27/04/2009
Eziquiel Menta
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Relações sociais, acordos e limites |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Final | Artes | Teatro: Teatro como apreciação |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Negociação de comportamentos para o convívio social |
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre a lenda mitológica de Eco e Narciso. Para contextualizar o debate o professor deverá utilizar os seguintes recursos:
Obra de arte: Eco e Narciso de Nicolas Poussin
A lenda: Eco e Narciso – Do livro: O livro de Ouro da Mitologia – de Thomas Bulfinch – pg. 123-126. disponível em:
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Versão para impressão disponível em: http://ecletico.blogspot.com/2004/04/lenda-de-narciso.html
"Eco era uma bela ninfa, amante dos bosques e dos montes, onde se dedicava a distrações campestres. Era favorita de Diana e acompanhava-a em suas caçadas. Tinha um defeito, porém: falava de mais e, em qualquer conversa ou discussão, queria sempre dizer a última palavra. Certo dia, Juno saiu à procura do marido, de quem desconfiava, com razão que estivesse se divertindo entre as ninfas. Eco, com sua conversa, conseguiu entreter a deusa, até as ninfas fugirem. - Só conservarás o uso dessa língua com que me iludiste para uma A ninfa viu Narciso, um belo jovem, que perseguia a caça na montanha. Apaixonou-se por ele e seguiu-lhe os passos. Quanto desejava dirigir-lhe a palavra, dizer-lhe frases gentis e conquistar-lhe o afecto! Isso estava fora de seu poder, contudo. Esperou, com impaciência, que ele falasse primeiro, a fim de que pudesse responder. - Há alguém aqui? - Aqui - respondeu Eco. Narciso olhou em torno e, não vendo ninguém, gritou: - Vem! - Vem! - respondeu Eco. - Por que foges de mim? - perguntou Narciso Eco respondeu com a mesma pergunta. - Vamos nos juntar - disse o jovem. A donzela repetiu, com todo o ardor, as mesmas palavras e correu - Afasta-te! - exclamou o jovem, recuando. - Prefiro morrer a te - Possuir-me - disse Eco. Mas foi tudo em vão. Narciso fugiu e ela foi esconder sua vergonha no recesso dos bosques. Daquele dia em diante, passou a viver nas cavernas e entre os rochedos das montanhas. De pesar, seu corpo definhou, até que as carnes desapareceram inteiramente. Os ossos transformaram-se em rochedos e nada mais dela restou além da voz. E, assim, ela ainda continua disposta a responder a quem quer que a chame e conserva o velho hábito de dizer a última palavra. A crueldade de Narciso nesse caso não constituiu uma exceção. Ele Havia uma fonte clara, cuja água parecia de prata, à qual os pastores jamais levavam os rebanhos, nem as cabras monteses freqüentavam, nem qualquer um dos animais da floresta. Também não era a água enfeada por folhas ou galhos caídos das árvores; a relva crescia viçosa em torno dela, e os rochedos a abrigavam do sol. Ali chegou um dia Narciso, fatigado da caça, e sentindo muito calor e muita sede. Debruçou-se - Por que me desprezas, belo ser? - perguntou ao suposto espírito. Suas lágrimas cairam na água, turvando a imagem. E, ao vê-la partir, Narciso exclamou: - Fica, peço-te! Deixa-me, pelo menos, olhar-te, já que não posso tocar-te. Com estas palavras, e muitas outras semelhantes, atiçava a chama que o consumia, e, assim, pouco a pouco, foi perdendo as cores, o vigor e a beleza que tanto encantara a ninfa Eco. Esta mantinha-se perto dele, contudo, e, quando Narciso gritava: "Ai, ai", ela respondia com as mesmas palavras. O jovem, depauperado, morreu. E, quando sua sombra atravessou o Estige, debruçou-se sobre o barco, para avistar-se na água. As ninfas choraram-no, especialmente as ninfas da água. E, quando esmurravam o peito, Eco fazia o mesmo. Prepararam uma pira funerária, e teriam cremado o corpo, se o tivessem encontrado; no seu lugar, porém, só foi encontrada uma flor, roxa, rodeada de folhas brancas, que tem o nome e conserva a memória de Narciso. |
Após apresentar para a turma a lenda e a obra questione os alunos sobre os conceitos tratados no texto, pontos importantes, semelhanças com a realidade, a identidade e a auto-estima, o preconceito, os vínculos afetivos, a conduta na sociedade, etc.
Curiosidade: Agora que os alunos conhecem a lenda sobre como surgiu o Eco apresente a turma a explicação científica dada pelo professor Neurônio no programa Escola Brasil. O áudio Alfabetização pelo Mar que aborda a entrevista inicia em 10m 15s. Endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/805/dominio-efsf-geo-0007.mp3 |
Agora que os alunos já conhecem a Lenda de Eco e Narciso é hora de produzir uma peça de teatro adaptando a lenda às questões contemporâneas, isto é, ao repertório da turma, às questões da atualidade, às dificuldades na transição da infância para adolescência, os amores, as desilusões, as responsabilidades, etc.
A turma será dividida em pequenos grupos e cada grupo terá uma atribuição.
Atenção professor! Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que orientam como montar uma peça de teatro, principais tarefas e seu significado. De acordo com o tamanho da turma e o nível de interesse dos alunos distribua as atribuições, sendo que as mais importantes são: dramaturgo, roteirista, diretor geral, ator, cenógrafo, figurinista, figurante, diretor musical, iluminador, etc,. Além de camareira, maquiador, contra-regra, operador de luz e som, etc.
Defina com a turma um cronograma de atividades para as etapas do trabalho e uma data para estreia do espetáculo. Oriente alguns alunos para que façam o cartaz de divulgação e reserve o anfiteatro da escola ou prepare uma sala para a apresentação.
Aulas | Etapas |
2 | Elaboração do texto, roteiro, definição dos personagens, cenário, figurino, trilha sonora, etc. |
3 | Composição da peça, produção do figurino e cenário, ensaio do texto e adequação da trilha |
2 | Ensaio geral, conclusão do cenário e figurino, som e iluminação. |
1 | Apresentação do espetáculo |
Atenção professor! No dia da apresentação recepcione e organize o público no espaço reservado para a apresentação, explique ao público sobre a Lenda de Eco e Narciso e um breve resumo da adaptação dos alunos.
Sugestão de avaliação:
Critérios | Razoável | Mediano | Bom |
Contextualização história: adaptação da lenda com relação à atualidade | |||
Articulação das idéias do texto em relação às soluções apresentadas pelos personagens durante a dramatização | |||
Composição do cenário em relação ao texto | |||
Composição do figurino em relação ao texto | |||
Composição dos personagens em relação ao texto | |||
Criatividade e inovação na apresentação do trabalho | |||
Envolvimento do aluno no processo de produção e apresentação | |||
Organização do grupo |
Nome | Tipo |
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Alfabetização pelo mar | Áudio |
Cinco estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/08/2015
Cinco estrelasmuito bom
09/08/2013
Cinco estrelasAdorei as sugestões. parabéns
28/05/2013
Cinco estrelasExcelente conteúdo.
13/11/2012
Cinco estrelasQue coisa maravilhosa! Parabéns pela inciativa!
19/09/2010
Cinco estrelasótima, atrativa, ampla excelente ideia...
19/09/2010
Cinco estrelasaula atrativa, ampla de conhecimentos, excelente parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a ideia de adaptação da obra, lenda para uma construção cênica.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom miha professora contpu igualziha essa mesma lenda cola
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa, foi de grande valia para mim. Parabéns.