01/10/2014
PARANAVAI - PR Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí
Bruno Henrique de Assis, Geovana Vanessa Fagundes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Reconhecer os elementos da estrutura composicional do gênero e-mail
Usar o conhecimento de mundo dos alunos sobre a "internet" propondo os seguintes questionamentos:
1ª AULA:
ATIVIDADE 1: Na seção, Did you know? (você sabia?), o professor deverá apresentar um pequeno texto ao aluno que mostra a história da mensagem eletrônica. O professor deverá ler em voz alta e depois solicitar que os alunos repitam as partes com ele. Poderá também dividir a sala em pequenos grupos e solicitar a cada um deles a leitura, em voz alta, de partes específicas do texto. Ao final, o professor deverá revisar as possíveis dúvidas dos alunos e promover uma discussão para avaliar a compreensão, a partir dos seguintes questionamentos:
a) Sobre que trata o texto?
b) Como se basei o sistema de e-mail?
c) O que é e-mail?
Fonte da Imagem: Disponível on-line em: <http://0.tqn.com/y/desktoppub/1/G/W/D/def-atsign.gif>. Acesso em 20 set. 2014.
Fonte: Adaptado de Wikipedia: free encyclopedia. Disponível on-line em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Email>. Acesso em 20 set. 2014
ATIVIDADE 2: Na seção make a survey (realizando uma busca), o aluno deverá pesquisar no dicionário fornecido pela biblioteca da escola, o significado e a origem dos termos e-mail, internet e computer utilizando seu caderno. Esta atividade deverá ser realizada em duplas, caso a biblioteca da escola não disponha de um número de dicionário suficiente que contemple o total de alunos em sala. A atividade abaixo ilustra a organização desta proposta.
Complementando a atividade anterior, agora, utilizando a atividade que está escrita abaixo, com uso do data show, fotocópias ou retroprojetor, o professor deverá iniciar uma atividade de reading (leitura). O professor deverá ler a atividade em voz alta, solicitando que o aluno repita em seguida. Depois, o aluno, diante das hints (pistas) deverá associar tais pistas com os parágrafos do texto que estavam embaralhados. Ao final da atividade, os alunos deverão observar que o texto relata informações acerca do surgimento e das principais características da internet, sendo o e-mail um mecanismo de comunicação mais interativo entre todo o mundo e que só se faz presente em um ambiente virtual – internet. Nessa atividade, o professor deverá propor a sua realização de forma individual ou em grupo. Isso dependerá do número de alunos em sala.
ATIVIDADE 3: O professor deverá listar na lousa para o aluno, termos como: BR; AU; DE; KR, mostrando que estes termos indicam a sigla de países para reconhecer a origem do site. Por exemplo: BR=Brasil; AU=Austrália; DE=Alemanha; KR; Coréia do Sul e etc. E, termos como EDU; GOV; ORG. COM.BR - são termos que configuram os endereços na internet.
ATIVIDADE 4: Com o data show ou retroprojetor, o professor deverá mostrar aos alunos, exemplos de alguns "emotions" que são comuns no ambiente virtual. A imagem abaixo ilustra estes emotions. O professor deverá chamar atenção dos alunos enfatizando e lendo com eles em voz alta que este tipo de recurso tipográfico é utilizado na escrita, somente em ambientes virtuais, tais como: chats (bate papo); redes sociais entre conversas de amigos e familiares. Depois, o aluno deverá criar um desenho (um emotion) para cada tipo de situação ilustrada na atividade abaixo e socializar a sua produção com os demais colegas. Essa atividade deverá ser realizada individualmente.
Fonte: Disponível on-line em: <http://2.bp.blogspot.com/-InqLcjJ3iG0/UGiG3VF2tiI/AAAAAAAAAmg/Xl4M9aqb704/s1600/FeelingFaces.gif>. Acesso em 19 set. 2014.
2ª AULA:
ATIVIDADE 5: Na seção "Know a little more" (conhecendo um pouco mais), com o uso do data show, retroprojetor ou fotocópias, o professor deverá apresentar ao aluno as siglas (http, url, links, site, home page) conforme imagem ilustrada abaixo, enfatizando que geralmente elas são usadas na internet e podem aparecer no campo de endereço do navegador da internet ou na indicação de informações em sites. O professor deverá ler junto com o aluno a atividade e ao mesmo tempo responder/sanar as dúvidas e/ou questionamentos dos alunos.
Em seguida o professor deverá listar na lousa, termos como: BR; AU; DE; KR, mostrando que eles indicam a sigla de países para reconhecimento da origem do site. Por exemplo: BR=Brasil; AU=Austrália; DE=Alemanha; KR; Coréia do Sul e etc. E, termos como EDU; GOV; ORG. COM.BR - são termos que configuram os endereços na internet.
ATIVIDADE 6: Conforme a atividade abaixo, na lousa, o professor deverá proporá uma atividade no qual o aluno escreve o significado dos termos apresentados anteriormente a atividade.
ATIVIDADE 7: Fazendo uso dos conhecimentos adquiridos nas atividades anteriores, os alunos deverão escrever um rápido e-mail em folha sulfite A4, fornecida pelo professor com a estrutura do suporte e-mail, conforme ilustrado na imagem abaixo, observando o seguinte roteiro:
A) O aluno deverá se dirigir a locutores reais.
Obs: geralmente os alunos formandos do ensino médio realizam viagens para comemorar a formatura. Diante dessa real necessidade, o professor poderá utilizar a formatura como meio de se propor uma ação discursiva real ao aluno, com propósito e fins já determinados e com locutores reais (neste caso o recepcionista do hotel que lerá o email).
B) O professor deverá entregar ao aluno, fotocópias da estrutura de um e-mail, conforme a ilustração da imagem abaixo.
Fonte: Disponível on-line em: <http://www.zwodnik.com/media/images/yahoo-mail_online_1.png>. Acesso em 20 set. 2014
C) Para que o recepcionista compreenda o que o e-mail está solicitando, o professor deverá explicar o desenvolvimento e o término do e-mail, listando na lousa, por exemplo, alguns questionamentos que precisam ser levados em consideração no momento da escrita:
*Que linguagem deve se utilizada neste e-mail? Formal ou informal? Porque?-
*Que pronome de tratamento, em inglês, ficará melhor? Sir ou Madam?
*Como deverá ser o primeiro parágrafo introdutório deste e-mail? Por que?
*A introdução do e-mail deverá conter algumas informações da viagem?
A partir desses questionamentos, o professor deverá construir a introdução do e-mail com o aluno, devendo apresentar a seguinte estrutura/informação:
Dear Sir or Madam:
I am writing because I and my friends from school would like to go Curitiba. We are students from a public school. We would like some information, if possible:
OBS: O aluno já deverá saber identificar o uso do present continuous e simple present, no inglês, para composição das informações elencadas no e-mail com auxilio do professor. Para isso, sugiro consultar as seguintes aulas:
Aula I: ASSIS, Luana Vieira. Usando a música "Smile" do U2 para ensinar a -ing. 2010. Disponível on-line em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21798>. Acesso em 13 set. 2014.
Aula II: SALUM, Ana Claudia Cunha. Descrevendo uma ação que está acontecendo agora: o uso do presente contínuo. 2013. Disponível on-line em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51554> . Acesso em 13 set. 2014.
Aula III: CHAGURI, Jonathas de Paula. Trabalhando com o Simple Present nas Aulas de Inglês. 2014. Disponível on-line em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56531>. Acesso em 13 set. 2014.
E, então, o professor deverá listar, na lousa, as possíveis questões que vierem a ser solicitadas pelos alunos, no momento da escrita do e-mail.
As questões podem ser:
* Are there vacancies in your hotel to December?
* Are there special packages for students? How much are they?
* Are there rooms for four or three people?
* Is there a restaurant there?
* Is there a swimming pool?
* Is there a place to practice sports in your hotel?
* Is there transfer in/out?
D) Ao final do e-mail, alunos e professor deverão considerar ainda os seguintes questionamentos:
* Como terminar o e-mail?
* O que é preciso colocar no final do e-mail? Nome, endereço, telefone são importantes ou não?
* Há alguma saudação de despedida necessária aqui? Qual?
* Ao final, agradecer a ajuda do recepcionista, antecipadamente, pela resposta. O professor poderá ajudá-los com questionamentos como: “Como se diz em inglês: Obrigado(a) por sua ajuda" e "Estaremos ansiosos esperando sua resposta”.
Obs: Aqui, o professor deverá considerar as sugestões dadas pelos alunos para construção da oração em inglês, levando-os a terminarem o e-mail com a seguinte informação:
Thank you for your help. I and my friends look forward to hearing from you soon.
Yours faithfully
3ª AULA:
ATIVIDADE 8: Nesta atividade, os alunos serão conduzidos até o laboratório de informática da escola para selecionarem os principais hotéis ou estabelecimentos de interesse do grupo. Com a supervisão do professor, os alunos deverão selecionar de 3 a 5 endereços eletrônicos e enviar os e-mails aos hotéis selecionados conforme o roteiro produzido na aula anterior.
4ª AULA:
ATIVIDADE 9: O professor deverá verificar com os alunos as respostas dos e-mails que foram enviados na aula anterior. Em seguida, com a supervisão do professor, os alunos deverão responder as mensagens recebidas dos hotéis.
Obs: O professor poderá finalizar essa atividade com alguns questionamentos:
* Quantos hotéis nos responderam?
* Qual deles vocês mais se identificam para viagem?
*Independente das respostas que nos foi dada, temos que agradecê-los. Como vamos fazer isso? Como podemos começar o e-mail? Vamos usar a seguinte informação: “Dear Sir quando o recepcionista é do sexo masculino e Dear Madam quando é do sexo feminino”.
* Agora, podemos dizer, em inglês, claro, que voltaremos a fazer contato em breve. Como se diz “nós” em inglês?; agora o verbo “voltaremos” no passado?; “fazer ou manter contato”? e obrigado?
O e-mail de resposta para os recepcionistas dos hotéis deverão ter mais ou menos o seguinte formato/estrutura:
Dear Madam ou Dear Sir
Thank you for your attention, As soon as possible, we will keep in touch.
Your faithfully
Para essa aula, o professor, como ação complementar, poderá trabalhar com os alunos a forma de escrita de e-mails para fins comerciais e/ou profissionais. Para tanto, sugerimos um roteiro que auxiliará o professor nessa atividade.
Como escrever e-mail comercial e/ou profissional em inglês: http://www.englishtown.com.br/community/channels/article.aspx?articlename=184-email
Critérios: Avaliação processual a fim de conhecer a estrutura composicional do gênero e-mail
Instrumento(s) e Aprendizagem Esperada: O aluno seja capaz de elaborar textos atendendo às situações de produção propostas (gênero, interlocutor, finalidade). Desse modo, a avaliação ocorrerá por meio de uma atividade em grupo na produção de escrita de um e-mail. Por conseguinte, os alunos publicarão escreveram e-mails a 3 diferentes hotéis solicitando informação de reservas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/10/2014
Cinco estrelasfantástico!!! usarei com certeza e colocarei aqui os resultados. amei o roteiro da aula