Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Curiosidades sobre as Plantas

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
Aline Silva Cancio Pereira Soares
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PH

Mariana Lima Vilela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula é a última de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreendê-los como componentes abióticos dos ambientes que estão em permanente interação com os elementos vivos (componentes bióticos). A integração desses conteúdos se dá visando a compreensão da vida vegetal nas relações que as plantas estabelecem com a água, o ar e os solos para realizarem o processo da fotossíntese. Neste bloco de aulas a fotossíntese deve ser compreendida como um processo de transformação de substâncias do ambiente em matéria orgânica. Outro objetivo geral subjacente a este bloco refere-se à compreensão da Ciência como artefato humano. Assim, também são apresentados elementos de história da Ciência e experimentos, valorizando o confronto de idéias de antigos cientistas com a interpretação que os alunos fazem sobre o que observam durante as atividades práticas. No caso específico desta última aula, o aluno poderá aprender mais sobre as plantas, algumas curiosidades sobre elas, além de como fazer um trabalho coletivo e organizar uma apresentação em sala de aula. Nessa atividade os alunos aprendem a se expressar, debater com os colegas, defender suas ideias, apresentar o trabalho diante da turma e respeitar e ouvir com atenção a apresentação dos colegas.

Duração das atividades
2 aulas de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante aplicar essa atividade após as aulas sobre metabolismo vegetal desenvolvidas nessa sequência de doze aulas.

Estratégias e recursos da aula

A realização de um trabalho em equipe traz à classe conflitos sociocognitivos, dos quais todos os alunos podem extrair benefícios, que envolvem, entre outros, a reciprocidade, a tolerância e a divisão de tarefas. O professor poderá gerir essas situações de aprendizagem durante a preparação da apresentação pelos alunos.

O professor proporá a realização de seminários baseados em textos sobre aspectos curiosos de algumas plantas. A turma é dividida em 6 grupos e cada grupo fica responsável pela leitura de um texto, dentre estes:

Grupo 1) Victoria, a planta aquática que dribla a água.

http://cienciahoje.uol.com.br/48988

Grupo 2) Plantas carnívoras existem mesmo?

http://cienciahoje.uol.com.br/1069

Grupo 3) Uma praia florida

http://cienciahoje.uol.com.br/3562

Grupo 4) Mandacaru – Um tipo de cacto que serve de alimento para os rebanhos no nordeste

http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2006/setembro/foldernoticia.2006-09-06.6442043245/noticia.2006-09-14.2093386661/

Grupo 5) Você sabia que algumas árvores vivem centenas e até milhares de anos?

http://cienciahoje.uol.com.br/61033

Grupo 6) Você sabia que a banana não nasce de uma semente?

http://cienciahoje.uol.com.br/117510

Após a leitura dos textos o grupo preparará uma apresentação guiando-se pelas perguntas abaixo:

1) Que tipo de planta(s) é(são)? (árvore, arbusto, aquática, etc...)

2) Onde é encontrada? (localização geográfica e tipo de ambiente)

3) Importância da(s) planta(s) para outros seres vivos.

4) Informações e curiosidades sobre a(s) planta(s).

5) O que o grupo achou do texto.

O grupo também deverá fazer um planejamento de como será a apresentação dos seminários e se organizar para tal.

Todos os grupos deverão entregar um resumo de no máximo 1 folha da sua apresentação e uma pergunta (por escrito) a respeito do que foi apresentado pelos colegas.

O professor, então, definirá as datas das apresentações e entregará aos alunos um material com as regras do seminário e critérios de avaliação.

Regras:

*A apresentação de cada grupo deve ser preparada para uma duração de 10 minutos com uma tolerância de 5 minutos.

*A turma pode participar fazendo perguntas, desde que estas sejam feitas somente após a exposição do grupo.

*O resumo e a pergunta deverão ser entregues no dia marcado.

*A pergunta elaborada deve corresponder ao nivel dos conhecimentos estudados em sala de aula e comentados pelo grupo durante a apresentação.

Recursos Complementares

Os textos poderão ser trocados ou adaptados de acordo com o objetivo do professor. Outras buscas podem ser realizadas nesses sites:

http://cienciahoje.uol.com.br/view/418

http://blog.tudosobreplantas.com.br/

Avaliação

A avaliação pode ter como critérios:

a) Conteúdo da apresentação de acordo com os itens indicados;

b) Organização, seriedade e integração dso grupos durante todo o trabalho;

c) Respeito às regras e participação na apresentação dos demais grupos;

d) Resumo e perguntas elaboradas pelo grupo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.