07/02/2011
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Papel das tecnologias na construção de paisagens urbanas e rurais |
- Entender que o desenvolvimento de tecnologia na humanidade possibilita a criação e a arte de construir.
Desenvolvimento e tecnologia;
Criação e a arte de construir.
Discuta com os alunos, que ainda na pré-história, o ser humano ao começar a exploração da agricultura teve necessidade se fixar em um determinado lugar perto de água para regar o terreno. Isso, possibilitou ao homem a construção da sua morada permanente. Assim, as primeiras moradas foram construídas com os materiais que tinham no local, como: barro, pedra e junco. Essa discussão inicial tem como finalidade de que os alunos entendam que desde a pré-história há diferentes tecnologias e nesse período se deu início à construção das moradas.
Ficheiro: Plan of Babylon RB.JPG
Fonte imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/04/Plan_of_Babylon_RB.JPG
As civilizações na antiguidade já tinham desenvolvido a tecnologia de construção de casas, pontes e castelos. Divida a turma em pequenos grupos para fazer a leitura do texto 1 sobre a tecnologia de construção com tijolo de adobe.
NEI-2010
Nessa pesquisa os alunos procuram construir explicações:
Texto 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Adobe
Fonte para leitura:
Traga uma imagem de arquitetura de uma civilização da antiguidade para os alunos observarem o desenvolvimento tecnológico no tempo antigo, que possibilitou a criação e a arte de construir. Outras imagens de moradias antigas e atuais podem ser observadas com a finalidade de se fazer descrições e análises.
Acrópole de Atenas com o Partenon no topo. Atenas foi uma das mais influentes e importantes cidades-estado grega.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Acropilos_wide_view.jpg
Solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre arquitetura clássica e moderna e levem para sala de aula várias imagens para montar um quadro mural. Em grupos com quatro componentes, os alunos discutem e organizam o quadro abaixo.
Imagens
|
|
---|---|
ARQUITETURA CLÁSSICA |
ARQUITETURA MODERNA |
CARACTERÍSTICAS |
|
Convide um engenheiro ou um pedreiro para vir à escola, dependendo da cidade e local onde fica localizada. Na escola os alunos entrevistam esse profissional sobre a construção de casas e os desafios das construções modernas. Pode fazer várias perguntas, conforme a curiosidade da turma, mas colocamos algumas perguntas-chave, que o professor pode utilizá-las se entender que são de interesses da turma.
Leve os alunos para sala de multimídia e trabalhe com o software - Google SketchUp, utilizado para criar e modelar construções. Professor, primeiro você deverá baixar o software nos computadores na sala de multimídia.
O software pode ser obtido em: http://www.baixaki.com.br/download/google-sketchup-free.htm, quando este for aberto clicar em "clique para baixar". Em seguida ele abrirá um quadro que pergunta:
Textos para formação do professor:
http://www.fernandodannemann.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=1056061
Avaliar se os alunos conseguiram:
- Perceber como eram feitas as primeiras construções antes de existir a tecnologia de hoje;
- Entender que o desenvolvimento de tecnologia na humanidade possibilitou a criação e a arte de construir moradias;
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/10/2013
Cinco estrelaseste é um plano de aula bem explicado e bem interessante no gual futuramente pretendo fazer assim tambem.
25/07/2013
Quatro estrelasHoje vivemos num mundo de diversas tecnologias onde devemos levar nossos alunos a pesquisar sempre mais para que se tornam pessoas informadas e que possuam senso critico.
09/05/2011
Cinco estrelasApreciei a forma como você planejou a aula, estarei criando maquetes como os alunos, a fim de melhorar o projeto da AES São Paulo que está ótimo. Obrigada pelas idéias.