17/04/2009
Camila Linhares Taxini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Terra e universo |
Atividade 1: Entendendo o quanto o Sol é grande em relação a Terra.
Questionar os alunos sobre o tamanho da Terra e do Sol.
Desenhar na lousa uma circunferência amarela de 80 cm de diâmetro.
Dividir a sala em grupos para que possam discutir a atividade.
Problema: “Se o Sol tem este tamanho (80cm de diâmetro), qual o tamanho da Terra?”
Depois dos alunos discutirem se o professor achar necessário deve oferecer o dado que - A Terra é 110 vezes menor que o Sol. Ou seja, se o Sol tem 800 mm de diamento a Terra terá 7,3 mm.
Cada grupo deve conversar e chegar num acordo com relação ao tamanho da Terra e com ajuda de uma régua desenhá-la na lousa. Com esta atividade o professor saberá se o aluno tem idéia de proporção.
Figura 1. Fotografia da lousa onde esta atividade foi desenvolvida. O grupo 1 foi o que mais se aproximou da proporção correta.
Atividade 2: Aula expositiva-dialogada.
Explicar o que é a relação de proporção, enfatizando que em figuras de livros-texto e internet geralmente estão na proporção incorreta, já que é difícil desenhar ao mesmo tempo a proporção certa e os detalhes.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/03/2011
Três estrelasQue bom! Esta problematização em muitos casos, desperta o interesse também do professor do 3º ano inicial, já que ele trabalha com demais disciplinas.