Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A relação família X escola - Metodologia científica

 

24/05/2012

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Investigar a relação entre a família e a escola;

- Pesquisar utilizando instrumentais científicos;

- Elaborar propostas de intervenção na escola para uma melhor participação da família.

Duração das atividades
20 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 a 6:

 

Para iniciar, proponha para os alunos a pesquisa sobre a  Família x  Escola com o objetivo de  investigar a relação entre elas para saber  e propor um projeto de intervenção para  contribuir com a melhoria das relações entre família e escola.  Convidando-os antes para assistir ao seguinte filme:

 

Imagem disponível em: http://www.cenasdecinema.com/original-video-filmes-nacionais-no-mercado, acesso em 15.04.12.

Sinopse:

QUART4B (2006, Comédia, 90 minutos) Direção: Marcelo Galvão. Roteiro: Marcelo Galvão Com: Christiano Cochrane, Marcos Bao, Marcos França, Malu Biernenbach, Lívia Doblass, Cesar Birindelli, Rosaly Papadopol, Thereza Piffer, Antonio Destro, Fernanda Couto, Deto Montenegro, Tobin Dorn, Paulo Seabra, Henrique Benjamin, Edgar Schmalz, Jolanda Gentilezza, Ithamar Lembo, Neusa Romano.

Faxineiro de uma escola encontra um tijolo de maconha debaixo de uma carteira da 4ª série B de um colégio tradicional. Uma professora, o diretor, o zelador e 15 pais se reúnem para discutir o problema: o que fazer ao encontrar drogas com um aluno de 10 anos? Acusações, intrigas e muitas revelações vêm à tona, enquanto cada um deles tenta proteger a própria família.

 

 

 

 

Questões motivadoras a serem trabalhadas antes do filme:

1. Observe o que acontece com as relações neste filme;

2. De que forma a escola lida com a questão?

3. O que acontece com a relação Família X Escola neste filme?

4. Quais sugestões vocês teriam para a escola e para a família para resolver a questão principal apresentada no filme (a droga encontrada, de quem seria e como trabalhar com a família)?

 

Após o filme, refletir com os alunos sobre as questões observadas e dialogar a respeito das atuais relações entre família e escola, sobre qual o papel de cada uma e suas relações com a escola, na tentativa de identificar as dificuldades  existente nesta relação. Os alunos irão construir um blog para postarem os registros dos diálogos. Site com instruções para se criar um blog:

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388, acesso em 15.04.12.

 

Material para fundamentação teórica dos alunos:

1. Professor, imprima o artigo para os alunos trabalharem em grupos de 6 a 8 alunos;

2. O material encontra-se no site: http://pt.scribd.com/doc/39323089/A-ASSIMETRIA-NA-RELACAO-ENTRE-FAMILIA-E-ESCOLA-PUBLICA, acesso em 22.04.12;

3. Divida o artigo em tópicos para cada grupo;

4. Peça que façam um resumo do material lido e socializem com os grupos através de um texto escrito resumindo o tópico.

 

Aulas 7 a 10

 

Os alunos farão a pesquisa na escola indo a campo com os materiais de pesquisa: câmera, filmadoras, iphones, celulares, netbooks, notebooks, gravadores, mp3, mp4,  para registrarem a pesquisa.

Roteiro da pesquisa:

1. Delimitada a área a ser pesquisada e providenciados os materiais, o professor faz o contato com a escola a ser pesquisada pedindo autorização para a pesquisa;

2. O professor trabalha com os alunos questões da ética da pesquisa: não identificação dos sujeitos pesquisados, não utilização de imagem não autorizada, etc;

3. O professor agenda dia e horário com os responsáveis pela escola para se fazer a pesquisa;

4. Os alunos serão divididos por áreas pesquisadas ou dentro da mesma área haverá um critério de divisão dos grupos a serem pesquisados: por faixa etária, por profissionais, por turno, por bairro, etc. Ou seja, a escola a ser pesquisada, que consiste no universo a ser pesquisado, será dividida em grupos para serem pesquisados: um grupo de alunos pesquisam os profissionais, outro grupo pesquisa os alunos, outro grupo pesquisa profissionais do turno da manhã, etc.

 

Roteiro para o levantamento de dados:

1. Pesquisem com os profissionais responsáveis: diretor, vice-diretor, coordenador, supervisor, quais os projetos que a escola desenvolve para aproximar a Família e os detalhes dos mesmos;

2. Registrem os momentos, se possível, em que as famílias estão participando da vida escolar dos filhos e em quais atividades;

3. Conversem com profissionais da escola e com famílias por ela atendidas para registrar como são as relações e quais projetos desenvolvem juntos;

4. Para o ensino médio, peça que os alunos pesquisem também as seguintes questões:

    a. A participação dos pais no Ensino Médio é a mesma que os pais do Ensino Fundamental?

    b. Há uma necessidade de os pais participarem de toda e qualquer atividade promovida pela escola?

    c. Como os alunos do Ensino Médio veem a participação dos seus pais na escola onde estudam?

5. Para a EJA, pesquisem os seguintes aspectos:

    a. Há necessidade de uma participação de pais nesta modalidade quando os alunos são maiores de idade?

    b. Os pais de alunos da EJA deveriam ser convidados a participar da vida da escola e de suas atividades?

    c. Haveria formas distintas de participação da Família na vida escolar nesta modalidade de ensino?

 

Coletados os dados, é preciso dar tratamento aos dados, analisar, concluir e propor a alimentação do blog criado anteriormente. Feito isto, os alunos passam a analisar estes dados com vistas a pensarem sobre possibilidades de intervenção na sua própria escola.

 

Aulas 11 a 15: desenvolvendo um projeto de intervenção Família e Escola.

 

A turma acessa o seguinte site para conhecimento das possibilidades existentes para o trabalho com Família e Escola:

http://www.escoladealtodesempenho.com.br/artigos.asp?id=8, acesso em 15.04.12.

 

Pesquisado o site, peça que os alunos proponham a criação de mais um blog com material disponível para os pais: dicas, atividades a serem realizadas na escola, etc. Site com dicas para se criar um blog:

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388, acesso em 15.04.12.

 

Paralelamente, os alunos criam um Twitter para postarem notícias sobre o projeto desenvolvido na escola. Site que ensina como criar uma conta no Twitter: http://www.1conteudo.com.br/como-criar-um-twitter-aprenda-aqui/, acesso em 15.04.12.

 

Aulas 16 a 20

 

Feito isto, os alunos partem para a elaboração de atividades presenciais e virtuais com pais na escola para integração dos mesmos e aproximação dos pais, professores e funcionários.

Sugestão de Projeto de Intervenção:

PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA  __________________________

TÍTULO: ____________

OBJETIVO GERAL: Aproximar família e escola

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  Promover atividades presenciais e virtuais entre família e escola;

                                                 Estreitar as relações entre profissionais, alunos e pais;

                                                 Aprimorar a comunicação entre todos estes atores envolvidos no processo;

                                           

METODOLOGIA

 

Para o desenvolvimento da intervenção, várias serão as atividades propostas. Segue o cronograma de sugestões:

 

ATIVIDADES

1º mês

2º mês

3º mês

4º mês

5º mês

6º mês

7º mês

Palestras para os pais com diferentes profissionais

X

X

X

X

X

X

X

Encontros de grupos de reflexão entre pais e professores sobre várias temáticas: aprendizagem, orientação de estudos, educação de filhos, etc.

X

X

X

X

X

X

X

Realização de um seminário para toda comunidade escolar

 

X

 

X

 

 

X

Realização de uma assembleia com a comunidade para avaliação

do Projeto de Intervenção

 

 

 

 

 

 

X

Organização e Composição de um Colegiado permanente para discutir demandas da Escola

X

X

X

X

 

 

 

Divulgação das atividades acima propostas e seus resultados em blogs criados durante a pesquisa

 

X

X

X

X

X

X

 

Sugestão de sites para o Projeto de Intervenção:

 

http://www.portaldafamilia.org/, acesso em 13.04.12.

http://www.paisconectados.org/paisconectados.html, acesso em 13.04.12.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fam%C3%ADlia, acesso em 13.04.12.

 

Solicite aos alunos que construam uma webquest a partir das instruções do site http://webeduc.mec.gov.br/webquest/ (acesso em 20.04.12) para o registro das atividades realizadas no projeto. A ideia é os alunos ou grupos terminarem a pesquisa e socializarem com uma apresentação para a turma. Selecionar um grupo para ser responsável pela construção da Webquest. Recomendamos que usem o data show para que os alunos acompanhem os procedimentos necessários para esta construção.

Recursos Complementares

1. Sugestão de livro para o professor:

 Imagem disponível em: http://www.pucsp.br/pos/ped/publicacao/szyman02.htm, acesso em 08.04.12.

Resenha do livro disponível em: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1928239-rela%C3%A7%C3%A3o-fam%C3%ADlia-escola-desafios-perspectivas/, acesso em 08.04.12.

 

Sugestão de link para o professor:

http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001877/187729por.pdf, acesso em 22.04.12. Este link apresenta uma cartilha da UNESCO intitulada "Interação escola família. Subsídios para práticas escolares".

Avaliação

Avalie a qualidade de apresentação do material criado pelos grupos. Avalie também o quanto se envolveram e conseguiram desenvolver o trabalho em grupo dividindo tarefas e chegando a um resultado comum. Para isto, faça uma assembleia presencial com os alunos envolvidos no projeto de pesquisa e veja o que têm a dizer da experiência.

Além disto, outras pesquisas poderão ser feitas para que se avalie o quanto os alunos conseguem dominar os instrumentais e recursos tecnológicos utilizados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Katia Roma, Escola Municipal Maria Gregória Ortiz Cardoso , Mato Grosso - disse:
    kfa.2006@hotmail.com

    02/08/2012

    Cinco estrelas

    Excelente esta aula. Encontrei o que estava procurando! Parabéns e obrigada por compartilhar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.