20/09/2014
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Espaço e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e direitos |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
- Promover a reflexão sobre as relações em sala de aula a partir das Assembleias Escolares.
- Discutir regras de convivência no interior da escola e da sala de aula.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Sugestão de site para acessar o filme A fuga das galinhas – dublado. Disponível em: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-a-fuga-das-galinhas-dublado-online.html. Acesso em 18 de setembro de 2014.
O vídeo apresenta uma discussão sobre a realização de Assembleias Escolares por parte dos alunos e dos professores, no sentido de buscar a resolução de conflitos, apresentação de crítica, sugestões e felicitações.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcREVGy7FgLduzzR8VvasMlzlW73rjghQ8YNpcRHhNW6l0cJ30qO. Acesso em 08 de setembro de 2014.
Aula 4: As etapas de uma Assembleia
Nesta aula, os alunos irão, em grupos de 6 a 8, organizar o passo a passo das etapas de uma assembleia e providenciar os elementos necessários para a realização da mesma.
a. Apresente para a turma os elementos da Assembleia:
b. Em seguida, explique cada um dos elementos:
Que bom - o que a turma tem de positivo.
Que pena- os conflitos na turma.
Que tal - soluções possíveis para os problemas.
Fonte: Arquivo do autor
Este instrumento será utilizado quando algum aluno quiser identificar o colega ou quando algo mais grave acontecer em sala.
É importante os alunos saberem a frequência das Assembleias na sua turma.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQbBGXlkQ3L7SF20tjcGkW6YPhigMWEy1h7gJGs-P5QFWy5rc1yyg. Acesso em 08 de setembro de 2014.
c. Terminada a explicação, os alunos partem para a preparação da Assembleia. Divida as tarefas entre os grupos lembrando que o material será afixado na sala e será usado como fonte de informação para todos, portanto, é necessário que possa ser lido pelos alunos sem dificuldade.
- Confecção dos cartazes.
- Confecção da caixinha.
- Elaboração das regras e confecção de um cartaz com as mesmas.
- Elaboração da agenda das Assembleias.
d. Dê 15 minutos para que cada grupo socialize sua produção. É importante que as regras e todo o material tenham a aprovação da maioria da turma.
Aula 5 - A Assembleia propriamente dita
Chegou o momento de realizar esta Assembleia.
a. De posse dos elementos, com os cartazes já preenchidos e algum material na caixinha, dê início à assembleia.
b. Um aluno fará a leitura do que está nos cartazes.
c. Outro aluno irá escrever no quadro.
d. Terminada a transcrição, a turma, democraticamente, irá eleger quais problemas da sala e de convivência na escola que serão tratados.
e. Dê 10 minutos para a discussão dos problemas: suas origens, suas consequências, seus desdobramentos. Neste momento, é importante o professor trazer para a discussão da turma as regras da escola e da sala de aula.
f. Feito isto, faça com a turma a discussão das possíveis soluções para cada problemática.
g. Na medida que vão produzindo soluções, coloque-as no quadro.
h. No passo a passo é preciso propor o processo de leitura de todas as anotações e a votação de cada uma das proposições.
i. Para encerrar a assembleia, a turma elege qual a melhor solução e os acordos necessários.
j. Faça uma avaliação em formato de fórum, em sala de aula, de todo o processo vivido pelos alunos.
1. Sugestão de livros para o professor.
A avaliação deverá ser contínua ao longo das atividades observando a disponibilidade, iniciativa e colaboração do aluno ao trabalhar em grupo. É importante constatar se houve a compreensão do que é uma Assembleia Escolar e da sua utilização como espaço de criação regras de convivência no interior da escola e da sala de aula. Verifique também com os alunos as estratégias utilizadas em aula e como podem ser melhor aproveitadas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2014
Cinco estrelasMuito boa a sugestão. Com ela é possível trabalhar interdisciplinarmente e incutir valores e princípios fundamentais no modo de pensar e agir dos jovens.