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A Era FHC nas charges jornalísticas

 

25/10/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Poder
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno aprenderá aspectos relacionados aos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (FHC) na presidência da República, de 1995 a 2002. Para tanto, o aluno levará em consideração algumas charges jornalísticas que circularam na imprensa durante o período.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário, antes de tudo, que os alunos saibam definir o que é uma charge.

Os alunos devem saber, ainda, acerca do período em que Fernando Henrique Cardoso foi ministro da Fazenda durante o Governo Itamar Franco. Devem conhecer, ainda, o processo de implantação do Plano Real. O plano econômico em questão foi determinante para FHC ter sido eleito como Presidente da República.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Durante o período de 1995-2002, o Brasil teve como presidente o sociólogo Fernando Henrique Cardoso (mais conhecido como FHC). Como ministro da Fazenda durante o Governo Itamar Franco, FHC foi um dos responsáveis pela elaboração de uma série de medidas que visava ao controle da inflação e à instituição de uma nova moeda: o Real. Suas medidas obtiveram determinado sucesso, aumentando de certo modo o padrão aquisitivo da população brasileira e abriram caminho para que ele se tornasse Presidente da República. O Brasil, sob a direção de FHC, começava com um clima de otimismo. Porém, à medida que o tempo passava, tal clima de maneira alguma se manteve. Particularmente, é o que podemos observar por meio de algumas charges que, valendo-se da ironia e do humor, colocaram em questionamento a Era FHC.

Imagem 1:

Charge de Angeli publicada no jornal “Folha de S. Paulo” em 4 de outubro de 1995. A charge acima expressa um olhar crítico com relação ao clima de otimismo que marcava o primeiro ano de mandato de FHC. Fonte: http://www2.uol.com.br/angeli/fhc/foto_1995.htm?imagem=4&total=8

Imagem 2:

Charge de Angeli publicada no jornal “Folha de S. Paulo” de 29 de outubro de 1995. A charge traça, de forma humorística, a trajetória de FHC. Imagem disponível em: http://www2.uol.com.br/angeli/fhc/foto_1995.htm?imagem=6&total=8

 

Imagem 3:

Charge publicada no jornal “Folha de S. Paulo” em 3 de fevereiro de 1997. Trata-se de uma crítica à tentativa de FHC em se reeleger, inscrevendo em seu próprio corpo (de maneira metafórica) a faixa presidencial. Imagem disponível em: http://www2.uol.com.br/angeli/fhc/foto_faixas.htm?imagem=3&total=19

 

Imagem 4:

Charge de Angeli referente à crise energética ocorrida durante o segundo mandato de FHC. Imagem disponível em: http://www2.uol.com.br/angeli/fhc/2001/2001_25.jpg

 

Imagem 5:

Charge de Angeli publicada no site UOL. Ela critica o fato de um sociólogo que problematizava em seus trabalhos, por exemplo, sobre nossa dependência econômica, não ter lidado satisfatoriamente quando era presidente com as desigualdades sociais.  Disponível em: http://www2.uol.com.br/angeli/fhc/foto_faixas.htm?imagem=11&total=19

 

DESENVOLVIMENTO

AULA 1

Em um primeiro instante, todos os alunos, individualmente, irão debruçar-se sobre o período FHC. É importante que os alunos contextualizem o período. Para tanto, eles deverão consultar os seguintes endereços eletrônicos:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Henrique_Cardoso (sobre a trajetória de vida de FHC; atentar para as informações relacionadas ao período em que o sociólogo foi presidente da República);

http://www.brasilescola.com/historiab/governo-fernando-henrique-cardoso.htm (pequena reportagem sobre o Governo FHC);

http://educacao.uol.com.br/biografias/fernando-henrique-cardoso.jhtm.

Nos sites elencados acima, os alunos encontrarão uma discussão sucinta a respeito dos principais aspectos políticos e sociais que marcaram a chamada Era FHC.

Os alunos não deverão limitar-se à consulta exclusiva dos sites elencados. Os mesmos sites deverão servir tão somente como ponto de partida para uma reflexão mais aprofundada em outros domínios virtuais.

Durante a consulta na Internet, os alunos deverão registrar a pesquisa em um caderno. Posteriormente, as anotações serão utilizadas nos desdobramentos seguintes da temática da aula.

AULA 2

Esta aula consistirá no levantamento de charges jornalísticas referentes aos dois mandatos de FHC, por meio da rede mundial de computadores. Trata-se de um trabalho de levantamento de fontes documentais – no caso, de charges de diferentes autores – a ser realizado pelos alunos.

O levantamento das charges ocorrerá em grupo. Como o período em que FHC foi presidente foi de oito anos, seria interessante que a turma fosse dividida em oito grupos. A divisão dos grupos será aleatória.

Sugerimos que os alunos comecem a busca por charges pelo seguinte site: http://www2.uol.com.br/angeli/fhc/. No site supracitado, há uma compilação de charges de Angeli sobre os oito anos de mandato de FHC (algumas charges do site de Angeli, inclusive, foram mencionadas acima). Em seguida, os alunos deverão procurar outros chargistas que, durante o período,  valeram-se de seus trabalhos para criticar algum aspecto do Governo FHC.

Os alunos deverão salvar as charges que encontrarem em uma pasta do computador.  

AULA 3

Nesta terceira aula, cada um dos oito grupos construirá, com papel craft ou cartolinas brancas, um Jornal Mural tendo como título o ano pelo qual ficou responsável (exemplo: “1996”, “2002”). Cada Jornal Mural deverá conter charges sobre FHC produzidas no ano em questão.

Abaixo de cada charge, deverá haver uma legenda que deverá apresentar discursivamente o seguinte roteiro:

 - Questão 1: “Quem produziu a charge em questão?”

- Questão 2: “Quando foi produzido?”

- Questão 3: “O que ela descreve (ou critica)?”

 - Questão 4: “Foi publicada em qual jornal ou site?”

Os alunos de cada grupo poderão dividir entre si a responsabilidade de responder a uma ou outra pergunta. Todavia, seria interessante que eles discutissem sobre cada resposta elaborada antes de transcrevê-la para o Jornal Mural.

Seria conveniente que cada Jornal Mural fosse apresentado a todos os alunos da turma, de modo a coletivizar o conhecimento construído por todos os grupos.

AULA 4

Esta aula será dedicada à apresentação dos jornais murais.

Como se espera que os alunos levantem mais de uma charge sobre cada ano do período FHC, seria indispensável que todos os alunos apresentassem pelo menos uma charge.  Também seria interessante que o professor fomentasse, a partir das apresentações, discussões entre os alunos.

Logo após a apresentação, cada um dos jornais murais deverá ser afixado em sala de aula ou, então, nos corredores da escola.

Recursos Complementares

Caso o professor sinta a necessidade de definir o que seria uma charge, ele poderá consultar o seguinte site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge.

Outros sites para consulta:

http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/governo-fernando-henrique-cardoso-1995-2002-estabilidade-economica-e-democratizacao-das-politicas-sociais.jhtm (pequeno artigo intitulado: “Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) - Estabilidade econômica e democratização das políticas sociais”);

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/594-4.pdf (“O Governo de Fernando Henrique Cardoso analisado através das Charges” – artigo de Marilce Aparecida Sanches Reis);

http://www.brasilescola.com/historiab/apagao.htm (sobre a crise energética ocorrida durante o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso);

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/11/11/ult5772u6071.jhtm (“Ministro de FHC chama apagão de ‘acidente’ e descarta comparação com situação de 2001”).

Avaliação

A avaliação terá como base a participação dos alunos nas atividades de levantamento das charges na rede mundial de computadores e na confecção do Jornal Mural. Serão também objeto de avaliação os registros das pesquisas.

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