Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


QUAL O SIGNIFICADO DO NATAL?

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o significado e a origem do Natal;
  • Expressar as ideias oralmente;
  • Elaborar e produzir enfeites natalinos;
  • Montar uma árvore de natal coletivamente.
Duração das atividades
Atividades com duração de 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

 ATIVIDADE 1.  O QUE É NATAL?

1º Momento: O (a) professor (a) deverá conversar com as crianças sobre o NATAL, questionando:         

  • O que é o NATAL?         
  • O que comemoramos no NATAL?
  • Como festejamos o NATAL?

 

Durante a conversa, o (a) professor (a) deverá registrar todas as falas das crianças e anexar no mural.

2º Momento: O (a) professor (a) deverá enviar como tarefa de casa, uma pesquisa com as três questões acima (cada questão numa folha).

 

3º Momento: O (a) professor (a) deverá sentar com as crianças na roda e solicitar que as crianças falem/leiam o que pesquisaram sobre o Natal. 

OBS: O (a) professor (a) poderá ajudar os alunos que ainda não lê convencionalmente, ou deixar que algum colega o ajude.

 

4º Momento:  O (a) professor deverá dividir a turma em 3 grupos, e entregar a cada grupo UMA das questões acima pesquisadas. Solicitando que cada grupo confeccione um cartaz apresentando a resposta a sua questão. Para tanto, poderá utilizar várias estratégias: Desenhos; Imagens (fotos) e Pergunta e resposta (escrita)

Material Sugerido para a atividade:  cartolinas, pincel atômico, lápis de cor, cola, tesoura, imagens, fotos, etc  

 5º Momento: O (a) professor (a) deverá solicitar que cada grupo apresente seu trabalho ao restante da sala. Nesse momento o (a) professor (a) deverá mediar às apresentações e depois expor os trabalhos no mural da sala. Ao final de cada apresentação o (a) professor (a) deverá retomar com as crianças suas pesquisas e discutirem seus pontos de vistas.   

 ATIVIDADE 2 – REPRESENTAÇÃO DO NATAL

1º Momento: O (a) professor (a) deverá conversar com as crianças a partir do que elas responderam anteriormente, enfocando nesse momento as suas experiências pessoais com a questão abaixo:

COMO SUA FAMÍLIA COMEMORA O NATAL?

O (a) professor (a) deverá deixar que todas as crianças falem como sua família comemora o natal. Nesse momento,  o (a) educador (a)  quando necessário deverá mediar as falas das crianças,  lembrando que é  importante  respeitar à diversidade, a cultura de cada um. O (a) professor (a) também deverá relatar as suas experiências. A partir das falas das crianças poderão surgir alguns símbolos do Natal. O(a) professor (a) poderá sugerir a  elaboração e construção de uma árvore de Natal.

OBS: Como sugestão, apontamos: cartões natalinos, representação dos símbolos do natal, e outros enfeites produzidos pelas crianças.

 

Material: Galho seco, tinta guache, cartolina colorida, fitas, gliter, cola, flores secas, lápis de cor, hidrocor, algodão, tesoura, bola de isopor, lantejoula, tecido (xadrez, bolinhas, listado) e palito de picolé. 

OBS: O (a) professor (a) deverá providenciar um galho seco para fazer a árvore.

 

 

2º Momento: O (a) professor (a) deverá organizar os materiais nas mesas, e deixar que cada criança escolha qual material irá utilizar para confeccionar seu enfeite. O (a) professor (a) deverá circular pela sala, orientando as crianças que solicitarem sua ajuda, ou as que estiverem com dificuldades.

Abaixo modelos de alguns símbolos natalinos.

 

http://www.google.com/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_otgpQpxR_Fc/TNRUz4ZDXiI/AAAAAAAABXA/KxIoWG2oO98/s320/desenho-boneco-de-neve.jpg&imgrefurl=http://baudaweb.blogspot.com/2010/11/desenhos-e-riscos-de-papai-noel-e.html&usg=__-ZAQN4YpfYSxiiHGp8CiQWKm2L0=&h=320&w=247&sz=18&hl=pt-br&start=42&zoom=1&itbs=1&tbnid=FnMmEtKVkoRxcM:&tbnh=118&tbnw=91&prev=/images%3Fq%3Ddesenhos%2Bbonecos%2Bde%2Bneve%26start%3D40%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1

 

3º Momento: O (a) professor (a) deverá solicitar que cada criança mostre ao grupo a sua produção. Depois, juntos deverão montar a árvore de natal, pendurando o seu enfeite/cartão.

Obs: O professor poderá fotografar todo o processo da produção da árvore, e depois expor no mural da sala.

 

         

Fonte: Professora Keila Barreto - Núcleo de Educação da Infância - UFRN

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se a criança:

  • Conheceu o significado e a origem do Natal;
  • Expressou as suas  idéias oralmente;
  • Elaborou e produziu enfeites natalinos;
  • Montou uma árvore de natal coletivamente.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.