26/08/2009
Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Conhecer e apreciar as obras de Tarsila do Amaral;
Fazer leitura.
Observação, análise e apreciação de imagens
Atividade 1 – Obra apreciada – A negra
1° Momento: O (a) professor (a) explica para as crianças que essa obra é de Tarsila do Amaral e que elas irão realizar uma releitura desta obra, portanto precisam observar e apreciar a imagem. Assim, o(a) professor(a) inicia os questionamentos:
A partir das respostas das crianças o professor vai instigando e até alterando as perguntas.
Para explicar a origem da tela “A negra” pintada por Tarsila o (a) professor (a) pode mostrar às crianças a sinopse das obras de Tarsila no site: http://www.tarsiladoamaral.com.br/historia.htm
Sugestão: O recurso visual das imagens utilizado pode ser mostrado pela internet ou impresso para ler ou gravado em CD para ser mostrado no computador.
2º Momento: A partir dos relatos e da observação feitas pelas crianças, o(a) professor(a) sugere realizar uma pintura da obra "A negra". Para realizar o registro o (a) professor (a) pode combinar com as crianças os materiais que serão utilizados. Como:
Observação: Para se chegar à cor desejada é necessário que o professor saiba misturar as cores. Vermelho + azul claro = roxo; Vermelho + amarelo = laranja; Azul claro + amarelo = verde; Vermelho + verde = marrom.
3° Momento: Assim, a produção da pintura pode iniciar-se com:
1° Passo: Entregar cartolinas coloridas para que as crianças recortem em tiras, que posteriormente serão coladas em linhas horizontais numa folha branca peso 40. O professor pode orientar que iniciem colando as tiras coloridas seguindo uma ordem de tonalidades, das mais escuras para as mais claras. Após a colagem das tiras, o(a) professor(a) entrega para as crianças cola colorida ou tinta para pintarem a obra.
Observação: No processo de pintura com cola colorida ou tinta guache as crianças podem utilizar o dedo, caso elas surgiram outro material teste antes para saber se dará resultado.
Observação 2: Durante a análise e apreciação da obra pelas crianças podem surgir outros elementos da obra, o (a) professor (a) deve estar atento para anotar esses apontamentos relatados pelas crianças.
4º Momento: Para finalizar a atividade, o (a) professor (a) combina com as crianças para fazer uma exposição no mural da escola convidando a comunidade escolar e os pais para apreciarem.
Exemplo de produção por uma criança - A obra "A Negra" de Tarsila do Amaral
Avaliar se as crianças:
a) atentam para os elementos que compõe a obra de Tarsila do Amaral;
b) conhecem a composição das cores na obra;
c) utilizam diferentes cores para a sua produção;
d) apreciaram e respeitaram as produções dos colegas.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/03/2012
Cinco estrelasAdorei ... pois, gosto muito de trabalhar com as artes de Tarsila do Amaral , ela realmente foi brasileira.
01/10/2010
Cinco estrelasmuito legal,isso sim e que é uma aula:)
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a idéia muito boa...levantar as questões com ascrianças, na minha opinião é a parte mais interessante da atividade, pois daí surgem leituras que nós adultos muitas vezes não fazemos e a criança tem a atitude e a simplicodade de falar o que entendeu da obra.