03/10/2010
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | História | Deslocamentos populacionais |
Saber o que é um continente; o que é um país; saber fazer leitura de mapa e do globo terrestre.
1º momento - O professor inicialmente pode desenvolver um exercício que expresse os saberes dos alunos sobre as Américas, onde fica localizadas as Américas e especificamente a América do sul e o Brasil? Qual a relação da América do sul e outros continentes? Inicia com um exercício: o que sabem os alunos sobre seu continente?
Exercício: O que sabemos
O aluno X que nasceu e vive no Brasil disse que seu pai viajou para outro continente diferente do seu, como fazer para descobrir:
a) O que é um continente?
b) Qual o continente de X?
c) Onde o continente de X está localizado na Terra?
d) O que podemos descobrir sobre o continente de X?
e) Como os seres humanos chegaram ao continente de X?
2º momento – O professor aborda os aspectos geográficos e históricos que retratam a formação do continente americano, fazendo uma discussão contextualizada em diferentes teorias.
O professor faz um grande mural com os mapas e etiquetas das principais teorias que explicam a formação do continente da América do Sul. Inicia com o seguinte discurso:
Cartela 1
O professor João M. Alverinho Dias, da Universidade de Algarve em Portugal, escreveu um artigo que mostra suposições referentes à união/separação da superfície da Terra, que verificaremos a seguir.
a) Em 1596, o cartógrafo holandês Abraham Ortelius escreveu um artigo supondo que as Américas haviam se separado da Europa e da África.
b) Em 1858, o geógrafo Antonio Snider-Pellegrini, desenhou mapas para mostrar a forma como, na sua interpretação, os continentes tinham estado unidos. Nos mapas produzidos, a América e a África são continentes que estiveram unidos e, posteriormente, se separaram (DIAS, 2010). Como se observa nos mapas abaixo:
FIGURA 1 – Globo terrestre. Fonte: DIAS, J. M. A. Tectônica de placas. Acessível in: http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/A11intr.html Portugal. Universidade do Algarve: Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente. Acesso em 01 de agosto, 2010.
Na observação dos mapas, o professor aponta e mostra a ideia que é sugerida no mapa 1, indica o espaço destinado as Américas, a África, a Europa; a Ásia, a Antártica e Austrália. No mapa 2, indica a separação dos continentes. |
Cartela 2
Em 1912 o metereologista alemão, Alfred Lothar Wegener com 32 anos de idade, defendeu que há 200 milhões de anos a Terra era um super-continente, mas começou a se fragmentar. Como se observa no mapa abaixo:
Wegener (1912) chegou a essa conclusão pelos estudos que realizou sobre as plantas e os animais, a partir das estruturas geológicas e as fósseis. Ele encontrou plantas e animais idênticos em África e na América do Sul. Assim acreditou que esses continentes estiveram em uma continuidade geográfica e com o tempo foram separados pelo oceano atlântico. A comunidade cientifica não aceitou suas idéias mediante as suas explicações iniciais. Assim, ele passou o resto da sua vida dedicado aos estudos para construir novos conhecimentos para explicar que a terra já foi um grande continente (todos unidos) e que sofreu separação.
Os alunos examinam o mapa, significando as cores e verificando as mesmas espécies encontradas em diferentes continentes.
FIGURA 2 – Mapas demonstrando plantas e animais. Fonte: DIAS, J. M. A. Tectônica de placas. Acessível in: http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/A11intr.html Portugal. Universidade do Algarve: Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente. Acesso em 01 de agosto, 2010. |
Cartela 3
Os alunos examinam cada mapa na seqüência (figura 3 ), fazem inferências e interpretações, para localizar a América do Sul. As duplas observam as partes unidas, a separação das partes, o distanciamento das partes e criam explicação para esse fenômeno.
FIGURA 3 – Mapas demonstrando plantas e animais. Fonte: DIAS, J. M. A. Tectônica de placa http://w3.ualg.pt/~jdias/INTROCEAN/B/A11intr.html Portugal. Universidade do Algarve: Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente. Acesso In:
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Para fechamento dessa atividade o professor traz para discussão a questão do avanço tecnológico, que permitiu as descobertas sobre o movimento no interior da Terra, que resulta em modificações na superfície terrestre. Fazendo um diálogo com os alunos sobre a formação dos continentes.
1º momento – o professor orienta os alunos para a realização do exercício raciocinando sobre a chegada do homem na América. Ele faz afirmações e partir delas os alunos estabelecem as relações e explicam como os homens chegaram à América. O professor afirma que:
a) no momento da separação dos continentes ainda não havia surgido a espécie humana na terra.
b) o homem moderno surgiu na África entre 120 e 200 mil anos e nesse período os humanos eram nômades, esse hábito ajudou na dispersão em levas migratórias que foram povoando outros continentes.
c) a história tem considerado que a migração humana se deu em três movimentos: o primeiro: os humanos chegaram até o oriente médio; segundo: seguiram na direção do oriente, Arábia, sudeste da Ásia, em seguida Oceania e Austrália; terceiro, os humanos começara a dominar novas tecnologias e chegaram à América.
d) Na América os humanos viveram como caçadores e coletores e se espalharam por toda América.
FIGURA 4 – Mapa Mundi. Fonte: http://img.blogs.abril.com.br/1/bigtrip/imagens/mapa-mundi.jpg . Acesso em 02 agosto de 2010.
O professor a partir das afirmativas faz a seguinte questão, como os seres humanos se espalharam pelo mundo, se os continentes estavam separados?
2º momento - O professor traz novas informações para os alunos e os organizam em pequenos grupos, preferencialmente de quatro pessoas e solicita que expliquem quais as discussões relacionadas a entrada dos seres humanos na América e na América do sul e no Brasil. Neste sentido, o professor pode elaborar textos ou utilizar os textos da internet: http://rodrigomarques.wordpress.com/ ou o texto elaborado para esse fim.
A CHEGADA DO HOMEM NA AMÉRICA
Veja como o ser humano foi evoluindo na história humana.
FIGURA 5 – Evolução humana. Fonte: http://www.cerebro.net.br/c771504c55.jpg Acesso em 02 de agosto 2010.
O professor e pesquisador Francisco Salzano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, vem procurando desvendar a origem do homem americano, estudando os traços humanos dos grupos de indígenas (nativos).Suas pesquisas procuram semelhanças de características entre os índios e civilizações passadas. No século XXI já existe apoio da biologia para buscar o DNA do material genético encontrado nos fósseis, isso vem trazendo novas descobertas. As análises antropológicas e arqueológicas são realizadas nas frações ósseas, crânios e dentes pré-históricos recuperados das escavações. Esse tipo de estudo revela a época e a origem dos grupos humanos que ocuparam a América do Norte, a América Central e América do Sul e o Brasil. http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=43688&op=all . Acesso 06 de agosto 2010.
Os primeiros habitantes das América Sul apresentam grande semelhança física com os mongóis, isso é uma informação que levou os historiadores afirmar que eles vieram da Ásia. Acredita-se que os humanos chegaram ao novo mundo a pé, pelo estreito de Behring, período em que a terra era muito fria, coberta por grandes massas de gelo, formando uma ponte de gelo, permitindo a passagem de um continente ao outro.
Para demonstrar que os homens da pré-história viveram no Brasil os arqueólogos e antropólogos tomaram como fonte, as informações que indicaram a existência dos humanos nas Américas, como: restos de armas, utensílios, ossos, desenhos e as pinturas rupestres encontradas em Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte e em outros estados Para demonstrar que os homens da pré-história viveram no Brasil os arqueólogos e antropólogos tomaram como fonte, as informações que indicaram a existência dos humanos nas Américas, como: restos de armas, utensílios, ossos, desenhos e as pinturas rupestres encontradas em Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Norte e em outros estados http://www.fumdham.org.br/fotos/pintura03.jpg . Piauí: Fundação museu do homem americano. Acesso, 06 de agosto 2010.
No Brasil em São Raimundo Nonato em Piauí, os vestígios mais antigos da presença do homem em nosso continente, datam a idade de 48.000 anos. Os utensílios encontrados nessa região, permitiram aos estudiosos a chegar a conclusão de que eram homens que viveram como caçadores e usavam o fogo para cozinhar, atacar e defender-se dos inimigos. Como é visto, o homem descobriu as Américas e o Brasil, muito antes da história do descobrimento. Em cada lugar que passou, construiu cultura, deixando vestígios às gerações do mundo moderno, para fazer a sua interpretação. REFERÊNCIA ANTERES, Kleber. Ensino a distância: Cosmologia. Acessível In: http://www.on.br/certificados/ens_dist_2008/site/conteudo/modulo1/1-cosmologia-antiga/1-pre-historia.html . Ministério de ciências e tecnologia. Agosto, 2008. Acesso em 01 de agosto de 2010.
CANTO, ANTONIO. Desvendando a Arqueologia: uma viagem ao passado (Parte V – A evolução do homem no quaternário) Brasíllia: BRASIL ESCOLA. http://www.brasilescola.com/geografia/desvendando-arqueologia-parte-V.htm. 05 jul 2010. PAULA, Everton. Cartilha raízes brasileiras série - O índio. Acessível in: http://www.pousadadascores.com.br/leitura_virtual/cultura_brasileira/imagens/indio_desenho_01.jpg
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1º momento – O professor coloca para os alunos, o vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=3nnq9dFbvgY e em seguida coloca o vídeo 2:
http://www.youtube.com/watch?v=DOkd6td3Cn8&NR=1 . Ao final solicita que eles se organizem em grupo e discutam sobre o que viram e ouviram.
2º momento – o professor faz um exercício de discussão com os alunos sobre o vídeo 1. Tomar cuidado para não se transformar em competição entre os grupos e sim em interação e colaboração entre as diversas opiniões. Plano de discussão – raciocinando sobre os antepassados
a) A repórter diz que uma descoberta surpreendente no sertão do Piauí mudou a história. Justifique como foi possível chegar a essa conclusão.
b) A pesquisadora diz que os homens pré-históricos deixaram obras de arte, que hoje são consideradas obras-primas da humanidade. Quando ela diz isso pensa em algo que não está falando. Você é capaz de identificar o que ela está pensando?
c) No segundo vídeo, vocês observam as pinturas rupestres de São Raimundo Nonato. O que vocês podem falar das dez primeiras pinturas. O será que os homens primitivos queriam comunicar?
3º momento – Neste momento o professor pode organizar os alunos em duplas e solicitar que eles elaborem um texto, fazendo uma síntese das aulas sobre a chegada dos humanos na América. Para isso eles devem destacar a idéia principal de cada aula e os aspectos mais importantes.
Arquiologia. http://www.arqueologyc.hpg.ig.com.br/rupestre.htm
http://www.youtube.com/watch?v=hz3GeU9HX_E&NR=1
http://www.youtube.com/watch?v=4X2GLDPA82A vídeo Escrito por Vandeck Santiago
http://www.continentemulticultural.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=78
http://www.comciencia.br/reportagens/arqueologia/arq01.shtml
SOUSA, Rainer. http://www.brasilescola.com/historiag/pre-historia-da-america.htm.
Avaliar se os alunos conseguiram entender como os historiadores descobrem a história dos homens; conhecer as hipóteses que explicam a chegada do homem nas Américas, para formar uma opinião; analisar pinturas rupestres para compreender o que é uma fonte de informação.
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