Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CHEGADA DOS HUMANOS NA AMÉRICA

 

03/10/2010

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial História Deslocamentos populacionais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Entender como os historiadores descobrem a história dos homens;
  • Conhecer as hipóteses que explicam a chegada do homem nas Américas, para formar uma opinião;
  • Analisar pinturas rupestres para compreender o que é uma fonte de informação.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber o que é um continente; o que é um país; saber fazer leitura de mapa e do globo terrestre.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 –  Contextualizar as Américas nas discussões da formação dos continentes.   

  1º momento - O professor inicialmente pode desenvolver um exercício que expresse os saberes dos alunos sobre as Américas, onde fica localizadas as Américas e especificamente a América do sul e o Brasil? Qual a relação da América do sul e outros continentes?  Inicia com um exercício: o que sabem os alunos sobre seu continente?

  Exercício:  O que sabemos  

 O aluno X que nasceu e vive no Brasil disse que seu pai viajou para outro continente diferente do seu, como fazer para descobrir:

  a)   O que é um continente?

  b)  Qual o continente de X?

 c)  Onde o continente de X está localizado na Terra?

 d)  O que podemos descobrir sobre o continente de X?

 e)  Como os seres  humanos chegaram ao continente de X?    

2º momento – O professor aborda os aspectos geográficos e históricos que retratam a formação do continente americano, fazendo uma discussão contextualizada em diferentes teorias.  

 Plano de discussão - origens  

 O professor faz um grande mural com os mapas e etiquetas das principais  teorias que explicam a formação do continente da América do Sul. Inicia com o seguinte discurso:   

  • Os historiadores sempre fizeram varias perguntas para descobrir o que aconteceu e acontece no mundo. Para isso, interpretam as teorias dos geógrafos, de geólogos, de antropólogos, de arqueólogos, de oceanógrafo, de historiadores e de outros profissionais (discutir com os alunos o significado das palavras que nomeiam as profissões indicadas).   Em seguida, constrói cartelas com escritas e mapas e entrega aos estudantes, organizados em duplas, para ler, pensar e discutir.    
  • Observação: O exercício é desenvolvido em duplas, em seguida cada dupla apresenta e o professor monta um painel com as construções iniciais da turma.

                           

Cartela 1  

O professor João M. Alverinho Dias, da Universidade de Algarve em Portugal, escreveu um artigo que mostra suposições referentes à união/separação da superfície da Terra, que verificaremos a seguir.  

  

 a)  Em 1596, o cartógrafo holandês Abraham Ortelius escreveu um artigo supondo que as Américas haviam se separado da Europa e da África.

   

b) Em 1858, o geógrafo  Antonio Snider-Pellegrini,  desenhou mapas para mostrar a forma como, na sua interpretação, os continentes tinham estado unidos. Nos mapas produzidos, a América e a África são continentes que estiveram unidos e, posteriormente, se separaram (DIAS, 2010). Como se observa nos mapas abaixo:  

 

FIGURA 1   – Globo terrestre. Fonte: DIAS, J. M. A. Tectônica de placas. Acessível in:

 http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/A11intr.html   

 Portugal. Universidade do Algarve: Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente. Acesso em 01 de agosto, 2010.  

Na observação dos mapas, o professor aponta e mostra a ideia  que é sugerida no mapa 1, indica o espaço destinado as Américas, a África, a Europa; a Ásia, a Antártica e Austrália.  No mapa 2, indica a separação dos continentes.  

                        

Cartela 2

Em 1912 o metereologista alemão, Alfred Lothar Wegener com 32 anos de idade, defendeu que  há 200 milhões de anos a Terra era um super-continente, mas começou a se fragmentar. Como se observa no mapa abaixo:

Wegener (1912) chegou a essa conclusão pelos estudos que realizou sobre as plantas e os animais, a partir das estruturas geológicas e as fósseis. Ele encontrou plantas e animais idênticos em África e na América do Sul. Assim acreditou que esses continentes estiveram em uma continuidade geográfica e com o tempo foram separados pelo oceano atlântico. A comunidade cientifica não aceitou suas idéias mediante as suas explicações iniciais. Assim, ele passou o resto  da sua vida dedicado aos estudos para construir novos conhecimentos para  explicar que a terra já foi um grande continente (todos unidos) e que sofreu separação.

Os alunos examinam o mapa, significando as cores e verificando as mesmas espécies encontradas em diferentes continentes.

FIGURA 2 – Mapas demonstrando plantas e animais. Fonte: DIAS, J. M. A. Tectônica de placas. Acessível in:

http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/A11intr.html  Portugal. Universidade do Algarve: Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente. Acesso em 01 de agosto, 2010.   

                         

Cartela 3

Os alunos examinam cada mapa na seqüência (figura 3 ), fazem inferências e interpretações, para localizar a América do Sul. As duplas observam as partes unidas, a separação das partes, o distanciamento das partes e criam explicação para esse fenômeno.

FIGURA 3 – Mapas demonstrando plantas e animais. Fonte: DIAS, J. M. A. Tectônica de placa

http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/A11intr.html  

Portugal. Universidade do Algarve: Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente. Acesso In:

                                            

Para fechamento dessa atividade o professor traz para discussão a questão do avanço tecnológico, que permitiu as descobertas sobre o movimento no interior da Terra, que resulta em modificações na superfície terrestre. Fazendo um diálogo com os alunos sobre a formação dos continentes.

Atividade 2 - Explicar como os historiadores descobriram a chegada do ser humano nas Américas.   

1º momento – o professor orienta os alunos para a realização do exercício raciocinando sobre a chegada do homem na América. Ele faz afirmações e partir delas os alunos estabelecem as relações e explicam como os homens chegaram à América. O professor afirma que:  

 a)  no momento da separação dos continentes ainda não havia surgido a espécie humana na terra.

 b) o homem moderno surgiu na África entre 120 e 200 mil anos e nesse período os humanos eram nômades, esse hábito ajudou na   dispersão em levas migratórias que foram povoando outros continentes.

c) a história tem considerado que a migração humana se deu em três movimentos: o primeiro: os humanos chegaram até o oriente médio; segundo: seguiram na direção do oriente, Arábia, sudeste da Ásia, em seguida Oceania e Austrália; terceiro, os humanos começara a dominar novas tecnologias e chegaram à América.  

d)  Na América os humanos viveram como caçadores e coletores e se espalharam por toda América.    

 FIGURA 4 – Mapa Mundi. Fonte:  http://img.blogs.abril.com.br/1/bigtrip/imagens/mapa-mundi.jpg . Acesso em 02 agosto de 2010.   

O professor a partir das afirmativas faz a seguinte questão, como os seres humanos se espalharam pelo mundo, se os continentes estavam  separados?

2º momento  - O professor traz novas informações para os alunos e os organizam em pequenos grupos, preferencialmente de quatro pessoas  e solicita que expliquem quais as discussões relacionadas a entrada dos seres humanos na América e na América do sul e no Brasil. Neste sentido, o professor  pode elaborar textos ou utilizar os textos da internet: http://rodrigomarques.wordpress.com/ ou o texto elaborado para esse fim. 

A CHEGADA DO HOMEM NA AMÉRICA     

Veja como o ser humano foi evoluindo na história humana.   

FIGURA 5 – Evolução humana. Fonte:  http://www.cerebro.net.br/c771504c55.jpg Acesso em 02 de agosto 2010. 

O professor e pesquisador Francisco Salzano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vem procurando desvendar a origem do homem americano, estudando os traços humanos dos grupos de indígenas (nativos).Suas pesquisas procuram semelhanças de características entre os índios e civilizações passadas.

No século XXI já existe apoio da biologia para buscar o DNA do material genético encontrado nos fósseis, isso vem trazendo novas descobertas.

As análises antropológicas e arqueológicas são realizadas nas frações ósseas, crânios e dentes pré-históricos recuperados das escavações. Esse tipo de estudo revela a época e a origem dos grupos humanos que ocuparam a América do Norte, a América Central e América do Sul e o Brasil.

          http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=43688&op=all . Acesso 06 de agosto 2010.   

Os primeiros habitantes das América Sul apresentam grande semelhança física com os mongóis, isso é uma informação que levou os historiadores afirmar que eles vieram da Ásia.

Acredita-se que os humanos  chegaram ao novo mundo a pé, pelo estreito de Behring, período em que a terra era muito fria, coberta por grandes massas de gelo, formando uma ponte de gelo, permitindo a passagem de um continente ao outro.

Para demonstrar que os homens da pré-história viveram no Brasil os arqueólogos e antropólogos tomaram como fonte, as informações que indicaram a existência dos humanos nas Américas, como: restos de armas, utensílios, ossos, desenhos e as pinturas rupestres encontradas em Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte e em outros estados

Para demonstrar que os homens da pré-história viveram no Brasil os arqueólogos e antropólogos tomaram como fonte, as informações que indicaram a existência dos humanos nas Américas, como: restos de armas, utensílios, ossos, desenhos e as pinturas rupestres encontradas em Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte e em outros estados

http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura03.jpg . Piauí: Fundação museu do homem americano. Acesso, 06 de agosto 2010. 

 

No Brasil em São Raimundo Nonato em Piauí, os vestígios mais antigos da presença do homem em nosso continente, datam a idade de 48.000 anos.

Os utensílios encontrados nessa região, permitiram aos estudiosos a chegar a conclusão de que eram homens que viveram como caçadores e usavam o fogo para cozinhar, atacar e defender-se dos inimigos.

Como é visto, o homem descobriu as Américas e o Brasil, muito antes da história do descobrimento. Em cada lugar que passou, construiu cultura, deixando vestígios às gerações do mundo moderno, para fazer a sua interpretação.

REFERÊNCIA

ANTERES, Kleber. Ensino a distância: Cosmologia. Acessível In:

http://www.on.br/certificados/ens_dist_2008/site/conteudo/modulo1/1-cosmologia-antiga/1-pre-historia.html . Ministério de ciências e tecnologia. Agosto, 2008. Acesso em 01 de agosto de 2010. 

CANTO, ANTONIO.  Desvendando a Arqueologia: uma viagem ao passado (Parte V – A evolução do homem no quaternário) Brasíllia:  BRASIL ESCOLA. 

 http://www.brasilescola.com/geografia/desvendando-arqueologia-parte-V.htm. 05 jul 2010. 

 

PAULA, Everton. Cartilha raízes brasileiras série - O índio. Acessível in:

http://www.pousadadascores.com.br/leitura_virtual/cultura_brasileira/imagens/indio_desenho_01.jpg 

                                                                                

Atividade 3 -   Assistir ao vídeo com pinturas rupestres e examinar os aspectos que originam as nossa história.    

  1º momento – O professor coloca para os alunos, o vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=3nnq9dFbvgY e em seguida coloca o vídeo 2:

http://www.youtube.com/watch?v=DOkd6td3Cn8&NR=1 . Ao final solicita que eles se organizem em grupo e discutam sobre o que viram e ouviram.  

2º momento – o professor faz um exercício de  discussão com os alunos sobre o vídeo 1. Tomar cuidado para não se transformar  em competição entre os grupos e sim em  interação e colaboração entre as diversas opiniões.   Plano de discussão – raciocinando sobre os antepassados  

a)  A repórter diz que uma descoberta surpreendente no sertão do Piauí mudou a história. Justifique como foi possível chegar a essa conclusão.

b) A pesquisadora diz que os homens pré-históricos deixaram obras de arte, que hoje são consideradas obras-primas da humanidade. Quando ela diz isso pensa em algo que não está falando. Você é capaz de identificar o que ela está pensando?     

c) No segundo vídeo, vocês observam as pinturas rupestres de São Raimundo Nonato. O que vocês podem falar das dez primeiras pinturas. O será que os homens primitivos queriam comunicar?    

 3º momento – Neste momento o professor pode organizar os alunos em duplas e solicitar que eles elaborem um texto, fazendo uma síntese das aulas sobre a chegada dos humanos na América. Para isso eles devem destacar a idéia principal de cada aula e os aspectos mais importantes.      

Recursos Complementares

Arquiologia.  http://www.arqueologyc.hpg.ig.com.br/rupestre.htm     

 http://www.youtube.com/watch?v=hz3GeU9HX_E&NR=1    

http://www.youtube.com/watch?v=4X2GLDPA82A  vídeo Escrito por Vandeck Santiago

http://www.continentemulticultural.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=78        

  http://www.comciencia.br/reportagens/arqueologia/arq01.shtml      

SOUSA, Rainer. http://www.brasilescola.com/historiag/pre-historia-da-america.htm.  

  • Pré-História Americana.
  • Pré-História  Americana: Período Paleolítico.
  • Pré-História Americana: Período Neolítico.   
  • Pré-História brasileira. Acessível in:

Avaliação

Avaliar se os alunos conseguiram entender como os historiadores descobrem a história dos homens; conhecer as hipóteses que explicam a chegada do homem nas Américas, para formar uma opinião; analisar pinturas rupestres para compreender o que é uma fonte de informação.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.