Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos fazer uma assembleia escolar?

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Promover a reflexão sobre as relações em sala de aula a partir das Assembleias Escolares.

- Discutir regras de convivência no interior da escola e da sala de aula.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
O objetivo desta aula é apresentar a metodologia das Assembleias de Classe como uma das ferramentas possíveis para resolução de problemas. Serão apresentadas atividades já utilizadas em sala de aula pelo autor, bem como sugestões de práticas para o professor.
 
Aulas 1 e 2
 
1. Inicie com os alunos trabalhando o conceito de Assembleia.
 
Para isto, trabalhe com a turma a seguinte história:
 
Título: A Assembleia dos ratos
Autor: Esopo
 
 
A história encontra-se disponível em: Fábula: A assembleia dos ratos, texto de Monteiro Lobato. Disponível em:   http://peregrinacultural.wordpress.com/2012/03/25/fabula-a-assembleia-dos-ratos-texto-de-monteiro-lobato/  , acesso em 16 de setembro de 2014.
 
Esta fábula narra a história de um grupo de ratos que viviam ameaçados por um gato. Um dia, resolvem fazer uma assembleia para tentar solucionar o problema.
 
a. Distribua a história para os alunos em trios ou grupos, sendo uma cópia para cada.
b. Deixe que leiam a história.
c. Terminada a leitura, solicite que a turma discuta a questão da assembleia dos ratos.
 
Questões para trabalhar o conceito de assembleia:
 
- Havia um problema entre os ratos? Este problema era de alguns ou de todos?
- O que fizeram para tentar achar uma solução? A resposta seria uma reunião, juntaram-se todos para uma conversa.
- Como podemos chamar esta reunião dos ratos? A resposta seria Assembleia.
 
Portanto, Assembleia pode-se definir como uma reunião coletiva em que se tenta resolver um problema que é de TODOS.
 
A assembleia, especificamente nesta história, não trouxe solução efetiva, uma vez que o que apresentaram não era factível. Porém o importante é o conceito da Assembleia e sua efetividade na busca de solução de problemas.
 
 
2. Na sequência, o professor trabalha o filme:
 
Título: A fuga das galinhas.
Duração: 1h24min.
Diretor: Peter Lord, Nick Park.
Ano: 2000.
 
 
Sinopse
 
A Sra. Tweedy (Miranda Richardson/Nádia Carvalho) é a dona de um galinheiro no interior da Inglaterra, onde a maior parte das aves vive uma vida curta e monótona, limitada a produzir ovos e terminar na panela. Mas quando Rocky (Mel Gibson/ Dário de Castro), um galo vindo dos Estados Unidos surge voando por cima da cerca da Granja, as coisas começam a mudar. Rocky se apaixona por Ginger (Julia Sawalha/Miriam Ficher), que sonha com uma vida melhor e já há algum tempo deseja fugir da granja. Juntos os dois arquitetam um plano para conseguir liberdade. No entanto, Rocky e Ginger logo se veem correndo contra o tempo quando a Sra. Tweedy decide que é hora de mandar a granja inteira para a o forno. Sinopse e detalhes disponíveis em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-27791/. Acesso em 08 de setembro de 2014.
 
a. Leve a turma para a Sala de Vídeo, ou providencie os equipamentos de TV e DVD para a sala de aula.
b. Os alunos assistem ao filme para, na sequência, discutirem o processo de construção de soluções para seus problemas, por parte do grupo de galinhas. 
c. Terminado o filme, discuta com os alunos o processo de Assembleia vivenciado pelas galinhas.
d. Contribua com a discussão conduzindo a reflexão sobre as relações em sala de aula a partir das Assembleias Escolares. Trabalhe com os alunos a questão de que a Assembleia pode ser um instrumento para discussão das relações, dos problemas recorrentes em sala de aula.
e. Faça o fechamento da aula destacando a finalidade e a importância da Assembleia na escola. Diga aos alunos que um espaço democrático onde todos podem se manifestar sem julgamentos, serem ouvidos e contribuírem com soluções. A Assembleia é de extrema importância para o processo educativo.
 
Aula 3 - preparando a turma para uma Assembleia
 
Nesta aula o professor irá iniciar o preparo da turma para uma Assembleia.
 
a. Inicie o processo convidando os alunos a assistirem a um vídeo.
b. Leve a turma para a Sala de Vídeo.
c. Solicite que cada aluno registre em seu caderno as questões abaixo. Informe que estas questões deverão ser o foco dos alunos durante a exibição do vídeo, pois na sequência, estarão respondendo-as e dialogando com seus pares a partir dessas respostas após a exibição do filme.  
 
- O que é Assembleia?
- O objetivo da Assembleia.
- O que são as Assembleias de paz?
- De que forma as Assembleias atingem os alunos em suas famílias?
- Os três tipos de Assembleias existentes no vídeo e a finalidade de cada uma.
- O que você pensa sobre a Assembleia Escolar?
 
d. Exiba para a turma o vídeo postado por GOSUEN, Adriano. Assembleias Escolares - MEC TV Escola, duração de 32min58seg, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE. Acesso em 08 de setembro de 2014.

O vídeo apresenta uma discussão sobre a realização de Assembleias Escolares por parte dos alunos e dos professores, no sentido de buscar a resolução de conflitos, apresentação de crítica, sugestões e felicitações.

e. Terminada a exibição, solicite aos alunos que respondam às perguntas propostas e, ao respondê-las, comecem a pensar como seria realizar uma Assembleia na sua turma. Permita que os alunos discutam sobre essas questões e expressem verbalmente suas compreensões.
 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcREVGy7FgLduzzR8VvasMlzlW73rjghQ8YNpcRHhNW6l0cJ30qO. Acesso em 08 de setembro de 2014.

 

Aula 4: As etapas de uma Assembleia

 

Nesta aula, os alunos irão, em grupos de 6 a 8, organizar o passo a passo das etapas de uma assembleia e providenciar os elementos necessários para a realização da mesma.

a. Apresente para a turma os elementos da Assembleia:

  • as regras;
  • os cartazes;
  • a caixinha de reclamações e proposições;
  • a agenda das Assembleias.

b. Em seguida, explique cada um dos elementos:

  • As regras são necessárias para o bom funcionamento da Assembleia:
  1. não dizer o nome do colega, somente dizer: "Há colegas que fazem....";
  2. levantar a mão quem quer falar;
  3. o problema deverá ser somente a respeito de toda a turma e não problemas particulares;
  4. há um tempo para cada um falar.
  • Os cartazes ficarão fixados na sala de aula divididos em 3 colunas escrito: Que bom, Que pena, Que tal.           

             Que bom - o que a turma tem de positivo.

             Que pena- os conflitos na turma.

             Que tal - soluções possíveis para os problemas.

   

 cartaz

Fonte: Arquivo do autor

  • A caixinha de reclamações

Este instrumento será utilizado quando algum aluno quiser identificar o colega ou quando algo mais grave acontecer em sala.

  • A agenda das Assembleias

É importante os alunos saberem a frequência das Assembleias na sua turma.

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQbBGXlkQ3L7SF20tjcGkW6YPhigMWEy1h7gJGs-P5QFWy5rc1yyg. Acesso em 08 de setembro de 2014.

 

c. Terminada a explicação, os alunos partem para a preparação da Assembleia. Divida as tarefas entre os grupos lembrando que o material será afixado na sala e será usado como fonte de informação para todos, portanto, é necessário que possa ser lido pelos alunos sem dificuldade.

- Confecção dos cartazes.

- Confecção da caixinha.

- Elaboração das regras e confecção de um cartaz com as mesmas.

- Elaboração da agenda das Assembleias.

d. Dê 15 minutos para que cada grupo socialize sua produção. É importante que as regras e todo o material tenham a aprovação da maioria da turma.

 

Aula 5 - A Assembleia propriamente dita

Chegou o momento de realizar esta Assembleia.

a. De posse dos elementos, com os cartazes já preenchidos e algum material na caixinha, dê início à assembleia.

b. Um aluno fará a leitura do que está nos cartazes.

c. Outro aluno irá escrever no quadro.

d. Terminada a transcrição, a turma, democraticamente, irá eleger quais problemas da sala e de convivência na escola que serão tratados.

e. Dê 10 minutos para a discussão dos problemas: suas origens, suas consequências, seus desdobramentos. Neste momento, é importante o professor trazer para a discussão da turma as regras da escola e da sala de aula. 

f. Feito isto, faça com a turma a discussão das possíveis soluções para cada problemática.

g. Na medida que vão produzindo soluções, coloque-as no quadro.

h. No passo a passo é preciso propor o processo de leitura de todas as anotações e a votação de cada uma das proposições.

i. Para encerrar a assembleia, a turma elege qual a melhor solução e os acordos necessários.

j. Faça uma avaliação em formato de fórum, em sala de aula, de todo o processo vivido pelos alunos. 

Recursos Complementares

1. Sugestão de livros para o professor.

  • TOGNETTA, L. R. P.; VINHA, T. P. Quando a escola é democrática. São Paulo: Mercado das Letras, 2011.
  • ARAÚJO, U. Assembleia escolar. São Paulo: Moderna, 2004.
Avaliação

A avaliação deverá ser contínua ao longo das atividades observando a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo. É importante constatar se houve a compreensão do que é uma Assembleia Escolar e da sua utilização como espaço de criação regras de convivência no interior da escola e da sala de aula. Verifique também com os alunos as estratégias utilizadas em aula e como podem ser melhor aproveitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Adalto Vias Junior, E.E. Carlos Gomes , São Paulo - disse:
    adaltovias@yahoo.com.br

    20/09/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa a sugestão. Com ela é possível trabalhar interdisciplinarmente e incutir valores e princípios fundamentais no modo de pensar e agir dos jovens.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.