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OS SABORES DO NATAL

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer a origem das culinárias natalinas;
  •  Trabalhar com pesos e medidas;
  •  Escrever textos instrucionais – receitas culinárias;
  •  Produzir alguns pratos típicos do natal;
Duração das atividades
4 aulas de 40 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Está aula não necessita de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1.  AS DELÍCIAS NATALINAS

1º Momento: O (a) professor (a) deverá levar para sala de aula várias receitas de comidas natalinas, como também poderá solicitar receitas com os pais dos alunos.  Deixem que as crianças teçam comentários acerca das receitas. Depois, escolham uma dessas receitas para fazerem, solicitando os ingredientes aos pais.

Obs. Também poderá ser convidado alguns pais ou avós para realizarem a culinária na sala.

ATIVIDADE 2.  CONHECENDO UMA RECEITA  NATALINA: rabanadas

1º Momento:  O (a) professor (a) deverá na roda conversar com as crianças sobre a culinária que irão fazer, para tanto terão que conhecer a estrutura do texto instrucional.

RECEITA: RABANADA

INGREDIENTES:

pão adormecido,

4 xícaras de leite,

3 ovos,

2 xícaras de açúcar,

canela

óleo

Modo de preparar: 

Cortar o pão em fatias, depois molhar no leite e nos ovos batidos e fritar no óleo quente. Depois polvilhar com açúcar e canela.  

Depois, da leitura da receita, os alunos deverão escrever a receita para ensinar seus pais o como fazer. É importante que o(a) professor(a) chame a atenção das crianças para as unidades de medida utilizadas na receita (litro, xícara colher,dúzia).   

2º Momento: O (a) professora (a) deverá retomar a receita exposta no mural e elaborar algumas problematizações, tais como:

  1. Se fossemos fazer duas receitas quantas xícaras de leite seriam necessárias?
  2. E quantos ovos?
  3.  Quantas xícaras de açúcar?  
  4. E se fossem três receitas?

Deixe que as crianças emitam suas respostas, faça com que eles elaborem suas hipóteses, possibilite discussões e interações entre as crianças.

3º Momento:  Organize todos os ingredientes para a realização da culinária. Conduza as crianças a cozinha experimental para prepararem a culinária. (Como sugestão anterior RABANADAS).  Solicitar que as crianças lavem as mãos e coloquem as toucas. Leiam a receita, na medida em que for realizando cada procedimento, questionar as crianças com relação as quantidades e solicitar que elas participem (colocando os ingredientes na xícara, ou colher). Deixe que as crianças executem o passo a passo da receita, verifique se todas as crianças participaram do processo.

Fonte: Professora Keila Barreto - Núcleo de Educação da Infância - UFRN 

4º Momento: O (a) professor (a) deverá levar para a sala a culinária que prepararam, e realizar algumas atividades de matemática, com problematizações:         

  1. Quantas rabanadas nós fizemos?
  2. Quantas rabanadas são necessárias para que todas as crianças possam comer duas?
  3. E contando com a professora, quantas serão necessárias?

Registrar no quadro as respostas. Depois de várias sugestões conduzir a discussão dando algumas diretrizes para que as crianças cheguem ao resultado das estimativas.

Por exemplo:

  • Tem mais de 30 e menos que 50.                                                   
  • Tem duas vezes 20 mais 7.                                                   
  • Tem duas vezes 15 mais 17   

Depois, peça para os alunos contarem as rabanadas, verifiquem quem mais se aproximou da quantidade. Em seguida, deixe que as crianças sirvam-se a vontade das rabanadas natalinas.

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/2352-rabanadas-com-leite-condensado.html    

ATIVIDADE 3.  EXPERIMENTANDO BISCOITOS NATALINOS

1º Momento: Outra sugestão para a Culinária

BISCOITO DE NATAL

INGREDIENTES -

  • 1 ovo -
  • 13 colheres de sopa de manteiga
  • 15 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de sopa de casca de laranja ralada
  • 1 colher de sopa de casca de limão ralada
  • 1 colher de sopa de especiarias em pó (canela, cravo, noz moscada)
  • 150g de frutas secas picadas
  • 25 colheres de sopa de farinha de peneirada

MODO DE PREPARO:

Bata o ovo com o uso de um batedor manual durante 30 segundos. Em outra tigela, bata 12 colheres de sopa de manteiga e o açúcar por 3 minutos na batedeira, até o creme ficar com uma aparência esbranquiçada e esponjosa. Adicione o ovo à mistura de manteiga e açúcar. Adicione as raspas de laranja e de limão, as especiarias e as frutas secas, bata por mais 1 minuto. Após isso, adicione a farinha de forma gradual. Embrulhe a massa e leve à geladeira por 30 minutos. Faça a moldura escolhida com forminhas especiais, pré-aqueça o forno por 15 minutos. Em seguida, com o forno à temperatura média, asse os biscoitos.

http://www.guiadaculinaria.com.br/receita_1855-biscoito_de_natal.htm 

2º Momento: O (a) professor(a) deverá propor a elaboração de um presente de natal para os pais. Para tanto deverá solicitar que os alunos tragam latas de leite vazia, tecidos coloridos, papel de presente e outros. Depois, de organizado o material nas mesas, o(a) professor(a) deverá dar as orientações necessárias e deixar que cada criança decore a sua lata.

Decorar a lata de biscoito:

  1. Pintar a lata com tinta ou forrar com tecido colorido ou estampado.
  2. Cole papel de presente com motivos natalinos, ou faça recorte e colagem utilizando papel cartão colorido ou tecido colorido.
  3. Coloque os biscoitos na lata.

http://elisabethsarkis.blogspot.com/2008/12/reciclagem-latas-natalinas.html 

Recursos Complementares
Avaliação

avaliar se as crianças:

  1. Participaram das culinárias natalinas;
  2. Compreenderam as unidades de medidas (litro, dúzia, quilo;
  3. Compreenderam a funcionalidade dos textos instrucionais – receitas culinárias.   
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