Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Educação do Campo - Educação de qualidade!!!

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Campo e a cidade como formações socioespaciais
Ensino Fundamental Final Geografia Conquista do lugar como conquista da cidadania
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Investigar e avaliar a situação da escola no campo.

- Analisar e debater sobre as dificuldades e conquistas da educação do campo.

- Pesquisar sobre políticas atuais para a educação do campo.

- Valorizar a educação do campo.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula visa sensibilizar os alunos para a questão da educação do campo, das diferenças e semelhanças entre a escola urbana e a escola do campo, bem como analisar e debater sobre esta modalidade de educação.

 

Aula 1

a) Para iniciar o estudo sobre a Educação do Campo, mostre imagens de escolas da zona rural.

Imagem disponível em: http://www.fjc.org.br/fotos_secretarias/14f03dc4283ebe69821c45f6e95a589a.jpg. Acesso em 18 de maio de 2014.

http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/011.jpg

Imagem disponível em: http://envolverde.com.br/portal/wp-content/uploads/2012/02/011.jpg. Acesso em 18 de maio de 2014.

http://iilp.files.wordpress.com/2012/08/escola-rural.jpg

 

Imagem disponível em: http://iilp.files.wordpress.com/2012/08/escola-rural.jpg. Acesso em 18 de maio de 2014.

Promova o debate:

1 - Como são as escolas situadas em pequenas vilas, comunidades quilombolas e favelas?

2 - Quais recursos você imagina que essas escolas têm?

3 - O que você imagina que falta nestas escolas?

 

Aulas 2 e 3 - conhecendo a realidade de uma escola no campo

 

Nesta aula, os alunos assistirão a um vídeo sobre a realidade de uma escola, suas dificuldades e conquistas. Em seguida, haverá um trabalho de campo a ser feito. O objetivo do vídeo é a sensibilização dos alunos para este público que é atendido em escolas na zona rural.

a) Leve a turma para a sala de vídeo ou providencie aparelhos de TV e DVD para a sala de aula.

b) Exiba para a turma o vídeo "Educação no campo" da Série "Caminhos da escola" da TV Escola, duração de 50 min, mas exibir até os 14min15seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?&option=com_zoo&view=item&item_id=1438. Acesso em 03 de maio de 2014.

Sinopse

"Caminhos da Escola" vai até a zona rural de Araraquara para mostrar como é a rotina de uma escola do campo. Alunos e professores da Escola Municipal Hermínio Pagotto contam sobre a diversidade e o diferencial dessa escola e falam do preconceito que sofrem por serem do campo.

c) Durante a exibição, solicite que os alunos foquem a sua atenção nas questões abaixo para depois respondê-las:

 

1 - O que os alunos que emigraram das escolas do campo para as escolas da cidade dizem sobre esta experiência?

2 - Quais as desvantagens apresentadas pela professora sobre a escola do campo?

3 - Qual o diferencial da escola do campo de Araraquara?

4 - O que é a cozinha experimental da escola?

5 - O que eram os pés-vermelhos?

6 - Quais realidades sobre crianças do campo são apresentadas com relação ao acesso à Educação?

 

Imagem disponível em: http://files.travessiaonline.webnode.com.br/200000175-3f81141751/projeto%20horta%201.JPG. Acesso em 18 de maio de 2014.

 

d) Na sequência, peça que os alunos construam em Word uma tabela sobre as diferenças entre a Escola Urbana e a Escola do Campo.

Percentuais

           Escola urbana

         Escola do campo

Número de alunos

 

 

Número de professores

 

 

Recursos materiais

 

 

Recursos financeiros

 

 

Transporte dos alunos

 

 

Relações interpessoais

 

 

Proposta pedagógica

 

 

 

e) Este quadro será publicado em blog ou socializado por e-mail entre os alunos.

 

Aula 4

Nesta aula, promova o debate sobre as dificuldades da escola do campo, as realidades existentes no Brasil, os recursos, a qualidade desta educação.

1 - Organize a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

2 - Apresente a proposta de pesquisar sobre a realidade destas escolas.

3 - Para cada grupo, apresente uma temática a ser pesquisada:

 

- grupo 1: os indicadores sociais da escola do campo

- grupo 2: os recursos da escola do campo

- grupo 3: a formação dos professores da escola do campo

- grupo 4: os investimentos da escola do campo

Sugestão de artigo de FERREIRA, Fabiano de Jesus; BRANDÃO, Elias Canuto. Educação do campo: um olhar histórico, uma realidade concreta. Disponível em: http://www.unifil.br/portal/arquivos/publicacoes/paginas/2012/1/413_546_publipg.pdf. Acesso em 18 de maio de 2014.

Sugestão de publicação do INEP sobre educação do campo: A educação no Brasil rural, disponível em: http://www.publicacoes.inep.gov.br/arquivos/%7B9D3260AB-4731-47E4-B8F8-20F669F3172F%7D_miolo_1_educacao_brasil_rural.pdf. Acesso em 19 de maio de 2014.

Sugestão de publicação do INEP intitulada Panorama da educação no campo, disponível em: http://www.red-ler.org/panorama-educacao-campo.pdf. Acesso em 19 de maio de 2014.

4 - Feita a pesquisa, os alunos farão um vídeo ou documentário sobre os resultados da pesquisa.

5 - Este vídeo ou documentário pode ser publicado em um blog ou no site da escola.

Sugestão de site com instruções sobre como fazer um vídeo ou documentário:

- site Tela Brasil com oficinas de documentário, disponível em: http://www.telabr.com.br/oficinas-virtuais/sala/documentario. Acesso em 19 de maio de 2014.

 

Imagem disponível em: http://www.telabr.com.br/themes/default/img/home_nova/logo-tela-brasil.gif. Acesso em 19 de maio de 2014.

 

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie a interação dos alunos com o assunto e o quanto conseguem perceber as discrepâncias entre estas duas realidades: a escola urbana e a escola do campo. Para esta avaliação, o professor pode promover um fórum ou um debate sobre a temática. Neste momento, faça também uma avaliação das realidades: as dificuldades e conquistas da educação do campo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.