Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os objetivos do milênio e o problema da fome no mundo atual

 

24/11/2014

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer os "objetivos de desenvolvimento do milênio" firmados no ano de 2000 em evento organizado pela ONU.
  • Analisar dados estatísticos relacionados ao problema da fome no mundo atual.
  • Compreender e debater alguns dos argumentos defendidos por autores que discutem as causas da fome na atualidade.
  • Interpretar e comparar dados relacionados à questão da fome e da pobreza em diferentes Estados e Municípios do Brasil.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Características principais do sistema capitalista.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Análise de mapas, animações, infográficos, tabelas, gráficos.
  • Elaboração de Quadro Temático.
  • Elaboração de esquemas de textos.
  • Produção e apresentação de slides.
  • Debate.

 

Recursos:

  • Computador com acesso à internet.
  • Programa Power Point ou similar.

 

 

Módulo 1 - Os objetivos do milênio e a fome no mundo atual 

 

 Inicie a aula perguntando aos alunos:

 

Você já ouviu falar nos objetivos de desenvolvimento do milênio?

 

 

Permita que os alunos se manifestem espontaneamente. Em seguida, explique a eles que se trata de um compromisso firmado entre 189 países, incluindo o Brasil, os quais participaram do evento denominado "Cúpula do Milênio", organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), no ano de 2000. Para que os alunos entendam melhor a questão e possam conhecer os objetivos definidos no evento, proponha a eles que desenvolvam a atividade indicada abaixo.             

 

Atividade 1

 

O 1º Objetivo do Milênio: a erradicação da pobreza extrema e da fome

 

 

a. No Laboratório de Informática ou em sala de aula, utilizando computadores com acesso à internet, os alunos, divididos em duplas, devem acessar o seguinte link do IBGE: http://7a12.ibge.gov.br/especiais/onu

 

b. Na página indicada, está disponível uma animação sobre os "objetivos de desenvolvimento do milênio”. A animação está dividida em duas partes:

 

Primeira Parte - Introdução: explicação sobre o evento "Cúpula do Milênio" promovido pela ONU em 2000 e algumas de suas deliberações.

 

Segunda Parte - Clique e Conheça os objetivos: explicação dos oito “objetivos de desenvolvimento do milênio", firmados entre os 189 países presentes no evento.

 

c. Em silêncio e individualmente, as duplas devem fazer uma leitura atenta de cada quadro da animação da primeira parte (Introdução). Em seguida, devem registrar, por escrito, as principais informações obtidas. Sugira que as informações sejam anotadas em forma de esquema, conforme orientações contidas em: http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/esquema.htm

 

d. A segunda parte do recurso traz a explicação sobre 5 (cinco) objetivos do milênio. Oriente os alunos a clicarem no primeiro objetivo do milênio. Confira as imagens abaixo:

 

Imagem 1 IBGE      Imagem 2 IBGE

http://7a12.ibge.gov.br/especiais/onu

Acesso em 15/11/2014

 

Atenção!

O 1o objetivo é o foco desta aula. mas as duplas devem fazer a leitura, também, dos outros 7 objetivos e dos materiais a eles relacionados. Para ler as informações relativas aos objetivos 6 a 8, os alunos devem acessar o link: http://teen.ibge.gov.br/mao-na-roda/objetivos-de-desenvolvimento-do-milenio (Acesso em 15/11/2014)

 

e. Os alunos devem fazer a leitura e interpretação das 2 (duas) metas relacionadas ao primeiro objetivo (erradicação da pobreza extrema e da fome) e observar atentamente os 17 (doze) quadros explicativos. Após a observação atenta, oriente-os a sistematizarem, por escrito, as principais informações dos quadros apresentados em cada uma das duas metas, como no exemplo abaixo:

 

1o Objetivo: Erradicar a pobreza extrema e a fome

META 1 META 2

Reduzir para metade, entre 1990 e 2015, a proporção das pessoas cujo rendimento é menor que 1 dólar PPC por dia.

Reduzir para metade, entre 1999 e 2015, a proporção das pessoas que sofrem de fome.

Síntese das principais informações dos quadros explicativos

Quadro 1: No ano 2000, mais de 1 bilhão de pessoas viviam no mundo com menos de 1 dólar PPC (paridade do poder de compra) por dia

Quadro 1: Mais de 800 milhões de pessoas no mundo não se alimentam adequadamente.

Quadro 2:

Quadros 2 e 3:

Quadro 3:

Quadro 4:

Quadro 4:

Quadro 5:

Quadro5:

Quadro 6:
Quadro 6:

Quadros 7 e 8:

Quadro 7:

Quadros 9 e 10:

 

f. Após a elaboração da síntese da animação pelas duplas, todos os alunos devem se reunir em círculo para que exponham suas conclusões sobre a abordagem relativa ao primeiro objetivo do milênio, referente à questão da pobreza e da fome no mundo.

 

Atividade 2

 

Ainda com a intenção de explorar ao máximo o primeiro objetivo definido no evento de 2000, o professor deve orientar os alunos a acessarem o site organizado pela REDE BRASIL VOLUNTARIO, no link: http://www.objetivosdomilenio.org.br/ . Confira uma imagem da página inicial do site:

 

Site

http://www.objetivosdomilenio.org.br/

Acesso em 15/11/2014

 

No site os alunos encontrarão informações importantes a respeito das ações, campanhas e projetos que estão sendo realizados no Brasil para o cumprimento dos 8 (oito) objetivos definidos na "Cúpula do Milênio", entre eles, o objetivo que se relaciona à questão da fome.

 

 

Atividade 3

 

Dados atuais relativos ao problema da fome no mundo

 

A partir das atividades desenvolvidas anteriormente, questione os alunos:

 

Qual é a situação atual do primeiro objetivo de desenvolvimento do milênio (erradicação da pobreza extrema e da fome no mundo), previsto para ser alcançado até 2015? As metas estão sendo alcançadas?

 

 

Orientações:

 

a. Inicialmente, o professor deverá reproduzir o mapa abaixo para os alunos. Outra opção é que eles o acessem no link indicado:

 

Mapa da Fome de 2014

Mapa do Programa Alimentar Mundial/PAM (World Food Programme/WFP)

Mapa Da Fome PAM

http://documents.wfp.org/stellent/groups/public/documents/communications/wfp268953.pdf

Acesso em 15/11/2014

 

Acessando o link http://www.wfp.org/content/hunger-map-2014, os alunos poderão fazer o donwload do mapa acima, escolhendo uma das três línguas disponíveis: inglês, francês, espanhol. Acima, a reprodução foi feita em espanhol. Caso seja necessário, solicite a colaboração do professor de Línguas Estrangeiras da escola.

 

b. A análise dos dados do mapa possibilitará que os alunos tenham uma visão geral da situação atual dos países (e continentes) na questão da fome. Oriente-os a ampliar o mapa e ler com atenção todas as informações apresentadas. As diferentes cores indicam a porcentagem de prevalência de subalimentação em relação à população total. Nas áreas marcadas pela cor verde, por exemplo, a subalimentação é muito baixa entre a população (menor que 5%). Isto indica, segundo a FAO, que o problema da fome foi superado. O Brasil encontra-se, atualmente, neste grupo.

 

c. Para que os alunos possam aprofundar a reflexão e responder a questão proposta no início da atividade, eles devem analisar, também, os dados apresentados no site da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). O conteúdo do site pode ser acessado em inglês, francês e espanhol. Caso seja necessário, os alunos poderão solicitar a colaboração do professor de Línguas Estrangeiras nesta atividade, embora a análise dos dados seja relativamente fácil e intuitiva. Outra opção é que eles traduzam a página para o Português, a partir de opção oferecida pelo navegador utilizado.

 

 

Dados da FAO sobre a fome no mundo atual

 

Fonte 1   Fonte 2

FAO 1
     FAO 2

http://www.fao.org/hunger/es/

Acesso em 15/11/2014

 

d. Divididos em duplas, os alunos devem fazer a análise dos dados apresentados nos mapas. A partir dos dois primeiros mapas (fonte 1) os alunos poderão observar quais países estão alcançando as metas previstas em relação à erradicação da fome, em quais deles os progressos foram insuficientes, quais os que não apresentaram nenhum progresso e, mesmo, um desempenho pior que o apresentado em períodos anteriores. No mapa da fonte 2, os alunos poderão analisar os dados mundiais, relativos ao problema da fome, por período. Clicando em cada período será possível analisar quais foram os países/regiões do mundo que tiveram progresso ou não.

 

e. Ainda no site da FAO, os alunos poderão analisar os dados específicos de cada país. Confira abaixo:

 

FAO 3

http://www.fao.org/hunger/es/

Acesso em 15/11/2014

 

f. A partir de recurso disponibilizado na página, os alunos terão acesso aos dados relativos ao número de pessoas subnutridas e à porcentagem de prevalência da subnutrição em cada país selecionado, além da população total do mesmo. Os dados de cada país são referentes a 5 (cinco) períodos: 1990-1992, 2000-2002, 2006-2008, 2009-2011, 2012-2014, o que possibilitará comparações e conclusões a respeito da questão colocada no início da atividade 3.

 

g. Oriente os alunos a sistematizarem, por escrito, dados relativos à situação específica do Brasil, presentes em todos os recursos analisados.

 

h. Para que os alunos possam aprofundar a reflexão sobre os avanços e recuos das ações relacionadas aos objetivos do milênio, sugira a leitura do texto "Relatório da ONU aponta avanços e deficiências em Objetivos do Milênio", disponível em: http://www.dw.de/relat%C3%B3rio-da-onu-aponta-avan%C3%A7os-e-defici%C3%AAncias-em-objetivos-do-mil%C3%AAnio/a-17768068

 

i. Proponha a discussão coletiva dos dados analisados para que dúvidas sejam esclarecidas e conclusões sejam socializadas entre os alunos. Finalmente, os alunos devem responder, por escrito, a questão formulada no início da atividade: Afinal, as metas relacionadas aos objetivos de desenvolvimento do milênio estão sendo alcançadas, particularmente no que diz respeito ao 1o objetivo? As respostas devem ser socializadas e entregues ao professor para avaliação.

 

 

Módulo 2 - Em debate: as causas da fome no mundo

 

Atividade 1

 

Para refletir sobre o tema do módulo 2, proponha aos alunos a leitura e debate da entrevista concedida pelo sociólogo suiço, Jean Ziegler, na qual ele fala sobre a questão da fome na atualidade, apontando para as causas do problema.

 

'Uma criança que morre de fome hoje é assassinada', diz Jean Ziegler

 

Por Leonardo Cazes      

            

Relator da ONU para o direito à alimentação entre 2000 e 2008, Jean Ziegler procura explicar por que ainda existe fome se a produção agrícola mundial é suficiente para alimentar toda a população e faz contundentes críticas à especulação nas bolsas de commodities e às multinacionais.

(...)

E qual o tratamento que a questão da fome recebe hoje?

Hoje não existe falta de alimentos, o que existe é falta de acesso. As cifras são as seguintes: a cada 5 segundos, uma criança de menos de 10 anos morre de fome. No mundo, 56 mil pessoas morrem de fome por dia. E 1 bilhão de pessoas são permanentemente subalimentadas. O relatório da FAO mostra que o número de vítimas cresce, mas que a agricultura mundial poderia alimentar normalmente, com uma dieta de 2,2 mil calorias por dia, 12 bilhões de pessoas. Então, uma criança que morre de fome hoje é assassinada. Fome não é mais morte natural. É massacre criminoso, organizado. O número de mortes no mundo, por ano, corresponde a 1% da população do planeta. Isso significa que no ano passado 70 milhões de pessoas morreram. Desses 70 milhões, 18,2 milhões morreram de fome ou de suas consequências imediatas. A fome é de longe a causa de mortalidade mais importante e o mundo transborda de riquezas!

Se a produção de alimentos é mais do que suficiente para alimentar adequadamente a população mundial, por que tantas pessoas ainda morrem de fome?


São vários os mecanismos que matam. A primeira explicação é a especulação nas bolsas de commodities com alimentos como trigo, arroz e milho, que correspondem a 75% do consumo mundial de alimentos. Após a crise financeira iniciada em 2008, com a quebra dos mercados de ações, os grandes bancos e os hedge funds (fundos de investimento de perfil muito agressivo) migraram para as bolsas de commodities, especialmente para as matérias-primas agrícolas. Aqui só é possível ganhar, porque todos somos obrigados a comprar alimentos. Essa especulação, que infelizmente é legal, produz lucros astronômicos para os fundos e mortes nas favelas. Nos últimos dois anos, o preço do milho no mercado mundial aumentou 63%. A tonelada de trigo dobrou. E a tonelada de arroz das Filipinas subiu de U$ 110 para U$ 1,2 mil. Isso gera um lucro tremendo para derivativos oferecidos pelos bancos. Ao mesmo tempo, há 1,2 bilhão de pessoas no mundo que vivem em pobreza extrema, segundo o Banco Mundial. Elas devem comprar comida com menos de U$ 1 por dia. Quando os preços explodem, os mais pobres não conseguem comprar os alimentos. No início do ano, estive numa favela em Lima, no Peru. Fiquei um dia no depósito onde se vendia arroz. Ninguém comprava um quilo de arroz. Todos compravam um copo de arroz, era o máximo que podiam pagar e essa seria a refeição das crianças para o dia. Esses especuladores de alimentos devem ser colocados diante de um tribunal internacional por crime contra a Humanidade. São diretamente responsáveis pela morte de milhares de pessoas.

 

No livro, o senhor critica duramente a concentração do setor de alimentos em um pequeno grupo de multinacionais. Por que isso é um problema?

 

O setor de alimentos é o mais concentrado e cartelizado da economia mundial, mais até do que o petróleo. Há 10 grupos multinacionais que controlam 85% dos alimentos comercializados no mundo. Isso significa que eles têm o controle do transporte, dos silos, dos depósitos. Têm também a definição do preço, porque dominam o mercado. Esses dez têm um poder sobre a Humanidade que ninguém no passado teve. Nenhum rei, imperador ou Papa. E escapam a todo o controle social. Eles decidem a cada dia, com a definição dos preços, quem vai comer e viver e quem vai ter fome e morrer. Os Estados não podem fazer nada, as Nações Unidas e organizações interestatais são impotentes. É um problema estrutural do neoliberalismo. O neoliberalismo puxa a liberalização total de todos os circuitos de mercados, capitais, serviços, patentes, a privatização de todos os setores públicos, o desmantelamento do poder normativo do Estado. As multinacionais têm nas mãos um enorme poder político e financeiro e escapam a todo controle social. Do outro lado, há uma maioria que sofre fome, epidemias, ausência de direitos fundamentais.

(...)

A entrevista completa está disponível em:

http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2013/07/13/uma-crianca-que-morre-de-fome-hoje-assassinada-diz-jean-ziegler-503352.asp

Acesso em 15/11/2014

 

 

Orientações:

 

a. Sugira aos alunos que façam uma leitura coletiva do texto. Enquanto um aluno lê em voz alta as perguntas e respostas da entrevista, os demais acompanham em leitura silenciosa.

 

b. Após a leitura, proponha o debate do texto, retomando questões centrais discutidas pelo sociólogo:

 

  • A produção agrícola mundial é suficiente para alimentar todas a população. Então, por que existe fome?
  • Por que, segundo o autor, quando uma pessoa morre de fome nos dias atuais, é o mesmo que dizer que ela foi assassinada?
  • Para o sociólogo,"Fome não é mais morte natural. É massacre criminoso, organizado". O que ele quis dizer com isto?
  • Qual a relação, estabelecida pelo autor, entre a concentração do setor de alimentos em um pequeno grupo de multinacionais e a fome de milhares de pessoas?
  • Em última instância, quais são as principais causas da fome no mundo, de acordo com Ziegler?
  • Ziegler, falando sobre o combate a fome no Brasil, afirmou que, para ampliar as conquistas dos últimos anos é preciso adotar "reformas estruturais, como a reforma agrária. É preciso dar também uma ajuda massiva à agricultura familiar, que é muito mais produtiva que a multinacional. Ela é mais vantajosa porque não cria desemprego, utiliza conhecimentos tradicionais, há mais proteção da biodiversidade do solo porque usa menos pesticidas. Todas as pesquisas, não somente no Brasil, apontam que a agricultura familiar é a solução para a fome". Você concorda com esta posição do autor? Justifique.

 

c. Além do texto de Jean Ziegler, para a discussão do tema do módulo, os alunos podem consultar, também, as seguintes fontes:

1. A fome é uma produção humana criada pela sociedade capitalista. http://kaosenlared.net/america-latina/57200-brasil-a-fome-%C3%A9-uma-produ%C3%A7%C3%A3o-humana-criada-pela-sociedade-capitalista.html

2. Site: World Food Programme (Programa Alimentar Mundial). http://www.wfp.org/

 

d. As conclusões dos alunos sobre os argumentos encontrados nas fontes, em relação a algumas das principais causas da fome no mundo, devem ser sistematizadas por escrito e entregues ao professor para avaliação.

 

 

 

Módulo 3 -  A situação da fome e da pobreza no Estado e no Município

 

 

Atividade 1

 

Questione os alunos:

Qual é a situação do Estado e do Município onde você vive, na questão das metas relacionadas à erradicação da pobreza e da fome?

 

 

Orientações:

 

a. Para responder à questão proposta, os alunos devem acessar o Portal ODM (Acompanhamento Brasileiro Dos Objetivos De Desenvolvimento do Milênio) no link: http://www.portalodm.com.br/. Na página, no topo à esquerda, em "Relatórios Dinâmicos. Monitoramento de Indicadores", clicar em ACESSE. Em seguida, devem selecionar o Estado e Município onde vivem e clicar no objetivo 1 para encontrar os dados relativos à situação da pobreza e da fome em sua região.

 

Portal ODM 1

ODM 2

 

ODM 3

Imgens disponíveis em: http://www.relatoriosdinamicos.com.br/portalodm/

Acesso em 15/11/2014

 

 

 

b. Clicando no objetivo 1, vários dados relativos ao município estarão disponíveis:

 

  • Proporção de pessoas abaixo da linha da pobreza e indigência - 2000/2010
  • Percentual da renda apropriada pelos 20% mais pobres e 20% mais ricos da população - 1991/2000/2010
  • Proporção de crianças menores de 2 anos desnutridas - 1999-2013
  • Situação atual das metas relacionadas ao Objetivo 1/ Meta 1 - Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população com renda abaixo da linha da pobreza; Meta 2 - Reduzir pela metade, até 2015 a proporção da população que sofre de fome.

 

c. Divididos em duplas, os alunos devem analisar os dados encontrados. Em seguida, devem escolher outros municípios para que possam comparar os dados, segundo critérios definidos por eles mesmos, os quais podem ser, por exemplo:

 

  • Municípios próximos, localizados em uma mesma região.
  • Municípios com perfil semelhante: número de habitantes, crescimento anual da população, natalidade, urbanização, IDH.
  • Municípios mais populosos, etc.

 

d. Após a captura das informações dos municípios selecionados, os alunos podem pedir a orientação do professor de Matemática para tabular os dados obtidos. Para tanto, existem gráficos de diferentes tipos: de colunas, de barras, de setores ou pizza, de linha etc. Para a escolha do modelo mais adequado, confira as sugestões em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48709

 

e. O professor deve orientar os alunos para que, após as apresentações dos gráficos, organizados em slides produzidos no Power Point, discutam os resultados e sistematizem as suas conclusões, por escrito.

 

f. Retome a questão proposta no início da atividade e sugira aos alunos a elaboração de um texto sobre a mesma, no qual possam expor as suas conclusões sobre o assunto, a partir das fontes analisadas.

Recursos Complementares

Para alunos e professores:

 

Mundo tem 2 bilhões de subnutridos, diz estudo. http://www.dw.de/mundo-tem-2-bilh%C3%B5es-de-subnutridos-diz-estudo/a-17993861

FAO: 805 milhões de pessoas passam fome no mundo. http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-09/fao-805-milhoes-de-pessoas-passam-fome-no-mundo

ONU denuncia que 1 de cada 9 pessoas sofre com a fome no mundo. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/09/onu-denuncia-que-1-de-cada-9-pessoas-sofre-com-fome-no-mundo.html

Dos movimentos sociais à implementação do Programa Fome Zero (1993-2013): a Trajetória da Cidadania Alimentar no Brasil. http://www.gigapp.org/es/lista-publicaciones?view=publication&task=show&id=875#.VG_JXDTF91Z

Site do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Brasil. http://www.mds.gov.br/

 

Links acessados em 15/11/2014

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas, análise de mapas, animações, infográficos, tabelas e gráficos; elaboração de Quadro Temático; produção e apresentação de slides, elaboração de esquema de textos; debate.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.