20/06/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informações como: título e autoria do texto. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica e filmadora.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo desenvolver uma proposta de trabalho, reflexão e prática relacionada ao programa da "TV Escola. De onde vem o açúcar. Série: DE ONDE VEM?" http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2407 (Neste sítio você assisistirá ao vídeo da TV Escola sobre De onde vem o açúcar?). Acesso em: 10 de jun. 2013.
Cabe a você professor, de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que você apresente a história online de "João e Maria" de forma criativa utilizando fantoches ou dramatizando. Utilize data show ou leve os alunos ao Laboratório de Informática.
http://www.contandohistoria.com/joao_e_maria.htm (Neste sítio você encontrará a história contada de "João e Maria" e ilustrações). Acesso em: 09 de jun. 2013.
É importante ressaltar que o incentivo a leitura é fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetização.
Professor, disponibilize a história aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura da história.
Posteriormente, questione os alunos:
Após o diálogo com os alunos, peça para compararem as condições de existência (alimentação, moradia, proteção familiar, saúde, lazer, vestuário, educação e participação política) dos membros dos grupos de convívio dos quais participa atualmente.
DE OLHO NA HISTÓRIA: FICHA LITERÁRIA
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma. Instigue os alunos a descobrirem o título da história e a autora. Peça para destacarem no texto estas informações, além da parte que mais lhes chamou atenção. Como registro, proponha a realização da atividade abaixo no caderno de Língua Portuguesa:
Escola de Educação Básica da UFU Professora: Priscila Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____ _____________________________________________________________________ Hoje ouvimos uma história cheia de doces “João e Maria”, duas crianças que se perdem na floresta. Elas andaram muito até que chegaram a uma casinha toda feita com chocolate, biscoitos e doces. Famintos, correram e começaram a comer... Agora, resolva as questões abaixo: ______________________________________________________________ 2. Descreva a parte da história, que você considera interessante. ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 3. Responda: Quais doces havia na casa da bruxa? ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ 4. Imagine se você encontrasse uma casa com muitos doces no caminho da sua casa até a escola. O que você faria? Escreva e ilustre sua resposta. ______________________________________________________________ ______________________________________________________________
|
Fonte: Acervo da própria autora.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de criar um título para a ilustração. Você poderá sugerir: “A Casa de Doces”.
Atividade complementar
CASA DE DOCES
Professor, proponha aos alunos a criação de uma casa de doces e guloseimas. Para isso, prepare uma lista na sala de aula com o nome dos ingredientes que os alunos deverão trazer, marque o dia e o horário para a construção. Você ainda poderá deixá-los criar outras coisas, como bonecos ou os próprios personagens da história.
Fonte: Imagens da própria autora. A Casa de Doces - Atividade desenvolvida com os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental na Escola de Educação Básica – ESEBA/UFU em 2011. Professora Priscila.
Professor, na observação realizada pelos alunos cabe a você de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola, como máquina fotográfica, filmadora, laptop e tablet, para registrar por meio de fotos e construir um mural para ser divulgado para toda a comunidade escolar.
OS DOCES EM MINHA CASA
Leia com os seus familiares o trava-língua abaixo:
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.
Agora, faça uma entrevista em sua casa sobre a preferência e o consumo de alguns doces.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA UFU ALUNO:_____________________________________________________________ ENTREVISTADO/A:___________________________________________________. IDADE:____________. RESPONDENDO AS QUESTÕES ABAIXO: 1.Você consome doces no dia a dia? Com qual frequência? Quais são seus nomes? _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ 2. Seus familiares consomem doces no dia a dia? Se consumirem, quais os nomes dos doces que têm o hábito de consumir? _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ 3. Você acha saudável o hábito de consumir doces? Justifique. _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ 4.Pode escrever a receita do doce de sua preferência? (Registre-a no espaço abaixo, contendo: ingredientes e modo de preparo.). _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ 5. Traga para sala de aula outras receitas de alimentos usadas pela sua família e fotos de alimentos preferidos. |
Fonte: Acervo da própria autora.
Professor, cabe a você de acordo com a realidade dos seus alunos, solicitar que utilizem os recursos tecnológicos disponíveis, como máquina fotográfica, filmadora, laptop e tablet, para registrarem, através de fotos e ou filmagens, a entrevista. Se não for possível, solicite que registrem as respostas no caderno de Língua Portuguesa.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Proponha um momento para socialização das entrevistas realizadas em casa, com a participação dos familiares. Peça que os alunos formem um círculo e apresentem suas fotos, vídeos e comentários da entrevista com os familiares sobre o consumo de doces no cotidiano. Organize uma lista com o nome das receitas pesquisadas pelos alunos, é importante cada aluno apresentar a sua. Depois, exponha no mural da sala de aula. Aproveite e explore as características deste gênero textual.
Depois, questione:
Todos os doces, sorvetes e chocolates têm algo em comum: o açúcar é um dos principais ingredientes.
Que tal investigar de onde vem o açúcar?
O açúcar é usado para fazer bolo, doce, suco, café e muitas outras coisas.
A menininha Kika vai mostrar como é a fabricação dele.
Professor, prepare o ambiente e apresente o vídeo: DE ONDE VEM O AÇÚCAR? De acordo com os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola.
EXPLORANDO O VÍDEO
Professor, sugerimos que você organize um diálogo com a turma antes do vídeo. Registre na lousa algumas indagações para a observação dos alunos. Ao assistirem ao vídeo peça a eles que façam anotações e respondam as questões, além de registrarem outras considerações que acharem fundamentais.
Depois dessa conversa, apresente o vídeo aos alunos ou auxilie-os a pesquisarem acessando no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o sítio sugerido abaixo:
Fonte: "Sítio: Vídeo: TV Escola: De onde vem o açúcar?" http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=2407 (Neste sítio você assisistirá ao vídeo da TV Escola sobre De onde vem o açúcar?). Acesso em: 10 de jun. 2013.
Como registro, proponha aos alunos que em duplas, elaborem um texto descrevendo o trajeto do açúcar até chegar a sua casa.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que representem o trajeto, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital).
Professor, o trabalho a ser realizado após o vídeo é importante para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conteúdo. Dessa forma, converse sobre as considerações feitas pelos alunos.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, providencie o poema: “O açúcar” de Ferreira Gullar, para os alunos ou projete na sala de aula, de maneira que todos consigam ver. Utilize data show ou retroprojetor.
Disponibilize uma cópia aos alunos para a leitura e discussão do poema.
O açúcar
Ferreira Gullar
O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema não foi produzido por mim nem surgiu dentro do açucareiro por milagre.
Vejo-o puro e afável ao paladar como beijo de moça, água na pele, flor que se dissolve na boca. Mas este açúcar não foi feito por mim.
Este açúcar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia. Este açúcar veio de uma usina de açúcar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina. |
Este açúcar era cana e veio dos canaviais extensos que não nascem por acaso no regaço do vale.
Em lugares distantes, onde não há hospital nem escola, homens que não sabem ler e morrem de fome aos 27 anos plantaram e colheram a cana que viraria açúcar.
Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este açúcar branco e puro com que adoço meu café esta manhã em Ipanema. |
Fonte: GULLAR, Ferreira. Dentro da noite veloz & Poema sujo. São Paulo: Círculo do Livro, s/d, p. 51-52.
ESTUDANDO O TEXTO 1. Qual o título do poema? ____________________________________________________________________ 2. De acordo com o poema:
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________
______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3. Você já experimentou cana? O que achou? ______________________________________________________________________ 4. Volte ao poema e, com o auxílio de seu professor, faça o que se pede: a) Pinte e numere cada verso.b) Registre no quadro ao lado, o número de versos do poema. c) Circule as palavras que você não conhece o significado. d) Procure o significado das palavras que você não conhece em seu dicionário e escreva abaixo: _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________
|
Fonte: Acervo da própria autora.
SENTINDO O GOSTO
Professor, procure a cana de açúcar ou garapa em sua cidade e leve para a sala de aula. Você poderá fazer uma degustação com seus alunos. Converse com eles sobre o sabor, textura e formato da cana.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
VISITA AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
Professor, caso sua escola possua Laboratório de Informática prepare um momento onde os alunos possam pesquisar informações sobre a origem e características da onde vem o açúcar e sua fabricação, ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o sítio sugerido. Também poderá ser utilizado o tablet.
Veja algumas sugestões:
http://www.sidul.pt/o-acucar/de-onde-vem/ (Neste sítio vocês encontrarão informações sobre a origem do açúcar.). Acesso em: 10 de jun. 2013.
http://www.sidul.pt/o-acucar/os-seus-beneficios/ (Neste sítio vocês encontrarão informações sobre os benefícios do açúcar.). Acesso em: 10 de jun. 2013.
http://www.sidul.pt/o-acucar/como-se-fabrica/ (Neste sítio vocês encontrarão orientações sobre a fabricação do açúcar.). Acesso em: 10 de jun. 2013.
http://www.sidul.pt/o-acucar/tipos-de-acucar/ (Neste sítio vocês encontrarão informações sobre os tipos de açúcar.). Acesso em: 10 de jun. 2013.
O trabalho com textos online requer de você, professor, uma leitura prévia dos mesmos, para que possa conhecê-los e criar estratégias pedagógicas direcionadas ao conteúdo trabalhado. Se preferir, faça uma montagem com as principais informações obtidas nos sítios acima recomendados.
Professor, a partir da investigação online, solicite aos alunos que apresentem suas descobertas por meio de uma história em quadrinhos. Para tanto, deverão fazer os desenhos, os balões e a escrita. Você poderá confeccionar uma folha para cada aluno, da seguinte forma:
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, você deverá informar sobre os diferentes tipos de balões existentes numa história em quadrinhos.
Veja alguns exemplos:
Fonte: Imagens da própria autora.
Em seguida, organize os alunos em grupos para elaboração de uma história em quadrinhos sobre as informações pesquisadas. Não se esqueça de orientar os alunos nessa construção.
1. Escolha um título adequado para a história e crie uma maneira de apresentá-lo, usando cores, formas e tamanhos de letras.
2. Escolha e crie algumas ilustrações para acompanhar a história; ela pode explicar ou trazer outras informações.
3. A história vai ser lida por colegas, professores e comunidade escolar, portanto, verifique se precisa de ajustes. Siga as dicas:
Por fim, analise se a história que o seu grupo escreveu apresenta as informações de forma clara e objetiva. Para isso, o texto deve expor os dados e as etapas da origem do açúcar até chegar à nossa casa.
Professor, se preferir, os alunos poderão criar história em quadrinhos online. Os sítios abaixo explicam e exemplificam como realizar essa atividade.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u648996.shtml (Neste sítio você aprenderá a criar sua própria história em quadrinhos online.). Acesso em: 10 de jun. de 2013.
http://www.topgameskids.com.br/artigos-view/80-maquina-de-quadrinhos-turma-da-monica.html (Neste sítio você encontrará informações para criar sua própria história em quadrinhos online com os personagens da turma da Mônica de Mauricio de Souza.). Acesso em: 10 de jun. 2013.
Professor, é fundamental que os alunos apresentem suas produções aos colegas. Portanto, organize o espaço e converse sobre a forma das apresentações de suas observações, socializando suas descobertas. Ao fim seria interessante comparar os registros do trabalho realizado.
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem o açúcar? | Vídeo |
Sugestões de links para os alunos:
http://www.brasilescola.com/curiosidades/historias-acucar.htm (Neste sítio você encontrará um texto informativo sobre a história do açúcar.). Acesso em: 11 de jun 2013.
Sugestões de links para os professores:
http://www.sidul.pt/o-acucar/um-pouco-de-historia/ (Neste sítio você encontra informações sobre a história do açúcar.). Acesso em 10 de jun. 2013.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e escrita; produzir pequenos textos; ler e interpretar diferentes gêneros textuais: história, poema, receitas e trava-língua; perceber e comparar finalidade de um texto; elaborar história em quadrinho, utilizando diversos recursos; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!