25/01/2011
NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
ATIVIDADE 1. O QUE É NATAL?
1º Momento: O (a) professor (a) deverá conversar com as crianças sobre o NATAL, questionando:
Durante a conversa, o (a) professor (a) deverá registrar todas as falas das crianças e anexar no mural.
2º Momento: O (a) professor (a) deverá enviar como tarefa de casa, uma pesquisa com as três questões acima (cada questão numa folha).
3º Momento: O (a) professor (a) deverá sentar com as crianças na roda e solicitar que as crianças falem/leiam o que pesquisaram sobre o Natal.
OBS: O (a) professor (a) poderá ajudar os alunos que ainda não lê convencionalmente, ou deixar que algum colega o ajude.
4º Momento: O (a) professor deverá dividir a turma em 3 grupos, e entregar a cada grupo UMA das questões acima pesquisadas. Solicitando que cada grupo confeccione um cartaz apresentando a resposta a sua questão. Para tanto, poderá utilizar várias estratégias: Desenhos; Imagens (fotos) e Pergunta e resposta (escrita)
Material Sugerido para a atividade: cartolinas, pincel atômico, lápis de cor, cola, tesoura, imagens, fotos, etc
5º Momento: O (a) professor (a) deverá solicitar que cada grupo apresente seu trabalho ao restante da sala. Nesse momento o (a) professor (a) deverá mediar às apresentações e depois expor os trabalhos no mural da sala. Ao final de cada apresentação o (a) professor (a) deverá retomar com as crianças suas pesquisas e discutirem seus pontos de vistas.
ATIVIDADE 2 – REPRESENTAÇÃO DO NATAL
1º Momento: O (a) professor (a) deverá conversar com as crianças a partir do que elas responderam anteriormente, enfocando nesse momento as suas experiências pessoais com a questão abaixo:
COMO SUA FAMÍLIA COMEMORA O NATAL?
O (a) professor (a) deverá deixar que todas as crianças falem como sua família comemora o natal. Nesse momento, o (a) educador (a) quando necessário deverá mediar as falas das crianças, lembrando que é importante respeitar à diversidade, a cultura de cada um. O (a) professor (a) também deverá relatar as suas experiências. A partir das falas das crianças poderão surgir alguns símbolos do Natal. O(a) professor (a) poderá sugerir a elaboração e construção de uma árvore de Natal.
OBS: Como sugestão, apontamos: cartões natalinos, representação dos símbolos do natal, e outros enfeites produzidos pelas crianças.
Material: Galho seco, tinta guache, cartolina colorida, fitas, gliter, cola, flores secas, lápis de cor, hidrocor, algodão, tesoura, bola de isopor, lantejoula, tecido (xadrez, bolinhas, listado) e palito de picolé.
OBS: O (a) professor (a) deverá providenciar um galho seco para fazer a árvore.
2º Momento: O (a) professor (a) deverá organizar os materiais nas mesas, e deixar que cada criança escolha qual material irá utilizar para confeccionar seu enfeite. O (a) professor (a) deverá circular pela sala, orientando as crianças que solicitarem sua ajuda, ou as que estiverem com dificuldades.
Abaixo modelos de alguns símbolos natalinos.
3º Momento: O (a) professor (a) deverá solicitar que cada criança mostre ao grupo a sua produção. Depois, juntos deverão montar a árvore de natal, pendurando o seu enfeite/cartão.
Obs: O professor poderá fotografar todo o processo da produção da árvore, e depois expor no mural da sala.
Fonte: Professora Keila Barreto - Núcleo de Educação da Infância - UFRN
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26970
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14933
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14934
Avaliar se a criança:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/10/2013
Quatro estrelasvoi muito bom trabalha com os meus alunos