Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estou grávida, e agora? Conversando sobre gravidez na adolescência

 

20/09/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Relações de gênero
Ensino Fundamental Final Saúde Relações sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil
Ensino Fundamental Final Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Negociação de comportamentos para o convívio social
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Valorização dos vínculos afetivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Analisar a questão da gravidez precoce.

- Discutir as questões sociais advindas de uma gravidez na adolescência.

- Pesquisar sobre a sexualidade e seus desdobramentos.

- Repensar conceitos: "gravidez indesejada" ou "gravidez não planejada"?

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

De acordo com o relatório "O Estado da População Mundial 2013", do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Gravidez na adolescência diminui, mas ainda são mais de 20 mil partos por dia. No Brasil, cerca de 19,3% das crianças nascidas vivas em 2010 eram filhas de adolescentes; gravidez precoce é resultado de falta de acesso à escola e da violência sexual.

A gravidez na adolescência está em declínio nos países em desenvolvimento, porém todos os dias, 20 mil meninas com menos de 18 anos dão à luz e 200 morrem em decorrência de complicações da gravidez ou parto. Ainda de acordo com o relatório, meninas que permanecem na escola por mais tempo são menos propensas a engravidar, portanto, é importante tratar desta temática na escola.

 

Leia mais sobre o assunto:

IG SÃO PAULO. Gravidez na adolescência diminui, mas ainda são mais de 20 mil partos por dia. Disponível em: http://saude.ig.com.br/minhasaude/2013-10-30/gravidez-na-adolescencia-diminui-mas-ainda-sao-mais-de-20-mil-partos-por-dia.html, acesso em 11 de setembro de 2014.

Aula 1

O objetivo desta aula é trabalhar com os alunos a temática da gravidez na adolescência desmistificando-a bem como derrubando tabus. Uma das marcas que ficam para a criança gerada por uma gravidez adolescente é o estigma de "gravidez indesejada" em vez de um melhor termo como "gravidez não planejada". Além deste aspecto, há outro como a culpa que fica para a mãe, em função do machismo da sociedade que usa o termo "mãe solteira", mas não usa "pai solteiro" com a mesma frequência. Há também a questão do castigo imposto em algumas famílias à adolescente que, a partir desta condição, fica privada de seus sonhos e seus planos em função da maternidade, como se esta condição fosse um castigo. O professor poderá trabalhar, tendo alunas grávidas ou não, no sentido de colocar estas questões apresentadas em discussão para que a gravidez na adolescência possa ser tratada como uma condição e não um castigo, um erro ou desvio dos adolescentes.

 

Professor, trabalhe com os alunos a leitura das seguintes reportagens: 

 

Para discussão das questões que envolvem a gravidez na adolescência, sugerimos que os alunos leiam as 2 reportagens sugeridas abaixo: 

 

 

a. Cada aluno deverá acessar uma das reportagens diretamente no computador individual. Se esta opção for inviável, o professor deverá disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno. É importante que cada um tenha conhecimento de todas as questões que envolve a temática para subsidiar a discussão no grupo. Juntamente com as reportagens, o professor deverá disponibilizar também, questões norteadoras da discussão das mesmas.

b. O primeiro momento deverá ser de estudo individual, quando cada aluno deverá ler, silenciosamente, a reportagem.

c. Após essa primeira leitura geral, cada aluno deverá fazer seus registros, tendo como referência as questões para discussão propostas pelo professor.

Sugestão de questões para discussão das reportagens:

  1. Como se explica a gravidez na adolescência?
  2. Quais as consequências da gravidez precoce? 
  3. Quais os riscos à saúde?
  4. Quais os principais fatores que favorecem a gravidez precoce.
  5. Qual é o impacto psicológico causado por essa gravidez precoce?
  6. A classe social faz diferença?
  7. Como reagem os garotos que engravidam essas adolescentes?
  8. Como reagem as famílias dos (as) adolescentes que engravidam?
  9. O que penso sobre a gravidez na adolescência?

 

d. Após a leitura e registros, promover a discussão no grupo. 

- Permita que os alunos discutam e expressem sua opinião e que todos sejam ouvidos. Após a discussão destinar tempo para possam reformular seus registros e elaborar uma síntese final sobre a temática. Esta síntese será socializada em textos digitados e enviados para os e-mails individuais da turma. 

 

 

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSi2OQzjzfwY6UBibzWiwEGAgtOixq4ThpEXf5RQ-h5Yk9YxOSE. Acesso em 08 de setembro de 2014.

 

Aula 2 - Papo de adolescente

 

a. Leve os alunos para o Laboratório de Informática.

b. Explique para os alunos que irão trabalhar em grupos de 5 ou 6 alunos.

c. Agrupados, os alunos irão acessar o vídeo postado por CASTRICINI, Kathy. Gravidez na adolescência - Papo entre amigas por: Kathy Castricini e Monique Cuman, duração de 16min39seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LvoG_kyAQxc. Acesso em 11 de setembro de 2014.

Este vídeo apresenta um bate-papo entre duas adolescentes conversando sobre suas experiências de maternidade precoce, suas dificuldades, alegrias, desafios etc.

d. Terminado o vídeo, proponha para a turma que montem um programa semelhante.

e. Cada grupo irá ficar responsável por montar e ensaiar um bate-papo entre adolescentes sobre assuntos relacionados à gravidez na fase da adolescência:

 

  • Grupo 1: o uso de contraceptivos.
  • Grupo 2: gravidez na adolescência.
  • Grupo 3: namoro.
  • Grupo 4: sexo e drogas.
  • Grupo 5: sexualidade precoce.
  • Grupo 6: doenças sexualmente transmissíveis.

f. Avise a turma de que todos terão uma semana para escrever perguntas a respeito dos temas de cada grupo, como visto acima, e colocar em uma caixa de coleta. Alternativamente, pode-se criar um blog para que postem as perguntas diretamente. Nesta fase, as perguntas podem também ser abertas a toda comunidade escolar, com alunos de outros anos de ensino.

g. Após uma semana, os grupos coletarão as perguntas referentes à sua temática e irão procurar um especialista para responder as mesmas.

- Cada grupo irá consultar o professor ou algum adulto a respeito do profissional mais acessível.

- O grupo se responsabilizará por agendar com este profissional e entrevistá-lo com as perguntas em mãos.

- Feitos os registros das respostas, os grupos retornam para a escola.

h. De posse das respostas, o professor concederá 15 minutos para que cada grupo possa responder as perguntas feitas pela turma.

i. Como no vídeo da aula anterior, a turma pode gravar a sessão de perguntas e respostas constituindo em material de avaliação e reforço da temática.

j. Faça o fechamento com os alunos dizendo de sua experiência sobre a pesquisa e a apresentação das respostas.

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT4kMhVLRjinOu2dDo3dRYxyqYNTTsvI0hXo0xpbD06vEcn_SmUrA. Acesso em 08 de setembro de 2014.

 

Aula 3 - Criando um blog

 

Nesta aula, o professor irá organizar para que os alunos criem e alimentem o blog da escola,com as informações que coletaram até o momento. A sugestão é que também divulguem contribuições fornecidas por especialistas sobre o assunto divulgando novos conhecimentos. 

 

 

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQWIPQJOJpz2LS4xnChymRtr6XhBThU7k_stqSScS5C_O_-XfPC. Acesso em 08 de setembro de 2014.

Recursos Complementares

1. Documentário meninas gravidez na adolescência – Completo (Original), duração 1h10min14seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KaVDBiZ-bdM, acesso em 12 de setembro de 2014.

 

2. FIEP. SESI. ROTARY CLUB CURITIBA. Aprendendo juntos, educando juntos. Gravidez precoce: saiba como prevenir. Disponível em: http://www.sesipr.org.br/uploadAddress/gravidez%20precoce_saiba%20como%20prevenir_arquivo%5B33308%5D.pdf. Acesso em 18 de setembro de 2014.

Avaliação

O professor deve acompanhar o processo de envolvimento do aluno nas atividades propostas bem como na produção de conhecimento. Verificar se o aluno conseguiu atingir os objetivos da aula em relação ao conhecimento sobre a gravidez na adolescência, através da síntese produzida, da intervenção no debate e no conteúdo de suas respostas e na produção de novos conhecimentos.

Avalie também a motivação dos alunos para a temática e a pertinência da faixa etária para o estudo da questão da gravidez na adolescência.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.