Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cidades sustentáveis

 

18/07/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Explicar o conceito de cidades sustentáveis.

  • Apontar as principais preocupações com a sustentabilidade nos centros urbanos.

  • Explicitar os requisitos para que uma cidade possa ser considerada sustentável.

  • Identificar as referências de sustentabilidade em centros urbanos.

  • Enumerar aspectos de sustentabilidade na sua cidade.

  • Reivindicar o que precisa ser implementado ou melhorado em sua cidade para que se torne sustentável.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisa de campo; fórum de discussão; elaboração de carta e encaminhamento às autoridades do executivo local; análise de vídeos; estudo e produção de textos; publicação da produção em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos. 

 

aerogeradores

Imagem aerogeradores. Disponível em http://g1.globo.com/platb/files/2137/2013/09/Foto-9-aerogeradores.jpg. Acesso em 05/07/2014. Esta imagem compõe o texto de TRIGUEIRO, André. Imagens de um dos países mais sustentáveis do mundo. Disponível em: http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel/2013/09/18/imagens-de-um-dos-paises-mais-sustentaveis-do-mundo/. Acesso em 05/07/2014.

 

Módulo 1- Introdução ao tema

Atividade 1- Vídeo

Sugerimos que a introdução a este tema seja feita por meio da visualização e discussão do vídeo especificado abaixo.

Enquanto visualizam o vídeo, os alunos deverão fazer registros em seus cadernos, de acordo com as diretrizes:

  1. captar três palavras chaves;
  2. enumerar as cidades com indicativos de sustentabilidade;
  3. identificar aspectos de sustentabilidade presentes nessas cidades.

 

Vídeo - Programa Cidades Sustentáveis. Duração: 10min18seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=5sTDik3rUug. Acesso em 05/07/2014.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

 

Atividade 2- Discussão do vídeo

A discussão do vídeo deverá acontecer, tendo como ponto de partida os itens para registro propostos pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

bicicletas

Imagem disponível em: http://g1.globo.com/platb/files/2137/2013/09/foto-12-bicicletas.jpg. Acesso em 05/07/2014. Esta imagem compõe o texto TRIGUEIRO, André. Imagens de um dos países mais sustentáveis do mundo. Disponível em: http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel/2013/09/18/imagens-de-um-dos-paises-mais-sustentaveis-do-mundo/. Acesso em 05/07/2014

Módulo 2- Entendendo a sustentabilidade urbana

Atividade 1- Cidades sustentáveis: conceito, referências, preocupações e premissas.

Para compreender melhor o assunto, os alunos deverão buscar o significado de cidades sustentáveis e premissas para serem assim consideradas. Para isso, deverão acessar os endereços abaixo indicados e registrar em seus cadernos:

  1. o significado do termo "cidade sustentável";
  2. as principais preocupações com a sustentabilidade nos centros urbanos;
  3. os requisitos para uma cidade ser considerada sustentável;
  4. as referências de sustentabilidade em centros urbanos.

 

Texto 1- SIGNIFICADOS.COM.BR. Cidades sustentáveis: significado. Disponível em: http://www.significados.com.br/cidades-sustentaveis/. Acesso em 05/07/2014.

 

Texto 2- AKATU. Relatório da ONU pede mais investimentos em cidades sustentáveis. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Sustentabilidade/Posts/Relatorio-da-ONU-pede-mais-investimentos-em-cidades-sustentaveis. Acesso em 05/07/2014.

 

Texto 3SUA PESQUISA.COM. Cidades sustentáveis. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/cidades_sustentaveis.htm. Acesso em 05/07/2014.

 

Texto 4- WWF. Cidades sustentáveis? Disponível em: http://www.wwf.org.br/informacoes/sala_de_imprensa/?9620. Acesso em 05/07/2014.

Atividade 2- Discussão dos textos e consolidado

A discussão dos textos deverá acontecer, tendo como ponto de partida os itens para registro propostos pelo professor, primeiramente em grupos pequenos de cinco componentes. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O professor deverá destacar no final da discussão que, de acordo com alguns autores do texto 4, não existem referências de cidades sustentáveis. É um contraponto interessante para a formação de uma opinião crítica sobre o tema, uma vez que é muito difícil uma cidade preencher todos os requisitos de sustentabilidade. O que vemos na realidade, são cidades que se destacam em um ou mais aspectos de sustentabilidade. Este fato ficará mais claro quando fizerem mais leituras no módulo 3.

Após a discussão, os alunos do mesmo grupo deverão produzir um consolidado do que foi estudado até este momento da proposta. Este texto deverá ser digitado e enviado para o professor para avaliação. Posteriormente comporá o texto a ser produzido pelos alunos.

 

ecoconstrução

Imagem disponível em: http://g1.globo.com/platb/files/2137/2013/09/%C3%BAltima-foto-parlamento.jpg. Acesso em 05/07/2014. Esta imagem compõe o texto TRIGUEIRO, André. Imagens de um dos países mais sustentáveis do mundo. Disponível em: http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel/2013/09/18/imagens-de-um-dos-paises-mais-sustentaveis-do-mundo/. Acesso em 05/07/2014

 

Módulo 3- Ampliando conhecimentos

Atividade 1- Cidades sustentáveis: pesquisas na internet

Para ampliarem seus conhecimentos sobre o tema, buscando detalhes sobre aspectos de sustentabilidade presentes em cidades em nível mundial, os alunos deverão realizar uma pesquisa na internet.

Nesta pesquisa deverão identificar e registrar:

1- nome da cidade

2- localização geográfica;

2- aspectos de sustentabilidade que lhe conferem a condição de "cidade sustentável".

 

Textos e endereços para acesso

WIKIPÉDIA. Cidade sustentável. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_sustent%C3%A1vel. Acesso em 05/07/2014.

 

PORTAL BRASIL. Cidades sustentáveis. Disponível em: http://revista.brasil.gov.br/especiais/rio20/desenvolvimento-sustentavel/cidades-sustentaveis. Acesso em 05/07/2014.

 

ECO D. Saiba quais são as dez cidades do mundo líderes em sustentabilidade urbana. Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/setembro/saiba-quais-sao-as-dez-cidades-do-mundo-lideres-em?tag=cidades-sustentaveis. Acesso em 05/07/2014.

 

CAIRES, Luana. 10 cidades sustentáveis do mundo. Disponível em: http://www.ecocidades.com/2011/09/08/dez-cidades-sustentaveis-do-mundo/. Acesso em 05/07/2014.

 

TETRA PAK; ECO CIDADES. 5 Exemplos de Cidades Sustentáveis ao redor do mundo. Disponível em: http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/noticia/meio-ambiente/5-exemplos-de-cidades-sustentaveis-ao-redor-do-mundo. Acesso em 05/07/2014.

 

VIEIRA, Paulo André. As cidades sustentáveis vistas do espaço. Disponível em: http://www.oeco.org.br/geonoticias/27691-as-cidades-sustentaveis-vistas-do-espaco. Acesso em 05/07/2014.

 

REDE GLOBO. Conheça algumas cidades que adotaram medidas sustentáveis. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2012/06/conheca-algumas-cidades-que-adotaram-medidas-sustentaveis.html. Acesso em 05/07/2014.

 

TRIGUEIRO, André. Imagens de um dos países mais sustentáveis do mundo. Disponível em: http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel/2013/09/18/imagens-de-um-dos-paises-mais-sustentaveis-do-mundo/. Acesso em 05/07/2014.

 

Atividade 2- Discussão da pesquisa

A discussão das informações obtidas por meio da pesquisa deverá acontecer, tendo como ponto de partida os itens para registro propostos pelo professor, primeiramente em grupos pequenos de cinco componentes. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

usina solar

Imagem disponível em: http://g1.globo.com/platb/files/2137/2013/09/foto-7-b-usina-solar.jpg. Acesso em 05/07/2014. Esta imagem compõe o texto TRIGUEIRO, André. Imagens de um dos países mais sustentáveis do mundo. Disponível em: http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel/2013/09/18/imagens-de-um-dos-paises-mais-sustentaveis-do-mundo/. Acesso em 05/07/2014.

Módulo 4 - Produções e socialização

Atividade 1- Produção de texto

O professor deverá organizar os alunos em grupos de três componentes para que produzam um texto a partir dos registros realizados no decorrer desta proposta. Este texto contribuirá para a elaboração de um documento a ser encaminhado às autoridades do executivo e do legislativo da cidade onde vivem, reivindicando ações para que sua cidade contemple requisitos necessários de sustentabilidade.

Atividade 2 - Pesquisa de campo

O mesmo grupo anterior de três alunos deverá fazer uma pesquisa de campo em sua comunidade com o objetivo de identificar:

  1. aspectos de sustentabilidade na sua cidade;
  2. o que precisa ser implementado ou melhorado na sua cidade para que se torne sustentável.

Os alunos deverão documentar os aspectos observados em campo por meio de relatórios contendo as informações acima especificadas, comprovadas por meio de fotos tiradas nos locais visitados.

Atividade 3- Fórum de debate

Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma, expondo imagens e o conteúdo de seu relatório. Discutirá os dados, tendo como referência tudo o que já foi estudado até este momento.

Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar a cada grupo de alunos que faça uma síntese dos resultados das pesquisas, apontem soluções e  reivindicações para que sua cidade seja considerada sustentável. Essas reivindicações deverão ser entregues às autoridades do poder executivo e legislativo local, por meio de uma carta em nome de todos os alunos, com o respaldo do professor e da direção da escola.

Atividade 4- Elaboração de carta às autoridades locais

Os alunos deverão eleger uma comissão redatora que, tendo como referência os registros e as reivindicações de cada grupo, deverá redigir um documento único, em nome de todos. Este documento deverá conter:

  • uma introdução, baseada nos textos produzidos pelos grupos de alunos na atividade 1 deste módulo;
  • uma explanação das situações verificadas por meio da pesquisa de campo, comprovadas por fotos;
  • reivindicações para a melhoria das condições de sustentabilidade de sua cidade.

O documento final deverá ser lido por um dos componentes da comissão redatora, para toda a turma a fim de verificar se todos se sentem contemplados e ouvir sugestões. O texto final deverá ser aprovado por todos os alunos e corrigido pelo professor. Cabe ao professor agendar uma audiência com dois ou mais representantes do poder executivo e legislativo de sua cidade para a entrega formal da carta. Este momento deverá ser compartilhado por todos, na Prefeitura Municipal ou na Câmara de Vereadores da cidade. Todo este processo, culminando com este último ato de cidadania, deverá ser fotografado pelo professor.

Atividade 5- Publicação em blog

Todo material produzido pelos alunos, incluindo a carta encaminhada às autoridades, acompanhado das fotos reveladoras de todo o processo, deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em: 05/07/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

transporte sustentável

Imagem disponível em: http://g1.globo.com/platb/files/2137/2013/09/foto-2-uma-das-cidades-mais-sustent%C3%A1veis-do-mundo.jpg. Acesso em 05/07/2014. Esta imagem compõe o texto TRIGUEIRO, André. Imagens de um dos países mais sustentáveis do mundo. Disponível em: http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel/2013/09/18/imagens-de-um-dos-paises-mais-sustentaveis-do-mundo/. Acesso em 05/07/2014.

Recursos Complementares

GT “CONSTRUINDO CIDADES SUSTENTÁVEIS”. A rio+20 e a construção de cidades sustentáveis [PDF]. Disponível em: http://www.uncsd2012.org/content/documents/339A%20Rio20%20e%20a%20construcao%20de%20cidades%20sustentavei.pdf. Acesso em 05/07/2014.

 

LEITE, Carlos. Cidades sustentáveis? Desafios e oportunidades. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542010000400008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 05/07/2014.

 

MARIUZZO, Patrícia. Cidades verdes. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252012000300007&script=sci_arttext. Acesso em 05/07/2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.

Deverão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa os textos; a pesquisa de campo, a participação no fórum e as contribuições para a composição da carta encaminhada às autoridades e para a socialização na rede.

Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • FRANCISCO DE ASSIS SIMÃO, Escola Estadual Jacumauma de Ensino Dundamental e Médio , Rio Grande do Norte - disse:
    simaoarez1953@hotmail.com

    20/07/2014

    Cinco estrelas

    Material muito interessante para uma aula da disciplina Formação para o Trabalho no ensino médio para os alunos da 3ª série que estão concluindo o ensino médio noturno.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.