21/02/2011
Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
O aluno deverá entender a origem do biodiesel no Brasil e de que forma a produção desse combustível altera a organização do espaço agrário brasileiro. Deverá também conhecer as principais diferenças entre o proálcool e o programa biodiesel, além de compreender as vantagens e as desvantagens dessa produção para a economia e a sociedade brasileira.
O aluno deve ter conhecimento da importância da produção de energia para a economia e a sociedade de um país ou região. E das potencialidades naturais do território brasileiro, para a produção de formas diferenciadas de energia.
Aula 1
1º passo:
O professor deverá iniciar a aula com alguns questionamentos para a turma:
De que forma pode-se produzir energia?
Por que a produção de energia é tão importante para a economia e a sociedade mundial?
Qual é a principal fonte de energia da atualidade?
O que pode acarretar o aumento do consumo de petróleo como fonte de energia? (Quanto ao esgotamento das jazidas existentes e ao ambiente).
Vocês sabem o que o proálcool?
Vocês já ouviram falar em biodiesel?
2º passo:
Pedir aos alunos que façam uma leitura do texto adaptado a seguir:
UMA SAÍDA CHAMADA BIODIESEL
NA BUSCA POR COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS, O BRASIL PODE ENCONTRAR UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Libertar a sociedade contemporânea do "vício em petróleo" é um dos poucos sonhos que une estrategistas políticos, governantes, ambientalistas e sociólogos desde a década de 70. Atualmente, a busca de uma alternativa energética para os combustíveis fósseis tem estado na pauta das discussões internacionais mediante as urgentes necessidades de redução da poluição ambiental em escala mundial. Nesse sentido, o biodiesel se apresenta como alternativa interessante, já que não contém enxofre, nem gera poluentes durante a produção industrial.
A origem do biodiesel no Brasil, assim como a do álcool, está na lavoura. O produto é extraído de plantas oleaginosas, entre elas: a mamona, o dendê, o girassol, o babaçu, o algodão e a soja. Essas e outras culturas com grande "potencial lipídico", entretanto, são utilizadas quase que exclusivamente para a alimentação. O enorme potencial energético é desperdiçado inclusive na etapa do óleo residual proveniente do processamento dos grãos para a indústria alimentícia.
Imagem disponível em: http://www.osasco.sp.gov.br/bio/
Imagem disponível em: http://www.biodieselbr.com/biodiesel/brasil/regioes.htm
Imagem disponível em: http://www.metaposto.com.br/blog/?p=233
Histórico
O biodiesel é obtido por meio da reação de óleos vegetais, e também de gordura animal, que, estimulados por um catalisador, reagem quimicamente com o álcool ou o metanol. Essa reação química produz um éster - cujas características físico-químicas são muito semelhantes às do diesel - e um glicerol.
Esse combustível de fontes renováveis (o petróleo é um recurso não-renovável) é biodegradável e funciona perfeitamente em motores do ciclo diesel, enquanto o uso de outros combustíveis limpos, como o gás natural ou o biogás, requer adaptação dos motores.
O biodiesel também traz importantes vantagens econômicas e sociais, e pode aumentar a oferta de empregos no campo e o processo de inclusão social no País; reduzir a emissão de poluentes atmosféricos; e reverter o fluxo de capitais - uma vez que a sua utilização reduz a importação do óleo diesel e, por consequência, a comercialização internacional de certificados de redução de emissões de gases do efeito estufa.
Fonte: CORRÊA, Fabiana Zuliani. Discutindo Geografia. Ano 2. Nº 9. São Paulo: escala educacional.
Com o apoio do quadro ilustrativo do final da matéria e das imagens inseridas na primeira parte do texto, o professor deverá explicar e discutir o que é o proálcool e o programa biodiesel.
3º passo:
O professor deverá ao final da leitura, realizar alguns esclarecimentos, embasados no texto:
Por que a urgência em tentar diminuir o gasto de petróleo no mundo?
O que são fontes de energia renováveis e fontes de energia não-renováveis?
Onde, principalmente, são produzidas as plantas oleaginosas no Brasil? Há possibilidade de expansão de áreas cultivadas dessas plantas? Quais as principais plantas oleaginosas incluídas nessa expansão e por quê? Apenas para a produção do biosiesel ou há outros motivos?
Dica: Os questionamentos realizados com a turma no 1o e no 3o passos devem ficar registrados no quadro, com a finalidade de orientar a construção do texto pedido no 4o passo.
4º passo:
A partir das discussões realizadas, pedir aos alunos, que em duplas, produzam um texto que aponte alguns empecilhos que podem surgir com a produção do biodiesel. O professor deve estimular os alunos a pensar que, por exemplo, pode ocorrer uma expansão exacerbada dos cultivos destinados à produção do combustível, desviando terras e outros recursos de produção das plantações para alimento. E que, segundo um relatório da ONU, "muitas plantações hoje usadas como fonte de biocombustível requerem terra agricultável de alta qualidade e o uso significativo de fertilizantes, pesticidas e água". No mesmo relatório, é afirmado que "'sistemas de bioenergia modernos bem projetados podem de fato aumentar a produção local de comida'. Se o combustível ficar significativamente mais barato, a cadeia de produção e distribuição de alimentos também pode baratear o produto final. 'Mas esse não é o caso no momento', diz Luiz Pinguelli Rosa, secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. (...)".
Fonte: Folha de São Paulo, 10/6/2007 - In: Atualidades Vestibular 2008.
Ao estimular o aluno a pensar nos pontos acima, ele também poderá realizar a construção do seu texto voltada para questões relacionadas à organização do espaço agrário no Brasil. Por exemplo, levando em conta questões como: Quais os tipos de agricultura realizados no Brasil? Que tipo de agricultura, principalmente, abastece o mercado de consumo interno do Brasil? Que tipos de ações governamentais podem favorecer o pequeno agricultor brasileiro? De que maneira a produção agrícola voltada para o exterior contribui para a balança comercial do País? Quais as principais produções em cada região do Brasil?
Dica: Esse texto pode ser ilustrado com imagens da internet , de jornais e revistas, sendo mostrado a turma com uma apresentação dos pontos fundamentais em data show (caso seja disponibilizado pela escola).
- Revista Discutindo Geografia. Ano 2. nº 9. São Paulo: Escala educacional.
- Atualidades Vestibular 2008.
Sites para pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/biodiesel.htm
http://www.biodieselbr.com/biodiesel/biodiesel.htm
http://www2.petrobras.com.br/Petrobras/portugues/perfil/Perfil_biodisel.asp
http://www.osasco.sp.gov.br/bio/
Ao final da aula os alunos deverão ser avaliados pela participação nos debates propostos e na elaboração do texto, que envolve a compreensão e a sistematização de reflexões realizadas no decorrer das discussões em sala.
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