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Brinquedos e Brincadeiras Indígenas

 

27/08/2010

Autor y Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Brinquedos e brincadeiras indígenas  
  • Conhecer e valorizar as brincadeiras de origem indígena.
  • Compreender e respeitar as regras das brincadeiras.
  • Confeccionar brinquedos.
  • Ler e interpretar textos e imagens.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cultura indígena.

Brinquedos e brincadeiras.

Estratégias e recursos da aula

   ATIVIDADE 1

Professor inicie uma conversa com os alunos sobre as suas brincadeiras preferidas. Após esse momento, apresente imagens de crianças indígenas brincando. É importante nesse momento explicar para os alunos que as nossas brincadeiras faz parte de uma herança cultural; aproveite para exemplificar apresentando as brincadeiras das crianças indígenas. Professor organize uma apresentação de crianças indígenas brincando para os alunos apreciarem.Durante a conversa e apreciação das imagens chame a atenção dos alunos destacando as semelhanças com as suas brincadeiras, os elementos que as crianças indígenas costumam usar para brincar e os lugares aonde as elas brincam.

http://pibmirim.socioambiental.org/como-vivem/brincadeiras 

 

http://criandocriancas.blogspot.com/2008/04/jogos-brinquedos-e-brincadeiras.html

http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/noticias/id041203_01.shtml 

ATIVIDADE 2

Professor por meio de uma apreciação de vídeo as crianças poderão comparar suas brincadeiras com as das crianças indígenas. Após a exibição do vídeo, explore oralmente os conhecimentos que as crianças possuem sobre as brincadeiras que aparecem no vídeo, com as seguintes perguntas:

  1. Quem já conhecia, brincou algumas dessas brincadeiras?
  2. Como as crianças brincam individualmente ou em grupo?
  3. Quais são as regras?
  4. É preciso confeccionar algum brinquedo para se brincar?
  5. Onde poderemos realizar a brincadeira?

Sugestão de vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=BoWMXmfDaZY 

http://vimeo.com/5641782 

ATIVIDADE 3 

Professor organize a leitura de textos e imagens sobre as brincadeiras de origem indígena. Cada grupo recebe um texto para fazer a leitura com as regras de uma brincadeira. As crianças deverão ler as regras das brincadeiras e discutir entre elas, para que possam compreender e respeitar as regras, ao realizar as brincadeiras posteriormente.  Em seguida, os componentes do grupo irão apresentar a brincadeira para os demais grupos. Sugestão de  cartões:

Jogo de gavião

 Todas as crianças, meninos e meninas, formam uma grande fila, cada um agarrando o corpo do colega da frente com as mãos. A brincadeira pode começar com a criança mais alta do grupo, representando o gavião. Este se posta a frente da fila e grita piu. Esse som representa a chamada do Gavião que quer dizer “estou com fome”. O primeiro jogador da fila estende a perna direita depois a esquerda para a frente e pergunta: quer isso? O gavião responde negativamente, repetindo a brincadeira com cada jogador até chegar à última criança. A esta o gavião diz sim e parte para sua perseguição, correndo para qualquer lado da fila. Os demais jogadores tentam impedir que o gavião pegue o último da fila, contorcendo a “corrente” para a esquerda e para direita. Nesse momento os menores acabam caindo no chão, criando um grande alvoroço. Se o gavião conseguir atingir o seu objetivo, volta a seu posto para fazer uma nova tentativa. Quando conseguir pegar a presa, leva-a para um lugar escolhido como seu ninho, prosseguindo o jogo até que o último da fila tenha sido pego.

Fonte: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=174 

Sugestão de Algumas Brincadeiras

SOL E LUA - üacü rü tawemüc’ü

Essa brincadeira também é conhecida em outras localidades com outros nomes como PASSARÁ DE BOMBARÉ.Crianças dispostas em coluna por um, segurando na cintura do que está à frente. Duas outras crianças, representando o SOL E A LUA, fazem uma "ponte", mantendo as mãos dadas acima. Cantando, as crianças passam sob a ponte várias vezes. Numa das vezes o Sol e a Lua prendem o último ou os dois últimos. Perguntam-lhe para que lado querem ir. A criança escolhe e vai colocar-se atrás do Sol ou da Lua. E assim continuam até terminar. Quando todas as crianças passam, têm-se dois partidos. A duplas mantém os braços dados, e todos mantêm-se segurando na cintura do colega da frente. Vão puxar-se, para ver que partido ganhará. Ganhará aquele grupo que conseguir "puxar" o outro. E puxam várias vezes, marcando ponto para quem consegue derrubar ou desarticular o outro partido.Nesse jogo vê-se não somente o uso da força. Surge a questão do poder de decisão, que é colocado em evidência. É dada à criança a opção de escolha do partido ao qual quer pertencer. Além disso é também trabalhada a noção de equipe, de conjunto, pois é todo um partido fazendo força para puxar o outro partido.

CABAS - Maë

 As crianças são divididas em dois grupos: um de roçadores e outro que representa as cabas. Essas sentam-se frente à frente numa pequena roda, cada uma segurando na parte de cima da mão do outro, como se fosse o ninho de cabas. Cantam e balançam as mãos para cima e para baixo. Os roçadores fazem movimentos com os braços, como se estivessem roçando sua plantação até chegar próximo ao ninho de caba. Um deles, sem perceber bate no ninho e as cabas saem a voar e a picar os roçadores. É um salve-se quem puder.As cabas ou marimbondos são insetos muito comuns nas matas.

 GAVIÃO E GALINHA - O’ta i inyu.

Uma criança mais forte é escolhida para ser o gavião, ave forte e comedora de pintinhos. Outra criança representa a galinha, que fica de braços abertos, tendo atrás de si todos os seus pintinhos. O gavião corre para tentar comer um dos pintos, mas só pode pegar o último. A galinha tenta evitar dando voltas e mais voltas, impedindo que o gavião pegue seu pintinho. O gavião só pode pegar o pinto pelo lado. Não pode tocar por cima. Quando ele consegue, come o pintinho, ou seja, a criança fica de fora da brincadeira. Algumas vezes a criança passa a ser também gavião.Essa é uma brincadeira comum entre as crianças. Quase todos conhecem. Em outra localidade pode até mudar de nome, mas sempre há a figura do gavião como aquela fera que vem para comer os pequenos animais que não podem se defender.

MELANCIA - Woratchia

Crianças representam as melancias, ficando agachadas, em posição grupada, com a cabeça baixa, espalhadas pelo terreno. Existe o dono da plantação de melancias, que fica cuidando, com dois cachorros. Existe outro grupo, que representa os ladrões.Os ladrões vêm devagar, e experimentam as melancias para saber quais estão no ponto de colheita, batendo com os dedos na cabeça das crianças. Quando encontram uma melancia boa, enfiam-lhe um saco, e saem correndo com ela. É aí que o cachorro corre atrás do ladrão para evitar o roubo.

 VIDA 

Jogo de bola semelhante à "queimada". Dois partidos, em seus campos. Uma criança lança a bola e tenta acertar em alguém do outro partido. Se conseguir acertar e a bola cair no solo, a criança "queimada" sai do jogo.

CURUPIRA

Uma criança fica com os olhos vendados. A outra vem e faz com que aquela dê três voltas girando. Depois, ela pergunta: "que que tu perdeu"? E ela responde "perdi uma agulha; perdi um terçado; E todas as crianças fazem suas perguntas. Quando chega a vez da última criança, esta pergunta-lhe o que o Curupira quer comer. Quando o curupira tira a venda e vê que não tem a comida que ele pediu, sai correndo atrás das crianças e todos saem em disparada para não serem apanhados. Quem for apanhado passa a ser presa do curupira ou vai desempenhar o seu papel.

Disponível em: http://www.motricidade.com/index.php?option=com_content&view=article&id=135:brincadeiras-e-jogos-da-crianca-indigena-da-amazonia-algumas-brincadeiras-da-crianca-tikuna&catid=48:docencia&Itemid=90   acesso em 26 de agosto de 2010.

JOGO DA ONÇA

Este jogo é jogado no chão, com o tabuleiro traçado na areia. No lugar de peças, os índios utilizam pedras. Uma pedra representa a onça e outras 14, bem parecidas, representam os cachorros. Ele é jogado por dois jogadores. Um deles atua como onça, com o objetivo de capturar os cachorros do adversário. A captura é feita como no jogo de damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.

Disponível em: http://criancas.uol.com.br/novidades/ult2367u73.jhtm. Acesso em 26 de agostro de 2010. 

ATIVIDADE 4  

Professor aproveite para apresentar as crianças a diversidade dos brinquedos que os povos indígenas usam. Comente com a turma que as crianças indígenas usam materiais da natureza para confeccionar seus brinquedos. Proponha a confecção de brinquedos indígenas usando material natural ou reciclável. Um brinquedo que é bastante comum no universo das crianças é a peteca, proponha a confecção de uma peteca e a pesquisa de informações sobre como se brinca de peteca. As crianças irão ler as informações e destacar as variações da brincadeira da peteca. Em outro momento organize um campeonato de peteca com os alunos.

http://sercriancahoje.blogspot.com/2007_09_01_archive.html 

Material para confecção da Peteca: Para confeccionar a peteca escolha alguns materiais de fácil acesso em sua escola/cidade. Pode-se usar folha de jornal, papel celofone de cores diversas, tecido, barbante, fita, penas coloridas, folhas secas grandes, areia, pedras pequenas, sementes, canudos, EVA etc. Após a escolha do material inicie a confecção da peteca. Recorte em cículo o papel ou tecido ou outro material para fazer a parte debaixo, coloque no meio areia ou pedra ou outro e encaixe as penas ou outro material em pé. Depois, segure a parte de cima e prenda com barbante ou outro.

Outra sugestão de confecção de petecas:

 

Fonte: http://gavetinhadeatividades.blogspot.com/2010_07_01_archive.html 

Recursos Complementares
Avaliação

Observar se os alunos:

 Valorizam as brincadeiras de origem indígena.

Compreendem e respeitam as regras das brincadeiras.

 Ler e interpreta imagens.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 23 calificaciones

  • Cinco estrelas 15/23 - 65,22%
  • Quatro estrelas 5/23 - 21,74%
  • Três estrelas 3/23 - 13,04%
  • Duas estrelas 0/23 - 0%
  • Uma estrela 0/23 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • maristela barbosa freitas da silva, cruzeiro do sul , São Paulo - dijo:
    marisrelafreitas1961@hotmail.com

    28/08/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom! Jamais imaginei que as brincadeiras que fazia quando criança, tivesse origem indígena! queimada, peteca... Ajuda muito na socialização, conceito de espaço, direção, limite e lateralidade


  • Andréa Almeida, Andréa Almeida , São Paulo - dijo:
    andreacarlasp@bol.com.br

    11/08/2015

    Cinco estrelas

    Muito informativo, até reconheci algumas brincadeiras que brincava com minha avó, deveríamos sempre valorizar nossos antepassados indígenas e suas contribuições na educação infantil


  • Francianny, DSEI Araguaia , Mato Grosso - dijo:
    franciannybezerra@yahoo.com.br

    08/12/2014

    Quatro estrelas

    Gostei bastante...trabalho como psicóloga na atenção básica em área indígena e tenho buscado possibilidades de trabalho, de apoio. Mesmo tendo eles como fonte, é preciso criar, propor... Obrigada


  • jaquline, jaqueline jaque , Paraná - dijo:
    jaquebaran@hotmail.com

    13/11/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom vou fazer como trabalho de escola


  • GILDETE, EMEF PROF. JOSE DOMINGOS DA SILVEIRA , São Paulo - dijo:
    GILDETE@GMAIL.COM

    06/11/2014

    Cinco estrelas

    GOSTEI MUITO, PRINCIPALMENTE PELA PARTE VISUAL, OU SEJA, HÁ MUITAS ILUSTRAÇÕES. TAMBÉM O TEOR É MUITO RELEVANTE.


  • gleice , UNIC Universidade de Cuiaba , Mato Grosso - dijo:
    gleycelima97@gmail.com

    19/06/2014

    Quatro estrelas

    muito bom essa pagina..


  • sonia maria colusso, Nadia Issa Pina , São Paulo - dijo:
    soniacolusso@uol.com.br

    01/04/2014

    Cinco estrelas

    Espetacular ler brincadeiras antigas que hoje estão um pouco esquecidas, e, nota-se que a maioria das brincadeiras já eram feitas da maneira deles(indios). Para mim foi de muita serventia.


  • Kauane Alzira da Cruz Figueira, Mathias Jacomel , Paraná - dijo:
    kauanedacruz@hotmail.com

    04/07/2013

    Cinco estrelas

    Eu adorei serviu de inspiração para o meu trabalho em grupo da escola da aula de Educação Física esta dando muitas atividades sobre os indios


  • Ana Karenina Pessoa, EMEF São João , Amazonas - dijo:
    aninerak.pessoa@hotmail.com

    21/04/2013

    Cinco estrelas

    Gostei bastante, dá até pra adaptar para crianças do EMF, e acrescento: Como há muita diversidade das culturas indigenas, seria muito interessante colocar de qual tribo pertence a brincadeira, e assim alguma coisa marcante daquela tribo tipo os Kamaiurás brincam de puxar a mandioca, pois a mesma é a base de toda sua alimentação, levariam uma mandioca, desenhariam ou até a pintura no corpo ou no papel dos kamaiurás, pois utilizam a tinta preta do jenipapo fruta natural da região.


  • stephaneoliveira taina, Outros Países - dijo:
    stephaneoliveira2003@gmail.com

    18/04/2013

    Cinco estrelas

    isso e muito bom jente


  • Rosana Rodrigues Ribeiro, Colégio Batista Getsêmani , Tocantins - dijo:
    rosanaprof.cbg@gmail.com

    16/04/2013

    Quatro estrelas

    Superinteressante


  • marcelo, Objetivo , São Paulo - dijo:
    valadares.marcelo@gmail.com

    14/03/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, vou aproveitar bem estas aulas.


  • joelma, faculdade santa fé , Maranhão - dijo:
    joelmafrancaneris@hotmail.com

    10/03/2013

    Quatro estrelas

    adorei o material foi muito util para meu trabalho


  • rariane andrade, escola municipal capitao manoel machado homem , Minas Gerais - dijo:
    rari.andrade@hotmail.com

    04/03/2013

    Três estrelas

    muito bom o conteudo e bom


  • Paolla, EEMMMMEEESSS , Rio de Janeiro - dijo:
    paollinhalove@hotmail.com

    20/08/2012

    Cinco estrelas

    perfeita


  • Fabiana, vfndfvyhn , São Paulo - dijo:
    fabinininha@hotmail.com

    20/08/2012

    Três estrelas

    Eu achei ótimo a minha prof passou isso e achei interessante,divertido. Mas as crianças falaram que foi + ou-


  • anna beatriz domingues, EMEF Sen. Alberto Pasqualini , Rio Grande do Sul - dijo:
    annavigabi@hotmail.com

    10/05/2012

    Cinco estrelas

    boas sugestoões para pesquisa, bastante aplicabilidade, grau de motivação e ludicidade, respeito á cultura indígena.


  • Ludmilla, CEI Coração de Maria , São Paulo - dijo:
    milladominique@hotmail.com

    22/04/2012

    Quatro estrelas

    Bem explicativa e organizada....Gostei Milla


  • alexandra, prefeitura , Minas Gerais - dijo:
    alessandraj1983@bol.com.br

    16/04/2012

    Três estrelas

    adorei a ideia da peteca de eva as cores são chamativas e despertam o interesse das crianças


  • rose, prefeitura , Minas Gerais - dijo:
    felix.rosemary@yahoo.com.br

    13/04/2012

    Cinco estrelas

    achei muito legal usarei na minha sala


  • adriele santos, josue de castro , Rio de Janeiro - dijo:
    adriellysantoss2012@hotmail.com

    03/04/2012

    Cinco estrelas

    bom achei muito interessante porque e muito raro ver uma pessoa se interessar sobre acultura indigena no mundo atual de hoje.


  • daniella, cb , Bahia - dijo:
    daneasafe@gmail.com

    06/04/2011

    Cinco estrelas

    amei todas essas brincadeiras


  • Maria Sueli Borges, colegio Lysimaco Ferreira da Costa , Paraná - dijo:
    msueliborges@yahoo.com

    07/10/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito , vai me ajudar bastante como professora de arte, e é muito bom conhecer nossas origens


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