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Feira: um espaço de aprendizagem

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar nos trajetos de deslocamentos informações como endereços, nomes de ruas, pontos de referência;
  • Identificar registros o conceito de dezena;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Identificar as medidas que utilizamos para comprar determinados alimentos;
  • Reconhecer a estrutura dos gêneros textuais: receita culinária, carta e cartaz;
  • Elaborar carta, observando sua estrutura textual;
  • Produzir texto com autonomia;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 420 minutos –7 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos tenham habilidades básicas de leitura e de escrita. Se a sua escola faz parte do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA e/ou do tablet.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios que tem como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 25 de mar. 2014.

 

1ª  Atividade: aproximadamente 60 minutos.

motivando os alunos

 

Fonte da imagem: Sitio: “crescendo com cristo”. Disponível em: < http://hanny-crescendocomcristo.blogspot.com.br/2011/08/colorir-crianca-lendo-biblia.html>. Acesso em: 21 de mar. 2014.

 

Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo para levantar dados de quantos alunos já foram a uma feira livre. Questione-os sobre a finalidade da feira livre, quais os produtos são vendidos nela, como ela se organiza, onde ela acontece no bairro da escola. É previsível que alguns alunos não conheçam uma feira, e ficarão curiosos.

 “Henri Wallon (1989), em seus estudos psicogenéticos, enfatizou o quanto as crianças aprendem ao observarem, imitarem e experimentarem juntos a exploração de seu ambiente. Nessas ocasiões, o professor tem um papel fundamental. p.17. Fonte: Sítio “MEC”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf>.  Acesso em: 21 de mar. 2014.

Professor, vamos iniciar a aula com uma brincadeira conhecida dos alunos e que servirá de elemento detonador para o tema da aula, para isso proponha a brincadeira: Fui à feira.

Regra:

  • Um jogador diz em voz alta: Fui à feira e comprei... por exemplo: “maçã”.
  • O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada, por exemplo: “batata”.
  • O terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma.
  • Ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.

Depois da brincadeira, feche a aula questionando os alunos sobre quais habilidades tiveram que utilizar para brincar? (atenção, memorização, dentre outras).

Questione-os também sobre:

  • Quem vai à feira com os pais para fazerem compras?
  • Quem conhece uma feira?
  • Quais produtos são vendidos na feira?

Professor, em alguns lugares a feira local, onde são vendidas verduras, frutas e outras mercadorias, também são denominadas de “feiras livres”. Veja o significado de feira, extraído do sítio “aulete”. Disponível em:<http://aulete.uol.com.br/feira.>. Acesso em 3 de abr. 2014.    “Lugar público, geralmente ao ar livre, onde são expostas mercadorias para venda. Agrupamento de barracas de mercadores de hortaliças, frutas e outros gêneros, em dia da semana e local fixos”.



2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

      Poema Trabalho de Campo: vamos à  feira?

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 21 de mar. 2014.

 

Professor, o Trabalho de Campo representa uma estratégia de ensino e de aprendizagem muito interessante, possibilitando um trabalho interdisciplinar  desde a fase do planejamento até o relatório final.

Para motivar os alunos discuta com eles a possibilidade de irem à feira conhecer e aprender mais. Faça uma pesquisa preliminar para saber o local e o horário da feira mais próxima da escola. Defina o horário, pois em alguns lugares os horários de funcionamento das feiras mudam.

Sobre como planejar um Trabalho de Campo acesse a aula “Desenvolvendo competências a partir de um Trabalho de Campo” no Sítio: “Portal do Professor”. Disponível em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27154>. Acesso em: 21 de mar. 2014.

Ressaltamos a importância de:

  • Solicitar autorização dos pais ou outro responsável para que os alunos possam participar do Trabalho de Campo;
  • Estabelecer objetivos;
  • Definir o meio de transporte que vamos utilizar: ônibus, a pé ou outra possibilidade;
  • Elaborar o roteiro e regras de convivência para o Trabalho;
  • Registrar a atividade realizada por meio de um relatório, texto coletivo ou individual.

Nestes registros é relevante que a turma escreva o que foi possível aprender, as dificuldades e as facilidades encontradas, bem como sua opinião sobre atividade realizada.

Se possível filme o Trabalho de Campo e depois assista com os alunos para que revejam o trajeto e analisem suas posturas e atuações durante atividade. Utilize os laptops dos alunos.

Para filmar acesse: (Metasys  > Aba Aplicativos  > Multimídia  > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera).O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens). Para fotografar: utilize Wxcam (Metasys  > Aba Aplicativos  > Multimídia  > WxCam ).

Professor, este Trabalho de Campo irá te proporcionar condições de explorar noções de: unidade, dezena, dúzia e ainda várias atividades de alfabetização, atendendo aos direitos de aprendizagem.

Para isto, proponha a compra de frutas e outros ingredientes, para fazerem uma receita na escola.

Solicite ajuda da família para que enviem durante a semana que antecede o trabalho de campo,  contribuições para a “Caixinha da Feira”.

Divida a turma em equipes.

Cada equipe ficará encarregada de percorrer a feira e pesquisar os preços, depois retorna e compra na banca onde oferecer o melhor preço e produto.

Mas, antes é necessário estabelecer com os grupos o que comprar e a quantidade.

Combine com algumas mães, ajuda para acompanharem as equipes, pois os alunos não devem se deslocar na feira sozinhos, é um bom momento para integrar família e escola.

Assim, divida as equipes de no máximo 6 alunos por monitor (uma mãe).

Leve uma máquina fotográfica digital e registre a atividade. Solicite a colaboração de algum professor que estiver te acompanhando ou de alguma mãe ou pai para fazer estes registros. Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, utilize o modo  fotografar ou filmar:  WxCam clicando em : laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ).

 Vamos utilizar estes registros para socializarmos o que aprendemos.

 

3ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

Horas e relógiosO sistema de medidas e as compras

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 21 de mar. 2014.

Coloque os alunos em uma roda e leve uma sacola com diferentes produtos (laranja, batata, ovos, óleo, leite, tecido, corda, feijão, farinha, coco,  cenoura, dentre outros) para explorar quais  os conhecimentos prévios  que possuem sobre os produtos  e de que forma eles podem ser comprados. Lembre-os que existem produtos que podemos comprar por unidade, dezena, dúzia e às vezes por quilo (algumas frutas e legumes, por exemplo).

Depois os oriente para preencherem a tabela, fazendo um X em uma ou mais formas de comprarmos o produto. Reproduza a tabela a seguir ou faça na lousa para eles copiarem:

 

PRODUTO

UNIDADE

DÚZIA

QUILO

LITRO

METRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ortografia

 

Professor, discuta com os alunos sobre o que comprar. Para isso é importante definir o que farão com as compras, pois é preciso trabalhar o não desperdício e a importância de sermos consumidores conscientes, que só compra o necessário e com melhor preço.

Então solicite como atividade de casa, para trazerem receitas simples que tenham frutas da região, legumes, farinhas integrais e  castanhas, para planejarem as compras a partir do que precisarão para receita escolhida.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

que delícia Que delícia!

Fonte: Sítio: “Colorir grátis”. Imagem disponível em: <http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-holly-hobbie-para-colorir.html> Acesso em: 25 de mar. 2014.

 

Retomando a “Atividade de Casa”

Professor, aproveite a atividade para trabalhar a estrutura deste gênero textual “Receita Culinária”. Para isso, proponha que os alunos apresentem as sugestões das receitas que trouxeram para o grupo e decida com eles qual ou quais irão fazer. Poderão optar por mais de uma, lembrando que a escolha dependerá  das frutas da época, dos recursos financeiros que conseguiram com a caixinha e a quantidade suficiente para sua turma.

Aproveite os dados da receita, explore e calcule com eles, a quantidade que precisarão comprar de cada ingrediente se forem fazer duas ou mais receitas e o que comprarão em: unidades, dúzia, dezena, quilo, litro ou metro.

É uma excelente oportunidade para trabalhar os direitos de aprendizagem da Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, veja a seguir:

  • Ler e produzir receitas culinárias;
  • Refletir sobre as características do gênero receita culinária;
  • Conhecer os alimentos típicos da região onde vive;
  • Compreender as medidas usadas em receitas culinárias;
  • Compreender o conceito de alimentação saudável;
  • Reconhecer o consumismo como a atitude prejudicial para a natureza;
  • Experimentar situações cotidianas ou lúdicas, envolvendo diversos tipos de grandezas: comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo;
  • Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras;
  • Perceber que as vogais estão presentes em todas as sílabas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sistematizando

Professor, aproveitando os dados da(s) receita(s) e a proposta do Trabalho de Campo, realize as atividades a seguir, para isso, reproduza a receita ou registre na lousa:

1)      Imaginando que teremos que comprar na feira os produtos abaixo, vamos fazer a lista de compras organizando-os em ordem alfabética:

melancia, laranja, abacaxi, cenoura, beterraba, melão, castanha de caju, ameixa, maçã, amora, caqui, carambola, pera.

 

2)      Organize as palavras do exercício 1, na tabela abaixo de acordo com o número de letras.

 

duas

quatro

cinco

seis

sete

oito

nove

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3)      A receita culinária tem pelo menos duas partes importantes que são:

 

(    ) Ingredientes e Modo de Comer      (    ) Modo de Fazer e Modo de Guardar

(    ) Ingredientes e Modo de Fazer        (    ) Ingredientes e  Componentes da Receita

 

4)      Circule na receita todas as palavras que têm a vogal “a”.

 

5)      Assinale com um X a resposta correta. Sobre uma alimentação saudável não é correto afirmar:

(    ) Devemos comer frutas.

(    ) Devemos comer verduras e legumes.

(    ) Comer doces é muito bom.

(    ) Comer com menos sal.

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

jogando e aprendendoJogando e aprendendo

Fonte da imagem: Sítio: “Luanna Cataline”. Disponível em: <http://luannacataline.blogspot.com.br/2011/01/rotina.html >. Acesso em: 26 de mar. 2014.

 

Professor, utilize uma atividade lúdica para trabalhar alguns conceitos matemáticos que os alunos utilizarão no decorrer destas atividades. Além de ser uma atividade prazerosa, ela possibilita uma aprendizagem significativa.

“Além disso, vários autores defendem que jogos estimulam a socialização, porque podem ser trabalhados em pequenos e grandes grupos.  Por meio do lúdico os estudantes são desafiados e estimulados a pensar, desenvolvendo aspectos emocionais, afetivos e cognitivos. As crianças passam a ser cooperativas e responsáveis. Aprendem a perseguir objetivos e a agir de acordo com as regras. Seu raciocínio fica mais ágil, e sua criatividade se desenvolve. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_2_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 27 de mar. 2014.

 

1)       Jogo: nunca 10

Objetivo: trabalhar o conceito de dezena, a relação número quantidade, adição, interação, dentre outros.

 

  • Organize os alunos em duplas;
  • Dê para cada dupla alguns canudinhos cortados em dez partes;
  • Oriente os alunos a fazerem registro de seus resultados em tabelas;
  • Ofereça um dado para cada dupla.

                   Como jogar:

  • Cada componente do grupo joga e pega o total de pedacinhos correspondente ao número que tirou;
  • Na próxima jogada ele soma o que tem com o que tirou;
  • Quando tiver dez pedacinhos, leva até a professora e troca por um canudinho completo que representa uma dezena;
  • Ao final do jogo ganha quem conseguiu mais dezenas.

 

2)       Reproduza as atividades a seguir:

atividade de duzia

Fonte da imagem: Sítio “Cantinho mágico”. Disponível em: <http://cantinhomagicowell.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html >. Acesso em: 27 de mar. 2014.

 

duzia e meia duzia

Fonte da imagem: Sítio: “Cantinho mágico”. Disponível em: <http://cantinhomagicowell.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html>. Acesso em: 27 de mar. 2014.

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 Conto Latino-Americano  Aprendendo com mapas

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 21 de mar. 2014.

 

Professor,  leve os alunos até o Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys  > Favoritos  > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho  > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Oriente-os a acessarem o Google Maps e coloque a opção ir a pé, com o endereço de saída da escola e o nome da rua da feira no bairro, que o sítio oferecerá o  trajeto. Se possível imprima alguns para servir de guia.

 

A carta como aliada na aprendizagem

 

Aproveitando a necessidade de solicitar apoio da Policia Militar, para oferecer segurança aos alunos, durante o trajeto a pé até a feira, proponha que escrevam uma carta coletiva para a Polícia Militar, fazendo esta solicitação.

Apresente as diferenças entre cartas comerciais e cartas pessoais.

Leve para sala de aula alguns modelos das diferentes cartas e peça que observem as características deste gênero textual, o que se mantém e o que muda em cada uma e qual o tipo de linguagem que se utiliza para cada situação.

Na elaboração da carta com os alunos, é importante especificar a data, o local que visitarão, o horário que sairão, o trajeto a ser feito, o horário previsto para retorno e as pessoas que irão.

Na produção de texto, ouça as hipóteses dos alunos, analise com eles o emprego da pontuação, o uso da linha e da folha de papel, início de frase e nomes próprios escritos com letra maiúscula.

Ao terminar coloque como responsáveis pela solicitação, a professora e os alunos da turma e solicite que todos assinem.

Veja a seguir alguns modelos de cartas. Você pode reproduzir para os alunos ou projetar utilizando um Data Show.

 

carta 1

 

Fonte: Sítio “Germano Madeiras”. Disponível em: <http://germanomadeiras.wordpress.com/>. Acesso em: 21 de mar. 2014.

 

carta 2

Fonte: Sítio: “Fenaeduca”. Disponível em: <http://fenaeduca.blogspot.com.br/2011/11/modelos-de-cartas.html>. Acesso em: 21 de mar. 2014.

 

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

socializando comunicaçãoSocializando: comunicação

Fonte da imagem: Sítio: “Edi eu sou”. Disponível em: <http://edieusou.blogspot.com.br/p/reuniao-de-pais.html>. Acesso em: 31 de mar. 2014.

 

Professor, para que os alunos percebam a importância do conhecimento adquirido é fundamental que socializem o que aprenderam, para isso sugerimos que façam um evento e convidem os pais para assistirem. Vocês poderão editar as imagens, filmagens e fotos realizadas no decorrer dos trabalhos, principalmente do trabalho de campo e fazer uma apresentação. Para isso, solicite a colaboração de algum pai ou professor de informática.

Divida a turma em equipes e estabeleça tarefas para cada equipe:

  • Responsável pela elaboração dos convites;
  • Responsável pela elaboração de cartazes com as informações do trabalho;
  • Responsável por organizar o ambiente;
  • Responsável pela apresentação.
Recursos Complementares

Sugestão de links para o aluno:

 

. Sítio: “escola games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/blocosEspaciais/>. Acesso em: 26 de mar. 2014.

 

. Sítio: “Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-pinte-os-animais-pares-e-impares.html>. Acesso em: 26 de mar. 2914.

 

. Sítio: “jogos da escola”. Disponível em: <http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/numeros/414-unidade-dezena-e-centena>. Acesso em: 26 de mar. 2014.

 

 

Sugestões de links para professores:

 

Sítio: “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 26 de mar. 2014.

 

. Sítio: “TV escola”. Disponível em:  <http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/cadernos_tv_escola/matematica2.pdf>. Acesso em: 27 de mar. 2014.

 

. Sítio: “Coletânea de atividades”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000014235.pdf>. Acesso em: 27 de mar. 2014.

 

. Sítio: “Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/complete-o-varal-dezenas.html>. Acesso em: 27 de mar. 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante a realização de cada atividade proposta, num processo contínuo de reflexão, mas é importante ficar atento aos registros para verificar o desenvolvimento da escrita alfabética.

O trabalho de campo e os jogos são estratégias que possibilitam muita interação e uma riqueza de recursos para avaliarmos a oralidade, a iniciativa, a socialização e várias habilidades relativas ao processo de alfabetização da Língua Portuguesa e da Matemática. Verifique e registre os avanços dos alunos nas atividades escritas: se reconheceram a estrutura dos gêneros textuais trabalhados; se reconheceram as medidas utilizadas nas compras realizadas na feira, dentre outras. Estas informações serão úteis para que possa planejar a partir das conquistas de seus alunos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

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