24/07/2014
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
- Analisar o fenômeno do tabagismo em nossa sociedade moderna.
- Discutir e investigar as diferentes manifestações do tabagismo em nossa sociedade.
- Analisar campanhas de combate ao tabagismo e pensar a prevenção.
- Alertar os alunos para os riscos do fumo.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Aula 1
O objetivo desta aula é sensibilizar os alunos e chamar a atenção deles para a questão do tabagismo.
1. Leve os alunos para o laboratório de informática e solicite que acessem a reportagem de Frederico Goulart intitulada "O número de fumantes em todo mundo se aproxima de 1 bilhão" do jornal O globo (08/01/2014):
Número de fumantes em todo o mundo se aproxima de 1 bilhão. Apesar do alto índice, alcance do tabaco vem caindo, em termos proporcionais, nos últimos 32 anos, que está disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/numero-de-fumantes-em-todo-mundo-se-aproxima-de-1-bilhao-11243150#ixzz37oZ1rUqd. Acesso em 18 de julho de 2014.
"O levantamento mostrou que, durante o ano de 1980, 4,96 trilhões de cigarros foram consumidos em todo o planeta. Em 2012, o total foi de 6,25 trilhões. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a seguir esse ritmo atual, o cigarro irá matar um bilhão de pessoas no resto deste século. E metade dessas mortes deve ocorrer antes dos 70 anos de idade. Por esses e outros fatores, o chefe do estudo declarou que, apesar do enorme progresso feito no controle do tabaco, ainda há muito a ser feito em todo o mundo."
a. Para esta discussão, organizar a sala, disponibilizando as carteiras em círculo, para que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
b. Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto da reportagem diretamente no computador individual ou compartilhado. Caso não seja possível, o professor deverá salvar previamente a reportagem em seu computador e apresentá-los aos alunos por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
c. Ao término da leitura da reportagem, abra espaço aos alunos para que debatam sobre os dados apresentados, sobre o contexto atual do cigarro no mundo, o resultado da campanha de 50 anos de combate ao cigarro, resultados, façam perguntas e comentem sobre as questões relativas à situação atual dos fumantes no Brasil e sobre o que ainda deve ser feito.
SUGESTÃO DE QUESTIONAMENTOS PARA OS ALUNOS SOBRE A REPORTAGEM:
a. O que você pensa sobre este número de fumantes no mundo, mesmo que em queda?
b. Quais ações têm sido efetivas e quais não têm sido efetivas nestes últimos 50 anos?
c. O que ainda pode ser feito para que as pessoas consigam abandonar o hábito do tabagismo?
Aula 2
O objetivo desta aula é levar os alunos a pensarem sobre a questão do tabagismo como problema de saúde pública, mas que passa pela conscientização individual de quem fuma e é dependente deste hábito. Para isto, os alunos farão pesquisas e entrevistas com fumantes e ex-fumantes, além de analisarem campanhas antitabagismo, para que possam pensar o processo de dependência química do tabagismo e suas consequências.
1. Solicite que os alunos façam uma pesquisa com um fumante e um ex-fumante, independente de sexo ou idade, para devidas comparações:
ROTEIRO PARA A PESQUISA COM O FUMANTE:
a) Há quanto tempo você fuma?
b) Você se considera um dependente químico?
c) Você saberia dizer por que você fuma? Por que não para de fumar?
d) O que você pensa sobre as diferentes campanhas de combate ao tabagismo?
ROTEIRO PARA A PESQUISA COM UM EX-FUMANTE:
a) Há quanto tempo você deixou de fumar? Por quanto tempo você fumou?
b) Você se considera um dependente químico?
c) Você saberia dizer por que começou a fumar? Por que parou de fumar?
d) O que você pensa sobre as diferentes campanhas de combate ao tabagismo?
e) Alguma campanha antitabagismo foi efetiva com você?
2. Terminada a pesquisa, os alunos trarão os resultados para a sala de aula para que possam fazer as devidas comparações.
A pesquisa poderá ser analisada através de categorias:
Número de fumantes que:
Número de ex-fumantes que:
Feita a pesquisa, os alunos irão construir um quadro comparativo entre as duas pessoas pesquisadas. Sugestão:
|
Entrevistado 1 |
Entrevistado 2 |
Tempo do vício |
|
|
Consideram que possuem dependência química |
|
|
Motivos que levaram a começar a fumar |
|
|
Motivos que levaram a parar de fumar |
|
|
Contra campanha antitabagismo |
|
|
A favor de campanha antitabagismo |
|
|
Parou em função de campanhas antitabagismo |
|
|
Construído o quadro, os grupos farão uma análise deste compilado para apresentação à turma.
Auxilie os alunos nas devidas comparações para que tomem ciência de que a dependência química é um problema social que afeta a todos e que também ex-fumantes necessitam de controle sobre o vício para que não tenham recaídas, o que é comum no processo de recuperação. Talvez nesta pesquisa os alunos encontrem respostas sobre o início do vício como:
- influência da mídia.
- influência dos amigos.
- pressão dos amigos.
- imitação de hábitos dos pais e avós.
- para fazer parte do grupo de amigos.
Imagem disponível em: http://www.saudeeseguranca.xpg.com.br/images/ImagG/Tabagismo.jpg. Acesso em 04 de julho de 2014.
Aula 3
O objetivo desta aula é alertar os alunos para os riscos do fumo. Entretanto, em vez de pesquisarem sobre o cigarro propriamente, os alunos irão pesquisar reportagens sobre consequências do uso do cigarro para fazerem suas análises e tirarem suas próprias conclusões.
1. Leve a turma para o Laboratório de Informática.
2. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.
3. Solicite que cada grupo faça sua pesquisa:
4. Terminada a pesquisa, os alunos, em forma de texto eletrônico, farão uma síntese de suas reportagens e, se possível, com ilustrações. Sugestão de site sobre como criar panfleto eletrônico, com ideias que podem ser aproveitadas pelos grupos, JOHNSON, Ann. Como criar um panfleto eletrônico, disponível em: http://www.ehow.com.br/criar-panfleto-eletronico-como_24682/. Acesso em 08 de julho de 2014.
Orientações para o texto eletrônico:
a. Solicite que abram o programa Word.
b. Neste programa, os alunos digitarão suas sínteses.
c. Solicite que insiram imagens para ilustrar o texto. Eles podem utilizar as imagens das próprias reportagens ou então consultar o banco de imagens do Google. Para isto, solicite que acessem o site: www.google.com.br, e cliquem em Imagens. Então, no campo de busca digitam o assunto para escolherem qual imagem utilizarão.
Imagem disponível em: http://rfragoso2.blog.uol.com.br/images/antitabagismo1.jpg. Acesso em 04 de julho de 2014.
Aula 4
Os alunos serão convidados a assistirem a um vídeo sobre a questão do tabagismo na escola com a pneumologista Ana Cristina Duarte. Para isto,
a) Leve a turma para o Laboratório de informática.
b) Solicite que os alunos acessem o vídeo Tabagismo na escola. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jDSfssODUe4. Duração: 16min26seg. Acesso em 09 de julho de 2014.
c) Enquanto assistem ao vídeo, solicite que os alunos registrem as seguintes informações:
d) Após a exibição do vídeo, solicite que num grupão (7 a 8 alunos), os alunos façam seus comentários sobre o que registraram. Depois de terminada a apresentação dos comentários de todos os alunos, o grupão deverá discutir, avaliar e, havendo consenso, registrá-la em forma de resumo. Para tal, definir um relator para tal tarefa e outro colega para auxiliá-lo na apresentação desse resumo quando o mesmo for discutido com toda a turma. Para a apresentação de todos os grupões e discussão com a turma, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Imagem disponível em: http://www.bahianoticias.com.br/ckfinder/userfiles/images/semtabaco.jpg. Acesso em 04 de julho de 2014.
Após o término da aula 4, a partir dos registros realizados frente aos estudos realizados das campanhas já feitas, dos resultados da pesquisa com fumantes e ex-fumantes, das informações a respeito dos prejuízos que o cigarro causa ao fumante e a quem está próximo do fumante, solicitar aos alunos que proponham uma campanha preventiva contra o uso do cigarro para ser realizada junto à comunidade escolar – alunos, profissionais da educação e familiares.
Essa campanha deverá conter um pequeno texto e imagens que sensibilizem as pessoas frente às consequências do tabagismo.
Sugestão de tema: 50 anos de guerra contra o cigarro.
O material dessa campanha deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua essas mídias, criar o blog, acessando o endereço eletrônico http://www.webnode.com.br/website-pessoal/, (acesso em 08 de julho de 2014) e seguir as instruções.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog, fazer seus comentários e utilizar de todos os recursos de comunicação disponíveis na escola para divulgá-lo junto à comunidade escolar.
1. Sugestão de site da Associação Brasileira de Combate ao Tabagismo, disponível em: http://www.abracomta.org/. Acesso em 22 de julho de 2014.
2. Sugestão de artigo sobre o Dia de combate ao fumo, REICHERT, Jonatas. Origem do dia nacional de combate ao fumo, disponível em: http://www.uniad.org.br/desenvolvimento/images/stories/arquivos/Origem_do_Dia_Nacional_de_Combate_ao_Fumo.pdf. Acesso em 22 de julho de 2014.
Avalie o interesse dos alunos pela temática, se as atividades puderam ocorrer de forma interativa, sem a ideia de somente um combate pelo combate ao vício do tabaco, mas ampliando para discussões de consequências sociais, para além do prejuízo à saúde.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/07/2014
Quatro estrelasRealmente precisamos trabalhar com esta temática; nossos alunos precisam se sentir condutores desta conscientização, de que o tabagismo tem destruído muitas vidas. As pessoas precisam parar com este vício que mata e também afasta pessoas do mundo social, pois em diversos ambientes já não podem se locomoverem, pelo uso do cigarro.