Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Guerra do Vietnã através do cinema

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá aprender como diferentes filmes abordaram a Guerra do Vietnã. O aluno aprenderá como os filmes em questão tratam de temáticas políticas, ao tomarem posições e ao elaborarem críticas, endossando opiniões conservadoras ou contestatórias.

Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter estudado anteriormente a Guerra do Vietnã. Tendo anteriormente estudado o conflito será capaz de estabelecer melhor conexão entre os filmes indicados nesta aula e determinados conteúdos históricos.

Estratégias e recursos da aula

Para desenvolver esta aula de maneira satisfatória o professor deve exibir um conjunto de 8 filmes tendo como temática a Guerra do Vietnã (alguns deles tratam especificamente do conflito em si, enquanto outros versam sobre os impactos do conflito na sociedade norte-americana).

São filmes bastante conhecidos, que podem ser facilmente encontrados em locadoras.

Como são 8 filmes o professor gastará 8 aulas exibindo-os. Seria interessante que o professor exibisse todos na íntegra, já que exibir apenas trechos pode fazer com que os alunos tenham uma percepção fragmentada sobre essas produções cinematográficas. Caso não seja possível passar todo o filme, em virtude do tempo de duração deles exceder o da aula, o professor pode terminar de exibi-los fora de seu horário normal de trabalho.

Após a exibição de cada um dos filmes, os alunos devem responder individualmente duas perguntas:

1.  “Qual é o gênero (ação, drama, comédia, biografia, documentário, etc)”?

2.  “Como a Guerra do Vietnã foi retratada no filme em questão? Contestando ou apoiando a participação norte-americana no conflito?”

A resposta das duas perguntas para cada um dos filmes a serem exibidos corresponde a primeira atividade desta sequência de aulas. Os alunos devem respondê-las no caderno.

 

Aula 1: exibição do filme  “Braddock- O super comando(1984)

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=suFy3jPEUGw

Imagem disponível em  http://4.bp.blogspot.com/_EsVAsslm7V4/TUye7Ik9JeI/AAAAAAAAArM/mtn95My7ng4/s1600/Braddock.jpg

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=suFy3jPEUGw

O filme tem como protagonista James Braddock, um coronel que assume a missão de trazer de volta soldados norte-americanos mantidos como prisioneiros no Vietnã. Longe de ser considerado como simples entretenimento – como seria qualificado pelo senso comum –, o filme coloca em evidência um mal estar presente na sociedade norte-americana: a de que soldados norte-americanos foram esquecidos e poderiam estar vivos ainda no Vietnã.

 

Aula 2: Exibição do filme “Rambo: Programado para Matar” (1982), baseado no romance First Blood, escrito por escrito por David Morrell

Imagem disponível em  http://1.bp.blogspot.com/_EuHEDwCmE1I/TC-56lRBFyI/AAAAAAAACaE/o3n23skCKNY/s1600/Rambo_First_Blood-front.jpg

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=rjptQSfuTy8

O filme em questão tem como protagonista Sylvester Stallone no papel de John Rambo, um veterano da guerra do Vietnã que é preso injustamente por um xerife conservador por aparentar ser um maltrapilho. Escapando da cadeia, ele passa a ser perseguido por todas as autoridades e acaba se valendo de seu treinamento como boina-verde para combatê-las. O filme é expressivo do sentimento de deslocamento dos ex-combatentes da Guerra do Vietnã na sociedade norte-americana, que se tornaram uma espécie de estrangeiros ou até mesmo indesejáveis em seu país de origem.

 

Aula 3: Exibição do filme“Bom Dia, Vietnã” (1987)

Imagem disponível em http://cartelesmix.es/images/CartelesB/buenosdiasvietnam8703.jpg

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=3mJoHqmtFcQ

O filme trata da experiência de Adrian Cronauer (interpretado por Robin Williams) como responsável pelo comando de uma o programa de rádio das forças armadas norte-americanas no Vietnã.

 

Aula 4: Exibição do filme“O Franco atirador” (1978)

Imagem disponível em  http://files.sharenator.com/the_deer_hunter1_Wich_is_the_best_Movie_about_the_Vietnam_War-s1140x1642-80415.jpg

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=vw-Tyr6Rb6I

Três metalúrgicos de origem russo-americana de uma pequena cidade vão para o Vietnã como soldados. Lá são feitos prisioneiros dos vietcongues e forçados a jogar roleta-russa. Eles conseguem libertar-se das mãos do inimigo, mas, por terem experimentado os horrores da guerra, suas vidas jamais seriam as mesmas.

 

Aula 5: Exibição do filme “Nascido para Matar” (1987)

Imagem disponível em http://www.movmega.com/wp-content/uploads/2011/09/633532819413592245_fullmetaljacket_wich_is_the_best_movie_about_the_vietnam_war-s800x600-808791.jpg

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=5IQqG0O8oQg&feature=related

Clássico dirigido por Stanley Krubick. O filme é dividido em duas partes. A primeira se passa numa base de treinamentos, em que recrutas são submetidos a uma espécie de “adestramento” visando a serem transformados em máquinas de guerra no Vietnã. Já a segunda parte acontece no campo de batalha, em que esses recrutas, agora soldados, experimentam os horrores da guerra.

 

AULA 6: Exibição do filme “Platoon” (1986)

Imagem disponível em http://4.bp.blogspot.com/_6I4NUuskqYQ/TFkDi-ctNII/AAAAAAAACO8/AOG0Jpg5zto/s1600/Platoon.jpg

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=AykiF9YYF2U&feature=related

O filme tem como protagonista Charlie Sheen no papel de Chris Taylor. Inicialmente um jovem idealista, ele vai perdendo ao longo do filme sua inocência ao experimentar a brutalidade que foi a Guerra do Vietnã.

 

AULA 7: Exibição do filme “Nascido em 4 de Julho” (1989)

Imagem disponível em http://3.bp.blogspot.com/-2R9QtTRpONw/Ta7_Nztqn_I/AAAAAAAADM0/yG8VBI4CRJw/s1600/__1246702203__7_4_born_on_the_fourth_of_july_1989.jpg

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=e-xxIfaePfg

O filme trata da vida de Ron Kovic, nascido em 4 de julho, dia em que se comemora a Independência norte-americana. Inicialmente um ufanista fanático, Kovic passa a entender a brutalidade do conflito quando retorna para casa como um paraplégico. Baseado em fatos reais.

 

AULA 8: Exibição do filme “Apocalypse Now” (1979)

http://1.bp.blogspot.com/_PLrqWZaOFGM/TR32CzWA5SI/AAAAAAAABL8/TCAYW78eJEs/s1600/apocalypse20now.jpg

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=Tt0xxAMTp8M&feature=related

Clássico do diretor Francis Ford Coppola, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Martin Sheen interpreta no filme o capitão Willard que tem como missão de encontrar e assassinar o coronel Walter Kurtz (Marlon Brando) que segundo o Alto comando militar norte-americano teria enlouquecido e estaria refugiado no Camboja, onde comandaria um exército de fanáticos.

 

AULA 9:

Nesta aula, o professor proporá uma discussão em sala, em formato de um seminário. O seminário tratará acerca das impressões que os alunos tiveram sobre cada um dos filmes exibidos. Durante a discussão, seria interessante que os alunos registrassem no caderno a opinião dos colegas. O professor pode e deve posteriormente avaliar essas anotações. Alguns temas podem ser melhor refletidos durante o seminário: a questão da guerra em si; a intolerância ao Outro e os estereótipos que circulam nesses filmes. Lembrando sempre que a discussão deve partir do filme.

 

AULA 10:

O professor dividirá a turma em quatro grupos. O critério a ser estabelecido pelo professor para dividir os grupos será aleatório. 

Cada grupo ficará responsável por analisar dois dos oito filmes apresentados acima. A análise implicará em contextualizar melhor o filme, ressaltando como ele participou do debate sobre a Guerra do Vietnã no contexto em que ele foi produzido. Essa análise dos dois filmes deve ser apresentada através de uma espécie de “revista de cinema”.

A ideia é que os alunos elaborem um impresso que terá os seguintes dados: (1) Ano de lançamento do filme;

(2) Duração;

(3) Título original;

(4) Diretor;

(5) Elenco;

(6) Sinopse,

(7) análise do filme.

Seria interessante que os alunos dividissem entre si as tarefas, já que cada grupo trabalhará com dois dos filmes indicados acima. Essa divisão de tarefa pode ser feita pelos próprios alunos, de acordo com critérios que eles próprios estabelecem entre si em seu cotidiano escolar.

Para obter essas informações, os alunos devem pesquisar na internet a respeito dos filmes apresentados. Basta que os alunos digitem o nome do filme em questão na barra de pesquisa do Google (www.google.com) e em seguida cliquem em pesquisar. Notadamente, encontrarão uma gama variada de informações e cabe a eles selecionar aquilo que é mais condizente com atividade. O professor deve atuar no sentido de orientá-los na sistematização das informações.

 

Apesar da pesquisa pode ser feita livremente, indicamos os seguintes sites, que podem ser consultados pelos alunos tão-somente como um ponto de partida:

- Sobre o filme “Braddock”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Missing_in_Action

- Sobre o filme “Rambo: Programado para Matar”:http://pt.wikipedia.org/wiki/First_Blood

- Sobre o filme “Bom dia, Vietnã”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bom_dia,_Vietn%C3%A3

- Sobre o filme “Nascido para Matar”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nascido_para_Matar

- Sobre o filme “O Franco-Atirador”: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_franco_atirador

- Sobre o filme “Platoon”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Platoon

- Sobre o filme “Nascido em 4 de Julho”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nascido_em_4_de_Julho

- Sobre o filme “Apocalypse Now”: http://pt.wikipedia.org/wiki/Apocalypse_Now

 

Todas as análises dos 8 filmes, realizadas pelos 4 grupos, serão reunidas em um único impresso que terá o seguinte título: “A Guerra do Vietnã através do cinema”. Este impresso deve ser enviado para a biblioteca da escola de modo que outros alunos possam consultá-lo.

Recursos Complementares

1. Para que o professor oriente os alunos a trabalharem com cinema de maneira satisfatória indicamos os seguintes textos:

- Artigo versando sobre a relação entre cinema e história: http://www.revistafenix.pro.br/PDF15/Artigo_05_%20ABRIL-MAIO-JUNHO_2008_Jairo_Carvalho_do_Nascimento.pdf

- Artigo “Guerras e cinema: um encontro no tempo presente”, do professor doutor Francisco Carlos Teixeira Da Silva: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/1670/167017772005.pdf

- Artigo “Imagens da guerra: do horror à sedução” de Marta Gouveia de Oliveira Rovai: http://revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/4448/4170

2. Para um maior aprofundamento sobre a Guerra do Vietnã indicamos os seguintes textos:

http://www.suapesquisa.com/historia/guerra_do_vietna.htm

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/guerra_vietna.htm

http://www.infoescola.com/historia/guerra-do-vietna/

Avaliação

A avaliação será constante. O professor procurará avaliar desde a presença e a postura dos alunos em todas as exibições até mensurar qualitativamente o esforço de cada um deles em criar interpretações históricas sobre os filmes indicados através do seminário e da elaboração do impresso.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.