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Chile, 1973: Golpe de Estado e Ditadura Militar

 

22/07/2014

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o processo que levou à queda do governo de Salvador Allende em 1973, no Chile, a qual ocorreu por meio de um Golpe de Estado que instaurou a ditadura militar no país.
  • Destacar a importância da Unidade Popular (UP) no período da história do Chile que antecedeu ao Golpe de Estado.
  • Refletir sobre o papel dos Estados Unidos no Golpe de Estado ocorrido no Chile, no contexto da chamada Guerra Fria.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A Guerra Fria: conceito e características.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Leitura e interpretação de fontes imagéticas.
  • Reprodução e análise de documentário.
  • Produção de esquema e síntese de textos.
  • Debate.

 

Recursos:

  • Computador com acesso à internet.
  • Power Point ou programa similar.
  • Data Show.
  • Textos, pôsteres e vídeos.

 

Módulo 1 - O governo de Salvador Allende e o golpe de Estado no Chile em 1973

 

Atividade 1

Introduza os estudos relativos ao tema da aula, propondo aos alunos um trabalho de leitura, interpretação e discussão de um texto que aborda os acontecimentos que levaram à queda do governo de Salvador Allende no Chile, a partir de um golpe de Estado, instaurando no país a ditadura do general Pinochet, sob os auspícios do governo norte-americano.

 

Chile: a derrubada da democracia (de Allende a Pinochet)

 

No dia 11 de setembro de 1973, as Forças Armadas chilenas (60 mil homens) comandadas pelo o general Augusto Pinochet, com o apoio dos Carabineiros (30 mil homens), deu um dos mais violentos golpes militares da história latino-americana. O Presidente Salvador Allende, eleito dois anos e dez meses antes, viu-se sitiado no Palácio de La Moneda pelas tropas e pela aviação golpista. Percebendo a inutilidade da resistência e para evitar mais derramamento de sangue, Allende matou-se. Com este gesto dramático encerrou-se tragicamente a experiência da implantação do socialismo pela via democrática parlamentar numa sociedade de tradição ocidental. Para o Chile iniciava-se uma longa ditadura militar que só encerrou-se 17 anos depois quando, em 1990, na onda mundial das democratizações, o general Pinochet, derrotado num plebiscito, retirou-se do poder.

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/chile_golpe.htm

Acesso em 19/07/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. O texto proposto para leitura, interpretação e discussão está dividido em vários itens, a saber: Introdução; A vitória da Unidade Popular; A via chilena para o socialismo; As forças da oposição; O Pinochetaço; Conclusões; Bibliografia. Os alunos devem acessar o texto completo no link indicado e fazer uma leitura atenta e individual de cada item. Sugira a eles que façam uma síntese das ideias centrais de todo o texto. Para a realização da atividade, confira orientações em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm

 

b. Em seguida, os alunos devem anotar no caderno, também, as dúvidas suscitadas pela leitura, para que possam ser discutidas e esclarecidas em discussão coletiva.

 

c. Aprofunde, com os alunos, os conceitos de:

  • UNIDADE POPULAR (UP): o que foi e qual a sua importância no período da História do Chile que antecedeu ao golpe de Estado.
  • GOLPE DE ESTADO: O que é um golpe de Estado, exemplos de golpe de Estado na América Latina. Discuta com os alunos os acontecimentos que antecederam ao golpe de Estado no Chile em 1973, os quais levaram ao fim do governo Allende e à tomada do poder por Augusto Pinochet.
  • DITADURA: O que é ditadura, exemplos de regimes ditatoriais no mundo (Brasil, por exemplo, de 1964 a1984). Discuta com os alunos sobre as características da ditadura de Pinochet. Confira uma sugestão de texto para aprofundamento desta discussão em Recursos Complementares.

 

d. Oriente os alunos a fazerem uma breve leitura da biografia de Salvador Allende (http://educacao.uol.com.br/biografias/salvador-allende.jhtm)  e do general Augusto Pinochet (http://educacao.uol.com.br/biografias/augusto-pinochet.jhtm), para que possam situar melhor os dois sujeitos históricos no contexto político do golpe de Estado no Chile.

 

e. Os alunos também podem conferir uma linha do tempo com os principais acontecimentos dos seis meses que antecederam o golpe no Chile. O recurso vem acompanhado por textos explicativos dos acontecimentos em destaque:

Linha do tempo

Disponível em: http://www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/09/conheca-a-trajetoria-do-ex-presidente-chileno-salvador-allende

Acesso em 19/07/2014

 

f. No texto trabalhado, o autor cita Pablo Neruda. Confira:

"Cada povo com suas dores, cada luta com seus tormentos, mas vinde aqui dizer-me se entre os sanguinários, entre todos os desmandados déspotas, coroados de ódio, com cetros de látegos verdes, foi algum como o do Chile?”

Pablo Neruda - Canto Geral, V, 1950

Discuta com os alunos o significado das palavras do poeta, relacionando-as ao processo vivenciado no Chile em 1973.

 

f. Promova a discussão coletiva das ideias centrais do texto e da linha do tempo, esclarecendo as dúvidas levantadas pelos alunos.

 

 

Atividade 2

 

Unidade Popular (UP) foi uma coalizão partidária composta por várias tendências da esquerda chilena, a qual foi formada para a eleição presidencial de 1970 no Chile, conseguindo eleger o  presidente Salvador Allende, que governou o país entre 1970 e 1973. Sucessora da Frente de Ação Popular, a UP era uma frente democrática anti-imperialista e antioligárquica.

A proposta para esta atividade é que os alunos aprofundem as discussões já ocorridas na atividade 1, acerca da importância da UP no processo que levou Salvador Allende ao poder e no governo que se estabeleceu no período entre 1970 e 1973. Assim, oriente os alunos para um trabalho com pôsteres elaborados pela Unidade Popular, à época.

 

Orientações para a atividade:

 

a. Os alunos devem acessar o link http://www.salvador-allende.cl/Unidad_Popular/afichesUP.html no qual encontrarão vários arquivos com pôsteres elaborados pela Unidade Popular, no período em questão. Abaixo, selecionamos alguns, para que se compreenda a proposta:

 

Pôster 1   Pôster 2
Unidad Popular: Afiches                                               Unidad Popular: Afiches

 

 

Pôster 3   Pôster 4
 Unidad Popular: Afiches       Unidad Popular: Afiches

Todos os pôsteres estão disponíveis em: http://www.salvador-allende.cl/Unidad_Popular/afichesUP.html

Acesso em 18/07/2014

 

 

b. Inicialmente, os alunos devem observar atentamente cada um dos pôsteres, em todos os seus detalhes. Em seguida, em dupla, devem realizar o trabalho de análise contextual dos mesmos.

 

Interpretações possíveis (baseadas na observação e no estudo das fontes) para os pôsteres expostos acima:

 

Pôster 1 - A Unidade Popular (UP) expressa o seu posicionamento contrário aos governos antidemocráticos e defendem um governo de base popular, com conquistas políticas e sociais para os trabalhadores.

 

Pôster 2 - Um dos eixos principais do programa de reformas da UP era a aceleração da reforma agrária. No pôster, a luta contra o latifúndio e os privilégios dos latifundiários é declarada.

 

Pôster 3 - Outro eixo principal do programa de reformas era a nacionalização completa do cobre e a estatização dos setores monopólicos. O pôster faz menção à Anaconda, multinacional americana do ramo das minas de cobre no Chile. É possível ler no pôster a seguinte frase: "A nacionalização do cobre é um direito constitucional dos chilenos".

 

Pôster  4- O pôster faz referência à vitória de Salvador Allende no pleito de 04 de setembro de 1970. Houve um segundo turno em outubro e Allende assumiu o poder em novembro, mas o 04 de setembro ficou marcado pela vitória da UP nas eleições daquele ano. No destaque, vemos Salvador Allende à frente de crianças e adultos.

 

O trabalho acima exigirá dos alunos uma leitura atenta de fontes que tratem da UP na história do Chile. Algumas sugestões, que podem ajudar bastante os alunos, encontram-se nos Recursos complementares. Na análise, é importante que os alunos percebam também a postura, muitas vezes ambígua, de Salvador Allende e da UP em relação ao que se propunha e ao que efetivamente se realizava. É também, fundamental, estar atento para os componentes ideológicos que perpassavam as propagandas veiculadas através dos pôsteres.

 

c. Não há um limite de pôsteres para cada dupla. São muitos os arquivos disponíveis. Desta forma, será possível organizar a distribuição das fontes entre os alunos, sem que haja repetição de imagens entre as duplas.

 

d. Promova a socialização do trabalho entre todos os alunos da turma.

 

 

Atividade 3

 

Qual o papel dos Estados Unidos no Golpe de Estado ocorrido em 1973 no Chile, em pleno curso da chamada Guerra Fria?

 

 

Para que os alunos possam refletir e discutir sobre a questão proposta, indique a eles a leitura dos dois textos abaixo:

 

Texto 1: O papel dos EUA no Golpe de Estado no Chile

 

O desarquivamento maciço de documentos americanos sobre o golpe de estado no Chile em 1999 ajudou a esclarecer a responsabilidade de Washington na derrubada de Salvador Allende e na instalação no poder do general Augusto Pinochet. O desarquivamento, depois de um debate de três décadas sobre o papel de Washington no golpe, desenterrou detalhes sobre as operações secretas da CIA no Chile entre 1962 e 1975, primeiro para impedir que Allende fosse eleito, depois para desestabilizar seu governo e finalmente, após o sangrento golpe do dia 11 de setembro de 1973, para apoiar a ditadura de Pinochet, que durou 17 anos.

Os documentos da CIA, do Pentágono, do departamento de Estado e do FBI - com desarquivamento solicitado pelo ex-presidente Bill Clinton em 1999 enquanto Pinochet estava preso em Londres a pedido da justiça espanhola - destacam que logo após a eleição de Allende em 1970, o ex-presidente Richard Nixon autorizou o então diretor da CIA, Richard Helms, a minar o governo chileno por temer que este se tornasse uma nova Cuba.

 

Texto 2: Documentário revela papel dos EUA na política latino-americana

Para evitar a ascensão de Allende à presidência em 1970 e depois para desestabilizar seu governo, os EUA organizaram, lembra Haig, "uma série de ações encobertas através da CIA, semelhantes a outras anteriores na América Latina, que haviam levado a muito bons resultados, inclusive em administrações anteriores, evitando, por exemplo, a ascensão dos comunistas no Brasil e na Guatemala. Foi esse tipo de atividades que levou a CIA a se posicionar contra Allende", conta Haig no documentário.

Brent Sowcroft, outro assessor de Kissinger entre 1969 e 1975, confirma as ações de desestabilização. "Apoiamos com dinheiro as pessoas que protestavam, a fim de complicar a situação de Allende. As ações encobertas sempre foram parte da política dos EUA".

O próprio Kissinger, no documentário, quando aceita falar no assunto, dá respostas evasivas ao entrevistador, omitindo-se de qualquer responsabilidade no golpe militar. "Nixon dava ordens diretas aos serviços de inteligência e eu, obviamente, não me opunha", diz. Segundo ele, Nixon queria evitar que Allende "se transformasse num segundo Fidel Castro".

Texto 1 disponível em: http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI140584-EI1782,00-O+papel+dos+EUA+no+golpe+de+estado+no+Chile.html

Texto 2 disponível em: http://www.dw.de/document%C3%A1rio-revela-papel-dos-eua-na-pol%C3%ADtica-latino-americana/a-3718400

Acesso em: 19/07/2014

 

 

Orientações para a atividade:

Leitura, interpretação e debate dos textos

 

Os alunos devem ler os textos completos nos links indicados acima. Em seguida, devem anotar no caderno:

 

  • As ideias centrais.
  • As dúvidas suscitadas pela leitura.

 

DEBATE

Promova um debate entre os alunos para que possam socializar as reflexões e discutir possíveis dúvidas relativas às leituras.

 

A questão formulada no início da atividade deve ser o fio condutor da discussão.

 

Questões centrais abordadas nos textos devem nortear as reflexões:

 

  • Documentos revelaram as operações secretas da CIA no período para impedir a eleição de Allende, desestabilizar o seu governo e apoiar a ditadura de Pinochet.
  • O Plano Condor: visava reprimir os opositores das ditaduras militares instaladas na América Latina, na segunda metade do século XX.

Solicite aos alunos que façam outras leituras a respeito do Plano/Operação Condor e as socializem com os colegas. Sugestão de link: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/operacao-condor-ditaduras-se-uniram-para-perseguir-adversarios.htm

 

  • As interferências dos EUA na América Latina na década de 1970, não apenas no Chile, mas em todos os países que, de alguma forma, não se alinhassem completamente aos EUA e ao capitalismo e que apresentassem, na perspectiva dos governantes norte-americanos “risco de dominação comunista”.

 

 

Essas discussões são importantes para que os alunos entendam o papel dos EUA na política dos países latino-americanos no contexto da Guerra Fria, na segunda metade do século XX, particularmente no Chile, objeto central de reflexão nesta proposta.

 

Orientações gerais para o debate

 

a. O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a dinâmica, levantando questões que devem ser priorizadas na discussão, anotando questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica, entre outros.

 

b. No decorrer do debate a participação é livre e todos os alunos podem pedir a palavra sempre que julgarem necessário. Cabe ao coordenador (professor) administrar as falas para que todos que solicitarem um tempo sejam contemplados e possam expor as suas considerações sobre o tema.

 

c. Para fechar a dinâmica, o professor/coordenador apresentará as questões que anotou durante o debate, as quais necessitam de esclarecimentos, colocando as suas próprias considerações sobre o tema.

 

 

Atividade 4

 

Análise e debate do Documentário

A BATALHA DO CHILE

A luta de um povo sem armas

Um filme de: Patrício Guzman

Colaboração: Chris Marker

Produtores: Patrícia Boero, Alicia Crespo, Jorge Sanchez

 

(Confira outras informações técnicas na abertura de cada uma das partes)

 

 

Nesta atividade de culminância das discussões realizadas, os alunos farão um trabalho com o documentário "A Batalha do Chile". É um documentário de 285 minutos, divididos em três partes:

  • Parte 1 - A Insurreição Da Burguesia
  • Parte 2 - O Golpe Militar
  • Parte 3 - O Poder Popular

 

Professor, o documentário reúne um material riquíssimo sobre os impactos da eleição de Allende no Chile, o poder popular no seu governo e o golpe de Estado que instaurou a ditadura militar no país. Vale muito a pena o trabalho com o recurso!

 

Confira o que disse Alexandre Madruga a respeito do documentário:

 

O cineasta documentarista e chileno Patrício Guzmán produz nesse documentário histórico, feito após seis anos de trabalho, mais de cinco horas de filmagem, subdivididas em três partes, no qual mostra o crescimento e a queda de Salvador Allende. A primeira parte da filmagem, "A Insurreição da Burguesia" (1975), relata a reação da direita contra a tentativa o socialismo democrático no país que tentava ser implementado, com greves por sindicatos e o boicote econômico, que teve influência do governo dos EUA. "O Golpe de Estado" (1977), que é a segunda parte do documentário, fixa o foco na guerra civil que levou ao bombardeio do Palácio de La Moneda e à morte do presidente em 11 de setembro de 1973, sob a liderança de uma junta militar encabeçada por Pinochet. "O Poder Popular" (1979) finaliza a filmagem, revelando algumas ações coletivas realizadas por populares com intuito de acabar com a crise durante o governo Allende, como armazéns comunitários e comitês camponeses, que serviam de sustento para alimentação de parte da população.

“Batalha” foi considerado um dos melhores documentários políticos da história, relatando a primeira transição democrática ao socialismo da história da América Latina.

 

Resenha de Alexandre Madruga. Disponível em: http://alexandremadruga.files.wordpress.com/2011/08/a-batalha-do-chile-resenha.pdf ( Acesso em 19/07/2014)

 

 

Orientações para a atividade:

 

a. Divida os alunos em três grupos. Como o documentário completo é bastante extenso, a proposta é que cada grupo fique com uma parte do mesmo, conforme a divisão mencionada acima. Abaixo, os links para acesso aos vídeos:

 

Vídeo 1               vídeo II

Parte I: http://www.youtube.com/watch?v=L_JHLTeRHr8 Acesso em 19/07/2014

Parte II: http://www.youtube.com/watch?v=ThjqyI01zaY Acesso em 19/07/2014

 

 

Vídeo 3

 Parte III: http://www.youtube.com/watch?v=xfpb-PBfZj8 Acesso em 19/07/2014

 

 

b. Os alunos devem se organizar para assistir o documentário. Estimule-os a assistir o documentário completo, embora cada grupo  seja responsável por apenas uma parte. É importante que as ideias principais sejam organizadas em esquema ou síntese, pelos alunos, para que possam socializá-las com os colegas do grupo.

 

Para a síntese das ideias centrais do documentário, confira orientações no link: http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em 19/07/2014)

Para a elaboração de um esquema das ideias centrais do documentário, confira orientações em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Acesso em 19/07/2014)

 

c. Os grupos devem se reunir para discutir as ideias centrais e preparar a apresentação que será feita aos demais colegas. Neste momento, caso existam dúvidas a respeito das ideias apresentadas no recurso, o professor deverá ser solicitado para os devidos esclarecimentos.

 

Converse com os alunos a respeito do que aconteceu com Patrício Guzman, cineasta chileno responsável pelo documentário, e com o cinegrafista Jorge Muller Silva, após o golpe de Estado: Guzman foi preso e ameaçado de fuzilamento e Silva desapareceu, depois de ser sequestrado pela polícia.

Prisões, sequestros e fuzilamentos fizeram parte das ações políticas da ditadura de Pinochet no Chile, bem como de outras ditaduras instaladas na América Latina, como no Brasil, em 1964.

 

d. Em data previamente marcada pelo professor, os alunos farão a apresentação, utilizando Power Point, ou programa similar, e data show. Ao final das apresentações, promova uma discussão coletiva para que os alunos possam colocar suas dúvidas e conclusões.

Recursos Complementares

Para os alunos:

 

A queda de Salvador Allende. http://cmais.com.br/aloescola/historia/cenasdoseculo/internacionais/quedadesalvadorallende.htm

A ditadura de Pinochet. http://cmais.com.br/aloescola/historia/cenasdoseculo/internacionais/pinochet-ditadurade.htm

1973: Golpe militar no Chile. http://www.dw.de/1973-golpe-militar-no-chile/a-319346

 

Para os professores:

 

Ditadura, repressão e música no Chile. Cássio Michel dos Santos Camargo e Rafael Souza Alves. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/viewFile/8861/6471

 

Acesso em 19/07/2014

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas, interpretação de pôsteres, reprodução e análise de documentário, produção de esquema e síntese de textos, debate.

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