Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O QUE É SUSTENTABILIDADE?

 

16/12/2009

Autor y Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz,Fátima Rezende Naves Dias, Lilianne dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos/as nós.

- Identificar ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia.

- Desenvolver valores e atitudes que contribuam para a preservação do Planeta Terra.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

-Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS INICIAIS DIRIGIDOS À/AO PROFESSORA/OR:

Professora/or, o conceito de sustentabilidade está relacionado à maioria das preocupações ambientais. Frequentemente, nos meios de comunicação, nos deparamos com matérias sobre o uso sustentável dos recursos naturais, sobre consumo sustentável, a alimentação sustentável e etc. Portanto, é importante que as crianças se familiarizem com esse conceito e possam participar de ações voltadas para a sustentabilidade planetária.
- Professora/or, se você quiser aprofundar seus conhecimentos sobre educação ambiental e sustentabilidade, no endereço abaixo você poderá encontrar informações preciosas. É possivel fazer download de textos que possam lhe interessar e ainda encontrar referências de sítios relacionados à temática.
http://www.ecoar.org.br/website/edu_atividades.asp

1º Momento:

Convide as crianças para encenarem a seguinte situação:

- Uma cadeira no centro da sala. Uma criança vem e senta-se nela. Outra vem e senta-se no colo da primeira. Mais uma vem e senta-se no colo da segunda e assim por diante, até sentarem-se cinco crianças. Pergunte-lhes se estão se sentindo confortáveis. Provavelmente a resposta será sim. Então pergunte à turma: Se eu fosse chamando mais crianças para se sentar, umas no colo das outras, até somarem-se uns 150 kg sobre a cadeira, o que aconteceria? (A resposta deve considerar o bem estar das crianças e a força física da cadeira. Bem provavelmente as crianças se sentiriam muito desconfortáveis e a cadeira se quebraria).
- Agradeça às crianças por terem participado dessa cena e solicite que voltem às suas carteiras. Continue dizendo: se a cadeira se quebrasse, teria sido pelo excesso de peso e, neste caso, então poderíamos dizer que ela não sustentou o peso sobre ela e se partiu. A cadeira quebrada poderia derrubar as crianças que estavam sentadas nela. Elas iriam parar no chão e poderiam se machucar. As crianças se machucariam porque a cadeira não teria oferecido sustentabilidade a elas. Escreva a palavra SUSTENTABILIDADE no quadro, para chamar a atenção das crianças sobre ela.

- Continue dizendo: Agora, imaginem que a cadeira que usamos para fazer a nossa cena, representa o Planeta Terra. E as crianças que se sentaram na cadeira representam todas as pessoas que vivem aqui. Quem sabe dizer, quais são os problemas relacionados com a sustentabilidade do planeta Terra? De que forma os seres humanos estão sobrecarregando a Terra, a ponto dela correr o risco de não se recuperar das agressões sofridas?

- Professora/or, para responder a estas perguntas, as crianças poderão fazer referência à depredação ambiental, à exploração desordenada dos recursos naturais, ao crescimento desmedido dos grandes centros urbanos, ao desperdício de alimentos, ao consumismo, à emissão de gazes que provocam o efeito estufa, ao aquecimento global, etc .

- Depois de ouvir as crianças e tecer os comentários que julgar necessários, diga-lhes: Então, podemos concluir que a mesma coisa que poderia acontecer com a cadeira, se a usássemos de forma abusiva, colocando muito peso sobre ela, está acontecendo com o Planeta Terra. Estamos explorando o planeta com nossas ações descuidadas e podemos provocar com isso, um grande desastre. Assim, é muito importante rever nossas ações e começar a fazer somente aquilo que contribui para a sustentabilidade da vida na Terra.

- Depois de conversarmos tudo isso, alguém saberia explicar com suas próprias palavras, o que é sustentabilidade? Ouvir as crianças e propor a próxima atividade

2º Momento:

Convide as crianças para ir ao laboratório de informática para assistir a um filme sobre  Sustentabilidade. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ML71aObeRbg

o que e sustentabilidade

- É conveniente assistir ao vídeo mais de uma vez, devido à complexidade das informações veiculadas.

- Terminando a visualização do vídeo, conversem sobre o que foi possível compreender e ou pensar, a partir dele. Pergunte às crianças se alguém gostaria de fazer alguma pergunta?

- Se necessário, interrompa a aula aqui para retomá-la em outro momento.

3º Momento:

- Recortar imagens em revistas que mostrem a exploração do homem prejudicando o Planeta Terra. Montar um painel com todas as imagens recortadas, com o título: Se a gente não cuidar, o planeta não vai aguentar. Deixar espaço entre as imagens para completar a atividade no próximo momento da aula. O painel deverá ficar exposto na sala por algum tempo.

4º Momento:

- Professora/or, leve as crianças ao laboratório de informática e peça que pesquisem no Manual de Etiqueta Sustentável, as ações que poderiamcontribuir para resolver os problemas apontados pelas imagens coladas no painel. Quando cada um/a encontrar uma ação que atenda ao nosso painel, anote-a para incluí-la nele quando voltarmos para a sala.

- Professora/or, vamos imaginar que no painel tem uma imagem de um congestionamento de automóveis, em um grande centro urbano. No Manual de Etiqueta Sustentável, no link Cidadania, o item 45 diz: “Deixar o carro na garagem pode ser mais confortável do que se imagina. Utilizando o transporte coletivo fora dos horários de pico fica mais fácil encontrar um lugar para sentar-se e ler o jornal ou saborear um bom livro”. Essa idéia pode ser colada ao lado da imagem do congestionamento.

- Como o Manual apresenta 120 idéias de ações sustentáveis, é importante destinar um tempo maior para essa atividade, ou então realizá-la em dois momentos. O manual se encontra disponível no endereço: http://planetasustentavel.abril.com.br/manual/cidadania.php

Recursos Complementares
Avaliação

Professor/a, proponha às crianças:       

- Vamos agora pensar, em ações sustentáveis que podem ser implementadas por nós, aqui na escola. Depois vamos escolher uma (ou mais) dessas ações que foram citadas por vocês, para colocá-la em prática. Qual/quais delas vamos escolher e por que escolher essa(s) ação(ões)?

-Professora/or, a partir da escolha do grupo, combinar como será realizada a proposta. Observar o envolvimento e a criatividade das crianças.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/9 - 55,56%
  • Quatro estrelas 4/9 - 44,44%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • MARIA EDNA SANTIAGO, ESCOLA IRMÃ ELISA MARIA , Bahia - dijo:
    mariaedna.santiago@gmail.com

    13/07/2014

    Quatro estrelas

    Dinâmica muito interessante. a comparação usando a cadeira e os proprios alunos ilustra bem o objetivo desejado.


  • Elenice Ferro, autônomo , São Paulo - dijo:
    eferro@gmail.com

    12/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei bastante do desenvolvimento do raciocínio para tratamento do assunto. Recomento o video https://www.youtube.com/watch?v=nKy3HHTrSj8 Parabéns Equipe!


  • Andreza , E.E.Alonso Marques , Minas Gerais - dijo:
    laporteandreza@hotmail.com

    05/04/2013

    Cinco estrelas

    Uma maneira dinâmica de ensinar,muito bacana mesmo!!!


  • jane santana, Escola Municipal , Paraná - dijo:
    jane2007rios@hotmail.com

    26/07/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito das atividades e as dicas dos sites pra ampliar e valorizar a aula. Parabéns!


  • BIANCA, E. M. João Nunes Pereira , Rio de Janeiro - dijo:
    biancamoraesbarcelos@gmail.com

    19/06/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa aula com certeza irei utilizar algumas dicas.


  • Natalia dos Santos, Etec"conego José Bento" , São Paulo - dijo:
    nathapsantos@hotmail.com

    30/03/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito do incentivo as crianças a sustentabiliade.É isso que o País presisa


  • Solange Dias de Aragão, Centro de Educação Infantil Bertha Müller , Santa Catarina - dijo:
    aragao_sol@hotmail.com

    27/12/2011

    Cinco estrelas

    Amei a aula, com certeza ela vai nos orientar em dar início no nosso Centro de Educação Infantil sobre a sustentabilidade, onde queremos atingir as crainças e as suas familias. Valeu parabéns!!!


  • Eemanuelle, Instituto Denizard Rivail , Amazonas - dijo:
    emanuelle_tn@hotmail.com

    28/10/2011

    Quatro estrelas

    Muito criativa a dinâmica, gostei bastante e vou utilizar nas minhas aulas


  • Maria Gorette Abib Miranda Menezes, Escola Estadual "Imaculada Conceição" , Minas Gerais - dijo:
    goretteabib@yahoo.com.br

    03/08/2011

    Cinco estrelas

    Estamos iniciando um projeto em parceria com a Acelor Mittal e amei esta aula .Vai servir para todas as turmas da minha escola iniciar os estudos sobre sustentabilidade. Obrigada e parabéns.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.