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O que é o sagrado para você?

 

22/10/2014

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Debater sobre a questão do conceito de sagrado na humanidade.

- Discutir o sagrado em diferentes contextos religiosos e culturais.

- Investigar o sagrado nas religiões de matriz africana e culturas indígenas, trabalhando a Lei 11.645.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios. 

Estratégias e recursos da aula

Esta aula tem o objetivo discutir a questão do sagrado e de como objetos, rituais e outras manifestações de uma cultura tornam-se sagrados, ou seja, são sacralizados, merecendo a veneração ou respeito religioso por ter uma associação com uma divindade ou com objetos considerados divinos. Além disto, será feito um trabalho com os alunos a partir da Lei 11.645, que torna obrigatório o estudo e cultura africana e afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados.

 

Aula 1 - Pesquisando a questão do sagrado

 

a. Inicie a aula no Laboratório de Informática explicando aos alunos sobre a presença  constante “do sagrado” no cotidiano das pessoas. Muitas culturas têm o lugar sagrado, dias santos, homens santos, sagradas verdades, objetos sagrados etc..

b. Proponha uma discussão em pequenos grupos de quatro a cinco alunos e questione:

  • O que é o sagrado para você?
  • Como você imagina que algo se torna sagrado nas diferentes culturas?

 

Imagem disponível em: http://gospelpop.com.br/wp-content/uploads/2013/05/Sagrado.jpg, acesso em 28 de setembro de 2014.

 

c. Em seguida, após a discussão sobre o que é sagrado, solicite aos alunos que, a partir da compreensão que tiveram sobre a questão, façam o registro de suas concepções, gravando em um pen drive em formato de Power Point. 

d. Diga aos alunos que estes registros serão utilizados no início da próxima aula.

 

Imagem disponível em: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQF0K3CVC5Nt99x8eTll0J_EahbjGA31x0AOUR8eb0Q9WhI5IxLEw, acesso em 28 de setembro de 2014.

Aulas 2 e 3 

 

a. Leve a turma para o Laboratório de Informática com os grupos apresentando a concepção de cada um sobre o que é sagrado. Permita que os alunos discutam os elementos trazidos por cada grupo. Chame a atenção dos alunos para a diversidade de definições existentes sobre "o sagrado" devendo todas serem consideradas e respeitadas. Além disto, toda a humanidade tem uma necessidade de se apoiar em algo além do humano, algo em que acredita que possa ajudá-la em momentos difíceis.

Aproveitando o estímulo da apresentação dos alunos, convide-os para assistir a um vídeo.

b. Exiba para a turma o vídeo da TV Escola intitulado "O Sagrado - programa exibido pela TV Escola", duração de 30min02seg., disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yBYdzpCdNoE, acesso em 26 de setembro de 2014.

c. Solicite que os grupos, durante a exibição, façam o registro dos seguintes aspectos:

- Qual o conceito de sagrado apresentado no vídeo?

- Por que a necessidade da experiência com o sagrado?

- Como o homem entra em contato com o sobrenatural?

- Como a religião se apropria do conceito de sagrado?

- Como nasceu a reverência pelo sagrado?

- O que vem a ser o animismo?

- Qual a relação do sagrado com o ritual de culto aos mortos?

- Qual a relação entre hierarquia e o sagrado?

- De que forma o sagrado pode contribuir, segundo o vídeo, para a coesão social, a organização da sociedade para uma vida em harmonia?

 

e. Após a exibição do vídeo, solicite aos alunos que discutam sobre as questões acima e na sequência, escrevam um texto dissertativo a partir de seus registros feitos durante a exibição do vídeo e dos registros da primeira aula, conjugando as informações.

f. Este texto será partilhado com todos os alunos através do envio deste para um e-mail de cada grupo criado por eles.

Imagem disponível em: http://www.easyviajar.com/images/zooms/552/440x290/4.jpg, acesso em 28 de setembro de 2014.

 

Aulas 4 e 5 - Trabalhando a violação do sagrado e a intolerância religiosa

 

Nesta aula, os alunos irão discutir sobre a questão da violação do direito ao sagrado bem como do sagrado representado por lugares, objetos e rituais. 

a. Leve os alunos para o Laboratório de Informática.

b. Divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos.

c. Exiba o vídeo "Até Oxalá vai à guerra", duração de 4min25seg., disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fuUW5d5-6dQ, acesso em 06 de outubro de 2014.

d. Terminada a exibição, dialogue com os alunos sobre a História de Racismo e intolerância Religiosa contra o povo Afro-Brasileiro apresentado no vídeo. Explique para os alunos que as religiões de matriz africana foram usadas neste documentário para demonstrar a questão da ignorância, da falta de conhecimento e interesse em conhecer as diferentes manifestações religiosas por parte de muitas pessoas, mas que este tipo de conduta pode acontecer contra qualquer manifestação religiosa.

Traga para os alunos a importância do estudo desta temática na escola. É importante que seja estudado nas escolas os diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil (Lei 11.645).

Esta seria uma das formas de se combater o racismo e a intolerância religiosa, neste caso, contra o povo Afro-Brasileiro.

e. Pesquise, oralmente, em sala com a turma, se têm experiências ou notícias do dia a dia sobre este tipo de intolerância.

f. Aprofunde a discussão, com os grupos pesquisando sobre as diferentes manifestações do sagrado. Solicite que cada grupo faça o registro das questões consideradas relevantes para discutir com os colegas:

 

Pesquisarão sobre os objetos, seus lugares na religião e significado de cada um.

  • Grupo 2: pesquisará sobre o sagrado na Umbanda, no Portal Giras de Umbanda, disponível em: http://girasdeumbanda.com.br , acesso em 10 de outubro de 2014.

Pesquisarão sobre os objetos e rituais que aparecem no texto, suas origens e explicações do por que são sagrados.

Pesquisarão sobre os objetos e rituais. Solicite que façam uma comparação com as religiões que o grupo segue.

Pesquisará a origem desta intolerância e as consequências para todos.  

g. Terminada a pesquisa, dê aos grupos 30 minutos para discussão (primeiramente em grupos pequenos), organização e preparação para apresentação da pesquisa. 

Os seguintes aspectos deverão ser observados:

- Os objetos.

- A origem dos nomes dos objetos.

- Os rituais sagrados

- Como se dá a consagração dos objetos, pessoas, locais e rituais.

h. Professor, após a apresentação de cada grupo, discutir com os alunos sobre o conceito do sagrado em diferentes contextos religiosos e culturais: no Candomblé e na Umbanda (representando a matriz africana) e na Cultura Indígena.  Dizer para o aluno que é importante conhecer essas religiosidades que deram origem a muitos aspectos de nossa cultura brasileira, bem como muitos de nossas crenças e rituais no dia a dia. Para se diminuir o preconceito, a melhor arma é a informação. Negligenciar aspectos de nossas matrizes que compuseram a formação do povo brasileiro é negar a oportunidade de conhecer melhor para entender melhor e, consequentemente, repensar o preconceito. Concluída a reflexão, os alunos deverão entender a relação do sagrado com a Lei 11.645.

Recursos Complementares

1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil, disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002270/227009por.pdf, acesso em 06 de outubro de 2014.

 

2. GIL FILHO, S. F. O sagrado e a religião, disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/ENSINORELIGIOSO/artigos/o_sagrado_e_a_religiao.pdf, acesso em 10 de outubro de 2014.

Avaliação

Observe a participação dos alunos durante as aulas para avaliar  o quanto conseguem se aproximar de uma neutralidade ou de um menor preconceito com relação ao sagrado nos diferentes contextos apresentados. Avaliar o conteúdo e a consistência do conhecimento presente nas apresentações e nos debates.

Faça acompanhamentos sistemáticos e fóruns de avaliação para que o assunto não fique no senso comum.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • GERALDO LOPES DE CARVALHO, UNID ESC JOSE MENDES VASCONCELOS , Piauí - disse:
    geraldolopesc@gmail.com

    28/10/2014

    Cinco estrelas

    O material sugerido para trabalhar o tema é extremamente imparcial. Dependendo da condução das atividades pode gerar boas discussões. Parabéns!


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