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Lidando com a vulnerabilidade social na educação

 

24/07/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir sobre vulnerabilidade social e suas consequências.

- Pesquisar contextos de vulnerabilidade social e analisar o impacto deste fenômeno na educação.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

O objetivo desta aula é sensibilizar os alunos para a questão da vulnerabilidade social. Para isto, várias vulnerabilidades serão apresentadas. Se possível, os alunos visitarão um bolsão de pobreza ou área de risco social e analisarão a vulnerabilidade social do ponto de vista da educação, do não acesso, ou da precariedade da educação nestas áreas.

 

Aula 1

 

Nesta aula, trabalhe com os alunos os conceitos de vulnerabilidade e vulnerabilidade social.

Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/e/ideias.jpg. Acesso em 20 de julho de 2014.

 

1. Faça com a turma um brainstorming (tempestade de ideias), primeiramente sobre o conceito de vulnerável e vulnerabilidade. Coloque no quadro as duas palavras. Baseada na experiência e conhecimento de cada aluno solicite que falem o que sabem sobre esses dois conceitos. Colha da turma, sem nenhum tipo de censura, as diferentes opiniões e definições, registrando a resposta oral de cada aluno no quadro. Tudo que for registrado será usado como ponto de partida para a construção do significado da palavra vulnerável e vulnerabilidade. Esse tipo de dinâmica é importante, pois além do aluno expor seu pensamento inicial, posicionar sobre o assunto  e respeitar as ideias do colega, também exercita a prática da participação no cotidiano das aulas. Logo após, o professor analisa cada opinião, sem constranger nenhum aluno com comentários, mesmo que não tenha nenhuma ligação o que foi expresso, selecionando as contribuições que mais se aproximam do conceito de  vulnerável e vulnerabilidade.

Concluída esta etapa, finalize a dinâmica  deixando claro junto aos alunos a ideia de que:

"Vulnerável é algo ou alguém que está suscetível a ser ferido, ofendido ou tocado. Significa uma pessoa frágil e incapaz de algum ato. O termo é geralmente atribuído a mulheres, crianças e idosos, que possuem maior fragilidade perante outros grupos da sociedade."

Fonte: O que é vulnerável. Disponível em: http://www.significados.com.br/vulneravel/. Acesso em 09 de julho de 2014.

 

     "Vulnerabilidade  é a qualidade de vulnerável, que é susceptível de ser exposto a danos físicos ou      morais devido à sua fragilidade."

Fonte: Conceito de vulnerabilidade. Disponível em: http://conceito.de/vulnerabilidade#ixzz37unHKTP0. Acesso em 18 de julho de 2014.

 

 

2. Feita esta construção do conceito de vulnerabilidade, trabalhe com os alunos o conceito de vulnerabilidade social, que é o tema a ser trabalhado nesta aula. Para isto, trabalhe com os alunos o termo social. Faça com os alunos um fechamento em torno de um conceito. 

3. Feito isto, é hora de juntar os conceitos de vulnerabilidade e social, ou seja, o conceito de vulnerabilidade social que será formado.

"Vulnerabilidade social é formada por pessoas e lugares, que estão expostos à exclusão social, são famílias, indivíduos sozinhos, e é um termo geralmente ligado a pobreza. As pessoas que estão incluídas na vulnerabilidade social são aquelas que não têm voz onde vive, geralmente moram na rua, e depende de favores de outros."

Fonte: Significado de Vulnerabilidade Social. Disponível em: http://www.significados.com.br/vulnerabilidade-social/. Acesso em 20 de julho de 2014

 

 

4. São vários os fatores que influenciam e contribuem para a vulnerabilidade social de crianças, adolescentes e jovens adultos.

Apresente imagens que explicitem o quanto as crianças, adolescentes e jovens adultos são expostas a situações de risco social, identificando quais áreas são mais propensas a estes riscos:

CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE TRABALHO ESCRAVO

 

 Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQd5mNLQr9hX5_ZNUQZ7mzscXHIleXs7jzBSQBkMySkeW6TLInBe9_EZg. Acesso em 20 de julho de 2014.

ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRps9oNCmAd1Wu772eFHAr7lxo1SRwovj5Ot2fuY4rsRuqLMgab. Acesso em 20 de julho de 2014.

COMUNIDADES INDÍGNEAS AMEAÇADAS

Imagem disponível em: http://www.ebc.com.br/sites/default/files/styles/medium/public/wilson_dias_raposa_serra_do_sol_rr__cerimonia_de_boas_vindas_comunidade_indigena_maturuca.jpg. Acesso em 20 de julho de 2014.

ADOLESCENTES ENVOLVIDOS NO TRÁFICO E NAS DROGAS

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR9YZCZz6Oy7KPAzeSMqQ2cRCdOzfbzB6FiTI20DriZAyjoEif8XA. Acesso em 20 de julho de 2014.

CRIANÇAS QUE VIVEM EM LIXÕES

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTQYBCjFpfuNtEVCVfN3QzDfVqOdumw9qN8AsOiAeqCwyeBYn5D. Acesso em 20 de julho de 2014.

CRIANÇA SEM ESCOLA

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQq6jEvATS5AIWpAqSEwF35GVplFnG3yFOqcIJqh23QReQxtTVH. Acesso em 20 de julho de 2014.

5. A partir de cada uma das imagens que serão projetadas para os alunos, trabalhe com a turma as seguintes questões:

a. Por que esta situação acontece?

b. Qual a consequência para a criança ou o jovem desta situação?

c. Qual a consequência para o futuro destas crianças e jovens?

d. O que é preciso ser feito?

e. Por que há tantas crianças ainda fora da escola?

6. Terminada esta fase, solicite que os alunos, em grupos de 5 alunos, façam um texto dissertativo reunindo as informações discutidas até o momento, preparando-se para a próxima atividade. Solicite que façam ilustrações, podendo o texto ser escrito em forma de boletim eletrônico em documento formato Word.

Tutorial para boletim eletrônico: Como Escrever e Editar um Boletim, disponível em: http://pt.wingwit.com/Software/desktop-publishing/117460.html. Acesso em 20 de julho de 2014.

 

 Prefeitura e Unesp traçam mapa da vulnerabilidade social em  Rio Claro

Imagem disponível em: http://www.jornalcidade.net/fotos//fotos_0308145657000000.jpg. Acesso em 04 de julho de 2014.

 

Aula 2

 

É hora de pensar a Educação para este público e como a escola pode ser um dos instrumentos capazes de transformar a realidade deste público.

1. Divida a turma em grupo de 3 alunos.

2. Coloque em slides as seguintes questões para serem apresentadas com auxílio do Data Show, refletidas e respondidas pelos alunos:

    a. Existe desigualdade social na educação? Exemplifique.

    b. Quais os motivos desta desigualdade social na educação?

    c. Quais os impactos das desigualdades sociais na educação?

    d. Como reduzir a pobreza e garantir a escolaridade de crianças e jovens no Brasil?

3. Refletidas as perguntas, trabalhe com os alunos os seguintes conceitos, para completar suas respostas, a partir desta reflexão e do material a seguir:

Fracasso escolar, evasão escolar e abandono escolar.

4. Trabalhados estes conceitos, os trios reúnem suas respostas no Google Docs para que tenham uma visibilidade melhor das respostas da turma.

5. Solicite que os alunos acessem dados em gráficos do MEC sobre os alunos de 15 a 17 anos fora da escola. Dados estes que foram motivo para criação de projetos no MEC:

PATTO, Maria Helena Souza.O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características de um discurso. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/708.pdf. Acesso em 20 de julho de 2014.

Site Último Segundo. BORGES, Priscilla. Número de jovens de 15 a 17 anos fora da escola aumentou. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2012-09-21/numero-de-jovens-de-15-a-17-anos-fora-da-escola-aumentou.html. Acesso em 20 de julho de 2014.

Site do Ministério da Educação. LORENZONI, Ionice. Desafio de manter jovem de 15 a 17 anos na escola vai a debate. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19231:desafio-de-manter-jovem-de-15-a-17-anos-na-escola-vai-a-debate&catid=211&Itemid=86. Acesso em 20 de julho de 2014.

6. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se esta opção não for viável, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seus computadores individuais. O professor poderá ainda entregar uma cópia impressa de cada texto para os alunos.

 

7. Com estes dados em mãos, os trios começarão a pensar em ações concretas da escola e da educação para reduzir estas problemáticas - fracasso, abandono e evasão escolar. Tarefa da próxima atividade.  

 

 

Imagem disponível em: http://www5.usp.br/wp-content/uploads/portal20120801_21.jpg. Acesso em 04 de julho de 2014.

 

Aula 3

Nesta aula, a partir dos estudos realizados sobre as questões acima, os alunos irão desenvolver projetos sociais visando diminuir os impactos da vulnerabilidade social. Estes projetos não serão executados, mas é preciso pensar o entorno da escola e a realidade social da cidade onde se encontram.

1. Leve a turma para o Laboratório de Informática.

2. Solicite que assistam a um vídeo sobre vulnerabilidade social intitulado: Especial Risco Social: a relação entre vulnerabilidade, educação e trabalho, duração de 05min07seg., disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aN7lMXrJqJs. Acesso em 10 de julho de 2014.

3. Terminado o vídeo, interrogue os alunos sobre possibilidades de ações concretas para diminuir os riscos sociais, trazer jovens de volta à escola, diminuir a evasão escolar.

4. Divida a turma nos mesmo grupos da atividade da aula 2 para começarem a elaborar a pesquisa e o projeto de intervenção. 

5. Para a pesquisa, os alunos escolherão uma área de risco social em torno da escola ou na sua cidade. Esta área será visitada pelos grupos que farão imagens e entrevistarão os moradores locais para saberem:

- se há escola disponível na sua comunidade;

- se há crianças e jovens que não frequentam a escola;

- qual a escolarização dos pais e avós;

- qual o impacto do risco social na educação das crianças e jovens do local.

6. De posse dos dados, os grupos retornam à escola para poderem discutir as melhores propostas de intervenções:

- projeto de intervenção direta na comunidade;

- projeto de intervenção com as crianças e jovens sobre a importância da escolarização na vida deles;

- projeto junto às escolas locais para atrair os jovens.

7. Os grupos apresentam os projetos para a turma utilizando diferentes recursos que desejarem.

8. Feita a apresentação, os grupos disponibilizarão os projetos em um blog ou site oficial da escola e, se possível, apresentam para a comunidade visitada.

9. O objetivo da elaboração dos projetos de intervenção será o exercício livre do pensar alguma ação concreta a partir de estudos e pesquisas feitas. Nesta fase, os alunos colocarão em prática conceitos trabalhados ao longo das aulas, exercitando também a capacidade de trabalharem em grupos em prol de uma causa comum, sendo sensibilizados para possibilidades de ações transformadoras da realidade social.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem disponível em: http://www.manoeldelrio.com/miseria/EDfav.%20do%20moinho%20069.jpg?attredirects=0. Acesso em 04 de julho de 2014.

Recursos Complementares

1. Sugestão de filme sobre vulnerabilidade social e escola: O contador de histórias. Duração de 1h50min. Disponível em: http://www.baixarfilmesdublados.net/baixar-filme-o-contador-de-historias-nacional/. Acesso em 10 de julho de 2014.

 

2. Sugestão de análise fílmica no contexto escolar do filme O contador de histórias: TERUCA, Tereza Kazuko; LUZ, Márcia Gomes Eleutério da; MORAES, Denise Rosna da Silva; WALKER, Maristela Rosso. Narrativa fílmica no contexto escolar: O Contador de Histórias, disponível em: http://pt.slideshare.net/andre155021/filme-o-cantador-de-histrias. Acesso em 10 de julho de 2014.

 

Avaliação

Avalie a motivação dos alunos quanto às atividades propostas. Avalie com os alunos como foi o retorno das comunidades pesquisadas, o que tiveram de dificuldade. A partir das contribuições dos alunos, avalie se no discurso dos mesmos há uma clareza entre vulnerabilidade e vulnerabilidade social. Sempre, ao longo dos projetos, acompanhe se os alunos estão associando a questão da vulnerabilidade social e do impacto desta na educação a partir de suas falas, comentários e contribuições diversas com as atividades propostas. 

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