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Biodiesel: uma saída sustentável

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Rosângela Nasser Ganimi
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá entender a origem do biodiesel no Brasil e de que forma a produção desse combustível altera a organização do espaço agrário brasileiro. Deverá também conhecer as principais diferenças entre o proálcool e o programa biodiesel, além de compreender as vantagens e as desvantagens dessa produção para a economia e a sociedade brasileira.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter conhecimento da importância da produção de energia para a economia e a sociedade de um país ou região. E das potencialidades naturais do território brasileiro, para a produção de formas diferenciadas de energia.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1º passo:

O professor deverá iniciar a aula com alguns questionamentos para a turma:

De que forma pode-se produzir energia?

Por que a produção de energia é tão importante para a economia e a sociedade mundial?

Qual é a principal fonte de energia da atualidade?

O que pode acarretar o aumento do consumo de petróleo como fonte de energia? (Quanto ao esgotamento das jazidas existentes e ao ambiente).

Vocês sabem o que o proálcool?

Vocês já ouviram falar em biodiesel?

 

2º passo:

Pedir aos alunos que façam uma leitura do texto adaptado a seguir:

UMA SAÍDA CHAMADA BIODIESEL

NA BUSCA POR COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS, O BRASIL PODE ENCONTRAR UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Libertar a sociedade contemporânea do "vício em petróleo" é um dos poucos sonhos que une estrategistas políticos, governantes, ambientalistas e sociólogos desde a década de 70. Atualmente, a busca de uma alternativa energética para os combustíveis fósseis tem estado na pauta das discussões internacionais mediante as urgentes necessidades de redução da poluição ambiental em escala mundial. Nesse sentido, o biodiesel se apresenta como alternativa interessante, já que não contém enxofre, nem gera poluentes durante a produção industrial.

A origem do biodiesel no Brasil, assim como a do álcool, está na lavoura. O produto é extraído de plantas oleaginosas, entre elas: a mamona, o dendê, o girassol, o babaçu, o algodão e a soja. Essas e outras culturas com grande "potencial lipídico", entretanto, são utilizadas quase que exclusivamente para a alimentação. O enorme potencial energético é desperdiçado inclusive na etapa do óleo residual proveniente do processamento dos grãos para a indústria alimentícia.

 

Esquema Biodiesel

Imagem disponível em: http://www.osasco.sp.gov.br/bio/

 

 

Mapa Brasil biodiesel

Imagem disponível em: http://www.biodieselbr.com/biodiesel/brasil/regioes.htm

 

Girassol Biodiesel 

Imagem disponível em: http://www.metaposto.com.br/blog/?p=233

 

Histórico

O biodiesel é obtido por meio da reação de óleos vegetais, e também de gordura animal, que, estimulados por um catalisador, reagem quimicamente com o álcool ou o metanol. Essa reação química produz um éster - cujas características físico-químicas são muito semelhantes às do diesel - e um glicerol.

Esse combustível de fontes renováveis (o petróleo é um recurso não-renovável) é biodegradável e funciona perfeitamente em motores do ciclo diesel, enquanto o uso de outros combustíveis limpos, como o gás natural ou o biogás, requer adaptação dos motores.

O biodiesel também traz importantes vantagens econômicas e sociais, e pode aumentar a oferta de empregos no campo e o processo de inclusão social no País; reduzir a emissão de poluentes atmosféricos; e reverter o fluxo de capitais - uma vez que a sua utilização reduz a importação do óleo diesel e, por consequência, a comercialização internacional de certificados de redução de emissões de gases do efeito estufa.

 

Fonte: CORRÊA, Fabiana Zuliani. Discutindo Geografia. Ano 2. Nº 9. São Paulo: escala educacional.

Com o apoio do quadro ilustrativo do final da matéria e das imagens inseridas na primeira parte do texto, o professor deverá explicar e discutir o que é o proálcool e o programa biodiesel.

 

 3º passo:

O professor deverá ao final da leitura, realizar alguns esclarecimentos, embasados no texto:

Por que a urgência em tentar diminuir o gasto de petróleo no mundo?

O que são fontes de energia renováveis e fontes de energia não-renováveis?

Onde, principalmente, são produzidas as plantas oleaginosas no Brasil? Há possibilidade de expansão de áreas cultivadas dessas plantas? Quais as principais plantas oleaginosas incluídas nessa expansão e por quê? Apenas para a produção do biosiesel ou há outros motivos?

 Dica: Os questionamentos realizados com a turma no 1o e no 3o passos devem ficar registrados no quadro, com a finalidade de orientar a construção do texto pedido no 4o passo.

4º passo:

A partir das discussões realizadas, pedir aos alunos, que em duplas, produzam um texto que aponte alguns empecilhos que podem surgir com a produção do biodiesel. O professor deve estimular os alunos a pensar que, por exemplo, pode ocorrer uma expansão exacerbada dos cultivos destinados à produção do combustível, desviando terras e outros recursos de produção das plantações para alimento. E que, segundo um relatório da ONU, "muitas plantações hoje usadas como fonte de biocombustível requerem terra agricultável de alta qualidade e o uso significativo de fertilizantes, pesticidas e água". No mesmo relatório, é afirmado que "'sistemas de bioenergia modernos bem projetados podem de fato aumentar a produção local de comida'. Se o combustível ficar significativamente mais barato, a cadeia de produção e distribuição de alimentos também pode baratear o produto final. 'Mas esse não é o caso no momento', diz Luiz Pinguelli Rosa, secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. (...)".

Fonte: Folha de São Paulo, 10/6/2007 - In: Atualidades Vestibular 2008.

Ao estimular o aluno a pensar nos pontos acima, ele também poderá realizar a construção do seu texto voltada para questões relacionadas à organização do espaço agrário no Brasil. Por exemplo, levando em conta questões como: Quais os tipos de agricultura realizados no Brasil? Que tipo de agricultura, principalmente, abastece o mercado de consumo interno do Brasil? Que tipos de ações governamentais podem favorecer o pequeno agricultor brasileiro? De que maneira a produção agrícola voltada para o exterior contribui para a balança comercial do País? Quais as principais produções em cada região do Brasil?

Dica: Esse texto pode ser ilustrado com imagens da internet , de jornais e revistas, sendo mostrado a turma com uma apresentação dos pontos fundamentais em data show (caso seja disponibilizado pela escola).

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula os alunos deverão ser avaliados pela participação nos debates propostos e na elaboração do texto, que envolve a compreensão e a sistematização de reflexões realizadas no decorrer das discussões em sala.

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