13/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
1º MOMENTO:
A aula terá início com uma roda de conversa sobre a presença da máscara na cultura africana. Para ilustrar e motivar o grupo o professor apresentará imagens de diferentes tipos, formas e estilos de máscaras africanas.
Fonte: http://www.escritoriodearte.com/leilao/2008/setembro/JPEG/8517.jpg
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_YFAtwR0jC5I/TBo-4KpiXDI/AAAAAAAABq8/jiqu1NVW4dA/s1600/83323.jpg
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_9U2X_EfAQWM/Sxc8HoopFNI/AAAAAAAAABE/tEkyLIr4R3s/S1600-R/mascara1.jpg
No momento da apresentação das imagens sugerimos que o professor faça alguns questionamentos que orientem o olhar das crianças para a leitura das imagens, através de perguntas do tipo: todas as máscaras são produzidas com uma mesma finalidade? (se for o caso, explicar o que venha ser finalidade, ou usar outro termo); quais os materiais que fazem as máscaras?que cores estão mais presentes?
A partir das respostas do grupo, o professor poderá promover uma articulação entre os saberes que as crianças trazem em suas falas e as novas informações e conhecimentos selecionados em materiais como: livros, textos, histórias e/ou imagens (como as que sugerimos para abertura da aula).
Como forma de registro deste momento, sugerimos que as crianças possam se agrupar em pequenos grupos e escrever algumas das novas informações que aprenderam sobre a importância das máscaras na cultura africana (cada criança, à sua maneira, desenha e/ou escreve suas ideias).
2º MOMENTO:
O professor propõe para este momento a construção de um tipo de máscara visto nas imagens. Neste caso, sugerimos a confecção da máscara de bruxo(a). Para construir a máscara serão necessários os seguintes materiais:
Para fazer a máscara sugerimos que o professor encaminhe juntamente com as crianças os seguintes passos:
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
A MÁSCARA DE BRUXO
Descobrimos que a máscara de bruxo é usada nas cerimônias tribais grandiosas. As tribos fazem as cerimônias nas noites de lua cheia e os feiticeiros e bruxos cantam e dançam pedindo a proteção dos espíritos. Em todas as tribos africanas tem um bruxo ou uma bruxa ou um feiticeiro que usa seus poderes mágicos para proteger a tribo.
TEXTO COLETIVO - 1º ano vespertino |
Sugerimos que o professor conclua o trabalho desta aula sintetizando os conhecimentos em um texto coletivo, como o exposto, anteriormente.
3º MOMENTO:
Na aula em que fizeram a máscara do bruxo(a) as crianças tiveram a oportunidade de seguir instruções, como numa receita, para construir sua máscara. Desse modo sugerimos, que a aula pode ter continuidade com a proposição de uma atividade em que as crianças poderão recuperar e/ou se apropriar de alguns elementos que constituem o texto instrucional, como: sua estrutura e linguagem sucinta. Na atividade sugerimos que seja proposto às crianças fazerem uso de suas hipóteses de escrita e leitura o tempo inteiro. Na primeira parte da atividade as crianças são convidadas a escreverem o material necessário que usaram para fazer a máscara e, na segunda etapa, devem ler os passos da realização da máscara, recortá-los e colocá-los em ordem.
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
4º MOMENTO:
A aula terá continuidade com a realização de um outro momento de vivência. Ou seja, as crianças poderão construir um outro tipo de máscara, fazendo uso de materiais diferentes do que o (a) professor (a) sugeriu no modelo da máscara de bruxo. Nesse momento vai ser necessário:
De posse do material, o primeiro momento da aula consiste numa conversa prévia com as crianças a respeito da realização da atividade. Esse tipo de máscara é modelada no rosto de cada criança. Caso seja uma turma composta por crianças muito pequenas, poderá não ser muito agradável para algumas crianças, pois há a possibilidade de não conseguirem permanecer o tempo necessário à construção da máscara.Se a turma for composta por crianças que já consigam fazer a máscara uma na outra, o professor pode ser o coordenador do trabalho, ajudando quando necessário.
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: NEI/UFRN
Depois das máscaras feitas e decoradas, sugerimos uma exposição das atividades desenvolvidas a respeito das máscaras africanas como forma de síntese do trabalho. Após a exposição as crianças poderão brincar com as máscaras inventando enredos com os elementos apresentados da cultura africana: reis, bruxos, guerreiros , entre outros. As máscaras poderão,também, compor o faz de conta da sala por algum período e depois podem ser levadas para casa.
Sugerimos constultar os seguintes links:
http://ritafro.arteblog.com.br/96210/O-Papel-das-Mascaras-na-Cultura-Africana/
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_africana.htm
http://www.copacabanarunners.net/cultura-africana.html
Sugerimos ainda uma aula no Portal do Professor a partir do link:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20291
Ao final do desenvolvimento da atividade é de fundamental importância que o (a) professor (a) possa observar na criança a capacidade de:
Quatro estrelas 17 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/12/2014
Cinco estrelasInteressante este trabalho, usando como suporte o rosto d criança.Trabalhei com os alunos usando como molde bexigas. depois de cheias, foi colado recortes pequenos de jornais. na faixa de 8 camadas. Meus alunos são do ensino fundamental II, por isso o trabalho foi mais detalhado.Gostei. Dependendo dos alunos é o formato da máscara.
18/11/2013
Quatro estrelasÓtima dica de aula....Obrigada
19/11/2012
Cinco estrelasLegal
27/08/2012
Cinco estrelasmuito bom e interessante
21/08/2012
Cinco estrelasSão estes momentos que permite aos estudantes o acessoa a sua ancestralidade através da criatividade e espontaneidade, adorei seu planejamento, parabéns.
07/05/2012
Três estrelasFaltou relacionar cada mascara a um tipo de sentido. Pensemos que a mascara é um código que tem o seu referente imagem , mas essa imagem possui um sentido ou seja aquilo que significa pode ser tristeza alegria enfim sentidos que os humanos externalizam na forma de um conjunto de expressões faciais que são codificadas pelas mascaras. As mascaras Africanas são riquissimas neste aspécto que faltou ser mencionado.
11/03/2012
Cinco estrelasParabéns Pelo trabalho, muito interessante ,estou pensando em aplicar esta técnica nesse 1º bimestre pois irei associar as questões de identidade. Só queria saber se não tem contra indicação utilizar cola branca na face da criança. Abraço! Arlete Melo
21/11/2011
Quatro estrelasMto boa sua aula. Tive uma visão melhor da aula que darei sobre o tema. Bjos!!!!
18/11/2011
Duas estrelaseu gostei!!!!
02/11/2011
Duas estrelasNao ajuda muito em entender a funcao das mascaras.
20/10/2011
Quatro estrelasAmei o trabalho.sâo muito bonitos.Espero que eles continui assim dando o de melhor para as pessoas verem que eles sao capazes de fazer aquilo que deseja. Parabéns!!!!Bjao!!!
13/10/2011
Cinco estrelasadorei o trabalho . me responda por favor: em momento nenhum a cola tem contato com a pele do aluno pois, tem alunos que tem alergia e quero evitar essa discução,. vou trabalhar com os nonos anos esse material tbem pois é mais acessível . um fará a máscara do outro. vc tá de parabens . não havia pensado nessa possibilidade de trabalho. um abraço kaká Campinas
07/10/2011
Quatro estrelasInteressantes sugestões e possível de serem realizadas nas escolas públicas e comunidades de baixa renda. A garotada gosta e se diverte. Utilizarei algumas sugestões na feira afro de minha escola este ano. Parabéns!
15/09/2011
Cinco estrelasfou fazer um trabalho amanhã dia 15/09/11 e ajei a explicação bem interesande
09/08/2011
Quatro estrelasgosteiii
02/08/2011
Cinco estrelasMuito boa a explicação sobre as máscaras africanas, principalmente no que tange à sua finalidade, seus usos, material utilizado em sua confecção; importância para a tribo (Nação africana) e importância da utilização nas festas ou rituais. Parabéns.
23/03/2011
Quatro estrelasfoi d+ adorei fui muito bem no trabalho