03/03/2009
Mary Grace Martins (orientação)
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Orientações didáticas
Faz parte da história da Humanidade à hegemonia de um povo sobre outro, até hoje nos noticiários presenciamos a guerra étnica entre judeus e árabes.
Um olhar apurado para estes acontecimentos faz-se necessário pois sempre é tempo de aprender que a convivência entre diferentes culturas não precisa significar anulação de uma em relação à outra.
Nossa história especificamente foi construída através da imposição da cultura européia destruindo a cultura indígena.
Posicionar-se criticamente a respeito destes fatos é um aprendizado necessário, pois dessa forma poderemos ter cidadãos mais conscientes, solidários e abertos ao novo e diferente.
Essa aula procura despertar os alunos para a riqueza da cultura indígena através da descoberta de cada povo citado no documentário, afinal “essa voz” não pode sumir da nossa história.
Foto: José Maurício Arruti, 1994.
Seqüência Didática
No portal do professor há o vídeo “Nossas Línguas”, ele trata do processo de destruição do idioma dos índios Baniwa, Pankararu e Kaingang. Aborda também os métodos utilizados, pelos jesuítas, para que os índios aprendessem o português.
Peça para os alunos assistirem posicionando-se do ponto de vista dos índios. Se eles estivessem na situação, como se sentiriam.
Após a exibição do filme inicie o debate pedindo para os alunos compartilharem suas opiniões.
O vídeo abre as portas para diversas questões, segue alguns exemplos:
Por que o índio tem que deixar de falar a sua língua?
Qual a importância da língua para um povo?
Por que notícias da dominação dos índios não ocupam nossos noticiários?
Qual o objetivo dos jesuítas em catequizar os índios?
Seminário: Os índios Baniwa, Pankararu e Kaingang
A classe deve se dividir em 6 grupos- cada 2 grupos estudarão uma destas tribos. O grupo deve combinar quais aspectos da vida desse povo a equipe apresentará. Para nortear a pesquisa http://pib.socioambiental.org/, no entanto os alunos devem ser estimulados a buscar outras fontes de pesquisa.
Marque um dia de apresentação para cada um dos povos. Estimule os alunos que estão aprendendo o conteúdo a terem uma atitude interativa.
Foto: Kimiye Tommasino, 2000.
Júri simulado
Divida a classe em 3 grupos e proponha uma dinâmica- o júri simulado.
Um grupo deverá posicionar-se como os indígenas e colocar sua indignação pela atitude dos jesuítas em não respeitar a cultura deste povo.
O segundo grupo deve representar os missionários jesuítas e seus pontos de vista.
O terceiro grupo deve representar o júri que decidirá qual grupo utilizou melhores argumentos.
Dica: durante a realização do debate, vá anotando conceitos corretos ou equivocados para depois os alunos pesquisarem a veracidade ou não do argumento.
Proposta interativa: Índios on line
ÍNDIOS ON LINE é um canal de dialogo, encontro e troca. Um portal de diálogo intercultural, que valoriza a diversidade, facilitando a informação e a comunicação para sete nações indígenas: Kiriri, Tupinambá, Pataxó-Hãhãhãe, Tumbalalá na Bahia, Xucuru-Kariri, Kariri-Xocó em Alagoas e os Pankararu em Pernambuco e para a sociedade em forma geral.Os mesmos índios se conectam a internet em suas próprias aldeias, realizando uma aliança de estudo e trabalho em beneficio de suas comunidades e o mundo.
Que tal a classe acessar o portal e entrar em contato direto com alguns deste povo. A internet é uma ferramenta que abre as portas
http://www.indiosonline.org.br/blogs/index.php?blog=12&p=252&more=1&c=1
Uma atividade como esta pode ser o inicio de um projeto colaborativo entre a turma e crianças, adolescentes e adultos indígenas.
Nome | Tipo |
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Nossas línguas [Índios no Brasil] | Vídeo |
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/03/2010
Cinco estrelasMuito boa.Aproveitarei ideias que serão adaptadas para turmas do 6º ano. Depois compartilharei o resultado.
24/03/2010
Cinco estrelasA valorização e o respeito à cultura indígena é um dever de cidadania. A preservação da sua cultura, da sua raça e da sua sobrevivência é de responsabilidade de toda sociedade. Aulas que abordam esta temática têm valor significativo. Está de parabéns a Grace Luciana pela metodologia, pedagogia e didática presente na temática das aulas sobre a questão indígena.
24/03/2010
Cinco estrelasConhecer nossa história e seus agentes é essencial para o exercício da cidadania e da convivência pacífica entre as diversas culturas existentes no Brasil. Assim como os negros, os índios sofrem com o preconceito e discriminação. Nesta aula interdisciplinar, os alunos têm a oportunidade de conhecer mais sobre as outras etnias e construir assim uma imagem mais próxima de sua realidade. A língua é uma referência para isso, já que incorporaram-se ao português tantas palavras indígenas. Parabéns!