Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


How to Write an Email in English

 

01/10/2014

Autor e Coautor(es)
JONATHAS DE PAULA CHAGURI
imagem do usuário

PARANAVAI - PR Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí

Bruno Henrique de Assis, Geovana Vanessa Fagundes da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os elementos da estrutura composicional do gênero e-mail

Duração das atividades
(40 minutos) 4 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Usar o conhecimento de mundo dos alunos sobre a "internet" propondo os seguintes questionamentos:

  • What do you know about the Internet? (O que você sabe sobre internet ?)
  • Do you know what WWW mean? (O que significa WWW ?) 
  • How often do you use the Internet? (Com que frequência você usa a internet ?)
Estratégias e recursos da aula

1ª AULA: 

ATIVIDADE 1: Na seção, Did you know? (você sabia?), o professor deverá apresentar um pequeno texto ao aluno que mostra a história da mensagem eletrônica. O professor deverá ler em voz alta e depois solicitar que os alunos repitam as partes com ele. Poderá também dividir a sala em pequenos grupos e solicitar a cada um deles a leitura, em voz alta, de partes específicas do texto. Ao final, o professor deverá revisar as possíveis dúvidas dos alunos e promover uma discussão para avaliar a compreensão, a partir dos seguintes questionamentos:

a) Sobre que trata o texto?

b) Como se basei o sistema de e-mail? 

c) O que é e-mail?

 

Did you know?

Fonte da Imagem: Disponível on-line em: <http://0.tqn.com/y/desktoppub/1/G/W/D/def-atsign.gif>. Acesso em 20 set. 2014.

Electronic mail, commonly known as email or e-mail, is a method of exchanging digital messages from an author to one or more recipients. Modern email operates across the Internet or other computer networks. Some early email systems required that the author and the recipient both be online at the same time, in common with instant messaging. Today's email systems are based on a store-and-forward model. Email servers accept, forward, deliver and store messages. Neither the users nor their computers are required to be online simultaneously; they need connect only briefly, typically to an email server, for as long as it takes to send or receive messages.

Fonte: Adaptado de Wikipedia: free encyclopedia. Disponível on-line em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Email>. Acesso em 20 set. 2014

 


ATIVIDADE 2: Na seção make a survey (realizando uma busca), o aluno deverá pesquisar no dicionário fornecido pela biblioteca da escola, o significado e a origem dos termos e-mail, internet e computer utilizando seu caderno. Esta atividade deverá ser realizada em duplas, caso a biblioteca da escola não disponha de um número de dicionário suficiente que contemple o total de alunos em sala. A atividade abaixo ilustra a organização desta proposta. 

Make a Survey

Agora que você já conhece um pouco da história do gênero canção, procure, no dicionário, o significado e a origem dos termos email, internet e computer. Registre no espaço abaixo.
Segundo o dicionário “Oxford Advanced Learner’s Dictionary”:

EMAIL --> ________________________________________________________________________________________________

INTERNET --> ____________________________________________________________________________________________

COMPUTER--> ____________________________________________________________________________________________
 

                    

Complementando a atividade anterior, agora, utilizando a atividade que está escrita abaixo, com uso do data show, fotocópias ou retroprojetor, o professor deverá iniciar uma atividade de reading (leitura). O professor deverá ler a atividade em voz alta, solicitando que o aluno repita em seguida. Depois, o aluno, diante das hints (pistas) deverá associar tais pistas com os parágrafos do texto que estavam embaralhados. Ao final da atividade, os alunos deverão observar que o texto relata informações acerca do surgimento e das principais características da internet, sendo o e-mail um mecanismo de comunicação mais interativo entre todo o mundo e que só se faz presente em um ambiente virtual – internet. Nessa atividade, o professor deverá propor a sua realização de forma individual ou em grupo. Isso dependerá do número de alunos em sala. 

 

Work in Pairs

1. Read these parts of a text about the history of the internet. The parts are not in the correct order. Can you organize them?

(  ) In this first decade of existence, the internet was used only to facilitate e-mail, to support discussion groups or to transfer information between government agencies and scientific researches.

(  ) The internet began during the Cold War in 1969. It was developed by the US Department of Defence to explore to possibility of communication network that could survive a nuclear attack.

(  ) The first e-mail messages were sent in 1971, and, in the 80s, messages, were exchanged between computers in offices and universities. It was in the early 90s that e-mail messages started to become more popular all over the world.

(  ) From 1969 on, it continued simply because the US Department of Defense decided that this system was a very simple and efficient way of communication.


Hints:

Part 1: Date of the beginning of the internet.
Part 2: Why the internet continued to develop.
Part 3: How it was used in the first decade of existence.
Part 4: When the first e-mail messages were sent.

 

 

ATIVIDADE 3: O professor deverá listar na lousa para o aluno, termos como: BR; AU; DE; KR, mostrando que estes termos indicam a sigla de países para reconhecer a origem do site. Por exemplo: BR=Brasil; AU=Austrália; DE=Alemanha; KR; Coréia do Sul e etc. E, termos como EDU; GOV; ORG. COM.BR - são termos que configuram os endereços na internet. 

     

Como em português, em inglês, abreviamos as palavras para conversar pela internet. Por exemplo:
Você = vc                           Também = tbm                          Fina de semana = fds

Em inglês isso não é diferente. Vejamos agora alguns exemplos de abreviação que acontece na internet com a língua inglesa.
- CU L8R - See you later
- RUOK - Are you ok?
- NEED NO INFMTN - Need more information

3. Try to discover these messages:

a) Luv u always.

_________________________________

b) R u fre on sun afternun?

_________________________________

c) Dez shuz r fantastic!

__________________________________

 

4. Now write these sentences as text messages.

a) You look great!
__________________________________________

b) Where are you?
 ___________________________________________

c) I’m waiting for you at the bus stop.
___________________________________________

   
                                                        

ATIVIDADE 4: Com o data show ou retroprojetor, o professor deverá mostrar aos alunos, exemplos de alguns "emotions" que são comuns no ambiente virtual. A imagem abaixo ilustra estes emotions. O professor deverá chamar atenção dos alunos enfatizando e lendo com eles em voz alta que este tipo de recurso tipográfico é utilizado na escrita, somente em ambientes virtuais, tais como: chats (bate papo); redes sociais entre conversas de amigos e familiares. Depois, o aluno deverá criar um desenho (um emotion) para cada tipo de situação ilustrada na atividade abaixo e socializar a sua produção com os demais colegas. Essa atividade deverá ser realizada individualmente. 

 

Vejamos outros exemplos:

Fonte: Disponível on-line em: <http://2.bp.blogspot.com/-InqLcjJ3iG0/UGiG3VF2tiI/AAAAAAAAAmg/Xl4M9aqb704/s1600/FeelingFaces.gif>. Acesso em 19 set. 2014. 

 

ACTIVITY
Crie (desenhe) um emotion original para cada uma das situações abaixo.

a) I’M SMILING AT THIS

 

b) I’M WINKING

 

c) I’M SAD ABOUT THIS

                                                             

2ª AULA:

ATIVIDADE 5: Na seção "Know a little more" (conhecendo um pouco mais), com o uso do data show, retroprojetor ou fotocópias, o professor deverá apresentar ao aluno as siglas (http, url, links, site, home page) conforme imagem ilustrada abaixo, enfatizando que geralmente elas são usadas na internet e podem aparecer no campo de endereço do navegador da internet ou na indicação de informações em sites. O professor deverá ler junto com o aluno a atividade e ao mesmo tempo responder/sanar as dúvidas e/ou questionamentos dos alunos.

Em seguida o professor deverá listar na lousa, termos como: BR; AU; DE; KR, mostrando que eles indicam a sigla de países para reconhecimento da origem do site. Por exemplo: BR=Brasil; AU=Austrália; DE=Alemanha; KR; Coréia do Sul e etc. E, termos como EDU; GOV; ORG. COM.BR - são termos que configuram os endereços na internet. 

     

Know a little more…

Você sabe o significado das palavras que encontramos na internet tais como:

                    http              url              links              site                  home page

Tente verificar o que você já sabe sobre essas siglas que são geralmente encontradas na internet. 

1. Match the phrases with the words.

1. HTTP
2. WWW
3. LINKS
4. NAVEGATOR OR BROWSER
5. SITE
6. HOME PAGE
7. URL
8. DOWNLOAD
9. UPLOAD

(   )It’s identified by a name.
(   )It's a program that serve to surf on the net.
(   )It's a short cut to access other site.
(   )The initial page of a site.
(   )World Wide Web
(   ) Hypertext transfer protocol
(   )To get something from the net
(   )To move something from the pc to the net
(   )The address of the site
                                                                         

Vejamos agora como se configure os endereços na internet.

 

WHAT DOES “.COM” (dot com) MENA?
.com = suffix at the of internet addresses operated by commercial organizations.
.edu = suffix at the of internet addresses operated by educational organizations.
.gov = suffix at the of internet addresses operated by governmental organizations.
.org = suffix at the of internet addresses operated by non-profit organizations.
.mil = suffix for military internet addresses
 

When there is no indication of the country, in an Internet address, it usually means the address is in the USA, but most countries have a particular suffix. For example:

.au – Australia u.k – United Kingdom
.de – Germany .fr - France
-kr – South Korea
It’s up to you

 

ATIVIDADE 6: Conforme a atividade abaixo, na lousa, o professor deverá proporá uma atividade no qual o aluno escreve o significado dos termos apresentados anteriormente a atividade.

It’s up to you

1. Try to guess the countries of these suffixes?

.pt = 
.jp = 
.ca =
.ar = 
.br = 
.ch = 
.mz = 
.py = 

 

          

ATIVIDADE 7: Fazendo uso dos conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores, os alunos deverão escrever um rápido e-mail em folha sulfite A4, fornecida pelo professor com a estrutura do suporte e-mail, conforme ilustrado na imagem abaixo, observando o seguinte roteiro: 

 

A) O aluno deverá se dirigir a locutores reais.
Obs: geralmente os alunos formandos do ensino médio realizam viagens para comemorar a formatura. Diante dessa real necessidade, o professor poderá utilizar a formatura como meio de se propor uma ação discursiva real ao aluno, com propósito e fins já determinados e com locutores reais (neste caso o recepcionista do hotel que lerá o email).

 

B) O professor deverá entregar ao aluno, fotocópias da estrutura de um e-mail, conforme a ilustração da imagem abaixo.
 

Fonte: Disponível on-line em: <http://www.zwodnik.com/media/images/yahoo-mail_online_1.png>. Acesso em 20 set. 2014

 

C) Para que o recepcionista compreenda o que o e-mail está solicitando, o professor deverá explicar o desenvolvimento e o término do e-mail, listando na lousa, por exemplo, alguns questionamentos que precisam ser levados em consideração no momento da escrita:

*Que linguagem deve se utilizada neste e-mail? Formal ou informal? Porque?-

*Que pronome de tratamento, em inglês, ficará melhor? Sir ou Madam?

*Como deverá ser o primeiro parágrafo introdutório deste e-mail? Por que?

*A introdução do e-mail deverá conter algumas informações da viagem?

 

A partir desses questionamentos, o professor deverá construir a introdução do e-mail com o aluno, devendo apresentar a seguinte estrutura/informação:

Dear Sir or Madam:
I am writing because I and my friends from school would like to go Curitiba. We are students from a public school. We would like some information, if possible:

 

OBS: O aluno já deverá saber identificar o uso do present continuous e simple present, no inglês,  para composição das informações elencadas no e-mail com auxilio do professor. Para isso, sugiro consultar as seguintes aulas:

Aula I: ASSIS, Luana Vieira. Usando a música "Smile" do U2 para ensinar a -ing. 2010. Disponível on-line em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21798>. Acesso em 13 set. 2014. 

Aula II: SALUM, Ana Claudia Cunha. Descrevendo uma ação que está acontecendo agora: o uso do presente contínuo. 2013. Disponível on-line em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51554> . Acesso em 13 set. 2014. 

Aula III: CHAGURI, Jonathas de Paula. Trabalhando com o Simple Present nas Aulas de Inglês. 2014. Disponível on-line em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56531>. Acesso em 13 set. 2014. 

 

E, então, o professor deverá listar, na lousa, as possíveis questões que vierem a ser solicitadas pelos alunos, no momento da escrita do e-mail.

As questões podem ser:

* Are there vacancies in your hotel to December?
* Are there special packages for students? How much are they?
* Are there rooms for four or three people?
* Is there a restaurant there?
* Is there a swimming pool?
* Is there a place to practice sports in your hotel?
* Is there transfer in/out?

 

D) Ao final do e-mail, alunos e professor deverão considerar ainda os seguintes questionamentos:

* Como terminar o e-mail?
* O que é preciso colocar no final do e-mail? Nome, endereço, telefone são importantes ou não?
* Há alguma saudação de despedida necessária aqui? Qual?
* Ao final, agradecer a ajuda do recepcionista, antecipadamente, pela resposta. O professor poderá ajudá-los com questionamentos como: “Como se diz em inglês: Obrigado(a) por sua ajuda" e "Estaremos ansiosos esperando sua resposta”.

Obs: Aqui, o professor deverá considerar as sugestões dadas pelos alunos para construção da oração em inglês, levando-os a terminarem o e-mail com a seguinte informação:

Thank you for your help. I and my friends look forward to hearing from you soon.
Yours faithfully

 

3ª AULA:

ATIVIDADE 8: Nesta atividade, os alunos serão conduzidos até o laboratório de informática da escola para selecionarem os principais hotéis ou estabelecimentos de interesse do grupo. Com a supervisão do professor, os alunos deverão selecionar de 3 a 5 endereços eletrônicos e enviar os e-mails aos hotéis selecionados conforme o roteiro produzido na aula anterior. 

 

4ª AULA:

ATIVIDADE 9: O professor deverá verificar com os alunos as respostas dos e-mails que foram enviados na aula anterior. Em seguida, com a supervisão do professor, os alunos deverão responder as mensagens recebidas dos hotéis.
Obs: O professor poderá finalizar essa atividade com alguns questionamentos:


* Quantos hotéis nos responderam?
* Qual deles vocês mais se identificam para viagem?
*Independente das respostas que nos foi dada, temos que agradecê-los. Como vamos fazer isso? Como podemos começar o e-mail? Vamos usar a seguinte informação: “Dear Sir quando o recepcionista é do sexo masculino e Dear Madam quando é do sexo feminino”.
* Agora, podemos dizer, em inglês, claro, que voltaremos a fazer contato em breve. Como se diz “nós” em inglês?; agora o verbo “voltaremos” no passado?; “fazer ou manter contato”? e obrigado?

 

O e-mail de resposta para os recepcionistas dos hotéis deverão ter mais ou menos o seguinte formato/estrutura:

Dear Madam ou Dear Sir
Thank you for your attention, As soon as possible, we will keep in touch.
Your faithfully

Recursos Complementares

Para essa aula, o professor, como ação complementar, poderá trabalhar com os alunos a forma de escrita de e-mails para fins comerciais e/ou profissionais. Para tanto, sugerimos um roteiro que auxiliará o professor nessa atividade. 

Como escrever e-mail comercial e/ou profissional em inglês: http://www.englishtown.com.br/community/channels/article.aspx?articlename=184-email

Avaliação

Critérios: Avaliação processual a fim de conhecer a estrutura composicional do gênero e-mail

Instrumento(s) e Aprendizagem Esperada: O aluno seja capaz de elaborar textos atendendo às situações de produção propostas (gênero, interlocutor, finalidade). Desse modo, a avaliação ocorrerá por meio de uma atividade em grupo na produção de escrita de um e-mail. Por conseguinte, os alunos publicarão escreveram e-mails a 3 diferentes hotéis solicitando informação de reservas. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.