Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O ensino na Idade Média: as Universidades

 

29/08/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A origem das Universidades.

- Os cursos oferecidos pelas Universidades medievais.

- As características das Universidades medievais.

- As primeiras Universidades e seus locais de desenvolvimento.

- As principais matérias e formas de ensino.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Noções sobre as estruturas básicas do período medieval.

-Noções sobre a filosofia medieval.

- A religiosidade medieval.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Os alunos entrarão em contato com um tema muito profícuo e ainda muito atual: o ensino nas universidades. Dada a abrangência e interesse do tema, o professor deve orientar seus alunos para respeitarem as diferentes opiniões a respeito das universidades que podem surgir ao longo das aulas.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos a respeito das universidades:

  • Os alunos conhecem as estruturas das universidades?
  • Conhecem sua história?
  • A sua relação com o período medieval?
  • Sabem quais são as mais antigas do mundo?
  • Quais os objetivos de sua fundação?

Em seguida, o professor deverá dispor os alunos em círculo e dar início à uma rápida apresentação de slides utilizando as seguintes imagens:

Imagem 1: Universidade de Bolonha

Universidade de Bolonha

http://4.bp.blogspot.com/-b7YRbTVBr8w/ThnPPUWQsHI/AAAAAAAAAVE/fAjBK7dXblY/s1600/universidade+DE+BOLONHA%252C+COP%25C3%2589RNICO.jpg

Imagem 2: Universidade de Paris

Universidade de Paris

http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/So/4059/1461.jpg

Imagem 3: Universidade de Oxford

Universidade de Oxford

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/93/Oxford_02.jpg

Imagem 4: Universidade de Slamanca

Universidade de Salamanca

http://3.bp.blogspot.com/-4AAa2XldQOU/TZZPhDGxwVI/AAAAAAAARVs/dD1bc28sJ_E/s1600/universidade-de-salamanca-espanha.jpg

Imagem 5: Universidade de Montpellier

Universidade de Monpellier

http://www.univ-montp1.fr/var/plain/storage/images/media/images/public/entree_batiment_de_medecine/183288-1-fre-FR/entree_batiment_de_medecine.jpg

Imagem 6: Universidade de Cambridge

Universidade de Cambridge

http://veja.abril.com.br/assets/pictures/17419/Universidade-de-Cambridge-size-598.jpg?1283957783

 

A seguir, o professor deverá questionar os alunos:

  • O que sabem os alunos a respeito dessas universidades?
  • O que elas têm em comum?
  • Quais suas origens?
  • Quais disciplinas eram lecionadas?
  • Quais os objetivos das suas instalações?

 

Aula 2

Para a segunda aula, o professor deverá distribuir entre os seus alunos os seguintes textos:

  1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_medieval
  2. http://www.brasilescola.com/historiag/universidades-medievais.htm
  3. http://www.mackenzie.br/universidades_medievais_est.html

Em seguida, o professor deverá pedir aos alunos que façam um comparativo entre os textos, destacando os principais pontos levantados por eles. Esse estudo deve ser feito por escrito, um texto entre 15-20 linhas, que deve ser entregue ao professor ao final da aula. Ele deve conter informações a respeito das origens das universidades, as principais formações oferecidas, as matérias ministradas, quem eram os estudantes e professores – aqueles que tinham acesso ao ensino universitário –, quais as universidades pioneiras e onde surgiram. 

 

Aula 3

O professor deverá levar os alunos à Sala de Informática para que, divididos em grupo, possam realizar uma pesquisa textual e iconográfica. Abaixo apresentamos os grupos, suas respectivas temáticas e sites para a pesquisa:

- Grupo 1: a Universidade de Bolonha

Sites:http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_Bolonha

- Grupo 2: a Universidade de Paris

Sites:http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_Paris

- Grupo 3: a Universidade de Oxford

Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_Oxford

- Grupo 4: a universidade de Cambridge

Sites:http://www.infoescola.com/educacao/universidade-de-cambridge/

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_Cambridge

- Grupo 5: a Universidade de Salamanca

Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_de_Salamanca

Os alunos deverão ficar atentos para os seguintes elementos:

- Contextualização da fundação;

- Principais alunos;

- Principais professores; e

- Características do ensino.

Os alunos de cada grupo deverão apresentar para o restante da turma a sua pesquisa.

Aula 4

Concluída a pesquisa da aula anterior, os grupos darão início às apresentações seguindo ordem crescente, ou seja, o Grupo 1 iniciará os trabalhos e o Grupo 5 os finalizará.

As apresentações deverão tomar somente os 50 minutos desta quarta e última aula. Portanto, cada grupo deverá dispor de, no máximo, 10 minutos para apresentar seu trabalho.

CONCLUSÂO

Após as aulas, os alunos serão capazes de compreender que as universidades foram importantes para o desenvolvimento do ensino e da educação desde a Idade Média. Apesar de inicialmente restritas, com o passar do tempo ela foi se tornando cada vez mais democrática, desvinculando-se da Igreja e vindo a ser centros de referência de pesquisa e tecnologia. 

Recursos Complementares
Avaliação

Como forma de avaliação, sugerimos que o professor observe a participação e o desempenho do aluno ao longo dos debates, assim como os textos elaborados deverão ser avaliados em conteúdo e consistência. Além disso, durante as apresentações, o professor deverá ficar atento à criatividade dos alunos e à participação de cada um dos integrantes dos grupos

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.