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As regras das brincadeiras: uma forma lúdica de aprender

 

19/11/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Vida sociofamiliar e comunitária
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apoiar-se em imagens e ilustrações como complemento da informação textual em regras de brincadeiras;
  • Estabelecer relações entre as imagens e os textos;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Refletir sobre a estrutura composicional das regras de brincadeiras;
  • Perceber a importância de seguir os passos para conseguir realizar o objetivo, ou seja, participar de brincadeiras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir textos de regras de brincadeiras;
  • Utilizar diferentes gêneros textuais a partir da realização de uma atividade;
  • Desenvolver atitudes de interação e de colaboração em grupos.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse o Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

As crianças “[...] sempre que brincam, aprendem. E na escola, também pode ser assim? Se observarmos crianças brincando veremos que muitas vezes a brincadeira envolve momentos de impasses, de superação de limites e enfrentamento de desafios. Não é, portanto, somente um campo de facilidades, de prazer desprovido de esforço, perseverança, empenho... Se o brincar se caracteriza essencialmente pela invenção, é preciso reinventar nossas formas de atuar na escola para garantir que o tempo e espaço da brincadeira deixem de ser vistos apenas como “recreio” e ganhem legitimidade dentro da sala de aula”. (ROSA, Ester Calland de Sousa;  CAVALCANTE, Tícia Cassiany, BRAINER, Margareth. A criança que brinca aprende? In: Vamos brincar de reinventar histórias.  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 6- 15). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

Nessa perspectiva, esta aula irá ampliar as informações dos alunos acerca de regras de brincadeiras.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Introduzindo o tema

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo para você saber se eles conhecem regras de brincadeiras. Para isto, apresente as imagens a seguir e converse com os alunos sobre elas. A leitura de imagens representa um importante recurso de aprendizagem. Para incentivar a turma a pensar sobre a temática da aula, explore algumas iconografias. Peça que observem os detalhes e que descrevam as brincadeiras presentes nas imagens. Para apresentá-las, utilize recurso multimídia, para isso, faça slides e por meio de Data Show ou DVD apresente à turma. Ou se preferir faça cartazes.

Regras de brincadeiras   

Fonte: Sítio: “Canal do educador”. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/sugestoes-pais-professores/jogos-brinquedos-brincadeiras-no-aprendizado-crianca.htm>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Regras de brincadeiras

Fonte: Sítio: “Quando eu tinha 8 anos”. Disponível em: <http://quandoeutinha8anos.wordpress.com/2011/09/14/brincadeira-de-crianca-como-e-bom/>. Acesso em: 05 de nov. 2014.

 

Questione a turma:

  • Quem gosta de brincar?
  • Você brinca sozinho ou com outros colegas?
  • Quais são as brincadeiras mostradas nas imagens?
  • Você já brincou de alguma destas brincadeiras? De qual delas você gosta mais?
  • Existem regras para as brincadeiras? Elas são importantes? Por quê?
  • Quem gostaria de falar o nome de uma brincadeira e qual é a sua regra?

 

Ouça as ideias da turma. Se apresentarem dificuldade, peça que descrevam tudo que veem nas imagens e liste na lousa, para que depois possam estabelecer as relações.

 

Agora, pergunte:

  • Qual é sua brincadeira favorita?
  • Quais brincadeiras vocês gostam de brincar aqui na escola? (Professor, registre as preferencias na lousa. Copie-as em uma folha a parte, iremos utilizar esta informação durante este planejamento.).

 

Informe aos alunos que no Brasil, há uma grande variedade de brincadeiras infantis. Registre na lousa algumas, por exemplo: travessia da floresta, corrida do ovo, danças das cadeiras, rouba-bandeira, queimada, elefantinho colorido... Procure registrar algumas brincadeiras que não foram citadas.

 

Ao terminar esta etapa possibilite um momento de diálogo em que os alunos possam relatar o que descobriram sobre brincadeiras. Sonde a respeito do que acharam da atividade.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

COMUNICACAO    Construindo gráfico com brincadeiras

 

Retome a atividade anterior relembrando a importância das regras de brincadeiras.

Logo após, retome as brincadeiras favoritas da turma citadas na aula anterior. Faça isto por meio da montagem de um gráfico. Esta é uma excelente fonte de dados para que possamos trabalhar com “tratamento de informações”, pois são dados reais, ou seja, foram gerados a partir de uma situação concreta, vivenciada pelos alunos. Assim, proponha-lhes que construam um gráfico com brincadeiras favoritas. (Para ter acesso a uma aula de como utilizar gráfico, acesse o Sítio “Portal do Professor” Aula- Utilizando gráficos em situações práticas. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25106>. Acesso em 05 de nov. 2014.).

Faça na lousa uma tabela para tabular os dados coletados. À medida que os alunos forem relatando as brincadeiras, faça o registro na tabela. Veja uma sugestão a seguir:

 

  BRINCADEIRAS                 QUANTIDADE DE ALUNOS
  PASSAR ANEL          II
  CORRIDA DE SACO          III
  QUEIMADA          IIII
  PIQUE-PEGA          IIIIII
  RODA          II

 

Depois de elaborada a tabela entregue uma folha de papel quadriculada para os alunos e faça na lousa a tabela para que levantem o gráfico de colunas. Veja a seguir a sugestão da tabela que os alunos deverão colorir de acordo com os dados levantados.

Regras de brincadeiras

Fonte: Acervo da autora.

 

 Depois de elaborar o gráfico proponha algumas situações problema, a partir dos dados obtidos. Veja a seguir: 

  • Qual a brincadeira preferida?
  • Qual a brincadeira menos preferida?
  • Somando a quantidade das brincadeiras preferidas, quantas teremos?
  • Dentre as brincadeiras citadas, qual a que você não gostaria de brincar? Justifique sua resposta.
  • Você conhece a regras das brincadeiras citadas? Qual regra você acha mais difícil de cumprir? Justifique sua resposta.

 

 3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano  Ampliando conhecimentos sobre regras de brincadeiras

Professor, dialogue com a turma sobre outras brincadeiras e suas regras. Você poderá levar a turma ao Laboratório de Informática, ou se eles possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Se os alunos possuírem tablet também poderão utilizá-lo. Acesse os sítios a seguir para enriquecer o debate.

 

Regras de brincadeiras

Fonte: Sítio: “Folha de São Paulo”. Disponível em: <http://mapadobrincar.folha.com.br/brincadeiras/roda/564-historia-da-serpente>. Neste endereço você terá acesso a brincadeiras, suas regras e variações das brincadeiras em diferentes regiões.

 

Regras de brincadeiras

Fonte: Sítio: “Brinquedo vivo”. Disponível em: <http://www.brinquedovivo.org.br/#brincar>. Neste endereço você terá acesso a várias brincadeiras e suas regras.  Acessados em: 05 de nov. 2014.

O solo e a suade do ser humano  Trabalhando com os textos                                 

Selecione algumas brincadeiras apresentadas nos sítios acima e converse com os alunos sobre suas regras. Selecione uma, registre na lousa e peça que os alunos copiem em seu caderno de Língua Portuguesa ou outro que você tenha elegido para o estudo. Utilize uma das brincadeiras citadas nos sítios acima ou registre outra que você conheça. Veja:

 

Travessia da floresta

Participantes: 3 ou mais jogadores.

Local adequado: ao ar livre, quadra esportiva.

Regras do jogo:

Trace no chão um retângulo bem grande (a floresta.).

Dentro ficam 3 participantes que são os pegadores; fora ficam os demais, à vontade.

Dado o sinal de início, os jogadores que estão fora tentam cruzar o retângulo, isto é, a “floresta”, sem serem pegos. Os 3 jogadores de dentro tentam pegar os “forasteiros” que cruzam a floresta de um lado para o outro. Quem for pego passa ajudar os pegadores.

 

Dialogue com a turma sobre a brincadeira registrada. Pergunte:

  • Você percebeu as partes que os textos de regras de brincadeiras devem ter?
  • Descobriu para que elas servem?

 

Agora, complete a tabela:

 

   Parte do texto                                                      Para que serve
  Título    Informar o nome da brincadeira
  Número de participantes    Informar quantas pessoas podem participar da brincadeira.
  Local e material necessário    Indicar o que é preciso para começar a brincar.
  Regras de como brincar    Explicar sobre a brincadeira.

 

Leia os trechos e ligue-os à informação que eles transmitem.

Regras de brincadeiras

 

Após o registro, realize a brincadeira com os alunos para verificar se compreenderam corretamente o texto. Para finalizar, pergunte o que acharam da atividade. É importante que justifiquem suas respostas.

Observação: Para auxiliar a compreensão do texto “Travessia na floresta”, você poderá perguntar aos alunos o significado da palavra “forasteiro”. Permita que troquem ideias e apresentem suas hipóteses de acordo com o sentido do texto. Se necessário, oriente-os a consultarem o dicionário. (Forasteiro é aquele que é estranho na terra em que se encontra.). Aproveite para ressaltar que as palavras “floresta” e “forasteiro” foram escritas entre aspas, para que o participante perceber que não são realmente forasteiros e o local não é uma floresta de verdade. Ressaltamos que nosso objetivo, neste momento, é para que a turma visualize as regras da brincadeira.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Produzindo texto e trabalhando com texto instrucional

 

Sugerimos a produção de um texto coletivo sobre a brincadeira realizada, os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto.

Aproveite a atividade realizada e trabalhe com texto instrucional. Explore a estrutura deste tipo de texto e qual é sua função. Escreva:

  • O nome da brincadeira;
  • Os objetivos;
  • As regras;
  • Como foi realizado.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.

Os alunos poderão fazer um desenho para ilustrar o texto, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint). Providencie a impressão do texto para os alunos.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

 

Mudando as regras   

Professor, proponha que os alunos alterem as regras e criem outras possibilidades para a brincadeira. Esta atividade poderá ser desenvolvida em grupo. Solicite que apresentem para os colegas e se possível experimentem a brincadeira coletivamente.   

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Descobrindo outras brincadeiras

Professor,  informe aos alunos que o Brasil é um país que tem muitas brincadeiras divertidas. Convide-os  a pesquisarem algumas destas brincadeiras. Registre na lousa e peça que copiem.

 

Atividade de casa

  • Pergunte aos seus pais ou a qualquer outro adulto qual era a brincadeira de que eles mais gostavam quando eram crianças;
  • Aprenda essa brincadeira para ensiná-la aos colegas da turma.

 

Socializando a atividade da casa

  • Para que a atividade não fique cansativa, escolha alguns alunos por dia para contar suas descobertas. Ou, proponha que primeiro se reúnam em grupo, comentem com os colegas e escolham a brincadeira mais interessante para ser contada aos demais colegas.
  • Organizem uma coletânea de  brincadeiras para a hora do recreio.
  • Liste as brincadeiras que a turma descobriu e deixe afixada no mural da sala de aula;
  • Ao fazer a listagem das brincadeiras, os alunos podem separá-las em grupos, como: brincadeiras que já conheciam, brincadeiras que são realizadas na rua ou em locais fechados, brincadeiras atuais ou antigas etc.
 

Valorize as diversas origens das crianças e seus familiares (migrantes ou imigrantes), as brincadeiras pesquisadas podem ser relacionadas com o tema transversal Pluralidade Cultural constante nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que defende a existência e a importância das muitas culturas

presentes na sociedade “A diversidade marca a vida social brasileira[...]”(BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Pluralidade Cultural e Orientação Sexual. Secretaria de Educação Fundamental: Brasília MEC/SEF, v. 10, p. 26,1997). Priorize as brincadeiras das diversas regiões de origem dos pais; a atividade poderá ser ampliada com pesquisa na área de História sobre como brincam ou brincavam crianças de outros países e de outras épocas históricas.

 

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano   Produção de texto

 

Convide os alunos a relembrarem tudo que aprenderam sobre brincadeiras e suas regras.

Solicite, que juntamente com você, organizem um “Manual de brincadeiras do 3o ano B”. (Escreva o ano de ensino e  turma.).

Incentive-os  a pensarem nas diferentes brincadeiras descobertas ao longo deste planejamento para a produção do catálogo de brincadeiras. Informe-os que poderão elaborar novas regras para as brincadeiras. Caso você perceba que os alunos apresentam dificuldades em produzir a atividade individualmente, ralize a escrita em duplas.

Ao final da produção, ajude o grupo a revisar seu texto, escrevendo informações que faltam, revendo ortográfica, pontuação. Ilustrações poderão compor o manual de brincadeiras e um sumário pode ser feito com toda a turma.

Para revisar o texto, peça que confiram se escreveram:

  • Título;
  • Número de participantes;
  • Material necessário;
  • Local adequado;
  • Regras.

 

Você poderá propor:

  • Troque seu texto com um colega e peça que tente brincar. Será que ele conseguirá? (Ao trocarem os textos entre si, é possível organizar as duplas em níveis semelhantes e formar um único grupo com os alunos que apresentam maior dificuldade, para que você possa intervir mais pontualmente, reescrevendo alguns trechos para garantir o sentido.).

 

Ao finalizar esta atividade, pergunte o que os alunos acharam. É importante que justifiquem suas respostas.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 Sítio: “Revista Nova Escola”. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml>.

Sítio: “Faculdade de Educação da UFRGS”- Links interessantes. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/faced/extensao/brincar/links.html>.

Sítio: “Portal do Professor”- Coleção de aulas:Vivenciando os jogos e as brincadeiras na escola. Disponível em:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=304>. Acessados em: 06 de nov. 2014.

 

Sugestão de link para o aluno e professor:

Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/cultura/brincadeiras-brinquedos-culturais.htm>. 

Sítio: “Ig” 100 brincadeiras. Disponível em: <http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/>. Acessados em: 06 de nov. 2014.

Avaliação

A avaliação deve estar presente em todas as etapas do trabalho, desde a vivência das brincadeiras até a sistematização, pois é por meio da avaliação que teremos um feedback se  conseguimos alcançar os objetivos que nortearam nosso trabalho. Deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento de regras de brincadeiras. Utilize seus registros e suas observações para verificar se os alunos foram capazes de: estabelecer relações entre as imagens e os textos; refletir sobre a estrutura composicional das regras de brincadeiras; perceber a importância de seguir os passos para conseguir realizar o objetivo, ou seja, participar de brincadeiras; desenvolver habilidades de leitura; produzir textos de regras de brincadeiras além de interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Registre suas observações para que sirvam como parâmetro para seu planejamento.

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