ficarão anexados em lugar de destaque no corredor do colégio.

3ª aula:

a) Retomar o livro e pedir aos alunos que recontem oralmente, fazendo um resumo.

b) Convidar os alunos a conhecer um pouco mais sobre a autora do livro, que propôs aos alunos uma participação na sua obra através da última página, em que são convidados a registrar também suas ideias:

Ruth Rocha 

c) Retomar a última página do livro. Propor que os alunos façam o desenho em uma folha, pois o livro pertence a todos os alunos. Esse desenho poderá ser um outro final para a história, ...

c) Quando os alunos terminarem de desenhar deverão registrar por escrito esse final da história criado por eles.

d) Cada criança fará a apresentação da sua ideia e ao final os textos serão afixados no mural da sala, com a identificação de cada aluno.

Recursos Complementares

Biografia da autora disponível no link:

http://www.algosobre.com.br/biografias/ruth-rocha.html 

Avaliação
  • Verificar se os alunos foram capazes de compreender as ideias apresentadas pela autora no livro, através da recontagem oral.
  • Observar se todos os alunos conseguiram expor suas ideias no grupo e se os grupos conseguiram ouvir com respeito as opiniões dos colegas.
  • Avaliar a produção dos cartazes feitos pelos alunos, observando a construção coletiva.
  • Avaliar o texto produzido pelos alunos em relação à coerência das novas ideias apresentadas.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.