20/08/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Ensino Fundamental Final | História | Ritmos de tempo |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Final | História | Tempo da duração |
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - O que é sistema de fábrica e as suas origens na Europa |
Atividade 1Leitura, fichamento e debate do livro: O nascimento das fábricas
Fonte da imagem: http://www.editorabrasiliense.com.br/cat-colecao-tudo-historia.php?qntdlv=&p=9
Referência Bibliográfica: DECCA, Edgar Salvadori de. O Nascimento das Fábricas. Coleção Tudo é História. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1986, 77 p. |
||||
Orientações a. Inicialmente os alunos devem fazer uma leitura individual e atenta do livro. Como a obra faz parte da coleção "Tudo é História", são textos curtos, possibilitando uma leitura relativamente rápida. Em seguida, os alunos devem fichar os capítulos, cujos títulos são: 1. Introdução 2. Nunca temos tempo pra sonhar 3. Uma máquina e fábrica incrível 4. A fábrica vitoriosa
b. Para fazerem o fichamento do livro, os alunos devem seguir as orientações no link indicado abaixo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16230/index.html c. Após a elaboração do fichamento do livro, os alunos estarão prontos para a discussão coletiva de suas ideias centrais.
d. No debate do livro, o professor pode destacar algumas ideias fundamentais, para que os alunos possam discutir. É importante enfatizar a ideia de como os trabalhadores foram reunidos em um mesmo ambiente de trabalho e como deixaram de ter o controle dos meios de produção, os quais passaram a pertencer aos capitalistas. Desta forma, o trabalhador deixou também de ter o controle do tempo de trabalho e do processo de produção. |
||||
|
||||
Atividade 2Leitura e interpretação do texto
Texto completo disponível em: http://www.chumanas.com/2013/01/do-artesanato-maquinofatura.html Acesso em 15/08/2013 |
||||
Orientações: a. Os alunos devem acessar o texto completo no link indicado e fazer a leitura do mesmo, sob a orientação do professor. b. Após a leitura, o professor deverá propor a discussão coletiva do texto e fazer os devidos esclarecimentos das dúvidas apresentadas pelos alunos. c. Todos os alunos devem anotar no caderno as ideias centrais do texto. |
||||
|
||||
Atividade 3
Na sequência, proponha aos alunos o trabalho com a temática a partir do livro "História - Ensino Médio", da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, coordenado por Jairo Marçal, o qual está disponível na internet e cuja reprodução parcial ou total está autorizada. Confira no link: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf a. Consultando o livro no link indicado, os alunos terão contato com textos e atividades relacionadas aos seguintes temas: De artesãos independentes a tarefeiros assalariados, p. 54A constituição do sistema de fábrica, p. 58A organização do tempo do trabalho, p. 61b. Os textos são acompanhados por proposta de atividades e por questões para debate. Confira a questão proposta e oriente os alunos para a resolução da mesma, a partir das leituras realizadas:
http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf, p. 56 c. Para concluir as discussões das atividades 1, 2 e 3 , organizados em duplas os alunos devem: I. Definir o que é "sistema de fábrica" a partir das leituras realizadas. II. Produzir um quadro-síntese a respeito das transformações ocorridas no sistema produtivo, na transição do feudalismo para o capitalismo, marcando as diferenças entre:
III. Apresentar as conclusões acerca das questões b e c (I e II) aos demais colegas. Dúvidas e ideias centrais devem ser registradas no caderno. As primeiras serão esclarecidas com a orientação do professor. |
Módulo 2 - As transformações na noção de tempo e a importância do relógio na sociedade capitalista industrial |
1- O tempo no mundo medieval e na transição para o capitalismo |
|||
Atividade 1Leitura e interpretação de textos
Textos acessados em 15/08/2013 |
|||
Orientações: a. Os alunos devem fazer uma leitura atenta dos três textos. Em seguida, apresente a eles a seguinte afirmativa: A leitura dos textos permite observar importantes transformações ocorridas nas noções de tempo e de trabalho, na transição do feudalismo para o capitalismo na Europa. Peça aos alunos que discutam coletivamente a afirmativa e que apresentem argumentos extraídos dos textos que lhes permitam dizer se concordam ou não com a mesma.
|
Interpretação do calendário agrícola de Pietro Crescenzi (século XIV)
|
O calendário de Pietro Crescenzi fundamenta-se nas atividades agrícolas realizadas em cada mês do ano. Baseando-se nas leituras realizadas na atividade 1 e na análise de cada uma das imagens do calendário, os alunos devem discutir coletivamente com os colegas as seguintes questões: a. O que o calendário de Crescenzi diz a respeito do trabalho e do tempo no mundo medieval?b. De que maneira as imagens podem ser relacionadas às ideias apresentadas nos textos 1 e 2 da atividade 1? |
2- O tempo na sociedade capitalista industrial |
||
Atividade 1
Fonte da imagem: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/imagens/artigos/literatura/cinema_educacao_05.jpg
a. Proponha aos alunos que assistam o filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin. Confira sinopse e ficha técnica do filme em: http://alcidesbarbosadeamorim.com.br/?p=984 b. A proposta é que o filme seja projetado para toda a turma em data show ou através da utilização de TV/DVD, em sala apropriada. c. Após a projeção, o professor deve orientar os alunos para a seleção e captura de imagens representativas das ideias centrais abordadas por Charles Chaplin em "Tempos Modernos", utilizando programa do computador. Veja o exemplo:
O relógio de ponto passa a fazer parte do cotidiano do trabalhador no sistema de fábrica, na sociedade industrial capitalista.
Para auxiliar na interpretação e discussão das imagens congeladas do filme, proponha aos alunos as seguintes leituras: Ernesto Sábato & Charles Chaplin em: A humanização das máquinas. http://praelitteras.blogspot.com.br/2012/05/ernesto-sabato-charlie-chaplin-em.html O tempo em "Tempos Modernos". http://www.cinerevista.com.br/artigos/TemposModernos.htm Textos acessados em 15/08/2013
d. Ao final da atividade, as duplas devem apresentar as imagens capturadas e suas respectivas legendas. Promova uma discussão coletiva das principais ideias abordadas. |
||
Atividade 2 |
||
1- Para aprofundar a reflexão iniciada na atividade anterior, propor aos alunos a realização de um Seminário de Textos sobre a concepção de tempo presente na sociedade capitalista industrial. Orientações para a realização do SEMINÁRIO: a. Dividir os alunos em 4 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresentação, para a turma, de um texto relativo ao tema em discussão. b. Nas orientações aos alunos, o professor deve destacar que o grupo deve evidenciar a sua compreensão sobre o texto estudado e também o seu posicionamento em relação às questões propostas pelo autor. Desta forma, é imprescindível que o aluno compreenda as ideias estudadas e as apresente numa fala espontânea. d. Na preparação do Seminário, os alunos devem procurar solucionar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo dos textos com o professor.
e. Após o trabalho de leitura, interpretação e problematização das fontes, cada grupo deverá preparar a apresentação para o restante da turma. Para tanto, poderão utilizar o aplicativo para apresentação de slides correspondente ao sistema operacional do computador ao qual terão acesso. f. Na organização da apresentação, o grupo poderá apresentar dados numéricos e/ou estatísticos, siglas e seus significados, imagens, vídeos, músicas, etc. As ideias centrais contidas nas fontes pesquisadas, bem como as conclusões do grupo, ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala e do texto escrito, forem utilizados. Incentive os alunos a usarem conhecimentos e criatividade na apresentação! |
Para os professores:
A noção de tempo e o ensino de História. Revista de História. http://www.cefetsp.br/edu/eso/fausto/tempo_historia.pdf
Para os alunos:
Fábricas e o tempo do relógio. http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/fabricas-tempo-relogio.htm
O tempo da natureza x o tempo dos relógios. http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/o-tempo-natureza-x-tempo-dos-relogios.htm
Os textos foram acessados em 15/08/2013
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: interpretação de textos, vídeos e imagens; fichamento; produção e apresentação de seminário.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!