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A voz do índio

 

03/03/2009

Autor y Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar a importância da cultura indígena na formação do brasileiro; Aprender sobre a diversidade cultural e riqueza dos povos indígenas; Discutir sobre a hegemonia de uma raça em relação à outra; Importância da manutenção da cultura indígena para o contexto brasileiro. Aprender sobre os índios Baniwa, Pankararu e Kaingang Possibilitar uma interação on line com índios de diferentes tribos.
Duração das atividades
5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Identificar qual o grau de conhecimento dos alunos sobre as condições da população indígena e sua importância na formação da cultura brasileira.
Estratégias e recursos da aula


 Orientações didáticas


Faz parte da história da Humanidade à hegemonia de um povo sobre outro, até hoje nos noticiários presenciamos a guerra étnica entre judeus e árabes.
Um olhar apurado para estes acontecimentos faz-se necessário pois sempre é tempo de aprender que a convivência entre diferentes culturas não precisa significar anulação de uma em relação à outra.
Nossa história especificamente foi construída através da imposição da cultura européia destruindo a cultura indígena.
Posicionar-se criticamente a respeito destes fatos é um aprendizado necessário, pois dessa forma poderemos ter cidadãos mais conscientes, solidários e abertos ao novo e diferente.
Essa aula procura despertar os alunos para a riqueza da cultura indígena através da descoberta de cada povo citado no documentário, afinal “essa voz” não pode sumir da nossa história.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1700/imagens/pankararu_6.jpg

Foto: José Maurício Arruti, 1994.
 

Seqüência Didática

 No portal do professor há o vídeo “Nossas Línguas”, ele trata do processo de destruição do idioma dos índios Baniwa, Pankararu e Kaingang. Aborda também os métodos utilizados, pelos jesuítas, para que os índios aprendessem o português.


Peça para os alunos assistirem posicionando-se do ponto de vista dos índios. Se eles estivessem na situação, como se sentiriam.
Após a exibição do filme inicie o debate pedindo para os alunos compartilharem suas opiniões.

O vídeo abre as portas para diversas questões, segue alguns exemplos:

Por que o índio tem que deixar de falar a sua língua?
Qual a importância da língua para um povo?
Por que notícias da dominação dos índios não ocupam nossos noticiários?
Qual o objetivo dos jesuítas em catequizar os índios?


Seminário: Os índios Baniwa, Pankararu e Kaingang

A classe deve se dividir em 6 grupos- cada 2 grupos estudarão uma destas tribos. O grupo deve combinar quais aspectos da vida desse povo a equipe apresentará. Para nortear a pesquisa http://pib.socioambiental.org/, no entanto os alunos devem ser estimulados a buscar outras fontes de pesquisa.
Marque um dia de apresentação para cada um dos povos. Estimule os alunos que estão aprendendo o conteúdo a terem uma atitude interativa.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1700/imagens/K9.jpg              http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1700/imagens/kaingang_22.jpg 

                                                                               Foto: Kimiye Tommasino, 2000.

Júri simulado

Divida a classe em 3 grupos e proponha uma dinâmica- o júri simulado.

Um grupo deverá posicionar-se como os indígenas e colocar sua indignação pela atitude dos jesuítas em não respeitar a cultura deste povo.

O segundo grupo deve representar os missionários jesuítas e seus pontos de vista.

O terceiro grupo deve representar o júri que decidirá qual grupo utilizou melhores argumentos.

Dica: durante a realização do debate, vá anotando conceitos corretos ou equivocados para depois os alunos pesquisarem a veracidade ou não do argumento.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1700/imagens/pop_urutu.jpg


Proposta interativa: Índios on line

ÍNDIOS ON LINE é um canal de dialogo, encontro e troca. Um portal de diálogo intercultural, que valoriza a diversidade, facilitando a informação e a comunicação para sete nações indígenas: Kiriri, Tupinambá, Pataxó-Hãhãhãe, Tumbalalá na Bahia, Xucuru-Kariri, Kariri-Xocó em Alagoas e os Pankararu em Pernambuco e para a sociedade em forma geral.Os mesmos índios se conectam a internet em suas próprias aldeias, realizando uma aliança de estudo e trabalho em beneficio de suas comunidades e o mundo.

Que tal a classe acessar o portal e entrar em contato direto com alguns deste povo. A internet é uma ferramenta que abre as portas

http://www.indiosonline.org.br/blogs/index.php?blog=12&p=252&more=1&c=1

Uma atividade como esta pode ser o inicio de um projeto colaborativo entre a turma e crianças, adolescentes e adultos indígenas.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Nossas línguas [Índios no Brasil] Vídeo
Recursos Complementares
http://pamaali.wordpress.com/ http://www.artebaniwa.org.br/tipos1a.html http://www.idbrasil.gov.br/noticias/News_Item.2004-04-01.4523 http://www.webciencia.com/09_indios.htm http://www.mundoeducacao.com.br/educacao/os-beneficios-cultura-indigena-no-curriculo-escolar.htm http://portal.mec.gov.br/secad/index.php?option=content&task=view&id=37&Itemid=164 http://literaturaindigena.zip.net/ http://www.rosanevolpatto.trd.br/lendas%20indigenas1.html http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/onu/indios/decindio.htm http://www.danielmunduruku.com.br/
Avaliação
- Identifique o conteúdo de cada seminário e como os alunos se apropriaram das novas descobertas - Verifique os argumentos apresentados no júri simulado - Identifique se os alunos se interessam em prosseguir com o aprendizado através da internet.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

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Opiniones

  • ROSANE DE LIMA BEDIM, E.E. BAIRRO SR DO BONFIM , Rio de Janeiro - dijo:
    nanabedim@ig.com.br

    29/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa.Aproveitarei ideias que serão adaptadas para turmas do 6º ano. Depois compartilharei o resultado.


  • Paulo Alves da Silva, E.M.E.F. "Miguel Filgueira Filho" , Paraíba - dijo:
    prof-pauloalves@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A valorização e o respeito à cultura indígena é um dever de cidadania. A preservação da sua cultura, da sua raça e da sua sobrevivência é de responsabilidade de toda sociedade. Aulas que abordam esta temática têm valor significativo. Está de parabéns a Grace Luciana pela metodologia, pedagogia e didática presente na temática das aulas sobre a questão indígena.


  • José Minervino da Silva Neto, ESCOLA ESTADUAL JUVENAL LOPES F DE OMENA , Alagoas - dijo:
    minervino84@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Conhecer nossa história e seus agentes é essencial para o exercício da cidadania e da convivência pacífica entre as diversas culturas existentes no Brasil. Assim como os negros, os índios sofrem com o preconceito e discriminação. Nesta aula interdisciplinar, os alunos têm a oportunidade de conhecer mais sobre as outras etnias e construir assim uma imagem mais próxima de sua realidade. A língua é uma referência para isso, já que incorporaram-se ao português tantas palavras indígenas. Parabéns!


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